No bioma abordado nesse texto as formações vegetais predominantes são

Obiomapode ser definido, segundo o IBGE, como “um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e que podem ser identificados a nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de flora e fauna própria.” Esse termo provém do grego Bio = vida e Oma = grupo ou massa e foi utilizado pela primeira vez, segundo alguns autores, por Shelford. Para outros, o termo foi criado por Clements.

Importância da preservação

Existem diferentes biomas no Brasil e no mundo, cada um com suas espécies características e algumas vezes únicas. Por ser uma região natural que engloba toda a biodiversidade de uma área, além de fornecerem recursos para a população da região, os biomas devem ser protegidos e usados de maneira adequada.

O que se percebe, no entanto, é um crescimento descontrolado das grandes cidades, desmatamento, avanço de propriedades agrícolas e rurais nas áreas selvagens, além do uso indiscriminado dos recursos naturais dos biomas. Apesar de o desenvolvimento ser necessário, é importante desenvolver maneiras para que ele ocorra de maneira sustentável. Para que a preservação aconteça, alguns locais são protegidos por lei e constituem as Unidades de Conservação.

Biomas Brasileiros

No Brasil, segundo o Ministério do Meio Ambiente, existem seis biomas distintos:


A Amazônia é o maior bioma brasileiro

  • Amazônia:É o maior de todos os biomas brasileiros e engloba a maior bacia hidrográfica do mundo. Além de ocupar um grande território, destaca-se pelo número de espécies, que, segundo alguns autores, equivale à metade de todas as espécies do planeta aproximadamente.

Além disso, estima-se que a Amazônia detenha um terço de toda a madeira tropical do planeta. É conhecida também pela grande quantidade de insetos e pela grande variedade de macacos e aves.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Caatinga: é um bioma rico em biodiversidade e que ocupa cerca de 11% do território nacional, predominantemente na região Nordeste. Sua vegetação é característica, com plantas suculentas e cheias de espinhos, adaptações ao clima seco da região.

  • Cerrado:É o segundo maior bioma da América do Sul e destaca-se por seu grande endemismo (presença de espécies exclusivas da região) e perda rápida da vegetação, o que fez dele um hotspot. O Cerrado pode ser comparado às savanas localizadas na África e Austrália. A principal característica da vegetação dessa região são as árvores com troncos retorcidos e cascas grossas.


A caatinga apresenta vegetação adaptada ao clima seco

  • Mata Atlântica: É constituída por várias formações florestais e alguns ecossistemas associados. Sua biodiversidade é impressionante, mesmo após o bioma ter sido amplamente fragmentado. Alguns autores indicam, por exemplo, que existem cerca de 20.000 espécies de plantas na Mata Atlântica, número superior, por exemplo, ao de toda a Europa. É uma das áreas mais ricas em biodiversidade do planeta e, infelizmente, é um dos biomas mais devastados do país.

  • Pampa: Esse bioma é restrito ao Rio Grande do Sul e caracteriza-se, principalmente, por ser formado por uma vegetação herbácea e arbustiva.

  • Pantanal:Mesmo sendo o menor bioma brasileiro, é uma das maiores extensões de área úmida do planeta. É uma região de ligação entre o Cerrado, o Chaco e a Amazônia.

ATENÇÃO: Não confunda bioma com biota. Esse último termo refere-se apenas aos seres que vivem em uma determina região.


Por Ma. Vanessa dos Santos

O tipo de vegetação de determinada região irá depender, primordialmente, do seu tipo de clima. Entretanto, essa regra aplica-se somente a vegetações naturais ou nativas, pois a formação vegetal é o primeiro elemento da paisagem que o homem modifica e, portanto, está em constante transformação.  

O Brasil, por ter dimensões territoriais continentais, abriga oito tipos principais de vegetação natural. São eles:

Floresta Amazônica: de clima equatorial e conhecida como Amazônia Legal, abriga milhões de espécies animais e vegetais, sendo de vital importância ao equilíbrio ambiental do planeta. Ela é classificada como uma formação florestal Latifoliada, pois suas folhas são largas e agrupam-se densamente, geralmente atingindo grandes alturas.

Mata Atlântica: caracterizada como uma floresta latifoliada tropical e de clima tropical úmido, foi a vegetação que mais sofreu devastação no Brasil, restando apenas 7% de sua cobertura original. Era uma vegetação que se estendia do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, mas que foi intensamente degradada pelos portugueses para a extração de madeira e plantio de cana-de-açúcar.

Tópicos deste artigo

  • 1 - Mapa Mental: Tipos de Vegetação no Brasil

Mapa Mental: Tipos de Vegetação no Brasil

* Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Caatinga: é uma vegetação típica de clima semiárido, localizada no Nordeste brasileiro.  Possui plantas espinhosas e pobres em nutrientes. Nos últimos anos, vem sofrendo diversas agressões ambientais que causam empobrecimento do solo, dificultando mais ainda o desenvolvimento dessa região.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cerrado: típica do Planalto Central brasileiro e de clima tropical semiúmido, é a segunda maior formação vegetal do Brasil. Apesar de sua paisagem ser composta por árvores baixas e retorcidas, é a vegetação com maior biodiversidade do planeta. Somente nos últimos anos é que os ambientalistas vêm se preocupando com esse ecossistema, que sofre vários danos ambientais causados pela plantação de soja e cana-de-açúcar e pela pecuária.

Pantanal: localizada no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, é considerada uma vegetação de transição, isto é, uma formação vegetal heterogênea composta por diferentes ecossistemas. Em determinadas épocas do ano, algumas porções de área são alagadas pelas cheias dos rios e é somente nas estiagens que a vegetação se desenvolve.

Campos sulinos: também conhecidos como “pampas” e característicos de clima subtropical, apresentam vegetação rasteira com a predominância de capins e gramíneas.

Mata de Araucária: com a predominância de pinheiros e localizada no estado do Paraná, é uma vegetação típica de clima subtropical. Sua cobertura original é quase inexistente em razão da intensa exploração de madeira para fabricação de móveis.

Mangues: é um tipo de vegetação de formação litorânea, caracterizado principalmente por abranger diversas vegetações, ocorrendo em áreas baixas e, logo, sujeito à ação das marés.


Por Régis Rodrigues
Graduado em Geografia

*Mapa Mental por Rafaela Sousa
Graduada em Geografia

Toplist

Última postagem

Tag