É responsável pelo deslizamento dá actina sobre a miosina na contração muscular?

Os músculos estriados esqueléticos estão ligados aos ossos do nosso corpo e relacionam-se com nossa capacidade de movimentação. A contração desses músculos é voluntária e acontece graças à presença das proteínas

a) albumina e miosina.

b) albumina e queratina.

c) queratina e miosina.

d) actina e miosina.

e) actina e queratina.

Denominamos de sarcômero a unidade funcional contrátil da fibra muscular. Essa unidade é delimitada pela:

a) Banda I.

b) Banda A.

c) Linha Z.

d) Banda H.

e) Linha M.

(UECE) No processo de contração e relaxamento muscular, o elemento mineral mais diretamente presente é o:

a) Cálcio.

b) Iodo.

c) Mercúrio.

d) Ferro.

(UFC - 2006) A liberação dos íons cálcio e magnésio no processo de contração de uma fibra muscular estriada esquelética envolve diversos componentes celulares, exceto o:

a) lisossomo.

b) retículo endoplasmático.

c) sarcoplasma.

d) sistema T.

e) retículo sarcoplasmático.

Alternativa “d”. As proteínas actina e miosina estão relacionadas com a propriedade de contração dos músculos esqueléticos e apresentam-se nas células musculares na forma de filamentos.

Alternativa “c”. O sarcômero é delimitado pela linha Z e é composto por duas porções de banda I e uma banda A.

Alternativa “a”. Para que se inicie o processo de contração muscular, é necessário que um estímulo nervoso ocorra e atinja a fibra muscular, causando a despolarização da membrana da célula. Quando isso ocorre, o retículo endoplasmático lança cálcio para o citoplasma, desencadeando o processo de contração.

Alternativa “a”. Lisossomos são organelas relacionadas com o processo de digestão intracelular.

Questão 3

(Uespi) Os atletas olímpicos geralmente possuem grande massa muscular por causa dos exercícios físicos constantes. Sobre a contração dos músculos esqueléticos, é correto afirmar que:

a) Os filamentos de miosina deslizam sobre os de actina, diminuindo o comprimento do miômero.

b) A fonte de energia imediata para contração muscular é proveniente do fosfato de creatina e do glicogênio.

c) Na ausência de íons Ca2+, a miosina separa-se da actina, o que provoca o relaxamento da fibra muscular.

d) A fadiga durante o exercício físico é resultado do consumo de oxigênio que ocorre na fermentação lática.

e) A ausência de estímulo nervoso em pessoas com lesão da coluna espinal não provoca diminuição do tônus muscular.a

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “d”. A contração do músculo estriado esquelético é rápida, vigorosa e voluntária, ou seja, é controlada de acordo com a nossa vontade.

Resposta Questão 2

Alternativa “d”. Vários sarcômeros são responsáveis pelas estrias dos músculos estriados esqueléticos. Cada sarcômero pode ser definido como regiões delimitadas por duas linhas Z sucessivas que apresentam uma banda A separando duas partes de uma banda I.

Resposta Questão 3

Alternativa “c”. Em um músculo em repouso, não há a interação entre a actina e a miosina.

Resposta Questão 4

Alternativa “b”. Actina e miosina são duas proteínas ligadas à contração muscular.

Ouça este artigo:

Na contração muscular, a actina desliza sobre os filamentos da miosina, que conservam seus comprimentos originais. A contração se inicia na faixa ansiotrópica, ou A, onde a actina e a miosina se sobrepõem. Durante a contração, a faixa isotrópica (I) diminui de tamanho, enquanto os filamentos de actina penetram na faixa A. Concomitantemente, a faixa H, formada somente pelos filamento grossos (miosina) também se reduz, à medida que esses filamentos são sobrepostos pelos filamentos finos (actina). Isso irá resultar em um grande encurtamento do sarcômero.

É responsável pelo deslizamento dá actina sobre a miosina na contração muscular?

A contração muscular depende da disponibilidade de íons cálcio e o relaxamento muscular está na dependência da ausência destes íons. O fluxo de íons cálcio é regulado pelo retículo sarcoplasmático (RS), para a realização rápida dos ciclos de contração muscular. O RS é uma rede de cisternas do retículo endoplasmático liso, que envolve e separa em feixes cilíndricos grupos de miofilamentos.

Quando despolarizado, o RS libera os íons cálcio passivamente até os filamentos finos e grossos. Ao ser polarizado novamente, o RS transporta o íon cálcio de volta às cisternas, interrompendo a atividade contrátil.
A contração uniforme de cada fibra muscular é responsabilidade do sistema de túbulos T. Esse sistema é constituído por uma rede complexa de invaginações tubulares do sarcolema da fibra muscular.

Nervos motores controlam a contração normal das fibras musculares esqueléticas. Ramificados dentro do tecido conjuntivo do perimísio neste local de inervação, o nervo perde sua bainha de mielina e forma a dilatação que se situa dentro de uma depressão da superfície da fibra muscular. Esta estrutura é chamada de placa neural ou junção mioneural, onde o axônio possui inúmeras mitocôndrias e vesículas sinápticas, e libera acetilcolina, que se difunde através da fenda sináptica, da placa motora e vai se prender a receptores específicos aos sarcolemas das dobras juncionais.

Uma fibra nervosa pode inervar uma única fibra muscular, ou se ramificar e inervar até 160 fibras musculares, formando uma unidade motora. O número de unidades motoras em determinado músculo é relacionado com a delicadeza de movimentos requerida do músculo.

Assista no vídeo abaixo (em inglês) o mecanismo de contração muscular.

Fontes:
Levada, Miriam M. O., Fieri, Walcir J. e Pivesso, Mara Sandra G.. Apontamentos Teóricos de Citologia, Histologia e Embriologia, São Paulo: Catálise Editora, 1996.
Guyton, Arthur C. e Hall, John E.. Tratado de Fisiologia Médica, Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/fisiologia/contracao-muscular/

É responsável pelo deslizamento dá actina sobre a miosina na contração muscular?

A acetilcolina liga-se aos receptores da membrana da fibra muscular, desencadeando um potencial de ação. Nesse momento, os filamentos de actina e miosina se contraem, levando à diminuição do sarcômero e consequentemente provocando a contração muscular.

Quem é responsável pela ação dá actina e miosina?

No músculo estriado esquelético, a contração se dá pela interação entre os dois filamentos de proteínas nos sarcômeros (actina e a miosina). A cabeça da miosina empurra os filamentos de actina, gerando a contração muscular.

O que é necessário para actina desliza sobre a miosina?

Os filamentos de actina e miosina apresentam uma alta afinidade eletrônica, estabelecendo ligações estáveis, o que recebe o nome de ponte cruzada. Ambos os filamentos se organizam de tal forma que os finos podem se deslizar sobre os grossos, encurtando as miofibrilas, o que leva à contração das células musculares.

O que pode promover o deslizamento dos filamentos entre os de actina e miosina?

Ocorrendo a interação entre as proteínas, é liberada energia e observa-se uma deformação na cabeça da miosina que se curva e acaba empurrando o filamento de actina, causando o deslizamento dessas proteínas. Esse fenômeno repete-se seguidas vezes, levando à uma sobreposição dos filamentos de actina e miosina.