É verdade que todos os cientistas atuais aceitam a tese de Niède Guidon de que a presença do homem na América é muito mais antiga do que se pensa?

Olá! Esta aula de História é destinada aos estudantes da 6ª Série da Eaja.

É verdade que todos os cientistas atuais aceitam a tese de Niède Guidon de que a presença do homem na América é muito mais antiga do que se pensa?
Temática – História – Teorias da origem do homem americano. Disponível em: <http://emiliayoko.blogspot.com/2011/12/origem-do-homem-americano.html>. Acesso em: 09 de Dezembro de 2021.

Esta aula apresenta teorias da origem do homem americano com destaque para as descobertas de Niède Guidon em São Raimundo Nonato, no Piauí.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – História – Teorias da origem do homem americano

HISTÓRIA| Eaja | 6ª SÉRIE | PROF.: ANÍSIO FILHO

Teorias da origem do homem americano

Quando portugueses e espanhóis chegaram às terras que depois viriam a ser a América, encontraram-na povoada. Chamaram de índio o povo que encontrou, isso é bem conhecido. Mas, como foi que os primeiros seres humanos, ancestrais dos índios, chegaram nestas terras? Essa é uma pergunta que desafia os cientistas e desencadeia discussões. Descobertas recentes mudaram as teorias aceitas. Você conhece esse debate?

O debate entre teorias 

Veja o que o historiador e arqueólogo Pedro Paulo Funari diz sobre isso no livro Arqueologia: uma atividade muito divertida, que ele escreveu junto com Vera Toledo e Glória Tega.

“O ser humano mais antigo do Brasil 

Todo mundo quer saber qual o mais antigo ser humano no que viria a ser o Brasil: era uma mulher, Luzia. Com mais de dez mil anos, foi encontrada em Lagoa Santa, Minas Gerais (perto de Belo Horizonte) um crânio do que, até hoje, é o mais antigo esqueleto humano. Suas feições sugerem uma possível origem africana. O certo é que já havia humanos aqui há muito tempo. (…)

Os primeiros habitantes: quando? 

(…) Segundo alguns, os antepassados humanos antigos teriam centenas de milhares de anos. Mas, as datações não são muito seguras e isso não é muito aceito. Muito menos improvável é a possibilidade de que os vestígios humanos mais antigos do continente americano estejam no Piauí, com 50 mil anos ou mais” (FUNARI, TOLEDO, TEGA, 2021, pág. 8).

A teoria do estreito de Bering e as descobertas de Niède Guidon

Você reparou como o autor do texto responde a questão do quando os primeiros homens chegaram a esse território? Ele apresenta opiniões diversas porque essa é uma questão aberta ainda em discussão. Mas as descobertas no Piauí permitem afirmar com certeza que o ser humano chegou ao Brasil muito tempo antes do que se imaginava: em torno de 50 mil anos pelo menos.

As descobertas arqueológicas no Piauí foram resultado do trabalho da arqueóloga brasileira Niède Guidon, você já ouviu falar nessa mulher? Veja o que a historiadora da ciência, Jéssica Gaudêncio, diz sobre ela:

“A partir de suas pesquisas na região de Raimundo Nonato-Piauí, Niède Guidon encontrou indícios da mais antiga presença humana em solo americano. Com o trabalho iniciado em 1970, sua equipe escavou cerca de 1200 m³ no abrigo pré-histórico Boqueirão da Pedra Furada. Neste local encontram-se centenas de pinturas rupestres deixadas por nossos antepassados, sendo a maioria representações de animais em movimento, principalmente capivaras (o qual se dá o nome do parque), veados e também desenhos de figuras humanas, com representações sexuais, de danças, de parto e às vezes sinais geométricos” (GAUDÊNCIO, 2018, pág. 81).

Agora eu te pergunto: por que essas descobertas de Niède Guidon são tão importantes? E logo te respondo: porque elas mudam completamente o que se acreditava sobre a chegada do homem no continente americano. A teoria mais aceita é a do Estreito de Bering, segundo a qual o homo sapiens chegou à América vindo da Ásia atravessando da Sibéria para o Alasca, há cerca de 11 a 15 mil anos, num período em que o nível do mar era muito mais baixo que o de hoje favorecendo a passagem por aquele ponto. E do Alasca o homem se espalhou pelo continente americano.

No mapa a seguir, é possível observar este percurso:

É verdade que todos os cientistas atuais aceitam a tese de Niède Guidon de que a presença do homem na América é muito mais antiga do que se pensa?

Fonte: ALBUQUERQUE, REIS, CARVALHO, 1977.

Jéssica Gaudêncio mostra que Niède Guidon pensa diferente.

“Sendo assim, outra via possível, na opinião de Niède Guidon, para explicação da antiguidade da presença humana no Nordeste brasileiro, seria a travessia por via marítima, há cerca de 100 mil anos. A pesquisadora acredita que o Homo sapiens chegou à América vindo da África por via oceânica, atravessando o Atlântico. Este percurso pode ter sido feito pela costa Oeste da África, utilizando a corrente oceânica Benguela e depois a corrente equatorial do Golfo da Guiné, seguindo até a costa nordestina brasileira, atravessando o Atlântico de ilha em ilha, já que o mar estava 140 metros mais abaixo do nível de hoje, havendo naquele período um número maior de ilhas. Porém, Guidon não exclui a hipótese de existirem outros caminhos para a América, vindos da Ásia, ilhas Malásia, Indonésia e Oceania” (GAUDÊNCIO, 2018, p. 82).

No mapa disponível no link abaixo você pode identificar as correntes oceânicas apontadas no texto.

Acesse o link: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_clima_e_correntes_maritimas.pdf

Veja que interessante, o trabalho de uma cientista brasileira permitiu mudar o conhecimento que se tinha sobre a chegada do homem não só no Brasil, mas em todo o continente americano. Com as pesquisas de Niède Guidon fica claro que há 50 mil anos a espécie humana já se encontrava por aqui. É possível que a teoria do Estreito de Bering e as descobertas de Guidon não sejam excludentes, ou seja, uma não invalida a outra. O que elas mostram é que em vez de ter chegado primeiro na América do Norte, como se pensava antes, o homem, na verdade, chegou primeiro aqui no Brasil, no Nordeste brasileiro, para ser mais preciso, vindo da África e não da Ásia.

Atividade

Questão 1. Como o homem chegou à América?

Questão 2. Imagine que você é o responsável pela comunicação nas redes sociais de um jornal e a sua tarefa é a de escrever uma notícia sobre as descobertas de Niède Guidon para a página de Facebook e a conta do Instagram. Escreva essa notícia lembrando que o texto deve ser preciso e sucinto.


Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: (EAJAHI0523) Conhecer as teorias da origem do homem americano e seu progressivo processo de sedentarização.
Referências: ALBUQUERQUE, Manoel Maurício de. REIS, Arthur Cézar Ferreira. CARVALHO, Carlos Delgado de. Atlas histórico escolar. 7. ed. Rio de Janeiro: FENAME, 1977. Disponível em <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001601.pd f> Acesso em 01 de fevereiro de 2021.
FUNARI, Pedro Paulo. TOLEDO, Vera. TEGA, Glória. Arqueologia: uma atividade muito divertida. Disponível em: <https://www.academia.edu/14009298/Arqueologia_uma_atividade_divertida> Acesso em 30 de janeiro de 2021.
GAUDÊNCIO, Jéssica da Silva. Niède Guidon: a cientista brasileira responsável pelo tesouro arqueológico nacional. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, v. 18, p. 76-87, 2018. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/hcensino/article/view/36809/26731> Acesso em 30 de janeiro de 2021.

É verdade que todos os cientistas atuais aceitam a tese de Niéde Guidon de que a presença do homem na América é muito mais antiga do que se pensa?

Resposta verificada por especialistas Os cientistas afirmam que existem indícios de presença humana na região do Nordeste, que são muito mais antigos do que eles próprios pensavam.

Em que sentido as teorias desenvolvidas por Niéde Guidon?

Segundo Niède, o material arqueológico resgatado até agora no Piauí – alvo de controvérsias entre os estudiosos – indica que o homem chegou à região há cerca de 100 mil anos. A pesquisadora acredita que o Homo sapiens deve ter vindo da África por via oceânica, atravessando o Atlântico.

Por que a hipótese defendida pela arqueóloga Niéde Guidon sobre o povoamento da América e pouco aceita no meio científico internacional?

A hipóteses defendida pela arqueóloga Niede Guidon sobre o povoamento da América pouco aceita no meio científico internacional porque segundo eles as provas encontradas para defender a teoria de que o homem estava no continente americano há cerca de 50 mil anos no são concretas e conclusivas.

Qual o nome do cientista francês que comprovou a veracidade dos achados arqueológicos?

Niède Guidon
Nacionalidade
brasileira
Alma mater
Universidade de São Paulo Universidade Paris I
Prêmios
Prince Claus Fund Award Ordem Nacional do Mérito Científico Ordem Nacional da Legião de Honra
Instituições
Fundham Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí
Niède Guidon – Wikipédia, a enciclopédia livrept.wikipedia.org › wiki › Niède_Guidonnull