Exame de colonoscopia como é feito

A colonoscopia é um exame que permite ao médico analisar o revestimento interno do intestino grosso e parte do intestino delgado, em uma área que corresponde ao reto, ao cólon e ao íleo terminal. O procedimento serve para encontrar pólipos, tumores, inflamações, úlceras e outras alterações no órgão, sendo atualmente um dos principais métodos de rastreamento do câncer de cólon e reto.

O paciente também pode realizar uma colonoscopia virtual - exame que também necessita de preparo, mas que não é invasivo, pois é feito por Tomografia Computadorizada.

Fora as opções pagas, o exame também está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Para realizar a colonoscopia na rede pública, porém, é necessário apresentar encaminhamento médico e entrar na fila de espera.

A colonoscopia é contraindicada para pacientes com:                       

  • Abdômen agudo perfurativo
  • Diverticulite aguda
  • Megacólon tóxico
  • Obstrução intestinal.

Além disso, algumas condições fazem com que o exame de colonoscopia seja adiado, como:                  

  • Infarto recente do miocárdio
  • Embolia pulmonar recente
  • Neutropenia importante
  • Gravidez
  • Aneurisma de aorta ou de ilíaca
  • Esplenomegalia.

Em geral, as mulheres grávidas não são indicadas para fazer a colonoscopia. Primeiramente porque a sedação usada no exame não pode ser ministrada no primeiro trimestre de gestação. Depois porque o excesso de evacuação pode causar desidratações e deficiências vitamínicas, além de ser um procedimento que pode causar desconfortos.

Saiba mais: Pré natal: conheça os exames e quando fazê-los

Após o exame de colonoscopia, você poderá sentir algum inchaço e cólicas nas primeiras horas. Você terá gases e sentirá vontade de evacuar com frequência. Se foi feita uma biópsia ou retirada de pólipo, você pode ter traços de sangue nas fezes. Após o período de evacuação mais frequente, pode ser que você passe vários dias sem evacuar.

A colonoscopia pode ser indicada para:

  • Procurar um câncer de cólon e reto ou pólipos
  • Procurar a causa de sangue nas fezes ou hemorragia retal
  • Analisar a causa de fezes escuras ou pretas
  • Encontrar a causa de uma diarreia crônica
  • Encontrar uma possível causa para anemia ferropriva
  • Analisar a causa de uma perda de peso inexplicável
  • Analisar o cólon após resultados anormais de um exame de fezes
  • Acompanhar ou tratar a colite
  • Procurar a causa de dor abdominal crônica
  • Para acompanhar pacientes portadores de pólipos.

Pessoas com histórico familiar de câncer de cólon e reto ou doenças do intestino devem começar a fazer colonoscopias anualmente após os 50 anos, no sentido de rastrear qualquer recorrência. Seu médico pode recomendar o exame mais cedo se o seu risco para câncer de cólon e reto for muito alto. Se você estiver fazendo acompanhamento para alguma doença intestinal, os exames podem ser mais frequentes.Caso não haja algum fator de risco que obrigue o paciente a fazer o exame mais frequentemente, a indicação é fazer a colonoscopia a partir dos 50 anos e a cada 10 anos em sequência.

Antes de fazer um exame de colonoscopia, o médico pedirá para o paciente interromper o uso de alguns medicamentos durante dois ou três dias, principalmente suplementos de fibras e remédios que contenham ferro.Outros medicamentos como anti-inflamatórios, anticoagulantes e insulina devem ser discutidos com o médico, que irá avaliar se devem ser interrompidos ou não. Portanto, é importante consultar um profissional sobre quaisquer dúvidas que você tenha sobre o exame de colonoscopia. 

Saiba mais: Colonoscopia reduz risco de câncer de cólon avançado em 70%

Portanto, nos dias anteriores ao exame, você irá ao banheiro diversas vezes até que a evacuação seja apenas uma água transparente. Esse é o sinal de que o cólon está limpo, preparado para fazer o exame, pois só assim é possível enxergar a mucosa e encontrar lesões. 

É importante beber bastante líquido enquanto puder, de preferência com cores claras (como suco de maçã), para não ficar desidratado. Descanse na noite anterior à colonoscopia e pare de comer e beber qualquer coisa no mínimo oito horas antes do exame. Pode ser também que você tome outra solução no dia da colonoscopia, para que, em três horas, você consiga evacuar tudo o que está no intestino. 

Para fazer a colonoscopia, é importante que você esteja acompanhado, pois o exame é feito com sedação e seus efeitos podem durar horas, impedindo você de praticar atividades, como dirigir ou trabalhar. 

Exame de colonoscopia como é feito

Foto: Phonlamai Photo/Shutterstock

A colonoscopia é feita em um consultório médico, clínica ou hospital. Você vai precisar tirar a maioria de suas roupas e será dada uma vestimenta própria para o exame.O médico irá inserir o colonoscópio até o início do intestino delgado, pois é essa extensão do intestino que geralmente fica doente. Durante o exame, caso a sedação não seja geral, você poderá sentir cólicas ou dores agudas, consequentes da movimentação do tubo. Você também poderá sentir vontade de evacuar. 

O médico também pode utilizar pequenas ferramentas, como fórceps ou cotonetes, para recolher amostras de tecido (biópsia) ou retirar pólipos. Normalmente, as pessoas não sentem nada. Ao final da colonoscopia, o tubo é lentamente puxado para fora do ânus e a sua área anal será limpa. 

Geralmente, a colonoscopia dura de 30 a 45 minutos, mas pode demorar mais, dependendo do que for encontrado e do que é feito durante o teste. Após o exame, você ficará sob observação durante uma ou duas horas. Quando estiver acordado e capaz de andar, você poderá ir para casa. 

Exame de colonoscopia como é feito

Foto: Christoph Burgstedt/Shutterstock

Além da parte diagnóstica, a colonoscopia também pode ser usada como procedimento terapêutico, uma vez que não requer incisões. A colonoscopia pode ser usada para:

  • Retirada de pólipos (polipectomias): com ajuda de uma alça na ponta do colonoscópio, o médico laça a base do pólipo e emite uma pequena corrente elétrica, em toda a volta do pólipo, removendo-o por completo
  • Colocação de próteses no intestino
  • Remoção de corpos estranhos (moedas engolidas por crianças, por exemplo)
  • Tratamento de lesões sangrantes.

Ao chegar em casa no dia do exame, você pode começar a se alimentar, com líquidos à vontade e um lanche pequeno. É importante tomar bastante líquido para evitar uma desidratação.Se pólipos foram retirados, o médico pode aconselhá-lo a não tomar aspirina e anti-inflamatórios durante uma ou duas semanas. 

A chance de acontecer qualquer problema em uma colonoscopia é muito pequena. No entanto, pode ser que as ferramentas utilizadas durante o exame perfurem o revestimento do cólon, causando sangramentos. No geral, o médico percebe esse sangramento durante o próprio exame, já fechando a ferida no mesmo procedimento.Também pode ocorrer uma perfuração tardia, no geral em decorrência de uma ressecção de pólipo, que pode gerar uma necrose mais profunda, causando sangramento nos dias seguintes ao exame. Nesse caso, o paciente deve ser encaminhado ao médico para tratar a ferida de forma adequada. Procure seu médico se você:

  • Tiver um sangramento persistente nas fezes
  • Tiver uma dor de barriga grave
  • Desenvolver febre
  • Sentir muita tontura
  • Vomitar
  • Ficar com a barriga inchada e firme.

Por ser um procedimento no qual o resultado é mostrado ao vivo, o colonoscopista será capaz de dizer os resultados imediatamente após o procedimento. Qualquer alteração na cor ou textura da mucosa do intestino, ou mesmo a presença de sangramentos, indica um problema.As amostras de tecido são enviadas para um laboratório, onde serão avaliadas. Outros resultados do teste são preparados em dois a quatro dias, ou então semanas, dependendo da avaliação.

O revestimento do cólon deve parecer suave e cor de rosa, com um monte de dobras normais. Não pode haver crescimentos, bolsas, sangramento ou inflamações.

A colonoscopia pode indicar:

  •  Hemorroidas Pólipos
  • Tumores
  • Uma ou mais feridas (úlceras)
  • Bolsas na parede do cólon (diverticulose)
  • Inflamações
  • Colite
  • Câncer de cólon e reto.

Normalmente, a colonoscopia é feita por um gastroenterologista ou um colonoscopista. Muitos desses profissionais são só endoscopistas, isto é, só fazem exames endoscópicos como Endoscopia Digestiva Alta, Colonoscopia, Broncoscopia, etc.

  Dalton Marques Chaves, médico endoscopista do Fleury Medicina e Saúde, CRM 65213 SP

Sociedade Brasileira de Coloproctologia

Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva  

Quanto tempo de repouso após colonoscopia?

Repouso: em casa, por pelo menos 24 horas. – 03 dias depois do exame deve ser evitado: carne vermelha, frutas com bagaço e sementes em geral.

Como devo me preparar para o exame de colonoscopia?

No dia da Colonoscopia NÃO é permitida a ingestão de qualquer líquido, inclusive água, nas 4 horas que antecedem o exame. Fazer jejum absoluto de alimentos sólidos. Serão permitidos líquidos claros sem resíduos, tais como água, água de coco, chás claros, sucos coados ou bebidas isotônicas, até 4 horas antes do exame.

É preciso se depilar para fazer colonoscopia?

A ausência da depilação não interfere no resultado do exame. A higiene íntima deve ser feita da forma habitual, não sendo preciso a limpeza interna do ânus para retirar as fezes.

Quando a colonoscopia é indicado?

A colonoscopia é indolor e pode ser indicada em casos de suspeita de doenças no intestino grosso ou no reto. Ela pode diagnosticar infecções, tumores, pólipos e outras doenças.