É possível engravidar com o líquido pré ejaculatório e tomando anticoncepcional?

Coito interrompido. O que é? De onde vem? Do que se alimenta? Engravida ou não? Bem, leitoras e leitores, mais uma vez chegamos aqui para salvar a pátria! Que que rola: uma das dúvidas que a gente mais se depara na internet (sério, esse trem espalha que nem praga) é essa: anticoncepcional + coito interrompido engravida?

É possível engravidar com o líquido pré ejaculatório e tomando anticoncepcional?

E aí, junto dessa, vem outras: ele gozou dentro, só enfiou a cabecinha, transou mas ejaculou fora, gozou na entradinha da vagina. Usamos camisinha, não usamos, a camisinha furou, não furou, tomei pílula 3 horas antes do indicado, esqueci de tomar a pílula, e etc e tal. Para todas essas dúvidas, a pergunta é a mesma: CORRO O RISCO DE ENGRAVIDAR?

Pena que a resposta não é a mesma, né? Mas, não se preocupe. Hoje eu vou dar uma clareada sobre esse assunto, desmistificar algumas coisinhas que escutamos por aí e bater um papo massa. No final do texto ainda tem uma surpresinha procês. Feshow? Então feshow.

Anticoncepcional + coito interrompido: quais são as chances de engravidar?

A minha inspiração pra esse post foi a seguinte pergunta que recebemos no nosso Clube Superela:

É possível engravidar com o líquido pré ejaculatório e tomando anticoncepcional?

Para responder a essa pergunta, precisamos entender um pouco mais sobre essa dupla dinâmica que é o anticoncepcional + coito interrompido, né? Pois bem, vamos por partes:

Como o anticoncepcional funciona?

É possível engravidar com o líquido pré ejaculatório e tomando anticoncepcional?

Muita gente costuma ter essas dúvidas envolvendo a pílula porque a forma como ela funciona no nosso organismo não costuma ser explicada de forma CLARA a todas nós. Mas estamos aqui pra isso, né? Então bora lá:

O anticoncepcional “engana o nosso corpo” fazendo nosso cérebro pensar que JÁ estamos grávidas. Mas como isso acontece?

É simples: no começo do ciclo menstrual, uma glândula localizada no nosso cérebro (a Hipófise) libera dois hormônios (FSH e LH) que, por sua vez, estimulam a produção de mais um par de hormônios (estrogênio e progesterona). Estes dois últimos são responsáveis pela nossa OVULAÇÃO e preparação do útero para a fecundação. A ovulação (ou período fértil), por sua vez, libera um óvulo. Esse pequenino chega até o útero (pelas Trompas de Falópio) e está pronto para ser fecundado pelo espermatozoide. Se você engravida, o corpo entende que não precisa produzir mais os hormônios FSH e LH porque “o milagre da vida” já aconteceu.

Tá me acompanhando até aqui? Então avancemos mais um tiquinho:

A pílula anticoncepcional nada mais é que dois hormônios (estrogênio e progesterona) sintetizados em um comprimidinho redondinho. Quando você ingere tais hormônios, seu cérebro entende que não é necessário produzir o FSH e o LH porque a duplinha de hormônios que eles estimulam já estão lá.

Assim, uma mulher pode usar a pílula como UM dos métodos de prevenção à gravidez. Para isso, o ideal é que ela procure um médico que saberá orientá-la melhor sobre qual tipo de pílula tomar (se é a normal ou de uso contínuo) e aí, meu amor, é só partir para o abraço.

Mas aí vêm os riscos de gravidez MESMO com a pílula

É possível engravidar com o líquido pré ejaculatório e tomando anticoncepcional?

Pois é. A taxa de eficácia de um anticoncepcional é de 98%. Ele, assim como qualquer outro “tratamento”, precisa de cuidados e atenção. Uma pílula normal, por exemplo, deve ser tomada todos os dias, no mesmo horário, até a cartela acabar. A de uso contínuo, como o próprio nome diz, deve ser ingerida todos os dias sem pausas, também no mesmo horário. Enfim, é uma série de cuidados que precisam ser levados à sério. Para saber mais sobre como usar o anticoncepcional, é só clicar aqui, até porque o assunto principal desse texto não é esse.

Enfim, quando você comete qualquer tipo de deslize com relação a esses cuidados, as chances de engravidar podem voltar. E é por isso que a eficácia não é 100%: porque cometer tais deslizes é MUITO fácil (e normal).

Agora, vamos falar brevemente sobre o coito interrompido:

É possível engravidar com o líquido pré ejaculatório e tomando anticoncepcional?

Coito interrompido, para quem não sabe (e não há vergonha em não saber) é transar sem camisinha e o moço gozar fora. Mas aí, que que acontece: o homem, antes de ejacular, solta um líquido que chamamos de pré-ejaculatório. Esse líquido EM SI não contém espermatozoides, porém, pode acabar transportando alguns remanescentes guerreiros que ficaram no canal da uretra.

Ou seja: engravidar por coito interrompido é difícil? É, demais. É impossível? Infelizmente não. E outra dica de ouro: esse líquido pré-ejaculatório PODE TRANSMITIR DSTs. Então, né, bora usar camisinha!

Sendo assim, a resposta para a pergunta de um milhão de reais (se anticoncepcional + coito interrompido engravida) é: DE-PEN-DE.

É possível engravidar com o líquido pré ejaculatório e tomando anticoncepcional?

Miga, depende de tudo. Se você toma a pílula direitinho, no mesmo horário, segue o que a bula recomenda, faz a pausa certinha, volta a tomar no dia certo e etc (como parece ser o caso da pergunta do clube Superela), as chances de engravidar são zero. Afinal, sua taxa de hormônios tá “em dia”, fazendo com que seu cérebro não se preocupe em induzir a ovulação.

Agora, se você cometeu um deslize, é melhor ficar de olho. Na verdade, o melhor a se fazer é usar camisinha durante toda a transa porque, somente dessa maneira, você não corre o risco de contrair alguma DST, né?

E, por último, um presentinho da tia Lu:

Tá beleza, expliquei tim tim por tim tim o motivo pelo qual essa dupla dinâmica (anticoncepcional + coito interrompido) PODE SER perigosa. Porém, as dúvidas sobre os riscos de gravidez ainda são MUITAS. Por isso, vou colocar aqui pra vocês um esquema de cards com as perguntas que vocês fazem/já fizeram/vão fazer sobre o assunto, e as respostas para elas!

Eu sou muito fofa, né não? Pra saber a resposta, basta clicar na pergunta de seu interesse. Bora brincar, e até a próxima:

Imagem: Reprodução/I love Lucy (1951)

É possível engravidar com pre ejaculatório mesmo tomando anticoncepcional?

A resposta mais curta é sim. Para entender a probabilidade de uma gravidez acontecer com o líquido pré-ejaculatório, primeiro precisamos definir a eficácia do método de retirada, a presença de espermatozóides no líquido pré-ejaculatório e para quem o método de retirada é ou não recomendado.

Quando a mulher toma anticoncepcional pode gozar dentro?

É possível. Olá! Sim é possível uma vez que nenhum método contraceptivo é 100% eficaz e existem alguns fatores que podem comprometer ainda mais a eficácia da pílula, como por exemplo esquecimento de comprimidos da cartela, uso concomitante com antibióticos dentre outros.

Estou tomando anticoncepcional e tive relação desprotegida?

Enytretanto, se voce ja utiliza este anticoncepcional ha meses, fique tranquila que nao esta desprotegida. Se for o primeiro mês tomando contraceptivo seria interessante uso de outro método associado para melhor eficácia. Nos meses seguintes o uso do preservativo evita infecções genitais.

Qual a chance de engravidar com o pré gozo?

Segundo estudos, sua eficácia é de cerca de 78%, ou seja, aproximadamente 2 entre 10 mulheres poderão engravidar utilizando-o.