Em que a organela celular e sua função não estão relacionadas adequadamente?

Que tal conhecer um pouco mais sobre as organelas celulares, estruturas fundamentais para a sobrevivência da célula?

Em que a organela celular e sua função não estão relacionadas adequadamente?

A célula apresenta várias estruturas que ajudam a mantê-la viva

Sabemos que as células são as menores unidades vivas. Apesar de pequenas, no interior delas encontramos estruturas menores ainda que trabalham juntas para mantê-las vivas: as organelas celulares.

As organelas celulares estão localizadas no citoplasma e funcionam como os “órgãos” do nosso corpo, cada uma desempenhando um determinado papel para o funcionamento da célula. Algumas fazem a produção de substâncias que serão úteis às células, outras trabalham para realizar um processo conhecido como respiração celular, outras fazem o processo de digestão intracelular, entre tantas outras funções.

Conhecer cada uma das organelas é importante para compreender como uma célula funciona. Sendo assim, observe a seguir o nome de algumas das principais organelas celulares e quais as funções desses compartimentos:

Em que a organela celular e sua função não estão relacionadas adequadamente?

Observe a estrutura de uma célula animal e algumas de suas organelas

- Mitocôndria: Essa organela está relacionada com um processo extremamente importante: a respiração celular. Nesse processo, a célula obtém energia para a realização de suas atividades;

- Ribossomos: Sua função principal é realizar a fabricação das proteínas;

- Retículo endoplasmático granuloso: Sua função principal é produzir algumas proteínas, principalmente aquelas que serão jogadas para fora da célula;

- Retículo endoplasmático não granuloso: Uma de suas funções é a síntese de lipídios e carboidratos.

- Complexo golgiense: Essa organela participa de um processo chamado de secreção celular, que nada mais é do que a eliminação de substâncias para fora da célula. Ele também modifica, armazena e endereça algumas substâncias.

- Lisossomos: Relacionados principalmente com a digestão de partículas no interior da célula (digestão intracelular).

Existem ainda organelas que são encontradas somente nas células de plantas e de algas. Esse é o caso dos chamados cloroplastos, organelas relacionadas com a fotossíntese e com a coloração das plantas.

É importante lembrar-se sempre de que todos os organismos são formados por células e cada uma possui características próprias e desempenha alguma função. Dependendo da função exercida, ela apresenta uma maior quantidade de determinada organela.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Questão 1

O retículo endoplasmático geralmente tem suas porções classificadas em granular e agranular. A porção do retículo chamada de granular ou rugosa está relacionada com a produção de proteínas e recebe essa denominação em virtude da presença de:

a) lisossomos aderidos.

b) mitocôndrias aderidas.

c) peroxissomos aderidos.

d) ribossomos aderidos.

e) vacúolos aderidos.

Questão 2

Em algumas células de defesa de nosso corpo, é possível observar uma grande quantidade de lisossomos. Isso se deve ao fato de que essas organelas:

a) realizam respiração celular, fornecendo mais energia para as células de defesa.

b) realizam a produção de proteínas necessárias para a célula de defesa.

c) garantem a produção de lipídios, moléculas que fornecem energia para a célula.

d) realizam a digestão intracelular, processo fundamental para a realização de fagocitose.

e) realizam a oxidação de substâncias e produzem peroxido de hidrogênio.

Questão 3

Algumas organelas celulares são encontradas tanto em células de animais quanto em células vegetais. Analise as alternativas a seguir e marque a única encontrada apenas na célula vegetal:

a) mitocôndria.

b) retículo endoplasmático liso.

c) plastídios.

d) complexo golgiense.

e) peroxissomo.

Questão 4

(UFSCar-2004) A droga cloranfenicol tem efeito antibiótico por impedir que os ribossomos das bactérias realizem sua função. O efeito imediato desse antibiótico sobre as bactérias sensíveis a ele é inibir a síntese de:

a) ATP.

b) DNA.

c) proteínas.

d) RNA mensageiro.

e) lipídios da parede bacteriana.

Questão 5

(UECE-2007) Certas organelas produzem moléculas de ATP e outras utilizam o ATP produzido, pelas primeiras, para a síntese orgânica a partir do dióxido de carbono.

Estamos falando, respectivamente, de

a) lisossomos e cloroplastos.

b) mitocôndrias e complexo de Golgi.

c) mitocôndrias e cloroplastos.

d) lisossomos e mitocôndrias.

Questão 6

Células procarióticas destacam-se pela ausência de núcleo e organelas membranosas. Além da membrana plasmática, citoplasma e material genético, qual estrutura pode ser encontrada tanto em células eucarióticas como em procarióticas?

a) Mitocôndria.

b) Complexo golgiense.

c) Ribossomo.

d) Lisossomo.

e) Peroxissomo.

Questão 7

Das organelas listadas abaixo, qual se caracteriza por ser o sítio da respiração celular em células eucarióticas?

a) Complexo golgiense.

b) Retículo endoplasmático.

c) Lisossomo.

d) Vacúolo.

e) Mitocôndria.

Questão 8

Em uma prova de Biologia, um professor listou três características de uma determinada organela celular e pediu para que os alunos respondessem à qual organela ele se referia. As três características são:

• Organela relacionada com o processo de secreção celular.

• Essa organela apresenta um conjunto de vesículas achatadas, que possuem porções laterais dilatadas e estão dispostas uma em cima da outra.

• Ocorre apenas em células eucarióticas.

De acordo com as características descritas, qual a resposta esperada pelo professor?

a) A organela que apresenta essas características é o complexo golgiense.

b) A organela que apresenta essas características é o ribossomo.

c) A organela que apresenta essas características é a mitocôndria.

d) A organela que apresenta essas características é o retículo endoplasmático.

e) A organela que apresenta essas características é o lisossomo.

Questão 9

A fotossíntese é um processo que ocorre no:

a) interior das mitocôndrias.

b) citoplasma.

c) interior dos cloroplastos.

d) núcleo.

e) complexo golgiense.

Questão 10

Que organela é observada em células vegetais e que atua na manutenção do pH da célula e armazenamento de substâncias?

a) Cloroplasto.

b) Peroxissomo.

c) Lisossomo.

d) Vacúolo central.

e) Mitocôndria.

Questão 11

(UEPG) O citoplasma constitui a maior parte do volume celular. Assinale a alternativa correta, considerando-se as organelas citoplasmáticas e suas funções.

a) O retículo endoplasmático não granuloso (ou retículo endoplasmático liso) não apresenta ribossomos aderidos à superfície de suas membranas e é uma organela responsável pela troca gasosa entre os meios interno e externo.

b) Uma função atribuída ao complexo de Golgi é atuar em etapas da secreção celular de substâncias, como enzimas, hormônios e muco.

c) Os peroxissomos são organelas membranosas repletas de enzimas, as quais são necessárias à digestão intracelular.

d) As mitocôndrias são delimitadas por duas membranas, sendo que a interna é cheia de dobras e repleta de ribossomos aderidos, portanto, as mitocôndrias são responsáveis pela síntese proteica.

e) O retículo endoplasmático granuloso (ergastoplasma) possui membranas com pequenos grânulos que armazenam substâncias necessárias ao suprimento celular, tais como carboidratos e lipídeos.

Questão 12

(IFMG) Células eucariotas apresentam, em seu citoplasma, diversas estruturas denominadas organelas citoplasmáticas, que atuam como pequenos órgãos, possibilitando a sobrevivência celular. Considerando as organelas citoplasmáticas, as afirmativas abaixo estão corretas, exceto:

a) Os cloroplastos estão presentes em vegetais e em alguns fungos, sendo responsáveis pela fotossíntese.

b) Os lisossomos são pequenas vesículas membranosas que contêm enzimas digestivas. São responsáveis pela digestão do material obtido pelas células por endocitose, bem como de estruturas próprias da célula, em um processo chamado autofagia.

c) Mitocôndrias estão presentes em células animais e vegetais. São as organelas responsáveis pela respiração celular.

d) Ribossomos estão presentes em células eucariotas e também em procariotas. São responsáveis pela síntese proteica, função de extrema importância para a sobrevivência celular.

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “d”. O retículo endoplasmático é uma organela celular membranosa que forma uma espécie de rede na célula. Em algumas regiões dessa organela, é possível perceber a presença de ribossomos aderidos, o que fez com que essa porção fosse chamada de retículo endoplasmático granular ou rugoso.

Resposta Questão 2

Alternativa “d”. Algumas células de defesa do nosso corpo são responsáveis pelo processo de fagocitose de partículas estranhas, uma forma de proteção do organismo. Ao englobar as partículas, é necessário que enzimas sejam lançadas para que a digestão aconteça. É nesse ponto que entram em ação os lisossomos.

Resposta Questão 3

Alternativa “c”. Os plastídios são organelas de dupla membrana responsáveis, principalmente, pelo armazenamento de substâncias. O cloroplasto é um exemplo de plastídio rico em clorofila que atua no processo de fotossíntese.

Resposta Questão 4

Alternativa “c”. O papel dos ribossomos é ligar aminoácidos para formar proteínas.

Resposta Questão 5

Alternativa “c”. As mitocôndrias são organelas relacionadas com a respiração celular, processo no qual ocorre a produção de energia para a célula. Já os cloroplastos são responsáveis pela fotossíntese, processo em que o carbono é fixado em compostos orgânicos.

Resposta Questão 6

Alternativa “c”. Ribossomos são estruturas encontradas em todos os tipos celulares e estão relacionados com a síntese de proteínas.

Resposta Questão 9

Alternativa “c”. A fotossíntese ocorre no interior dos cloroplastos. A fase luminosa ou fotoquímica acontece nos tilacoides, e a fase de fixação de carbono ocorre no estroma.

Resposta Questão 10

Alternativa “d”. O vacúolo central é observado em células vegetais e participa, dentre outras funções, da manutenção do pH e armazenamento de substâncias.

Resposta Questão 11

Alternativa “b”. O complexo golgiense, ou complexo de Golgi, atua no processo de secreção de substâncias, bem como na modificação, armazenamento e distribuição de substâncias produzidas no retículo endoplasmático.

Resposta Questão 12

Alternativa “a”. Fungos são organismos heterotróficos e, portanto, não realizam fotossíntese.


Que organela celular e sua função não estão relacionadas adequadamente?

3) Marque a alternativa em que a organela celular e sua função não estão relacionadas adequadamente: a) Mitocôndria - respiração celular b) Cloroplasto - fotossíntese c) Lisossomo - síntese proteica d) Complexo golgiense - secreção celular e) Retículo endoplasmático liso - síntese de lipídios Resposta: Alternativa “c”.

Qual a relação correta entre a organela celular e a sua função?

As organelas celulares são pequenas estruturas localizadas no citoplasma, mergulhadas no citosol (região interna) da célula. A sua função é garantir um bom funcionamento das células tais como a digestão, quebra de moléculas, sintetização e transporte de proteínas, entre outros.

Qual das alternativas seguintes relaciona corretamente a organela celular e sua função a núcleo respiração celular?

Alternativa “c”. As mitocôndrias são organelas relacionadas com a respiração celular, processo no qual ocorre a produção de energia para a célula.

Quais são as organelas celulares e as suas funções?

As principais organelas celulares e suas funções são: Mitocôndrias – respiração, Ribossomos – ligação de aminoácidos, Retículo Endoplasmático (liso e rugoso) – produção de proteínas, Complexo de Golgi – armazenamento, Lisossomos – digestão, Peroxissomos – oxidação, Vacúolos – reservas e Plastos.