Em que altura deve se instalar um ventilador de parede?

Bom Dia Adriana

Numa instalação e uso ideal.

O ideal seria o ventilador (plano de rotação) distar do teto e do piso a uma distância maior que o diâmetro da circunferência formado quando o ventilador está em giro (Diâmetro = 2×Raio)

Por que: evita-se o " efeito solo"ou para assim dizer "efeito teto".

Se assim o for, vai ser maximizado fluxo de ar produzido pelo ventilador; tanto ascendente como descendente.

Com respeito a haste e a base de fixação da mesma, quanto maior for a haste maior a torção (T orque) mais bem fixada tem que ser a base de fixação.

O ventilador pode sim distar 8 cm do teto mas não teremos todo potencial de ventilação do aparelho.

Sugiro ao profissional de fazer uma base de fixação, que ligue o teto até o gesso fixe o ventilador com sua base a essa nova base, é de acabamento com um plafom de gesso. Assim teremos mais fluxo de ar.

24 jan

O verão já está logo aí, e, nesse calorão, todo mundo anda procurando por ventiladores! Seja ventilador de teto, ventilador de mesa ou ventilador de coluna, a verdade é que nessa época todo mundo quer se refrescar um pouco e suar menos.

Hoje, nós separamos uma matéria feita especialmente para você! Nela, iremos abordar um pouco sobre alguns ventiladores, mitos e verdades sobre o tema, e, o mais importante, falaremos também sobre os melhores locais para colocá-los. Confira:

Em que altura deve se instalar um ventilador de parede?

Ventilador de Teto

Seu uso é perfeito para diversos cômodos! Sala, quarto e cozinha são os principais, porém, assim como pode ser muito agradável, tem muita gente que não gosta.

Quando pensamos nos melhores locais para instalarmos os ventiladores de teto, devemos ter em mente que além de sua função principal, ou seja, além de ventilar bastante o local, 3 itens devem ser levados em consideração:

  • Conforto proporcionado;
  • Limpeza;
  • Estética do ambiente.

Sendo assim, quando pensamos em conforto, temos que ter em mente que, para muitos, dormir com uma corrente de ar constante vinda do ventilador pode ser desagradável.

Quando pensamos na limpeza, temos que ter ciência de que na cozinha, por exemplo, o ventilador de teto pode acumular gordura, tornando o ato de limpeza mais constante e difícil.

Por fim, quando pensamos na estética, é só cogitar que alguns locais não ficam tão agradáveis com o uso dos ventiladores de teto. Sendo assim, o local mais indicado para seu uso é a sala de estar, pois agrada a maioria, não costuma sujar facilmente, além de ficar, esteticamente, mais agradável. É, sem dúvida, a escolha certa!

Em que altura deve se instalar um ventilador de parede?

Ventilador de Mesa

Imagina só ter que trabalhar com uma roupa social, em um local abafado, em frente ao computador… bom, muitos aqui já passaram por isso, e, claro, uma saída excelente para situações como essa é o uso do ventilador de mesa!

Aqui não tem segredo, como o próprio nome já diz, o ventilador foi feito justamente para ser deixado em mesas ou suportes um pouco mais elevados. Mas, claro, nada de deixar em cima da mesa na hora do almoço.

Brincadeiras à parte, uma ótima dica é posicioná-lo ao lado oposto da janela aberta, ou seja, de frente para ela. Primeiro, entenda que ele não deve ficar tão próximo, apenas virado em sua direção, e o motivo é bem simples: dispersão de ar quente!

Com o ventilador virado para janela, o ar quente é “jogado para fora”, ou seja, não é acumulado no local, o que ajuda a refrescar o ambiente. Incrível, não?

Em que altura deve se instalar um ventilador de parede?

Ventilador de Coluna

Este aqui é bem parecido com o ventilador de mesa, só que “compridão”. Existem até mesmo alguns modelos de ventilador de mesa com suporte que os tornam ventilador de coluna.

Apesar da semelhança, seu uso é diferente, mas tão amplo quanto. Ainda que ocupe um pouco mais de espaço, o que o torna um pouco menos procurado, o ventilador de coluna se destaca justamente por não precisar de um apoio!

Em outras palavras, podemos dizer que você não precisa de uma mesa, armário ou outro tipo de suporte para este ventilador, além deste modelo conseguir ventilar áreas mais altas, justamente onde se acumula o ar quente.

Em que altura deve se instalar um ventilador de parede?

Mitos e Verdades sobre ventiladores

Como tudo o que possa imaginar, acredite, até sobre ventiladores rola alguns mitos. Bora conferir?

  • O ventilador de teto pode despencar: Verdade! Mas calma, isso depende da instalação e qualidade do produto, então não se assuste, ok? Assim como qualquer produto pode apresentar falhas, os ventiladores não estão isentos disso, mas acidentes do tipo são quase impossíveis de ocorrer;
  • O barulho do ventilador faz dormir: Mito! Bom… nem tanto. Aqui não podemos dizer que é mentira, assim como tem gente que pega no sono com o barulho da chuva, tem gente que acaba dormindo com o barulho do ventilador, mas não é via de regra e tem muita gente que nem gosta do barulho;
  • O ventilador deve ser posicionado fora do cômodo: Mito! Alguns acreditam que deixá-lo fora do cômodo irá ajudar a refrescar, pensando que o ar quente não irá entrar, mas não é bem assim. O ideal é deixá-lo no próprio cômodo, para que o ar quente local saia.
  • Enquanto mais pás, mais vento: Mito! Se uma faca não estiver cortando, você não tenta cortar com duas, mas sim com uma mais eficiente, logo, a quantidade de pás do ventilador não necessariamente vai fazê-lo ventilar mais, o que importa é sua potência.

Em que altura deve se instalar um ventilador de parede?

Dicas Bônus

Confira algumas dicas podem o ajudar bastante na hora de comprar ou instalar ventilador:

  1. Instale ventiladores de teto em locais mais altos: Tetos muito baixos pode fazer com que o alcance seja mais fácil, sendo assim, caso levante a mão enquanto o ventilador estiver ligado, um acidente pode acontecer;
  2. Economize energia: Se procura reduzir a conta de luz no fim do mês, opte pelos ventiladores de mesa ou coluna, pois gastam menos energia. Aproveite e confira mais dicas sobre como economizar energia;
  3. Utilize lâmpadas LED: Caso queira economizar e manter os ventiladores de teto, procure pelo uso de lâmpadas LED, afinal, o ventilador de teto consome menos do que lâmpadas incandescentes;
  4. Deixe portas e janelas abertas: Isso ajuda na circulação de ar e faz com que, junto aos ventiladores, o local se torne ainda mais fresco.
  5. Beba muita água: Apesar de ser uma dica simples, é sempre bom lembrar de se hidratar, afinal, ventilador reduz o calor local, mas só isso não basta quando falamos das altas temperaturas deste verão!

Em que altura deve se instalar um ventilador de parede?

É, cada dia que se passa, parece que fica mais quente, e nada como um bom ventilador para refrescar, não é mesmo? Esperamos que tenha gostado de nossas dicas, e, se quiser saber saber mais, confira nossas matérias, procure por nossos produtos e solicite seu orçamento!

Qual a altura ideal para colocar um ventilador de parede?

Importante. A altura recomendada para a fixação do ventilador é de 2 à 2,30 metros. O ventilador não deve trabalhar com inclinação acima de 20 graus. Quanto menos inclinado trabalhar, maior será a vida útil do aparelho.

Qual a posição correta para instalar ventiladores de parede?

Mas se você quer utilizar dentro de casa mesmo, coloque um ventilador de parede em uma posição central, de frente para a maior janela ou para a porta. Ele irá utilizar todo o ar quente que entrar e refrescá-lo.

Onde posicionar o ventilador no quarto?

Vale lembrar que o ar quente é mais leve que o ar frio, e por isso se concentra na parte superior do ambiente. Por isso, posicione o ventilador de modo que o vento chegue nas partes mais altas do cômodo. Para completar, vire o ventilador para o lado da janela – não precisa ser de frente, apenas voltado para ela.

Qual altura mínima para colocar ventilador de teto?

R.: A altura de instalação é considerada da hélice ao piso, e o ventilador de teto deve estar instalado em uma altura mínima de 2,30m e máxima de 2,80m. Assim temos segurança na instalação conforme exigido em norma técnica com a altura mínima e temos boa ventilação respeitando a altura máxima.