Fatores que influenciam o escoamento superficial

22117 palavras 89 páginas

Elementos de Hidrologia Aplicada
Prof. Antenor Rodrigues Barbosa Júnior

6. Escoamento Superficial

6. ESCOAMENTO SUPERFICIAL
6.1. GENERALIDADES
O escoamento superficial é o segmento do ciclo hidrológico caracterizado pelo deslocamento da água na superfície da terra e nos cursos d’água naturais. Tem origem, fundamentalmente, nas precipitações e constitui, para o engenheiro, a mais importante das fases do ciclo hidrológico, uma vez que a maioria dos estudos está ligada ao aproveitamento da água superficial e à proteção contra os fenômenos provocados pelo seu deslocamento (erosão do solo, inundação, etc.).
Para descrever a ocorrência do escoamento superficial como fase do ciclo hidrológico é necessário levar em consideração os seguintes fatos. Quando uma chuva atinge determinada área ou bacia hidrográfica, parte de suas águas é interceptada pela vegetação (e/ou outros obstáculos), de onde se evapora posteriormente, e o restante atinge a superfície do solo. Da água que atinge a superfície do solo, parte é retida nas depressões do terreno, parte se infiltra e o restante escoa pela superfície do terreno. É razoável admitir-se que, durante a chuva, as quantidades evaporadas ou evapotranspiradas são desprezíveis. O escoamento da água que atinge a superfície do terreno acontece, portanto, após a intensidade da precipitação superar a capacidade de infiltração do solo
(conforme visto no estudo da infiltração) e depois de serem preenchidas as depressões armazenadoras da superfície.
Convém destacar que o escoamento superficial na forma aqui tratada abrange desde o excesso de precipitação posterior a uma chuva suficientemente intensa (com a ocorrência acima descrita), até o escoamento da água em um rio. No segundo caso, a água do escoamento no leito do rio provém do excesso da precipitação, bem como da alimentação proveniente das águas subterrâneas. 6.2. FATORES QUE INFLUENCIAM O ESCOAMENTO SUPERFICIAL
Os principais fatores que exercem influência no escoamento superficial são


Relacionados

  • An Lise Comparativa Do Escoamento Em Terra Os De Reas Granit Ides E Metassedimentares

    5462 palavras | 22 páginas

    Análise comparativa do escoamento em terraços de áreas granitóides e metassedimentares Pereira, S1. ; Bateira, C.2 ; Hermenegildo, C.3 ; Seixas, A.3 Faculdade de Letras da Universidade do Porto – Departamento de Geografia Via Panorâmica s/n 4150-564 Porto – Portugal e – mail: RESUMO Apresentam-se os resultados da análise comparativa do escoamento superficial desenvolvido em terraços agrícolas de litologia distinta. A partir de um campo experimental numa área granítica (Baião)….

  • Escolamento superficial

    18872 palavras | 76 páginas

    Hidrologia Aplicada – CIV 226 Escoamento Superficial 1 ESCOAMENTO SUPERFICIAL 1. GENERALIDADES O escoamento superficial é o segmento do ciclo hidrológico que estuda o deslocamento da água na superfície da terra. Tem origem, fundamentalmente, nas precipitações e constitui, para o engenheiro, a mais importante das fases do ciclo hidrológico, uma vez que a maioria dos estudos está ligada ao aproveitamento da água superficial e à proteção contra os fenômenos provocados pelo seu deslocamento (erosão….

  • Superficial

    2907 palavras | 12 páginas

    14/11/2013 ESCOAMENTO SUPERFICIAL Prof. Filipe Lima Dornelas 1 ESCOAMENTO SUPERFICIAL INTRODUÇÃO Corresponde ao segmento do ciclo hidrológico relacionado ao deslocamento das águas sobre a superfície do solo. Fundamental importância para o projeto de obras de engenharia; Aproveitamento da água superficial; Proteção contra os fenômenos provocados pelo seu deslocamento; Carreamento de partículas sólidas e assoreamento; Poluição difusa. 2 1 14/11/2013 ESCOAMENTO SUPERFICIAL FATORES….

  • escoamento superficial

    4387 palavras | 18 páginas

    ESCOAMENTO SUPERFICIAL – HIDROGRAMA PALMAS 2014 GABRIELLA DEBIAZZI MARIANE LEÃO TARYANE FERNANDES ESCOAMENTO SUPERFICIAL – HIDROGRAMA Trabalho apresentado à disciplina Hidrologia como requisito para obtenção de nota, sob a orientação do Prof. DSc. Girlene Maciel. PALMAS 2014 1 ESCOAMENTO….

  • Escoamento superficial

    6370 palavras | 26 páginas

    Capítulo Escoamento Superficial 1. GENERALIDADES 8 O escoamento superficial tem origem, fundamentalmente, nas precipitações. Ao chegar ao solo, parte da água se infiltra, parte é retirada pelas depressões do terreno e parte se escoa pela superfície. Inicialmente a água se infiltra; tão logo a intensidade da chuva exceda a capacidade de infiltração do terreno, a água é coletada pelas pequenas depressões. Quando o nível à montante se eleva e superpõe o obstáculo (ou o destrói), o fluxo se….

  • Hidraulica

    967 palavras | 4 páginas

    Tema: Escoamento Sumário Objetivos do Trabalho 4 Desenvolvimento 4 Escoamento 4 Geração do Escoamento 4 Modelos para determinação da geração do escoamento 5 Cálculos de Separação de Escoamento 5 Calculo 5 O Método SCS 5 Método do Soil Conservation Service 6 Resultados Obtidos 7 Conclusão 10 Objetivos do Trabalho Este trabalho teve como objetivo determinar os efeitos hidrológicos da urbanização de uma bacia em um determinado loteamento. Desenvolvimento Escoamento Tipos….

  • Escoamento Superficial

    5937 palavras | 24 páginas

    Capítulo Escoamento Superficial 8 1. GENERALIDADES O escoamento superficial tem origem, fundamentalmente, nas precipitações. Ao chegar ao solo, parte da água se infiltra, parte é retirada pelas depressões do terreno e parte se escoa pela superfície. Inicialmente a água se infiltra; tão logo a intensidade da chuva exceda a capacidade de infiltração do terreno, a água é coletada pelas pequenas depressões. Quando o nível à montante se eleva e superpõe o obstáculo (ou o destrói), o fluxo….

  • Escoamento

    4146 palavras | 17 páginas

    Escoamento Superficial 1. GENERALIDADES O escoamento superficial é o segmento do ciclo hidrológico que estuda o deslocamento da água na superfície da terra. Tem origem, fundamentalmente, nas precipitações e constitui, para o engenheiro, a mais importante das fases do ciclo hidrológico, uma vez que a maioria dos estudos está ligada ao aproveitamento da água superficial e à proteção contra os fenômenos provocados pelo seu deslocamento (erosão do solo, inundação, etc.). 2. FATORES QUE INFLUENCIAM….

  • drenagem

    2017 palavras | 9 páginas

    Hidráulica e Recursos Hídricos Hidrologia urbana: conceitos básicos sobre os escoamentos superficiais e o cálculo de cheias Fontes: PONCE, V. M., Engineering hydrology: principles and practices, Upper Saddle River: Prentice Hall, 1989. WIESNES, P., Introduction à l’hydrologie urbaine: conferences pour le Cours Intenational d’Hydrologie Operationnelle et Appliquée, Lausanne : EPFL, 1984. 1. Concentração dos escoamentos Assume-se a ocorrência de uma precipitação de longa duração, intensidade constante….

  • manejo e conservacao parte 3

    4785 palavras | 20 páginas

    4. Escoamento Superficial 4.1 Introdução O escoamento superficial corresponde ao segmento do ciclo hidrológico relativo ao deslocamento das águas sobre a superfície do solo. É de fundamental importância para o projeto de obras de engenharia, dimensionadas de modo a suportar as vazões máximas decorrentes do escoamento superficial. Avaliando o ciclo hidrológico, espera-se que uma parte do volume total precipitado seja interceptada pela vegetação, enquanto o restante atinge a superfície do solo provocando….

Outros Trabalhos Populares

Quais são os fatores que influenciam o escoamento superficial?

Diversos autores (BERTOL et al., 1989; SILVA et al., 2001; TUCCI, 2002) descrevem os fatores que influenciam o escoamento superficial, como fatores climáticos (intensidade da chuva, duração da chuva, chuva antecedente) e fatores fisiográficos (área da bacia, forma da bacia, permeabilidade do solo, topografia).

O que aumenta o escoamento superficial?

Na medida em que uma bacia vai sendo urbanizada, também vai ocorrendo o aumento do escoamento superficial. Como resultado do aumento da impermeabilização, uma maior parcela da precipitação se transforma em escoamento na bacia e com isso aumenta o valor do coeficiente de escoamento superficial (C).

Como se forma o escoamento superficial?

Escoamento superficial pode ser compreendido, como o movimento das águas na superfície da terra em deslocamento, em função do efeito da gravidade. Esse escoamento é diretamente ou indiretamente relacionado com as precipitações que ocorrem na bacia hidrográfica.

Quais são os tipos de escoamento superficial?

Ao atingir a superfície terrestre a água da chuva pode escoar na superfície, em sub- superfície ou subterraneamente.