Empresas transnacionais que atuam no Brasil e seus países de origem

A globalização intensificou as relações comerciais, sendo assim, muitas empresas passaram a instalar filiais em outros países, as chamadas transnacionais.

Fruto da economia globalizada, as transnacionais são empresas que atuam em diferentes países do planeta. Essas corporações (indústrias, mineradoras, bancos, telecomunicações, etc.) possuem matriz no país de origem e ampliam seu campo de atuação por meio da instalação de filiais.

Durante muitos anos foi utilizado o termo multinacional para se referir às empresas com as características citadas acima, no entanto, ocorreu a substituição para transnacionais, pois o primeiro termo pode ser interpretado como se a empresa pertencesse a várias nações; já o segundo, relaciona-se ao fato de a empresa transcender seus limites territoriais, passando a atuar no mercado exterior.

A globalização intensificou as relações comerciais numa escala planetária, e, nesse sentido, muitas empresas passaram a instalar filiais em outros países. A revolução técnico-científica-informacional viabilizou ainda mais a atuação das transnacionais, visto que ocorreu (e ainda ocorre) o aperfeiçoamento dos meios de transporte, de telecomunicações, entre outros aparatos fundamentais para a realização eficaz dessas atividades.

No final do século XIX surgiram as primeiras transnacionais, que tinham como sede apenas os países desenvolvidos, em especial os Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Alemanha. Após a Segunda Guerra Mundial (1945), empresas de vários países passaram a atuar no mercado internacional, instalando filiais em diversos setores da economia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O principal critério para a instalação de uma filial de transnacional é a disponibilidade de matéria-prima que o local oferece, mão de obra barata, doação de terreno, isenção de impostos, legislação ambiental pouco rígida, energia e mercado consumidor em expansão. Sendo assim, países em desenvolvimento como o Brasil, Argentina, México, Índia e África do Sul foram os principais destinos escolhidos.

Os investimentos realizados pelas transnacionais são elevados, entretanto, o retorno financeiro é satisfatório em decorrência da alta produtividade e o pagamento de baixos salários, além dos benefícios fiscais. Para os países que recebem essas empresas, há o aumento no número de empregos e a industrialização. É importante ressaltar que o lucro obtido é direcionado à instalação de novas filiais e à matriz.

Existem mais de 40 mil transnacionais, que respondem por cerca de 70% do comércio mundial. Elas vendem produtos e oferecem serviços em toda parte do mundo, expandindo cada vez mais seu mercado consumidor. Entre as transnacionais mais conhecidas estão: Coca-Cola, Pepsi, Nike, Adidas, Puma, McDonald’s, Nestlé, Unilever, Toyota, Volkswagen, Fiat, Sony, Vivo, etc. O Brasil também possui empresas que atuam no mercado exterior: Petrobrás, Vale, Aracruz, Sadia, Perdigão, Gerdau, Votorantim, Odebrecht, entre outras.  

Empresas Multinacionais são aquelas que têm sede num país, mas operam em vários países do mundo através de filiais. Caracterizam-se, assim, por serem empresas de expansão internacional.

É dessa forma que elas se consolidam e se tornam referência.

Também chamadas de transnacionais, ou empresas globais, o surgimento dessas grandes empresas intensificou o processo de mundialização da economia após o término da Segunda Guerra Mundial.

Os países têm interesse em trazer esse tipo de empresa numa tentativa de ampliar o desenvolvimento. Além desse benefício, as multinacionais propiciam a geração de empregos.

No entanto, o fato de o lucro ser enviado para a matriz da empresa revela que há aspectos menos benéficos para os países que recebem essas filiais.

Dentre esses aspectos, podemos citar a busca por matéria-prima e por mão-de-obra-baratas. Acresce o fato de que as mesmas podem, ainda, inibir o crescimento das empresas nacionais.

O surgimento das multinacionais é uma das características da Globalização.

Empresas Multinacionais e Sedes

  • Apple - EUA
  • BMW - Alemanha
  • Danone - França
  • Dell - EUA
  • Fiat - Itália
  • General Motors - EUA
  • Google - EUA
  • IBM - EUA
  • Johnson & Johnson - EUA
  • Microsoft - EUA
  • Nestlé - Suíça
  • Nike - EUA
  • Nokia - Finlândia
  • Peugeot - França
  • Samsung - Coreia do Sul
  • Siemens - Alemanha
  • Sony - Japão
  • Toyota - Japão
  • Volkswagen - Alemanha

Importa referir que todas as empresas acima têm filiais no Brasil.

Há também empresas multinacionais brasileiras que atuam em diversos países. São exemplos:

Alpargatas, Banco do Brasil, Bradesco, Embraer, Gerdau, Itaú – Unibanco, JBS, Marcopolo, Natura, Odebrecht, Oi, Perdigão, Petrobras, Sadia, Vale, Votorantim e Weg.

Leia mais:

  • História da Petrobras
  • Indústria
  • Globalização Econômica

Quais são as empresas transnacionais que atuam no Brasil?

Dentre as mais famosas, podemos citar:.
Coca-Cola;.
Apple;.
Nestlé;.
Hyunday;.
Samsung;.
Shell;.
General Motors;.

O que são empresas transnacionais e qual a origem delas?

Empresas transnacionais são caracterizadas por possuírem matriz em um país de origem e atuarem em outras nações por meio da instalação de filiais. Essas empresas surgiram no final do século XIX, entretanto, só obtiveram destaque no cenário mundial após a Segunda Guerra Mundial (1945).

Quais as 10 maiores transnacionais que atuam no Brasil?

Conheça as 10 maiores empresas multinacionais.
1 - Apple..
2 - Toyota Motor..
3 - Samsung..
4 - Volkswagen Group..
5 - Johnson & Johnson..
6 - Microsoft..
7 - Walmart..
8 - Nestlé.

Quais os países de origem das 10 principais empresas transnacionais no mundo?

Confira as 10 primeiras colocadas:.
Walmart..
State Grid. Setor: Energia. País: China. ... .
China National Petroleum Corp (CNPC) Setor: Petróleo. País: China. ... .
Sinopec Group. Setor: Petróleo. País: China. ... .
Royal Dutch Shell (Shell).
Exxon Mobil. Setor: Petróleo. País: Estados Unidos. ... .
Volkswagen..
Toyota. Setor: Automóveis. País: Japão..