Horario de verão acaba quando

De acordo com a lei brasileira, no terceiro domingo do mês de outubro, os relógios em alguns estados devem ser adiantados em uma hora, o que dá início ao chamado horário de verão, mudança essa que deve se manter até o terceiro domingo do mês de fevereiro, quando os relógios são novamente atrasados. O horário de verão é, portanto, uma alteração especial na marcação oficial do tempo a fim de obter determinados resultados.

Para que serve o horário de verão?

O horário de verão serve para minimizar a sobrecarga de consumo durante alguns picos diários. As horas de maior consumo de energia do dia (final da tarde) ocorrem quando as pessoas chegam em suas casas e ligam o chuveiro elétrico, a TV e outros equipamentos eletrônicos, aumentando a demanda de energia. Assim, durante o horário de verão, o maior aproveitamento da luz natural faz com que as lâmpadas de casas, indústrias, espaços comerciais, ruas e espaços públicos sejam ligadas mais tarde, quando o pico de consumo já diminuiu. Dessa forma, evita-se uma sobrecarga do sistema de distribuição de energia.

Por que o horário de verão é usado no segundo semestre do ano?

O horário de verão é estabelecido quando, a partir de outubro, os dias começam a ficar gradativamente maiores dos que as noites, com o sol nascendo mais cedo e pondo-se mais tarde (solstícios de verão). A ideia é justamente aproveitar essa duração extra da luminosidade natural, sobretudo no final do dia quando o consumo de energia é maior, para que as lâmpadas fiquem ligadas por menos tempo, economizando, assim, energia.

Quando o horário de verão foi inventado?

Ao contrário do que muitos pensam, o horário de verão não é invenção brasileira e é adotado por vários países e regiões do mundo. A ideia foi criada pelo político e cientista norte-americano, Benjamim Franklin, no ano de 1784, sendo primeiramente adotada somente no início do século XX, durante a I Guerra Mundial, pela Alemanha, país que precisava economizar os gastos com carvão mineral em razão dos tempos difíceis do combate e dos gastos militares.

Com o tempo, outros países também foram adotando a mudança anual do horário. No Brasil, ele foi primeiramente utilizado no início da década de 1930 pelo Governo Vargas que buscava uma maior economia em tempos de crise econômica mundial. A partir de 1967, o horário deixou de ser adotado e foi retomado apenas na década de 1980, graças aos problemas de produção de energia nas hidrelétricas. Todavia, a adoção do horário não era padronizada, ou seja, variava de duração e data todos os anos, de forma que sua regulamentação correta ocorreu somente em 2008 durante o Governo Lula. Tal sistema é utilizado da mesma forma até os dias de hoje.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por que alguns estados não utilizam o horário de verão?

Os solstícios de verão apresentam os seus efeitos de forma mais notória nas partes mais afastadas da linha do Equador, haja vista que as zonas equatoriais apresentam poucas variações na duração dos dias e das noites ao longo do ano, o que torna inviável a mudança de horário. Assim, as áreas do território brasileiro mais próximas a essa faixa – no caso, as regiões Norte e Nordeste – não produziriam os efeitos necessários para a alteração no tempo.

No mapa a seguir, você poderá observar os estados brasileiros que adotam o horário de verão. Curiosamente, o estado do Acre, que já se encontra em duas horas de atraso em relação a Brasília, passa a ficar com três horas atrasado em relação à capital brasileira durante o horário especial.

Horario de verão acaba quando

Estados que adotam o horário brasileiro de verão

Muitas pessoas reclamam que o horário de verão altera o relógio biológico dos habitantes, sendo prejudicial à saúde em troca de uma mudança muito pequena no consumo de energia. Fontes governamentais afirmam que a eletricidade economizada durante o período é de cerca de 5%. Os defensores dessa proposta, no entanto, afirmam que essa porcentagem, quando convertida em números absolutos, transforma-se em um montante financeiro elevado, o que, por si só, justificaria a existência do horário de verão.

Abaixo, disponibilizamos as principais perguntas e respostas sobre o Horário de Verão:

1 - Por qual motivo está suspenso o Horário de Verão?

Historicamente, o Horário de Verão tinha como principal objetivo a redução de consumo de energia elétrica a partir do melhor aproveitamento da luz natural com o adiantamento dos relógios em uma hora. Como nos últimos anos houve mudanças no hábito de consumo de energia da população, deslocando o maior consumo diário de energia para o período da tarde, o Horário de Verão deixou de produzir os resultados para os quais essa política pública foi formulada, perdendo sua razão de ser aplicado sob o ponto de vista do setor elétrico.

2 - Foram realizados estudos para se chegar a essa conclusão?

Sim. Considerando estas mudanças de hábitos de consumo e da configuração sistêmica do setor elétrico brasileiro, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) solicitou novos estudos sobre os impactos do Horário de Verão. As conclusões obtidas, nestes estudos, convergiram para a constatação de que o Horário de Verão não mais produzia os resultados esperados de redução de consumo de energia elétrica.

3 - Quando começava e acabava o Horário de Verão?

De acordo com o Decreto nº 6.558, de 08 de setembro de 2008, modificado pelo Decreto nº 9.242, de 15 de dezembro de 2017, a Hora de Verão ficava instituída no Brasil da seguinte forma:

“A partir de zero hora do primeiro domingo do mês de novembro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente, em parte do território nacional, adiantada em sessenta minutos em relação à hora legal. No ano em que tinha coincidência entre o domingo previsto para o término da Hora de Verão e o domingo de carnaval, o encerramento da Hora de Verão dar-se-á no domingo seguinte”.

4 - Em quais Estados era aplicado o Horário de Verão?

Nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

5 - Por qual motivo os Estados do Norte e do Nordeste estavam fora do Horário de Verão?

Em um contexto em que a iluminação respondia por parcela significativa do consumo de energia elétrica do Brasil, percebeu-se que o Horário de Verão era mais eficaz nas regiões mais distantes da Linha do Equador, onde há uma diferença mais significativa na luminosidade do dia entre o Verão e o Inverno. Nos Estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, os dias de verão são mais longos que no Norte e Nordeste. Com isso, era possível estimular as pessoas e as empresas a encerrarem suas atividades do dia com a luz do sol ainda presente, evitando que muitos equipamentos estivessem ainda ligados quando era acionada a iluminação noturna. No Norte e Nordeste, houve poucos impactos elétricos e energéticos nos Estados em que houve Horário de Verão.

Mais recentemente, devido também à intensificação da aquisição e do uso de equipamentos de condicionamento de ar, verificou-se que os impactos elétricos e energéticos associados ao Horário de Verão estão diretamente associados à temperatura e não somente aos aspectos de iluminação. Ambas estas grandezas eram diretamente afetadas pelo Horário de Verão e eram positivamente correlacionadas, ou seja, quanto maior a iluminação natural maior também a temperatura.

Todavia, para o sistema elétrico, o melhor aproveitamento da iluminação natural reduzia o consumo e a demanda energética enquanto que o aumento da temperatura intensificava a utilização de equipamentos de condicionamento de ar, aumentando o consumo. Estes efeitos eram avaliados conjuntamente e, para os Estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil foi constatada neutralidade dos impactos do Horário de Verão do ponto de vista do sistema elétrico.

6 - Existia alguma regra para definição do período do Horário de Verão?

Sim. Historicamente, o período de vigência do Horário de Verão era definido de acordo com critérios técnicos que apontavam a melhor forma de aproveitar as diferenças de luminosidade entre os períodos de verão e do restante do ano, que se dá entre outubro e fevereiro.

7 - Qual era o principal objetivo do Horário de Verão?

O principal objetivo do Horário de Verão era o melhor aproveitamento da luz natural em relação à artificial, adiantando-se os relógios em uma hora, de forma a reduzir a concentração de consumo no horário entre 18h e 21h. Ocorria um “achatamento” da curva de consumo, reduzindo o nível do pico deste intervalo temporal e aumentando a permanência da curva em patamares mais baixos. Dessa forma, entre as 18 e as 21h, conseguia-se um menor carregamento de energia nas linhas de transmissão, nas subestações, e nos sistemas de distribuição.

8 - Houve mudanças nas datas durante o período que o Horário de Verão existiu?

Sim. Por exemplo, em 2018, após solicitação do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, o início do Horário de Verão foi postergado do terceiro domingo do mês de outubro para o primeiro domingo do mês de novembro, de forma a evitar mudança do Horário Brasileiro de Verão em período entre o primeiro e o segundo turno de eleições, mantendo o critério único de início da aplicação da política a cada ano.

Quando o Verão se aproximava do fim, os dias voltam a ficar mais curtos nas regiões mais ao Sul (o sol começa a sair cada vez mais tarde) e os impactos históricos para o sistema elétrico se reduziam. O encerramento do Horário de Verão era calculado de modo a não coincidir com o domingo de Carnaval.

9 - O Brasil era o único país tropical no mundo que adota o Horário de Verão?

O Brasil era um dos poucos países em região tropical a adiantar os relógios durante o verão. A grande maioria dos países adotantes situa-se além do paralelo 30° (norte ou sul).

O Horário de Verão também era adotado em países como Canadá, Austrália, Groelândia, México, Nova Zelândia, Chile, Paraguai e Uruguai. Por outro lado, Rússia, China e Japão, por exemplo, não implementam esta medida.

Nos Estados Unidos, a medida se consolida no chamado “Daylight Saving Time”, foi introduzido em 1918, com o “Standard Time Act”, que se inspirou em políticas de países da Europa. Sua adoção, entretanto, não foi perene ao longo do tempo e variou entre cidades e Estados. Em 1966, o “Uniform Time Act” deu autonomia para que Estados definam a aplicação ou não Horário de Verão, desde que contemple toda sua área geográfica.

10 - Qual é a origem do Horário de Verão?

Não existe um consenso sobre a origem do Horário de Verão, mas alguns estudos afirmam que a primeira pessoa a propor sua adoção foi Benjamim Franklin, em 1784, nos Estados Unidos, quando percebeu que o sol nascia antes das pessoas se levantarem, durante alguns meses do ano. Ele pensou, então, que se as pessoas acordassem mais cedo, naquele período, poderiam aproveitar melhor a luz do dia, ao entardecer, e economizar velas, já que naquele tempo ainda não existia luz elétrica. Mas as suas ideias não despertaram o devido interesse das autoridades na época.

A Europa teve sua primeira experiência com o Horário de Verão durante a Primeira Guerra Mundial, quando Alemanha, França, Reino Unido e Áustria-Hungria, entre outros, passaram a adotá-lo com o objetivo de reduzir o uso da energia. Muitos países abandonaram sua adoção após o término da guerra, sendo retomada durante a Segunda Guerra Mundial e perdendo força com seu fim. Na década de 1970, o Horário de Verão tornou-se mais popular, como resposta à crise energética e com fins de sincronizar o horário oficial com países vizinhos.

O Horário Brasileiro de Verão foi instituído pelo então presidente Getúlio Vargas, pela primeira vez, através do Decreto nº 20.466, de 1 de outubro de 1931, com vigência de 3 de outubro de 1931 até 31 de março de 1932. Sua adoção foi posteriormente revogada em 1933, tendo sido sucedida por períodos de alternância entre sua aplicação ou não, e também por alterações entre os Estados e as regiões que o adotaram ao longo do tempo.

11 - Quais são os fundamentos legais que o governo utiliza para a adoção do horário de verão no Brasil?

A implementação do Horário de Verão era fundamentada na própria Constituição Federal, mais especificamente o artigo 22, inciso IV, e no artigo 1º, inciso I.b, do Decreto-Lei nº 4.295, de 13 de maio de 1942. O artigo diz que “compete privativamente à União legislar sobre águas, energia, informática, telecomunicações e radiodifusão”. Essa aplicação era ainda mais concreta quando o assunto se referia ao uso racional da energia elétrica e à garantia de suprimento energético à população.

Ressalta-se que o Decreto-Lei nº 4.295/1942 delegou ao Conselho Nacional de Águas e Energia Elétrica – CNAEE, que foi sucedido nas suas atribuições sobre política energética pelo Conselho Nacional de Política Energética – CNPE, a proposição de medidas pertinentes à “redução de consumo, seja pela eliminação das utilizações prescindíveis, seja pela adoção de hora especial nas regiões e nas épocas do ano em que se fizer conveniente”.

Desta forma, o Decreto nº 6.558, de 08 de setembro de 2008, modificado pelo Decreto nº 9.242, de 15 de dezembro de 2017, que institui a Hora de Verão, foi assinado pelo Presidente da República e pelo Ministro de Minas e Energia.

12 - Por que não se fez uma consulta sobre a adoção do Horário de Verão?

Foram realizadas diversas pesquisas de opinião pública a respeito do Horário de Verão. Todavia, a formulação, o monitoramento e a avaliação de impactos desta política pública, também foram baseadas em critérios técnicos advindos da política energética, que diziam respeito à economia de energia e aos investimentos evitados pela redução de demanda na ponta.

Dado que os impactos do Horário de Verão ao sistema elétrico mostravam-se marginais, sobretudo na avaliação dos resultados dos últimos dois anos, se fortaleceu a vertente de avaliação da opinião pública. Neste sentido, as demandas da ouvidoria recebidas pelo MME e o mapeamento de enquetes públicas foram utilizadas para subsidiar a avaliação da pertinência da política pela Casa Civil da Presidência da República.

13 - Houve mudança metodológica na avaliação do impacto do Horário Brasileiro de Verão nos últimos anos?

Sim. Anualmente, a avaliação das expectativas dos benefícios e os resultados do Horário de Verão eram apresentados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) ao Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), criado pela Lei nº 10.848/2004, com a função de acompanhar e avaliar permanentemente a continuidade e a segurança do suprimento eletroenergético em todo o território nacional. O ONS, por sua vez, foi criado pela Lei nº 9.648/1998, com objetivo, dentre outros, de “promover a otimização da operação do sistema eletroenergético, visando o menor custo para o sistema”.

A partir do segundo semestre de 2016, a Secretaria de Energia Elétrica (SEE/MME) e o ONS tiveram a iniciativa de investigar com maior profundidade os resultados do Horário de Verão do ponto de vista do sistema elétrico. Essa necessidade de aprofundamento metodológico em relação às práticas que vinham sendo adotadas relativas ao Horário de Verão foi intensificada em 2017, durante a 178ª ordinária do CMSE. Em 2018 e 2019 os estudos técnicos apresentaram resultados que demonstravam que o Horário de Verão já não mais se justificava pelo ponto de vista do setor elétrico, sendo recomendável a suspensão da Política Pública que instaurou o Horário de Verão.

14 - O que levou à mudança metodológica na avaliação do impacto do Horário Brasileiro de Verão nos últimos anos?

O que levou à mudança na metodologia foi a verificação da alteração do perfil da curva de carga de energia elétrica ocorrida nos últimos anos. Esta alteração levou à investigação de suas causas que foram encontradas na evolução tecnológica da iluminação residencial e pública e na mudança nas posses e hábitos do consumidor brasileiro, as quais levaram a uma maior participação de equipamentos de climatização de ambiente no consumo de energia aferido.

Desta forma, as metodologias de avaliação de impacto da aplicação da política pública do Horário de Verão consideraram também a temperatura como variável explicativa.

O deslocamento da demanda máxima diária para o período diurno fez com que o efeito do Horário de Verão resultasse neutro para a redução de demanda na ponta, fato que anteriormente tinha grande importância na viabilização desta política pelo setor elétrico. Há evidente redução de demanda à noite, dada a não coincidência entre o acionamento da iluminação pública com a intensificação do uso de energia elétrica residencial. Não obstante, no período de aplicação do Horário de Verão, o pico noturno de demanda passou a ser, em geral, o terceiro maior em dias úteis e o pico verificado no período da tarde era mais significativo.

Com relação à economia de energia, algumas metodologias apontaram para neutralidade na variação de energia, enquanto que outras apontaram para aumento marginal da carga devido à aplicação da política. A avaliação indicou que a otimização da iluminação natural obtida com o Horário de Verão foi acompanhada por um aumento do consumo de iluminação artificial na madrugada, e de um aumento de consumo por condicionadores de ar no final da tarde e início da noite, dado pelo aumento da temperatura a que a população fica exposta em seu período de descanso noturno.

Para mais informações acesse os estudos:

Nota Técnica nº 23/2019/CGDE/DMSE/SEE 

Nota Técnica nº 5/2019/CGDE/DMSE/SEE


Quando acaba o horário de verão 2022?

Porém, em 2022 o horário de verão segue sem voltar, e não há previsão (por enquanto) de retorno em 2023, com a troca de governo.

Quando muda o horário 2022?

Horário de verão Europa 2022 A Europa começou o horário de verão no dia 27 de março de 2022, adiantando os relógios em 1 hora, e terminou em 30 de outubro de 2022.

Que dia começa o horário de verão 2022?

Neste domingo, 4 de novembro, inicia o horário de verão. Os cajatienses devem, à meia-noite, adiantar os relógios em uma hora.

Quando muda o horário de inverno 2022?

A mudança de hora para o horário de inverno faz-se na madrugada de sábado para domingo, de 29 (sábado) para 30 de outubro (domingo) de 2022.