Faz mal molhar o cabelo é não lavar?

Há quem lave o cabelo todos os dias, quem lave dia sim e dia não, e quem passe dias sem lavar. Mas será que tudo bem ficar com ele intacto por um tempo?

Assim como acontece com a pele, as características dos cabelos variam muito de pessoa para pessoa. Isso quer dizer que não tem uma fórmula mágica: a frequência ideal para a lavagem do meu cabelo pode ser bem diferente do que é melhor para o seu.

O melhor a se fazer é, primeiramente, determinar qual é o seu tipo de cabelo. Uma vez que você sabe qual é, é só seguir a lógica: quanto mais oleoso ele for, mais frequentemente precisa ser lavado. Dependendo do nível de oleosidade, a recomendação é que a lavagem seja diária.

Se ele não for oleoso demais, dá para lavar os cabelos dia sim, dia não ou, dependendo do seu nível de atividade, até de dois em dois dias. Novamente, é algo que acaba variando de pessoa para pessoa. E aqui, até mesmo a idade influencia, já que pessoas mais jovens tendem a ter cabelos mais oleosos.

Agora, se você é do tipo que lava os cabelos todos os dias, é importante seguir algumas dicas importantes.

Evite usar água muito quente ou xampus muito agressivos, que podem irritar o couro cabeludo.

Outro ponto que merece atenção é se há presença de dermatite seborreica e caspa, o que em algumas pessoas pode indicar excesso de oleosidade na região.

Se esse for o seu caso, é bom aumentar a frequência de lavagens e evitar ficar com o cabelo molhado por muito tempo depois de lavar.

Além disso, o hábito de tomar sol por alguns minutos todos os dias tende a ajudar pessoas com esse quadro, uma vez que os raios ultravioletas são aliados no combate a essas inflamações.

Por fim, fica a recomendação: se mesmo lavando os cabelos frequentemente e com produtos adequados você ainda assim tiver problemas, o melhor a se fazer é procurar ajuda profissional.

Roteiro: Rodrigo Lara. Fontes: Silvana Lessi Coghi, dermatologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo; Fernando Macedo, dermatologista do Fleury Medicina e Saúde; Damaris Ortolan, dermatologista e tricologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Leonardo Abrucio, dermatologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Lavar os cabelos todos os dias faz mal? Não é bem assim, em alguns casos é até recomendado.

Não existe uma regra de periodicidade para a lavagem do cabelo, depende do tipo de cabelo, da região em que a pessoa vive e, claro, do bom senso. Quem tem cabelos mais oleosos deve sim lavá-los diariamente. Já quem tem fios mais secos pode lavar dia sim, dia não.

"A lavagem depende muito do tipo de cabelo e da região onde a pessoa mora. Em lugares mais úmidos, as pessoas podem lavar o cabelo todo dia. Quem tem cabelo oleoso e fino também deve lavar diariamente", afirma Bruna Duque Estrada, coordenadora do Departamento de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Mas não existe o risco de apodrecer a raiz do cabelo? Ficar com o cabelo molhado por algum tempo não traz esse risco e nem cria fungos. Mas uma má higiene, associada a fatores como estresse e sudorese, pode levar à criação de fungos não só para quem tem cabelo comprido.

Faz mal molhar o cabelo é não lavar?

Imagem: Getty Images/iStockphoto

E quanto tempo posso ficar sem lavar o cabelo?

"As pacientes mais idosas, ou aquelas com cabelo mais seco, podem lavar menos vezes e enxaguar menos, porque essas pessoas não têm uma produção de sebo tão exuberante", completou.

Tem pessoas que conseguem ficar uma semana inteira sem lavar o cabelo e não ter problemas com isso. No entato, segundo as dermatologistas, o ideal é não ficar mais de cinco dias sem lavá-lo.

Deixar de lavar o cabelo pode fazer mal. Isso porque, o couro cabeludo produz sebo continuamente. A falta do enxague gera excesso de oleosidade e acúmulo de sebo que pode virar uma dermatite seborreica.

"Em casos mais dramáticos, fungos podem causar placas de seborreia e até doenças", explicou a médica Betina Stefanello, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Nada de água muito quente

Segundo a médica Betina Stefanello, deve-se lavar o couro cabeludo para retirar, principalmente, o resíduo gorduroso. Ela frisa que a água deve estar na temperatura mais baixa possível. Isso porque a água muito quente resseca o couro cabeludo.

Depois, aplique uma pequena quantidade de xampu nas mãos e, com o couro cabeludo já úmido, espalhe, massageando com a ponta dos dedos, nunca com as unhas. Em seguida, enxague bem, sem deixar resíduos. Se desejar, aplique o condicionador.

"O xampu desengordura o couro cabeludo e limpa os fios, preparando-os para receber o tratamento. E o condicionador sela as cutículas do cabelo, preservando as proteínas e o tratamento nos fios", explicou.

Tem problema só molhar o cabelo?

A água sozinha não limpa, o shampoo é necessário”, explica Jackson Nunnes. O expert explica que, para evitar o ressecamento causado pelo shampoo, é buscar um produto específico para suas necessidades.

Faz mal ficar molhar o cabelo todo dia?

Lavar o cabelo todo dia é uma higiene como outra qualquer e não traz prejuízos aos fios, segundo Kevin Porto, tricologista e terapeuta capilar.

Que fica no cabelo quando NÃO lava?

Sabe aquela amiga que passa uma semana sem lavar o cabelo? Ela pode ter demodex, ácaros parasitas que vivem nos folículos pilosos ou perto deles, um anexo da pele responsável pela produção e crescimento do pelo.