Em qual hemisfério o Brasil possui a maior parte do seu território tomando como referência o paralelo do Equador?

Em qual hemisfério o Brasil possui a maior parte do seu território tomando como referência o paralelo do Equador?

Entender a localização do Brasil é muito importante para conhecer melhor o país onde vivemos

Falar sobre a localização do Brasil é falar de sua posição geográfica com relação ao mundo.

O Brasil está localizado em um continente chamado América do Sul. Ele faz divisa com outros 10 países diferentes. Assim, as fronteiras do nosso país só não estão localizadas ao lado de dois países da América do Sul: Chile e Equador. Observe o mapa abaixo:

Em qual hemisfério o Brasil possui a maior parte do seu território tomando como referência o paralelo do Equador?

Observe a localização do Brasil na América do Sul e procure identificar quais são os países com quem fazemos fronteira

O território brasileiro possui uma área de 8.514.876 km², sendo o quinto maior país do mundo. Em razão disso, é chamado de “país com dimensões continentais”, pois sua área é equivalente à de um continente.

O Brasil está localizado em três hemisférios diferentes: uma pequena parte ao norte, localizada no hemisfério norte; a maior parte no hemisfério sul e todo ele localizado no hemisfério ocidental ou oeste. É cortado ao norte pela Linha do Equador e ao sul pelo Trópico de Capricórnio.

O ponto situado mais ao norte do país é o Monte Caburaí, em Roraima. O ponto mais ao Sul é o Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul. A distância entre esses dois pontos é de 4.394 km.

O ponto situado mais ao leste do país é a Ponta do Seixas, na Paraíba. O ponto mais ao oeste é a Serra Contamana, no Acre. A distância entre esses dois pontos é de 4.319 km.

Em qual hemisfério o Brasil possui a maior parte do seu território tomando como referência o paralelo do Equador?

Entender a localização geográfica e os dados do espaço do Brasil é muito importante para conhecer o lugar onde vivemos.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Essa divisão global de Hemisfério Norte, também chamado de Hemisfério Setentrional, rico e desenvolvido; e Hemisfério Sul ou Hemisfério Meridional, pobre e subdesenvolvido, apresenta um grande equivoco: a generalização.

Apesar das maiores potências econômicas estarem situadas no Hemisfério Norte (Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Canadá, etc.), essa porção do globo abriga vários países que apresentam problemas socioeconômicos, como, por exemplo, Venezuela, Suriname, diversos países africanos (Etiópia, Nigéria, Costa do Marfim, Serra Leoa, entre outros), países asiáticos (Afeganistão, Iraque, Bangladesh, etc.), nações da América Central (República Dominicana, Haiti, Jamaica, etc.) e até mesmo países europeus: Ucrânia, Albânia, etc.

O Hemisfério Sul, por sua vez, possui vários países com dificuldades financeiras. Porém, existem nações com elevados padrões sociais, como, por exemplo, a Austrália, que detém o segundo maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do planeta. Outras nações que se destacam nos aspectos socioeconômicos desse hemisfério são: Nova Zelândia, Argentina, Chile e Brasil. Portanto, a generalização, estabelecendo ricos e pobres através dos hemisférios é um grande erro.  

Voltar a questão

Olá! O tema da nossa aula de hoje é o território brasileiro, mas antes vamos conhecer a localização do Brasil no mundo. Nosso país é o quinto maior em extensão territorial, o que contribui para a variedade de paisagens.

A LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DO BRASIL

ATIVIDADE 1

Realizaremos a leitura do texto “Localização Geográfica do Brasil”

O Brasil é um país que integra a América do Sul e apresenta extensão territorial de 8.514.876 km². É o quinto maior país do planeta, só é menor que os territórios da Rússia, Canadá, China e Estados Unidos.

A abundância territorial faz com que o Brasil tenha quatro fusos horários, uma vez que no sentido leste – oeste nosso país é bastante extenso. Por esses aspectos é considerado um país com dimensão continental.

A grande extensão territorial proporciona ao país fronteira com quase todas as nações sul-americanas. Apenas Chile e Equador não fazem fronteira com o Brasil.

Acesse o link clicando aqui para seu conhecimento.

ATIVIDADE 2

Para a realização correta da localização geográfica do Brasil e de outros países, independentemente do ponto do planeta, faz-se necessária a utilização das coordenadas geográficas (latitude e longitude).

As latitudes explicitam os pontos em graus de um determinado lugar ao longo da superfície terrestre, tomando como referência a Linha do Equador, no sentido norte e sul. Já as longitudes mostram a posição em graus de um determinado ponto da Terra que tem como referência principal o Meridiano de Greenwich no sentido leste ou oeste.

No sentido leste-oeste, o Brasil apresenta 4.319,4 km de distância. Os extremos são a Serra Contamana, onde está localizada a nascente do rio Moa (AC), a oeste, com longitude de 73°59’32”, e a Ponta do Seixas (PB), a leste, com longitude 34°47’30”. Os extremos no sentido norte-sul apresentam 4.394,7 km de distância e são representados pelo Monte Caburaí (RR), ao norte do território, com latitude 5°16’20”, e Arroio Chuí (RS), ao sul, com latitude 33°45’03″.

Disponível em: fonte

Acesse aolinkno site do IBGE e observe os mapas com as divisões dos continentes, localizando o Brasil e observando sua extensão territorial.

Assista ao vídeo “Pontos extremos do Brasil”:

Pontos extremos do Brasil – Canal profgiovani – Official – YouTube

O território brasileiro está localizado, em sua totalidade, a oeste do meridiano de Greenwich, portanto sua área está situada no hemisfério ocidental. A linha do Equador passa no extremo norte do Brasil, fazendo com que 7% de seu território pertença ao hemisfério setentrional e 93% esteja localizado no hemisfério meridional. Cortado ao sul pelo trópico de Capricórnio, apresenta 92% do território na zona intertropical (entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio); os 8% restantes estão na zona temperada do sul (entre o trópico de Capricórnio e o círculo polar Antártico).

Conforme a Constituição Federal de 1988, a República Federativa do Brasil compõe-se de 27 unidades políticas, sendo 26 Estados e um Distrito Federal, distribuídos numa área de 8.514.876 Km2. Essas 27 unidades estão distribuídas em cinco macrorregiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

. Os estados que compõem o Centro-Oeste são: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.

A região Norte abriga os seguintes estados: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

O Nordeste abrange Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.

O Sul é composto por Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A região sudeste abriga os estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Existem muitas diferenças entre os estados brasileiros. Isso pode ser verificado pela quantidade de população, densidade demográfica, extensão territorial, quantidade de municípios e aspectos econômicos

Que tal conhecer um pouco mais sobre os estados que formam o território do Brasil jogando?!

Acesse o link e divirta-se! aqui

Agora entre no link clicando aqui e responda as perguntas do quis. Logo em seguida confira as repostas:

A questão número 08 não precisa responder.

Os jogos irão contribuir para a fixação do conteúdo.

Saiba Mais | Referências: Visite o site e leia o texto: https://alunosonline.uol.com.br/geografia/aposicaogeograficadobrasil.html
Área territorial brasileira (Pontos extremos e limites internacionais) : https://www.youtube.com/watch?v=7ZgKZigg7aw
Objeto de Conhecimento Ideias e concepções sobre a formação territorial do Brasil:
Habilidades (EF07GE01-A) Identificar o imaginário/conhecimento que as pessoas possuem acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil. (EF07GE02-A) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
Proponentes/ Professores: Lânia Lúcia de Lourdes Souza Leila Ribeiro Alves Maria de Fátima Bezerra de Oliveira Neide Rosa Miranda Magalhães Sandra Divina Campos Silveira
Instituição Educacional: E. M. PROFª NARA DO CARMO REZENDE DE AMORIM
CRE: JARBAS JAYME

Ciclo da Adolescência – Turma G (7º ano) – Ética e Cidadania

Em qual hemisfério se localiza a maior parte do território brasileiro?

A maior parte do território brasileiro está no Hemisfério Sul ou Meridional — isto é, ao sul da Linha do Equador - e totalmente localizado no Hemisfério Oeste ou Ocidental, a oeste do Meridiano de Greenwich.

Em qual hemisfério se localiza o Brasil em relação à Linha do Equador?

O território brasileiro está localizado no continente sul-americano. Em termos de hemisférios, encontra-se situado totalmente no hemisfério ocidental, a maior parte de sua extensão está no hemisfério sul e uma pequena parte situa-se no hemisfério norte.

Quais são os hemisférios da Linha do Equador?

Localizada na porção central do planeta, no chamado paralelo 0°, a Linha do Equador divide o planeta em dois hemisférios: norte e sul. Ela corta o planeta de leste a oeste e perpassa o território de 12 países, em quatro continentes (América, África, Ásia e Oceania).

Em que hemisfério se localiza o Brasil?

O território brasileiro está localizado, quase em sua totalidade, mais precisamente 93% do território, no Hemisfério Sul, ocupando apenas 7% do Hemisfério Norte. O país está estabelecido no ocidente, ou seja, a oeste do meridiano de Greenwich; além disso, é cortado ao norte pelo paralelo do Equador.