Essa relação entre colônia e metrópole é conhecida como

Questão 1

(UFES) São características da colonização portuguesa na América:

a) exploração de recursos minerais, utilização do trabalho livre e predominância da pequena propriedade;

b) realização do pacto colonial, emprego da mão de obra escrava e predomínio da monocultura;

c) divisão da metrópole em lotes de iguais proporções, dispersão entre os núcleos coloniais e comercialização do café;

d) divisão do território brasileiro, exploração familiar da terra e ênfase na implantação de manufaturas;

e) subordinação política à aristocracia rural portuguesa, monopólio comercial e sociedade igualitária.

Questão 2

(FUVEST) A invasão da Península Ibérica pelas tropas de Napoleão Bonaparte levou a Coroa Portuguesa, apoiada pela Inglaterra, a deixar Lisboa e instalar-se no Rio de Janeiro. Tal decisão teve desdobramentos notáveis para o Brasil. Entre eles:

a) a chegada ao Brasil do futuro líder da independência, a extinção do tráfico negreiro e a criação das primeiras escolas primárias.

b) o surgimento das primeiras indústrias, muitas transformações arquitetônicas no Rio de Janeiro e a primeira constituição do Brasil.

c) o fim dos privilégios mercantilistas portugueses, o nascimento das universidades e algumas mudanças nas relações entre senhores e escravos.

d) a abertura dos portos brasileiros a outras nações, a assinatura de acordos comerciais favoráveis aos ingleses e a instalação da Imprensa Régia.

e) a elevação do Brasil à categoria de Reino Unido, a abertura de estradas de ferro ligando o litoral fluminense ao porto do Rio e a introdução do plantio do café.

Questão 3

Outro nome que também é dado ao Pacto Colonial é:

a) Pacto de Mão Única

b) Exclusivo metropolitano

c) Mercantilismo ilustrado.

d) Capitalismo unilateral

e) Pacto do excedente metalista.

Questão 4

É característica do Pacto Colonial:

a) o protecionismo mercantilista.

b) a abertura do comércio da colônia para outras metrópoles.

c) a ausência de representantes da coroa nas colônias.

d) a prática exclusiva da extração de metais.

e) a prática exclusiva da monocultura.

Respostas

Resposta Questão 1

Letra B

O Pacto colonial foi uma das principais características da colonização ibérica nas Américas. Não apenas Portugal, mas também a Espanha procurou exercer uma influência exclusiva em suas colônias, buscando “protegê-las” e “blindá-las” ao máximo de atividades comerciais de outras potências europeias.

Resposta Questão 2

Letra C

O pacto colonial, um dos elementos fundamentais do mercantilismo, foi rompido entre Portugal e o Brasil com a vinda da família real portuguesa para o Rio de Janeiro em 1808. Esse fato elevou o Brasil à condição de Reino Unido.

Resposta Questão 3

Letra B

O termo 'Exclusivo Metropolitano' também é amplamente utilizado em referência ao Pacto Colonial, pois explicita que as práticas comerciais das colônias deveriam ter a prerrogativa de exclusividade da metrópole que as havia colonizado.

Resposta Questão 4

Letra A

O protecionismo consistia em uma das principais práticas do mercantilismo e expressava o tipo de acordo feito com o Pacto Colonial: as colônias (os colonos que nelas habitavam e que a faziam produzir riquezas) deveriam dar exclusividade comercial às metrópoles, que, por sua vez, davam-lhes condições de trabalho e regularizavam a situação de exploração.


O Pacto Colonial consistiu num conjunto de regras que garantiam às metrópoles europeias, da época do mercantilismo, um controle efetivo de seus produtos.

Essa relação entre colônia e metrópole é conhecida como
O mundo começou a se integrar a partir da montagem do sistema econômico mercantilista

Por Me. Cláudio Fernandes

A montagem do Sistema Colonial português e espanhol em terras americanas se deu a partir do século XVI, principalmente através da produção e comercialização de açúcar e da extração de metais preciosos por Portugal e Espanha, respectivamente. No caso da colônia portuguesa, o Nordeste brasileiro, sobretudo regiões como as do atual estado do Pernambuco, era o centro da atividade econômica açucareira. Entretanto, ainda no século XVI, Portugal passou a contar com a participação da eficiência holandesa, sobretudo de judeus holandeses, no âmbito do comércio de açúcar. Essa participação implicava desde financiamento de engenhos até o refinamento do produto (açúcar) em território holandês.

A máquina econômica colonial portuguesa estava a todo vapor. E, sendo assim, tornava-se necessária a precaução contra as tentativas de usurpação que outras nações promoviam contra Portugal, o que era típico no sistema mercantilista. No sistema mercantilista, as colônias – como o Brasil – eram encaradas como extensões de suas metrópoles – os países europeus, como Portugal, de modo que estas pretendiam exercer controle efetivo e total sobre o que aquelas produziam. Isto era encarado pelas metrópoles como uma “missão” ou “intervenção civilizadora”.

Essa relação de dominação integral da colônia pela metrópole constituiu uma das características do mercantilismo que foi denominada Pacto Colonial. O Pacto Colonial consistia num conjunto de regras e acordos firmados entre a metrópole e os colonos, que tinha por objetivo assegurar que a exclusividade dos lucros da produção colonial seria remetido tão somente à sua metrópole de origem. Essa política ficou conhecida como exclusivo metropolitano ou exclusivo colonial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Associava-se ao Pacto Colonial a acumulação de metais preciosos e moedas (de ouro e prata) para garantir à metrópole uma valorização de sua economia e de seu estado. Isso ficou conhecido como metalismo. A Espanha, por ter encontrado outro e prata com maior facilidade, passou a dominar o acúmulo de metais na época e a atrair investimentos de outras metrópoles, como a portuguesa e a inglesa.

Essa relação entre colônia e metrópole é conhecida como

A acumulação de moedas foi determinante para a consolidação do mercantilismo

Soma-se a essas características organizadoras do Pacto Colonial, a busca pela balança comercial favorável à metrópole, o que implicava a política do protecionismo, que consistia na criação de dificuldades para a entrada de produtos na metrópole que procedessem de outros reinos. Isso garantia um monopólio da venda do produto que era trabalhado a partir da exploração das colônias.

O Pacto Colonial só terminou com o advento de outra forma de economia na modernidade, mais complexa que o sistema mercantilista; isto é: o sistema capitalista que, com o desenvolvimento da indústria, a partir do século XVIII, mudou os eixos do sistema de produção, distribuição e consumo de produtos. Fato que transformou radicalmente a relação entre as nações do continente europeu e suas colônias – que se tornaram ex-colônias através de insurreições, revoltas e guerras políticas.

Por Cláudio Fernandes

Qual é a relação entre colônia e metrópole?

A relação entre a Metrópole e a Colônia se dava por meio dos termos do Pacto Colonial, e teoricamente a Metrópole tinha o dever de "proteger" a Colônia que, por sua vez, pagava tributos e tarifas a Metrópole.

Qual a relação econômica entre a metrópole e a colônia?

O Pacto Colonial, ou Exclusivo Comercial Metropolitano, era um sistema de leis e normas que as metrópoles impunham às suas colônias durante o período colonial, ou seja: as metrópoles eram os países que se beneficiavam dos produtos e da atividade econômica de seus territórios coloniais.

Como era a relação entre metrópole e colônia durante a primeira fase da DIT?

Nesse período, as colônias tinham uma relação única e exclusiva com suas metrópoles, fornecendo a elas matérias-primas e recebendo delas os seus produtos então manufaturados – uma vez que a industrialização ainda não havia acontecido.

Qual o nome dado ao sistema de regras para o comércio entre metrópole e colônia?

O chamado Pacto Colonial foi como ficou conhecido a relação de comércio entre a metrópole e suas colônias no período das colonizações europeias, na Idade Moderna.