É o que você faz agora que faz diferença?

Querer fazer a diferença na vida das pessoas é uma vontade muito comum. Muitas vezes acreditamos que para isso são necessários grandes atos que demandam muito esforço e tempo, então acabamos sempre deixando para depois. Mas será que atos grandiosos são necessários para fazer a diferença?

Atos grandiosos são sim válidos, porém existe uma série de pequenas ações possíveis de serem feitas diariamente, que não demandam esforço, tempo e que podem ser feitas agora mesmo.

Ser a diferença para as pessoas ao seu redor pode ser mais simples do que você imagina, além de ser muito prazeroso. Veja a seguir uma lista com 9 atitudes simples para você começar hoje mesmo a fazer a diferença na vida das pessoas ao seu redor:

1. Elogiar sempre que possível

É o que você faz agora que faz diferença?

Foto: Getty Images

Elogiar é um ato simples que pode fazer o dia de uma pessoa se tornar muito melhor. Afinal, quem não gosta de receber um elogio? No trabalho, quando você gostar do resultado de algo que seu colega fez, jamais perca a oportunidade de elogiar. Elogios incentivam as pessoas a continuarem fazendo seus trabalhos com carinho e dedicação.

Elogie mais seus amigos, familiares e todas as pessoas que te cercam. Com certeza com esse ato, além de ganhar muitos sorrisos como retribuição, você terá certeza de ter feito o dia de uma pessoa ser muito mais feliz.

2. Mostrar empatia ao invés de simpatia

Empatia é quando você compreende o que a pessoa está sentindo, consegue colocar-se na situação da pessoa e entende a situação que ela está passando. A empatia é livre de julgamentos. Já a simpatia é relacionada ao carisma.

Demonstrar empatia com alguém faz com que essa pessoa não se sinta sozinha em momentos ruins. Demonstrar que você entende a situação, apoia e principalmente que não julga, encoraja e faz toda a diferença em qualquer situação que a pessoa esteja vivenciando.

3. Sempre usar as palavras “obrigado” e “por favor”

Muitas vezes nos esquecemos de usar essas palavrinhas mágicas com as pessoas que mais convivemos. Com a convivência, dizer por favor, obrigado e desculpar-se, pode parecer desnecessário com as pessoas mais íntimas, mas não é.

Portanto, se precisar de algo se lembre de terminar a frase com por favor. Quando receber algo, agradeça. Se cometer algum erro sempre se lembre de pedir desculpas. Não importa quanta proximidade exista com a pessoa em questão, alguns hábitos que soam formais como usar essas expressões, fazem toda a diferença e jamais devem desaparecer do seu vocabulário.

4. Demonstrar gratidão

Ter gratidão vai muito além de dizer obrigado. A gratidão é demonstrada além das palavras e envolve atos como tentar fazer o melhor pela pessoa a quem você é grato. Tantas vezes recebemos coisas maravilhosas das pessoas de nossas convivências, mas deixamos para depois o ato de demonstrar a gratidão.

Novamente, não são necessários atos grandiosos para fazer a diferença nesse quesito. Trate com carinho e dedicação as pessoas a quem você é grato. Se possível, faça o mesmo para essas pessoas. Certifique-se sempre, de alguma forma, que você tem gratidão por quem está ao seu redor.

5. Estar disponível quando necessitarem de sua ajuda

É o que você faz agora que faz diferença?

Foto: Getty Images

Se alguém pedir sua ajuda e estiver ao seu alcance, não hesite em oferecer apoio prontamente. Estar disponível significa demonstrar para a pessoa que você irá ajudá-la com tudo que puder fazer. Muitas vezes, apenas dizer que você está disponível já faz toda a diferença.

É importante não deixar para depois um pedido de ajuda e fazer o possível agora mesmo. Demonstrar disponibilidade e prontidão mostra carinho e preocupação com a causa da pessoa.

6. Ser ouvinte

Se uma pessoa está desabafando para você, fale o menos possível. Muitas vezes gostamos de falar e falar sobre nós mesmos e desaprendemos a ouvir o que a outra pessoa tem a nos dizer. Ofereça seu ombro amigo para as pessoas importantes da sua vida, deixe que elas falem o que estão sentindo e ouça com atenção.

Ser ouvinte requer treino e paciência, portanto, comece treinar ainda hoje. Quando alguém estiver falando algo para você, não interrompa a fala e ouça calmamente. Fale apenas quando tiver certeza que a fala da pessoa já terminou.

7. Espalhar sorrisos

É o que você faz agora que faz diferença?

Foto: Getty Images

Faça as pessoas ao seu redor rirem e sorrirem. Evite dizer coisas negativas e concentre-se em espalhar palavras que tragam sorrisos. Não comece um assunto ruim se ele for desnecessário e não ajude a espalhar notícias ruins, pois ninguém precisa disso. Conte mais histórias e notícias sobre coisas positivas, ajude a semear o bem.

Sorrir, por si só, já é uma ótima maneira de semear o bem. Sorria para as pessoas do seu convívio sempre que possível. O sorriso é a linguagem universal e sempre será retribuído.

8. Fazer algo bom para um completo estranho

Inicie uma corrente do bem, realize um ato de bondade por quem você não conhece e deixe um bilhete dizendo para esse desconhecido fazer algo por outro desconhecido. Assim, fazendo a diferença no dia de uma pessoa, você alcança a diferença no dia de várias pessoas.

Faça o planeta ser um lugar melhor e cheio de atos de bondade. Por exemplo, se você viu um carro com as janelas abertas estacionado na rua, feche as janelas e deixe um bilhete anônimo dizendo para a pessoa retribuir fazendo um favor para um completo desconhecido.

9. Não ajudar a espalhar o ódio

É o que você faz agora que faz diferença?

Foto: Getty Images

Com certeza todo mundo já foi vítima do ódio gratuito. No trânsito, no trabalho, na faculdade e em todos os locais que frequentamos. Nessas situações é muito comum que apareça a vontade de querer responder da mesma forma, mas pare e pense: em que isso vai mudar? Quem te trata com ódio pode apenas estar tendo um dia ruim, portanto respire e ignore ou responda o ato educadamente.

Se alguém fez algo errado no trânsito não responda fazendo algo errado também, ignore e deixe a pessoa ir embora. Se alguém foi rude nas palavras com você no trabalho, não inicie uma discussão desnecessária, responda educadamente. Lembre-se: gentileza gera gentileza.

Praticando, você verá o quanto é simples e prazeroso fazer a diferença para alguém diariamente. Pequenos atos, se feitos com carinho, podem deixar o dia das pessoas mais felizes e gratificantes. Na lista estão algumas sugestões, mas você pode fazer uma infinidade de ações e procurar alcançar o máximo de pessoas possível.

Que tal começar agora mesmo a fazer a diferença no dia de alguém?

Quando você faz a diferença frases?

Faça a Diferença.
Seja você mesmo e faça a diferença. ... .
Se você poder ajudar alguém seja parente ou não, ajude seja de perto ou distante ajude. ... .
Não seja como os outros, não se baseie pelo modo de agir das pessoas, e nem pela a forma em que elas te tratam. ... .
Seja você mesmo e faça a diferença..

Qual é a frase motivacional de hoje?

Seja tudo o quiser ser, mas, acima de tudo, seja você sempre. Só existe um êxito: a capacidade de levar a vida que se quer. A vitalidade é demonstrada não apenas pela persistência, mas pela capacidade de começar de novo. A coragem não é ausência do medo; é a persistência apesar do medo.

Quem faz a diferença na sua vida?

As pessoas farão a diferença em nossa vida quando aprendermos a fazer a diferença na vida delas, sejam nossos filhos, alguém da nossa família, na vida dos colegas de trabalho… Enfim, na vida dessas pessoas que nos são próximas. Fazemos a diferença na vida das pessoas, mas, nem sempre, somos reconhecidos por isso.

É a diferença que fazemos na vida dos outros?

O que realmente conta na vida não é apenas o fato de termos vivido; é a diferença que fizemos nas vidas dos outros que determina importância da nossa própria vida. Nelson Mandela "Nelson Mandela By Himself: The Authorised Book of Quotations", 2010, Nelson R.