Fezes verde escuro em bebê de 1 ano

Todas as alterações na vida do bebé são muito importantes para os pais e geram também muita preocupação e dúvidas. Será o cocó verde uma situação grave? O que causa esta alteração na cor das fezes do bebé? O que se deve fazer e quando consultar o pediatra? Saiba as respostas neste artigo.

Cocó verde no bebé: causas e o que fazer?

O cocó esverdeado no bebé é grave?

Depende. De uma forma geral, a cor do cocó não tem um significado de maior (excetuando a presença de sangue), especialmente se não é acompanhada de outros sintomas gastrointestinais ou gerais.

É importante que esteja atento e que procure apoio médico sempre que necessário, mas também é essencial que esteja tranquilo e consiga pensar no dia do seu bebé (e nos dias anteriores) e que perceba se existirá justificação para a alteração da cor do cocó.

O que pode causar o cocó verde e o que se pode fazer?

1. Mecónio

O mecónio constitui as primeiras fezes do bebé, e a sua eliminação é estimulada pela ingestão do colostro (o primeiro leite materno), nas primeiras horas / dias a seguir ao parto. Com o passar dos dias, as fezes vão-se tornando mais amareladas e líquidas de uma forma natural.

O que fazer?

  • Não há nada que possa ou deva fazer neste caso, é um processo natural. Simplesmente continue com a amamentação e disfrute do seu bebé!

2. Amamentação

Apesar de, em geralmente três ou quatro dias, as fezes do bebé passarem a ser mais amareladas, a verdade é que ainda pode notar uma tonalidade verde amarelada por algum tempo.

De uma forma geral, os bebés amamentados pela mãe fazem cocós quase líquidos, de cor amarela, porque o leite é o único alimento que consomem, e a cor esverdeada apenas reflete uma maior quantidade de gases.

Será mais preocupante se as fezes tiverem uma cor mais esbranquiçada do que uma cor mais viva.

O que fazer?

  • Se o bebé não apresentar mais nenhum sintoma relevante, o cocó verde amarelado são uma situação normal. Continue sem medo e com tranquilidade com a amamentação.

3. Mudança de fórmula

Os bebés que fazem fórmulas em vez do leite materno ainda experienciam mais diferenças na cor das fezes, que podem ser particularmente mais percetíveis quando mudam o leite.

O que fazer?

  • Se o bebé não apresentar mais nenhum sintoma relevante e tiver mudado de leite, pode ser necessário que espere um pouco até o sistema gastrointestinal do seu bebé de habituar ao novo leite. Caso contrário ou se o sintoma persistir, consulte o seu pediatra.

4. Alimentos verdes

Para bebés que já estão na fase de diversificação alimentar, fezes esverdeadas podem simplesmente significar uma mudança, uma nova introdução ou uma quantidade diferente de alimento na sua alimentação.

Tal como acontece nos adultos, o consumo de vegetais verdes (como os brócolos, por exemplo) é uma das explicações principais para a mudança de cor do cocó do bebé.

O que fazer?

  • Se o bebé não apresentar mais nenhum sintoma relevante, continue com a diversificação alimentar. Lembre-se que os vegetais, incluindo os verdes, são excelentes fontes de vitaminas e minerais para o seu bebé.

5. Infeções

As infeções intestinais são uma das causas de alterações na cor do cocó dos bebés e as mais preocupantes da lista que apresentamos. Nestes casos, o funcionamento gastrointestinal está comprometido, sendo normal que as fezes adquiram uma cor fora do que é habitual.

O que fazer?

  • Se para além do cocó verde notar, como será de esperar, algum outro sintoma no seu bebé (fezes mais liquidas, fezes mais frequentes, dores, vómitos, choro compulsivo), consulte o seu médico.

6. Medicamentos

Tal como os alimentos, os medicamentos também podem alterar a cor do cocó do bebé, nomeadamente medicamentos “mais fortes” como por exemplo os antibióticos.

O que fazer?

  • Trata-se de uma situação normal, que certamente é prevista pelo seu pediatra quando prescreve o medicamento. Ainda assim, pode e deve sempre consultá-lo para que esclareça as duas dúvidas.

Suplementação em ferro para os bebés

Fezes verdes do bebê são normais? Como são as fezes dos bebês amamentados? E as fezes de bebês que se alimentam com fórmula? Tenha informações e veja foto sobre tudo isso e mais!

Nós falamos sobre como ir ao banheiro se tratando de adultos – e o que suas fezes dizem sobre sua saúde.  Mas e sobre fezes do recém-nascido?

  • As fezes do bebê na cor verde é normal?
  • Qual é a cor ideal para as  fezes do bebê?
  • As fezes de bebês que se alimentam pela fórmula é diferente de bebês que são amamentados?
  • Há coisas que você pode fazer para ajudar com as fezes do bebê?

Se você está pensando sobre essas perguntas, esse post é o certo para você!

Para entender a fundo sobre as fezes do seu bebê, vamos falar sobre cores, texturas e frequência.

Antes de nós começarmos – um presente especial para você

Nós cobrimos uma tonelada de informações nesse post, mas eu as destinei para uma pequena folha de dicas. Clique aqui para obtê-lo gratuitamente!

Quadro de cor das fezes do bebê

Parecido com adultos, a cor das fezes do seu bebê, a forma e a textura são ótimos jeitos de entender o que está acontecendo no trato digestivo de seu bebê ou sua bebê, do inicio ao fim.

Preto esverdeado

Essas fezes escuras são chamadas de mecônio. Consiste em um líquido amniótico, secreções das glândulas intestinais, pigmentos biliares, ácidos gordurosos e detritos intra-uterinos. Veja mais informações sobre as fezes esverdeadas.

baby poop color green black

Amarelo mustarda

Se você está amamentando exclusivamente, e as fezes de seu bebê são de cores vivas ou amarelo mostarda (e às vezes levemente alaranjadas), parabéns, as fezes de seu bebê são completamente normais.

baby poop color mustard yellow

Amarronzado

Se seu bebê está consumindo a fórmula, e as fezes são de uma cor amarronzada/amorenada e levemente sólida (pense em um caldo de amendoim diluído), então é normal.

baby poop color tan

Verde Limão

Esta  cor de cocô de bebê geralmente significa que há algum desconforto digestivo. Uma das razões para fezes verde  é um desequilíbrio do leite do início da mamada e do final da mamada. Isso significa que o bebê não está recebendo do leite rico e cremoso suficiente no final da mamada e, consequentemente, obtendo muito do leite líquido, que é maior em lactose e menor em gordura. Isso geralmente ocorre se você tem um despontamento muito rápido ou excesso de oferta de leite, e eventualmente irá normalizar na maioria dos casos. Certifique-se que o bebê terminou um lado antes de oferecer o outro irá muitas vezes resolver esse problema.

baby poop color lime green

Outra razão para o desequilíbrio do leite de início e leite do final é se o bebê uma tiver uma trava na boca ruim. Se assim for, o bebê pode ter dificuldade em sugar o leite cremoso e espesso de seu peito. Definitivamente, consulte uma consultora de amamentação se você acha que esse pode ser o caso.

Fezes verde limão pode também ser um sinal de problema estomacal. Problemas estomacais fazem as fezes ter geralmente aspecto espumoso e/ou mucoso também.

Finalmente, se o bebê recentemente comeu espinafre ou couve, esta é causa mais provável paraas fezes da cor verde limão.

Mantenha em mente: só uma ou duas fraldas com fezes verdes não são nada demais 0 mas se o bebê continuar com as fezes verdes enquanto os dias passarem, vale a pena investigar.

Verde floresta

Fezes verde-escuras é uma variação normal das fezes de um bebê que está tomando suplemento ferroso. Também pode ser a transição do mecônio para uma matéria fecal regular.

baby poop color forest green

Marrom

As fezes do bebê irá começar a amarronzar no momento em que ele(a) começar a comer mais e mais sólidos.

Chato, mas totalmente normal e ideal.

baby poop color brown

Branco

Fezes de bebê que são brancas ou cinzas pode ser sinal de que o bebê não está digerindo adequadamente e que seu fígado não está produzindo bile o suficiente. Ligue para o pediatra imediatamente.

baby poop color white

Vermelho

Cocô vermelho não é necessariamente algo sério. Por exemplo, isso pode acontecer após comer beterrabas.

Se as fezes do bebê é normal, mas contém manchas vermelhas, é mais provável que seja uma alergia ao leite. O melhor é eliminá-lo e verificar se melhora. Claro, consulte seu médico também.

Se as fezes do bebê estiver seca e dura (um sinal de constipação) e contiver listras vermelhas, é provavelmente por conta de pequenos rasgos na pele criados pelo esforço do bebê para defecar.

Se as fezes do bebê são diluídas e aguadas e contêm listras vermelhas, ou suas fezes é de uma cor de framboesa que se parece com uma gordura congelada, você talvez possa ter uma infecção bacteriana em suas mãos. Ligue para o pediatra imediatamente.

baby poop color red

Preto

Depois dos primeiros dias de mecônio, fezes escuras com manchas pode sinalizar sangramento. Ligue para seu pediatra imediatamente.

Se o bebê é amamentado e seus mamilos tem sangrado ou rachado, você deve procurar pequenas manchas pretas nas fezes normais do bebê. Isso é o resultado da digestão do bebê de um pouco de seu sangue e isso não é prejudicial.

baby poop color black

Fezes do bebê: textura

A textura das fezes de seu bebê ou fezes infantis pode dizer muito sobre a saúde e bem estar dele(a).

Fezes de bebês amamentados

Baby Poop Texture – Breastfed Baby – Mama Natural

As fezes de um bebê amamentado serão soltas e, às vezes, granuladas ou com aspecto de sementes. Essas pequenas sementes são gorduras lácteas não digeridas – totalmente normal.

Fezes de bebês alimentados por fórmula

Baby Poop Texture – Formula Fed Baby – Mama Natural

As fezes de um bebê alimentado por fórmulas serão mais grossas que a de um bebê que é amamentado, tendo mais consistência que pasta de dente ou húmus.

Bebês e fezes de alimentos sólidos

Baby Poop Texture – Solid Food – Mama Natural

Quando o bebê começa a comer sólidos, a textura de suas fezes começam a se firmar, mas ainda irá ficar mole (como uma bola de creme de amendoim) até que ele pare de ser amamentado.

Comida não digerida nas fezes do bebê

Baby Poop Texture – Undigested Food – Mama Natural

As fezes do bebê com pedaços de comidas não digeridas são consideradas normais. No entanto, se o bebê consistentemente tiver dificuldades em digerir certo alimento, você deve querer oferecer só quando o bebê ficar mais velho.

Além disso, se o bebê come muito um tipo de comida (e acaba na fralda), você deve restringir a quantidade que ele come ao mesmo tempo. Lembre-se, se as fezes estão saindo inteiras, ele não está recebendo nenhuma nutrição dos alimentos de qualquer maneira.

Fezes de bebê duro e seco

Baby Poop Texture – Hard Dry – Mama Natural

Se seu bebê está tendo fezes duras e ressecadas (como excrementos de coelhos) que são difíceis de passar, ele provavelmente está constipado.

Bebês amamentados não ficam tipicamente constipados porque o leite materno tem o equilíbrio perfeito de gordura e proteína. Se o bebê é alimentado por fórmula e não come sólidos ainda, você deve falar com um pediatra que deve sugerir a troca de fórmulas.

Começar os sólidos pode fazer com que a constipação comece. Não introduza sólidos até pelo menos 6 meses, e repare se o bebê mostra  o bebê mostra sinais de prontidão antes de você introduzir. O tracto digestivo dos bebês precisam de tempo para se ajustar ao que está comendo. Não vá em frente com os sólidos por enquanto, e amamente em livre demanda.

Diarréias de bebês ou recém-nascidos

Baby Poop Texture – Diarrhea – Mama Natural

Alternativamente, se o bebê estiver com fezes especialmente muito soltas, pode ser que seja diarréia. Ligue para seu pediatra, que pode fazer testes para descartar a possibilidade de infeccção bacteriana.

Se o bebê já está comendo sólidos, coloque-o em uma dieta de BRAB (variação da dieta de BRAT):

Bananas

Arroz

Maçãs/caldo de maçã

Leite materno

Bananas, arroz, e maçãs possuem qualidades como os taninos que podem ajudar a firmar as fezes; o leite materno é ótimo para equilibrar a dieta de seu bebê e curar o intestino.

 Fezes do bebê espumosas ou mucosas

Baby Poop Texture – Frothy Mucous – Mama Natural

As fezes do bebê que são espumosas ou especialmente mucosas podem significar que algo não está certo. Pode ser o equilíbrio do leite de inicio e leite final que falamos antes, ou pode ser uma infecção bacteriana.

Por outro lado, às vezes as fezes mucosas é apenas produto da dentição do bebê que está babando mais (e engolindo essa baba). Se você está preocupado, ou o bebê está mostrando sinais de doença, fale com seu pediatra.

Fezes  de bebê ou recém-nascido vermelhas ou sangrentas

Baby Poop Texture – Red Bloody – Mama Natural

Sangue nas fezes do bebê é uma visão assustadora de ver. Mas lembre-se que fezes vermelhas podem ser causadas por algo que ele(a) comeu como tomates ou beterrabas.

Se a dieta do bebê é apenas leite materno ou ele não comeu comidas vermelhas ultimamente, você precisa ligar definitivamente para o médico de seu bebê. Nós falamos sobre outras razões para fezes vermelhas acima (da alergia aos produtos lácteos à constipação), mas é sempre melhor falar com seu cuidador de saúde sobre isso.

Fezes do bebê: Frequência

Com qual frequência bebês amamentados defecam?

Se o bebê não está confortável ou está agitado, não há provavelmente nada para se preocupar.

Seu bebê que é amamentado deve defecar quatro ou mais fezes de bom tamanho por dia, nas primeiras 6-8 semanas. Depois de dois meses de idade, qualquer coisa, desde fezes diárias à fezes uma vez por semana é considerada normal. Isso é porque o leite materno é tão bem absorvido e há muito pouco resíduo restante.

Tendo dito isso, eu sempre fui grata por meus bebês defecarem diariamente!

Com qual frequência os bebês alimentados por fórmula defecam?

Pelas fórmulas serem mais densas e menos absorvidas que o leite materno, um bebê alimentado por fórmula tem suas fezes variadas em 1-4 vezes ao dia.

Mantenha e mente que a frequência não é um sinal de constipação, a textura sim.

E o cheiro das fezes do recém-nascido…

As fezes do bebê amamentado cheia geralmente suave.

Algumas mães notaram que as fezes do bebê tem um leve cheiro de vinagre que ocorre pouco antes de um dente nascer. Eu acho que cheira a iogourt!

O cheiro das fezes dos bebês alimentados por fórmula é forte.

Fezes com mau cheiro pode ser um sinal que algo não está errado, mas geralmente é só um sinal que o bebê começou a comer sólido (boa sorte!).

Novamente, se o cheiro é extremamente forte e ruim, considere fazer um teste de fezes para descartar qualquer outro problema.

E você?

Where does your baby fall on the poop spectrum? What surprised you most about your baby’s poo?

Onde seu bebê se encaixa no espectro das fezes? O que te deixou mais surpresa(o) sobre as fezes do bebê?

  • Share
  • Pin
  • Email
  • Text

Fezes verde escuro em bebê de 1 ano

É normal bebê de 1 ano Caga verde?

Normalmente, o cocô do bebê que se alimenta de leite materno é amarelado ou esverdeado, líquido e com presença de alguns gominhos.

Como saber se o bebê está com infecção no intestino?

Os sintomas de infecção intestinal no bebê podem surgir poucos dias após o contato do bebê com o vírus ou bactéria responsável pela doença, sendo os principais:.
Diarreia;.
Dores abdominais intensas que fazem a criança chorar;.
Febre;.
Vômitos;.
Enjoo..

O que é quando o bebê Caga verde escuro?

Cocô verde: Se as fezes do bebê estiverem verdes e meio espumosas, é possível que ele esteja recebendo lactose demais. Isso acontece quando a criança mama com frequência no seio, mas não chega a tomar o leite posterior, mais rico em calorias, que vem no fim da mamada.

Quando se preocupar com a cor das fezes do bebê?

Observe a cor das fezes do bebê, caso esteja com a cor suspeita procure com urgência o serviço de saúde. Nos primeiros dias as fezes costumam ser escuras, ficando amareladas no decorrer da primeira semana de vida. Podem também ser líquidas e, às vezes, esverdeadas. Se a criança está bem, isso não é diarreia.