Em que órgão do sistema digestório o alimento e o ar passam e onde há a epiglote que regula a saída de ar para a laringe e do alimento para o esôfago?

Índice

Introdução

A faringe é um órgão pertencente tanto ao sistema respiratório quanto ao sistema digestivo. Ela comunica o nariz e a boca à laringe e ao esôfago.

Sua localização no corpo humano é na região da garganta, com função de conduzir o ar até os outros órgãos do sistema respiratório, bem como conduzir os alimentos aos órgãos do sistema digestivo.

Em repouso, a faringe tem aproximadamente 15 centímetros. Quando contraída, tem cerca de 12 centímetros.

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

O que é faringe?

A faringe é um órgão comum aos sistemas respiratório e digestório. Através deste órgão passam tanto o ar quanto os alimentos. Trata-se de um órgão tubular revestido de músculo, com cerca de 12 centímetros. A faringe é dividida em três regiões: a região nasal, a região oral e a região laríngea. Chamamos a região nasal de orofaringe; a região oral de orofaringe e a região laríngea de laringofaringe.  

A nasofaringe é a região mais superior, que está conectada à cavidade nasal. A orofaringe comunica-se com a boca, sendo a porção mais intermediária do órgão e a laringofaringe é a região inferior, que comunica-se com a laringe, órgão do sistema respiratório, e em seguida, com a abertura do esôfago, órgão do sistema digestório. 

A função da faringe

A função da faringe é conectar a região do nariz e boca à região da laringe e esôfago. A faringe funciona, portanto, como uma ponte para os sistemas digestório e respiratório. 

Nesse sentido, podemos dizer que a faringe recebe e serve de passarem para o ar inalado e alimentos ingeridos, encaminhando-os para outros órgãos. Essa função é de extrema importância pois garante que o alimento não entrará em contato com os órgãos do sistema respiratório, nem que o ar será ingerido em grande quantidade com os alimentos, o que pode causar gases. 

Onde se localiza a faringe?

Esquema mostrando a localização das três regiões da faringe: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe. (Fonte: GnolizX, Public domain, via Wikimedia Commons)

A faringe localiza-se logo acima da laringe, na região da cabeça e pescoço. Como mencionado, integra os sistemas digestório e respiratório. Esse órgão é um tubo muscular membranoso que comunica-se com o nariz e a boca, e liga-os à laringe e ao esôfago. 

Para que serve a faringe?

A função da faringe é de receber o ar que chega das cavidades nasais e passa pela laringe, indo até a traqueia. Embora o ar possa adentrar o organismo via nasal e bucal, em ambas as situações, o ar passa pela faringe.

Quando o ar entra por vias nasais, passa primeiro pela faringe superior, em seguida pela média, indo para a inferior e finalmente seguindo para a laringe.

Caso o ar entre pela boca, ele passará diretamente para a faringe média, depois pela inferior e pela laringe. O caminho que o ar percorrerá após sair da laringe será igual para os dois casos.

No caso dos alimentos, eles entram no tubo digestivo sempre pela via bucal e seguem pela faringe média, descendo pelo esôfago e seguindo seu caminho no sistema digestivo.

Embora a faringe tenha pouca sensibilidade, ela exerce função no processo de deglutição. Os movimentos peristálticos da faringe são os responsáveis pela condução do bolo alimentar.

A presença da epiglote é o que confere à faringe essa bifuncionalidade. A epiglote está situada na parte inferior da laringe e superior da laringe e tem movimentos de abrir e fechar justamente para proteger tanto o sistema respiratório quanto o digestivo.

Durante a deglutição, a epiglote bloqueia a entrada da laringe, fazendo com que o alimento seja encaminhada para o esôfago, enquanto, durante a respiração, a epiglote se abre e permite a passagem do ar pela laringe. Desajustes nesse sistema são causadores de engasgos.

É fundamental manter hábitos saudáveis para preservar as funções adequadas deste órgão. Sabendo da importância do mesmo, deve-se adotar hábitos saudáveis e fugir de hábitos nocivos, uma vez que a faringe é um órgão suscetível a algumas doenças. 

Dentre os hábitos que ajudam a manter a faringe saudável estão:

  • manter-se hidratado: beber água adequadamente mantém as mucosas hidratadas e saudáveis;
  • cuidado com a alimentação: uma alimentação saudável e equilibrada, evitando bebidas gasosas, muito adocicadas e alcoólicas é importante para a saúde deste órgão;
  • evitar locais aglomerados e fechados: evita-se, assim, a contaminação por vírus e bactérias respiratórios;
  • evitar cigarros de qualquer tipo;
  • prevenir-se contra o HPV;
  • evitar colocar as mãos ou objetos na boca, pois esse hábito pode favorecer a proliferação de microorganismos nocivos.

Quais são as características da faringe?

A faringe tem formato de funil irregular: ela possui largura mediana na parte de cima, largura um pouco mais dilatada na porção mediana e largura estreita na região de baixo.

A parte interna da faringe é revestida na parte superior (ou nasal) por uma mucosa equivalente à mucosa nasal. Já na parte inferior, ou bucal, é revestida por uma mucosa equivalente ao epitélio da boca.

Regiões da faringe

Nasofaringe, rinofaringe ou faringe superior

A nasofaringe é a região superior da faringe. Ela se comunica com as cavidades nasais através das coanas e se comunica com o ouvido médio através das tubas auditivas, ou trompas de eustáquio, localizadas cada uma em um lado e ligadas com a caixa do tímpano.

Nessa região, encontram-se as tonsilas faringeanas. Essas tonsilas podem ser chamadas de adenóide quando apresentarem-se de forma aumentada obstruindo a passagem de ar pela cavidade nasal.

Orofaringe

A orofaringe é a região que se comunica com a boca, incluindo a língua, o palato mole, as amígdalas e o início da garganta. Contribui com os processos de mastigação, respiração e deglutição.

A região da orofaringe é uma região bastante sensível. Por isso, reações reflexivas, como a reação de ânsia de vômito, são reações comuns a depender do estímulo recebido pela faringe.

Nessa região, podemos encontrar as tonsilas palatinas e linguais. As tonsilas são formadas por tecido linfático e estão relacionadas ao sistema imunológico. É comum  nessa região ocorrer a amigdalite, que é uma infecção causada por bactéria ou vírus.

Laringofaringe ou hipofaringe

A laringofaringe é a região inferior que se comunica tanto com a abertura do esôfago, ou seja, com o sistema digestivo, quanto com a laringe, ou seja, com o sistema respiratório.

Qual é o tecido da faringe?

Na parte externa, a faringe é composta por uma camada de músculo circular. Já na parte interna, a composição das camadas é de músculos esqueléticos, revestidos por uma camada mucosa.

Ali se concentram as amígdalas. Elas são capazes de bloquear a invasão de micróbios e são interligadas por canais linfáticos.

A nomenclatura das amígdalas é dada de acordo com a região em que se encontram: amígdalas palatinas, amígdalas linguais, amígdalas faríngeas e amígdalas tubáricas.

A diferença entre faringe e laringe

A laringe e a faringe são órgãos comumente confundidos pela semelhança no nome e também por serem órgãos localizados na região da cabeça e pescoço. Apesar de algumas semelhanças, trata-se de órgãos muito diferentes.

A maior diferença é que a faringe está localizada na região superior quando comparada a laringe. A faringe faz uma ponte para os sistemas respiratório e digestório, enquanto a laringe faz parte do sistema respiratório e é o órgão que contém as cordas vocais, sendo responsável pelos sons e pela fala. A laringe está localizada logo acima do órgão que garante a passagem do ar para os pulmões, a traqueia. 

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓 

Plano de estudo gratuito

Está precisando de uma ajuda nos estudos? Então, conheça o plano de estudo da Quero Bolsa: um material completo, com textos, vídeo-aulas e exercícios com resolução. Baixe o cronograma sem pagar nada clicando aqui.

Plano de estudo gratuito

Exercício de fixação

UnB

Assinale a alternativa que apresenta uma estrutura comum ao sistema respiratório e digestivo.

A Brônquios.

B Faringe.

C Pulmão.

D Esôfago.

E Laringe.

Qual é a via por onde passa o alimento e o ar?

A faringe é um órgão comum aos sistemas respiratório e digestório. Através deste órgão passam tanto o ar quanto os alimentos.

Como funciona a epiglote durante o processo de alimentação?

A epiglote funciona como uma espécie de válvula que se fecha durante a deglutição e se abre para permitir o fluxo de ar durante a respiração. Desse modo, impede a passagem de ar durante a deglutição e que alimentos entrem na via respiratória durante a respiração.

O que é epiglote e qual sua função?

A epiglote é uma estrutura localizada na entrada da laringe que garante que nenhum alimento entre no sistema respiratório. A epiglote é uma estrutura localizada na laringe que é constituída por tecido cartilaginoso.

Qual é o órgão comum ao sistema digestório e ao sistema respiratório que conduz alimento ao esôfago e ar às vias respiratórias?

A faringe é um órgão que faz parte tanto do sistema respiratório quanto do sistema digestório. É um canal muscular membranoso, que se comunica com o nariz e a boca, ligando-os à laringe e ao esôfago.