Em qual das sequências A seguir estão representados um elemento uma substância simples é uma substância composta?

(OSEC-SP) Em qual das sequências abaixo estão representados um elemento, uma substância simples e uma substância composta, respectivamente:

a) H2, Cℓ2, O2

b) H2, Ne, H2O

c) H2, HI, He

d) H2O, O2, H2

e) Cℓ, N2, HI

Resolução

Antes de resolver a questão, devemos relembrar o que são: elemento químico, substância simples e substância composta. Elemento químico, por definição, é um conjunto de átomos que possuem o mesmo número atômico. As substâncias simples são aquelas formadas pela ligação de átomos de um  mesmo elemento químico. Já as substâncias compostas, são formadas pela combinação de átomos de dois ou mais elementos químicos diferentes.

Dito isso, vamos analisar os itens do enunciado.

a)

  • H2: o gás hidrogênio é uma substância formada pela ligação entre átomos do elemento químico hidrogênio (H), sendo, portanto, uma substância simples.
  • Cℓ2: o gás cloro é uma substância formada pela combinação de átomos do elemento químico cloro (Cℓ), logo, também é uma substância simples.
  • O2: o oxigênio molecular é  uma substância gasosa formada pela junção de átomos do elemento químico oxigênio (O), sendo, portanto, uma substância simples.

b)

  • H2: como discutido no item “a”, o gás hidrogênio é uma substância simples.
  • Ne: o Neônio é um gás inerte formado por átomos do elemento químico Ne, pertecente da família dos gases nobres.
  • H2O: á água é uma substância formada pela combinação de átomos dos elementos químicos hidrogênio (H) e oxigênio (O), sendo, portanto, uma substância composta.

c)

  • H2: como discutido no item “a” é uma substância simples.
  • HI: o ácido iodídrico ou iodeto de hidrogênio (HI) é formado pela junção de átomos dos elementos químicos hidrogênio (H) iodo (I), logo, é uma substância composta.
  • He: o Hélio (He) é um gás ienerte formado por átomos do elemento químico He da família dos gases nobres.

d)

  • H2O: como discutido no item “b”, a água é uma substância composta.
  • O2: como discutido no item “a”, o gás oxigênio é uma substância simples.
  • H2: como discutido no item “a”, o gás hidrogênio é uma substância simples.

e)

  • Cℓ: o cloro é um elemento químico de número atômico 17 e pertencente do grupo 17 (família dos halogênios) da tabela periódica.
  • N2: o gás nitrogênio é uma substância simples formada por átomos do elemento químico nitrogênio (N).
  • HI: conforme discutido no item “c”, é uma substância composta.

Portanto, a alternativa que contêm um elemento químico, uma substância simples e uma substância composta respectivamente, é a letra e.

Gabarito: LETRA E

Interessado em EXERCÍCIOS RESOLVIDOS de outras matérias?

Em qual das sequências A seguir estão representadas um elemento uma substância simples é uma substância composta respectivamente?

(Osec-SP) Em qual das sequências abaixo estão representados um elemento, uma substância simples e uma substância composta, respectivamente: H2, Cℓ2, O.

Quais são as substâncias simples?

Substâncias simples são aquelas com composição apenas de átomos ou moléculas de um mesmo elemento químico. Não é possível dividir uma substância simples em outras ainda mais simples. Alguns exemplos são: H2, O2, O3, I2, N2, S8, os gases nobres (He, Ne, Ar, Kr, Xe, Rn), entre outros.

O que é uma substância simples?

Substâncias Simples: São formadas por átomos de um mesmo elemento químico. Não podem ser decompostas em outras substâncias.

O que é atomicidade par?

O conceito de atomicidade refere-se aos elementos constituídos por átomos e ao número de átomo, necessário para conceber a molécula de uma substancia. Desse modo, a porção de átomos que compõe a molécula do elemento, sendo que valores de tais átomos de dissemelhante substancia podem se unirem entre si.