É possível engravidar tomando anticoncepcional injetável trimestral

É possível engravidar tomando anticoncepcional injetável trimestral

Show

Como saber se estou grávida se tomo injeção trimestral?

Sim. O anticoncepcional injetável garante uma proteção de 1 ou 2 dias de atraso apenas, por isso, se a aplicação do remédio foi atrasada e houve relação sem outro meio de proteção, pode estar grávida e sendo assim, o mais recomendado é que faça um teste de gravidez para ter certeza.

Como saber se a injeção falhou?

Olá. O diagnóstico de falha da injeção e de gravidez é feito baseado nas suas queixas clínicas e no teste de gravidez. Se você faz o uso da injeção trimestral corretamente, a cada 3 meses, o risco de gravidez é de 3 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano (risco de 0,3%).

Tem como engravidar tomando a injeção trimestral?

Qual a probabilidade de engravidar tomando injeção? É um método contraceptivo muito eficaz. Segundo dados publicados em artigo no portal da Bayer, o percentual de falhas é de apenas 0,1% a 0,6% para a injeção mensal e de 0,3%, para a injeção trimestral, o que é equivalente à eficácia da ligadura de trompas1.

Será que eu tenho possibilidade de engravidar tomando injeção de 3 meses?

Contraceptivo injetável Portanto, se você costuma tomar uma injeção a cada 3 meses, levaria cerca de 8 a 12 meses após a sua última injeção para engravidar (4,10). Contando da data da primeira injeção não tomada: 23% a 35% das pessoas engravidam em 3 meses.

É normal sentir cólica tomando anticoncepcional injetável trimestral?

Principais efeitos colaterais Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o uso da injeção trimestral são nervosismo, dor de cabeça, dor e desconforto abdominal, aumento do peso e sensibilidade mamária.

É normal a menstruação não vir tomando injeção?

Durante o uso da injeção trimestral você ficará a maior parte do tempo sem menstruar. Os escapes menstruais poderão ocorrer eventualmente, principalmente nos primeiros 3 meses. O seu médico não deverá prometer que você ficará 100% do tempo sem menstruar.

Como reconhecer os primeiros sintomas de gravidez?

  • Saiba reconhecer os 10 primeiros sintomas de gravidez e faça nosso teste online para saber se está grávida. Se não tiver interrompido da cartela antes de verificar que não está grávida, poderá continuar tomando as pílulas normalmente. WALLER, Dorothy et. al.. Use of oral contraceptives in pregnancy and major structural birth defects in offspring.

Como Prevenir a gravidez indesejada?

  • Se a gravidez for confirmada, a mulher deverá iniciar as consultas de pré-natal, e se não estiver grávida poderá usar outro método de proteção à gravidez indesejada, como a camisinha, e depois da descida da menstruação poderá iniciar uma nova cartela da pílula.

Posso esquecer a pílula durante a gravidez?

  • Outro fator da gravidez durante o uso do anticoncepcional é o famoso “esqueci a pílula”. Esquecer a pílula é normal pode acontecer, porém se a mulher é mais esquecida com a medicação, o melhor seria optar por uma outra forma de contracepção, ou mesmo o anticoncepcional injetável.

Por que levar uma gravidez mesmo com anticoncepcional?

  • Os fatores que podem levar uma gravidez mesmo com uso de anticoncepcional são diversos porém os mais comuns são: 1 Troca de Anticoncepcional 2 Esquecimento da pílula 3 Uso de antibióticos 4 Diarreia ou vômitos em até 4 horas de tomar a pílula 5 Pílula ou dosagem inadequada da pílula More ...

A injeção anticoncepcional mensal é uma boa opção para mulheres que querem evitar a gravidez. Tal método hormonal é recomendado principalmente para mulheres que não gostam ou não podem fazer uso diário de um contraceptivo.

Em meio a isso surgem as tradicionais perguntas, tão importantes para a decisão: como usar a injeção anticoncepcional? Quais as vantagens e as desvantagens?

Tire essas e outras dúvidas abaixo.

Relacionadas

Injeção anticoncepcional: como funciona e mais

O que é injeção anticoncepcional?

A injeção anticoncepcional mensal é um método contraceptivo na forma injetável que evita a gravidez. A injeção deve ser usada mensalmente. Nesse sentido, é uma boa opção para mulheres que não desejam método hormonal de uso diário, tal como a pílula anticoncepcional, pois a mesma está sujeita à diminuição da proteção contraceptiva caso haja esquecimento do uso em algum dia.

Como a injeção anticoncepcional funciona?

A injeção anticoncepcional mensal possui a combinação de dois hormônios: a progesterona inibe a ovulação (principal mecanismo contraceptivo desse método), diminui a motilidade da tuba uterina (o que pode dificultar o encontro do óvulo com o espermatozoide) e torna o muco do colo do útero mais espesso. Já o estrogênio impede o crescimento dos folículos nos ovários e também torna o endométrio mais estável, favorecendo a ocorrência de ciclos menstruais previsíveis.

De quanto em quanto tempo a injeção anticoncepcional pode ser aplicada?

É possível engravidar tomando anticoncepcional injetável trimestral

A injeção anticoncepcional é aplicada uma vez por mês

Imagem: Divulgação/Pixabay

A injeção mensal combinada deve ser aplicada a cada 30 dias, de acordo com a data da primeira aplicação. O método apresenta uma margem de segurança de aproximadamente três dias, permitindo o uso nos três dias antes ou depois de decorridos um mês da injeção anterior.

Se ocorrerem falhas no uso da injeção, a taxa de eficácia diminui, sendo aconselhado o uso de outro método contraceptivo associado, como o preservativo, nos primeiros sete dias após a aplicação do injetável.

Também é indicado conversar com seu médico para ele avaliar quando a nova dose da injeção pode ser administrada com segurança.

Para quem a injeção anticoncepcional é indicada e contraindicada?

A injeção anticoncepcional mensal é indicada para mulheres em idade reprodutiva que não desejam engravidar no momento. É recomendada para pacientes com dificuldade de tomar a pílula diariamente, seja por esquecimento ou por doenças que podem interferir na absorção desta, como as doenças inflamatórias intestinais.

O injetável mensal tem as mesmas restrições de um anticoncepcional combinado, sendo contraindicado para pessoas com risco de trombose (história familiar, sobrepeso ou até sedentarismo). Também não é indicado para mulheres com histórico de doenças cardiovasculares, doenças no fígado, tabagistas com mais de 35 anos, entre outros critérios que devem ser avaliados por um médico.

A injeção é aplicada pela mulher ou deve ser feita por um médico?

A injeção anticoncepcional deve ser prescrita por um médico e aplicada em região intramuscular profunda. O mais recomendado é que a aplicação seja realizada por um profissional da área da saúde - uma opção é fazer na farmácia.

Em que parte do corpo injeção anticoncepcional é aplicada? Dói?

É possível engravidar tomando anticoncepcional injetável trimestral

A injeção anticoncepcional mensal pode ser aplicada nos braços

Imagem: Shutterstock

A injeção anticoncepcional mensal pode ser aplicada no braço ou nas nádegas. A dor é individual, podendo causar um pequeno desconforto no local de aplicação, geralmente de leve intensidade. Entretanto, a maioria das mulheres não se queixa de dor no momento da injeção nem posteriormente.

Qual a eficácia da injeção anticoncepcional?

A injeção tem uma eficácia alta, com taxa de falha de 0,2 a cada 100 mulheres por ano.

Quanto tempo após tomar a injeção já estou protegida?

A proteção anticoncepcional inicia no primeiro ciclo de uso de injeção e a eficácia é elevada quando o uso é correto.

Quais os efeitos colaterais da injeção anticoncepcional?

Os principais efeitos colaterais são relacionados a distúrbios do ciclo menstrual (fluxo ausente ou prolongado, menstruação irregular). Nos primeiros três meses de uso da injeção, o fluxo pode ser mais intenso, porém tende a melhorar após o período de adaptação.

Algumas pacientes relatam edema, ganho de peso, acne, dor nas mamas e alteração no humor. Importante lembrar que cada paciente terá uma forma de se adaptar ao método contraceptivo.

A injeção anticoncepcional protege contra ISTs?

A injeção não protege contra as ISTs (infecções sexualmente transmissíveis). Nesses casos, a proteção é feita com os métodos de barreira, como os preservativos, e o não contato com as secreções. Vale reforçar que a injeção só evita a gravidez.

Posso demorar para engravidar depois de interromper o uso da injeção?

Uma das vantagens da injeção mensal combinada é que seu uso pode ser interrompido a qualquer momento e a fertilidade retorna em curto espaço de tempo —ou seja, a mulher já pode engravidar.

Onde posso comprar e quanto custa a injeção anticoncepcional?

Os preços podem variar: a injetável mensal custa em torno de R$ 20 a R$ 30 a depender do fabricante. Pode ser comprada em qualquer farmácia.

A injeção anticoncepcional engorda?

Um dos efeitos colaterais é o aumento do ganho de peso, principalmente devido aos efeitos dos hormônios no corpo e a retenção de líquido. No entanto, a maior queixa das pacientes que descontinuaram o método não é pelo ganho de peso, mas, sim, pelo ciclo menstrual imprevisível.

Por quanto tempo posso usar a injeção anticoncepcional?

Se não houver contraindicações, o método pode ser usado durante toda a vida reprodutiva, desde que avaliado por um médico.

Como funciona a injeção anticoncepcional trimestral?

A injeção anticoncepcional trimestral também evita a concepção, mas é um método anticoncepcional diferente da injeção mensal. O injetável trimestral contém apenas o progestagênio. Seu mecanismo de ação é principalmente no aumento da viscosidade do muco cervical e atrofiamento do endométrio, impedindo a gestação.

Sua aplicação deve ser feita nos braços ou nas nádegas a cada 12 semanas, com tolerância de no máximo uma semana depois —isto é, pode ser usada até a 13ª semana sem alteração na eficiência do método.

Uma das vantagens é a possibilidade de sua utilização no período de amamentação, pois é composta apenas pelo hormônio progesterona, que não contraindica a amamentação.

Uma das desvantagens do injetável trimestral é que o retorno da fertilidade pode ser mais tardio, uma vez que a dose de progesterona presente na injeção é de liberação lenta e pode demorar mais para ciclos ovulatórios ocorrerem após o término do uso.

A injeção anticoncepcional trimestral custa por volta de R$ 40 e pode ser comprada em qualquer farmácia.

Fonte: Ana Paula Avritscher Beck, ginecologista e obstetra do Departamento Materno Infantil do Hospital Israelita Albert Einstein (SP) e Giuliano Bedoschi, ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana certificado pela SBRA (Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida) e doutor em ciências médicas

Como saber se estou grávida mesmo tomando injeção trimestral?

É muito improvável estar grávida se você está usando adequadamente a injeção trimestral. Um teste de urina de farmácia com a primeira urina da manhã pode lhe ajudar a conferir se por acaso, você está grávida de mais de 12 dias e menos que três meses.

Tem como ficar grávida tomando injeção de 3 meses?

Se a menina faz uso das injeções mensais ou trimestrais regularmente, sempre na data certa, não tem risco de gravidez, mesmo se, eventualmente, o menino ejacular dentro da vagina. Quando há um método contraceptivo protegendo o tempo todo e não há ejaculação dentro, não há chances de ocorrer uma gestação.

O que pode cortar o efeito da injeção trimestral?

Anticonvulsivantes como a fenitoína, carbamazepina, fenobarbital, primidona, topiramato, oxcarbamazepina e a lamotrigina são drogas que podem diminuir os efeitos dos anticoncepcionais.

Quanto tempo dura o efeito da injeção de 3 meses?

Injeção trimestral Sua margem de segurança é de 7 dias, podendo ser aplicada 7 dias antes ou depois de decorridos três meses da aplicação anterior.