Em que ano o vôlei masculino ganhou a sua primeira medalha olímpica?

Em que ano o vôlei masculino ganhou a sua primeira medalha olímpica?

Em que ano o Brasil conseguiu sua primeira medalha olímpica no voleibol?

Masculino

AnoSedeFinal
Ouro
1984 Detalhes Los Angeles Estados Unidos
1988 Detalhes Seul Estados Unidos
1992 Detalhes Barcelona Brasil

Quais são as principais conquistas do vôlei brasileiro?

A seleção brasileira já conquistou todos os principais campeonatos de voleibol.

  • Nas Olimpíadas.
  • Ouro em Barcelona (1992) e em Atenas (2004) ...
  • Ouro (sete vezes campeão) em 1993, 2001, 2003, 2004, 2005, 20. ...
  • Ouro em 20. ...
  • Ouro em 20. ...
  • Ouro em 19. ...
  • Ouro em 1998, 1999, 2001. ...
  • Ouro em 19, 2007.

Qual é o melhor jogador de vôlei do Brasil?

O líbero Serginho é considerado como o melhor jogador de vôlei de todos os tempos em sua posição. Ele também é o jogador com mais títulos pela seleção brasileira.

Quando o vôlei de praia chegou ao Brasil?

Em 1996, nos Jogos de Atlanta, a modalidade tornou-se oficialmente um esporte olímpico. No Brasil, a modalidade passou a ser praticada na década de 1930, de forma amadora, nas praias de Copacabana e de Ipanema, no Rio de Janeiro.

Qual foi a primeira medalha olímpica de vôlei no Brasil?

  • 1984: conquista da primeira medalha olímpica de vôlei por um país sul-americano. O feito foi obtido pelo Brasil, que ganhou a medalha de prata. 1992: o Brasil conquista sua primeira medalha de ouro no vôlei nos jogos olímpicos, em Barcelona. Para saber mais sobre o vôlei no nosso país: História do voleibol no Brasil.

Quando aconteceu o primeiro Campeonato Mundial de Voleibol Feminino?

  • 1949: realização do primeiro campeonato mundial de voleibol masculino, com vitória russa. 1951: disputa do primeiro campeonato sul-americano de vôlei. 1952: primeiro campeonato mundial de voleibol feminino, com vitória japonesa. 1964: inclusão do vôlei como esporte olímpico.

Quais foram as medalhas do Brasil no vôlei coletivo?

  • De lá para cá, o Brasil conquistou 19 medalhas em esportes coletivos: quatro ouros, dez pratas e cinco bronzes. O vôlei é a modalidade que trouxe as medalhas mais valiosas.

Qual foi a história do voleibol nos Estados Unidos?

  • História do voleibol Criado em 1895, nos Estados Unidos, por William George Morgan (1870-1942), o primeiro nome do voleibol foi “mintonette”. A criação de Morgan, que era professor e diretor de Educação Física na Associação Cristã de Moços (ACM), foi influenciada por uma série de fatores. A criação do voleibol nos Estados Unidos

Em que ano o vôlei masculino ganhou a sua primeira medalha olímpica?
Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

História

 O vôlei nasceu em 1895 – um ano antes da primeira edição das Olimpíadas – na Associação Cristã de Moços de Holyoke, no estado norte-americano de Massachussets. A ideia veio do pastor Lawrence Rider, que sugeriu ao professor William G. Morgan a criação de um esporte movimentado, mas de menor intensidade do que o basquete, outra modalidade recente que ganhava fama rapidamente.

Em que ano o vôlei masculino ganhou a sua primeira medalha olímpica?
Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

Influenciado pelo tênis, Morgan decidiu colocar uma rede entre as duas equipes, evitando assim o contato físico característico do basquete. Inicialmente, a rede foi colocada a uma altura de 1,98m. O jogo foi batizado pelo professor Morgan de “mintonette”, mas a movimentação e o estilo de se praticar rapidamente o transformaram em “volley” – “torrente”, em inglês –, palavra que descreve também o “voleio”, jogada típica do tênis.

A expansão da modalidade foi algo impressionante. Apenas um ano depois de sua criação, nos Estados Unidos, já havia praticantes no outro lado do mundo, em países como o Japão. A disseminação ocorreu de uma forma tão rápida e eficiente que hoje o esporte detém uma marca grandiosa: a Federação Internacional de Vôlei (FIBV, em inglês) é a federação que mais possui países filiados entre todos os esportes, com 220.

A história da modalidade nas Olimpíadas tem um fato interessante e até incomum. Em Tóquio-1968, o vôlei entrou no programa olímpico simultaneamente no masculino e no feminino. Desde a estreia, quando a União Soviética, entre os homens, e o Japão, entre as mulheres, conquistaram as primeiras medalhas de ouro, a modalidade não deixou de ser olímpica.

No Brasil o vôlei virou um modelo de sucesso a ser seguido por outros esportes. Emplacando uma geração vencedora atrás da outra, de Atenas-2004 a Londres-2012, o Brasil não ficou de fora do pódio uma vez sequer. Nesse período, o país conquistou um ouro (2004) e duas pratas (2008 e 2012) no masculino, além de dois ouros (2008 e 2012) no feminino.

  Curiosidades

Volta por cima

O técnico José Roberto Guimarães e a Seleção feminina de vôlei do Brasil podem dizer que já viveram o lado bom e o lado ruim de uma Olimpíada. Em Atenas-2004, a equipe chegou ao torneio com amplo favoritismo ao título, credenciada por resultados espetaculares e incontestáveis. Na semifinal, vencia a Rússia por 2 sets a 1, com 24/19 no placar. A um ponto da inédita final olímpica, as brasileiras viram o impossível se tornar pesadelo. Vitória russa por 3 sets a 2.

Muito criticados, treinador, comissão técnica e jogadoras viveram quatro anos sob os olhares de desconfiança tanto da torcida quanto da imprensa brasileira. Mas em Pequim-2008 veio a redenção. Depois de atropelar o Japão nas quartas e a China na semifinal, as meninas do Brasil finalmente chegaram à final olímpica. As adversárias eram as norte-americanas, que passaram com facilidade por Cuba — arquirrival do Brasil. Seguras, as comandadas de José Roberto Guimarães — campeão olímpico em Barcelona-1992 com os homens — venceram por 3 sets a 1 e conquistaram o inédito ouro olímpico.

Com a fama de perder as finais mais importantes exorcizada em Pequim, o Brasil quase pôs tudo a perder em Londres-2012. Com uma campanha irregular, a Seleção se classificou com dificuldades na primeira fase. Perdeu para a Coreia do Sul e para os Estados Unidos e encontrou as temidas russas logo nas quartas de final. A classificação para as semifinais foi suada: 3 sets a 2 na Rússia. Já a vaga para a final foi mais tranquila: 3 sets a 0 no Japão.

A decisão foi um drama à parte. Derrotadas pelas fortíssimas norte-americanas na primeira fase, as brasileiras perderam o primeiro set por inacreditáveis 25/11, em apenas 21 minutos. Mas o domínio dos Estados Unidos acabou ali. Com parciais de 25/17, 25/20 e 25/17, o Brasil virou a partida e conquistou o bicampeonato olímpico na Inglaterra.

Métodos rígidos

O vôlei tem alguns personagens inusitados que nem sempre estão dentro das quatro linhas. Observando do banco de reservas, alguns treinadores ganham notoriedade por suas atitudes à beira da quadra e, principalmente, durante os tempos técnicos.

O precursor desse “estilo” foi o japonês Hirofumi Daimatsu. Gerente do departamento de contabilidade de uma fábrica de tecelagem, da qual saíram 10 de suas 12 jogadoras, Daimatsu era um “general”. Além das rotinas massacrantes de treino, que duravam seis horas, sete dias por semana, o japonês insultava e chegava a bater em suas comandadas. Mesmo com os métodos nada louváveis, as japonesas, sob o comando de Daimatsu, foram campeãs olímpicas em Tóquio-1964, vencendo todas as partidas e cedendo apenas um set.

O “tirano” mais famoso, no entanto, é o russo Nikolay Karpol. Formado pela escola soviética, o comandante gritava tanto com suas jogadoras nos tempos técnicos que constrangia quem estivesse assistindo ao jogo. O comportamento de Karpol, bicampeão olímpico em 1980 e 1988, fez com que ele fosse vaiado por torcidas ao redor do mundo. Apesar do temperamento explosivo, o russo é um dos maiores vencedores do esporte e tem seu nome eternizado no Hall da Fama do vôlei.

Em que ano o vôlei masculino ganhou a sua primeira medalha olímpica?

Acesse também 

Confederação Brasileira de Voleibol
Site: www.cbv.com.br
Federação Internacional de Voleibol (FIVB): www.fivb.org

Quando vôlei masculino ganhou a primeira medalha de ouro nas Olimpíadas?

Seleção Brasileira masculina de vôlei fez campanha histórica nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, e de forma invicta garantiu o primeiro ouro para a modalidade.

Em que ano o voleibol masculino brasileiro ganhou sua primeira medalha olímpica?

“É com muita alegria que a CBV celebra os 30 anos do primeiro ouro olímpico do voleibol brasileiro. A medalha em Barcelona 1992 é um marco para o voleibol e para todo o esporte olímpico do Brasil.

Em que ano o voleibol brasileiro masculino conquistou a sua primeira medalha olímpica e qual era medalha ouro prata ou bronze?

Seus resultados esportivos começaram a aparecer de forma consistente na década de 1980, que configurou o voleibol brasileiro como força mundial. Conquistou a medalha de ouro olímpica três vezes, nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992, nas Olimpíadas de Atenas em 2004 e nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

Quem foi medalha de ouro no vôlei masculino?

Brasil derrotou a Holanda por 3 a 0 na final e subiu no lugar mais alto do pódio após oito vitórias em oito jogos; time tinha atletas renomados como Tande, Giovane, Carlão, Marcelo Negrão, Maurício e Paulão e era comandado por José Roberto Guimarães.