O grão de pólen não é o gameta masculino da planta justifique essa afirmação

O grão de pólen é uma importante estrutura vegetal que atua garantindo a reprodução sexuada de plantas gimnospermas e angiospermas. Essa estrutura lembra um pó e é produzida nas flores de angiospermas, mais precisamente na porção conhecida como antera, e nas estruturas reprodutivas das gimnospermas, conhecidas como pinha.

→ Como podemos definir o grão de pólen?

Podemos definir o grão de pólen como um micrósporo que contém um gametófito masculino. Apesar dessas denominações complicadas, o conceito é bem simples. Isso significa que o pólen é um esporo capaz de germinar e produzir um gameta masculino, ou seja, é capaz de produzir a célula reprodutiva masculina. O pólen, portanto, não é a célula reprodutiva masculina e, sim, a estrutura que contém a geração da planta capaz de produzir tais células.

→ Como é um grão de pólen?

Como foi dito anteriormente, o grão de pólen lembra um pó, entretanto, ao analisá-lo de forma mais detalhada, é possível observar uma estrutura magnífica. Nele, há a presença de duas paredes, uma externa e uma mais interna. A mais externa é chamada de exina, e a mais interna é a intina. A exina pode apresentar-se de forma lisa ou possuir ornamentações (estruturas que parecem “enfeitar” o grão de pólen), e é possível encontrar também poros e outras aberturas. Essa camada externa é composta por uma substância bastante resistente, conhecida como esporopolenina, que garante a proteção contra radiação, desidratação e organismos que podem causar danos ao pólen.

O grão de pólen não é o gameta masculino da planta justifique essa afirmação

Observe que a camada externa do pólen acima apresenta ornamentações

O aspecto de um grão de pólen varia muito de uma espécie para outra. Por causa desse fato, essas estruturas são frequentemente utilizadas na identificação das espécies. Elas podem ser usadas, inclusive, para identificar espécies que não mais existem no planeta, uma vez que, em razão de sua resistência, podem ser encontradas facilmente em registro fóssil.

→ Qual o papel do grão de pólen para uma planta?

O grão de pólen é liberado pela planta no meio ambiente para que encontre o gameta feminino dessa espécie e, assim, garanta a fecundação. Para que isso ocorra, alguns agentes podem estar envolvidos, como o vento, a água e mesmo alguns animais, como é o caso das abelhas. Esses agentes que transportam o pólen são chamados de polinizadores.

Ao chegar na estrutura onde são produzidos os gametas femininos, o grão de pólen germina e dá origem ao chamado tubo polínico, que geralmente sai pelos poros e aberturas da exina. Esse tubo cresce em direção ao gameta feminino, transportando o verdadeiro gameta masculino (o núcleo espermático) em direção à oosfera (gameta feminino).


Por Ma. Vanessa dos Santos

Questão 3

Na dupla fecundação, um núcleo espermático une-se à _______________, formando o embrião, e outro núcleo espermático une-se aos ______________, formando o ________________.

Marque a alternativa que apresenta os termos que completam, respectivamente, os espaços acima.

a) oosfera, núcleos espermáticos, fruto.

b) oosfera, núcleos polares, endosperma.

c) oosfera, núcleos das antípodas, fruto.

d) antera, núcleos polares, endosperma

e) antera, núcleos das antípodas, fruto.

Questão 4

(UPF) Na reprodução dos vegetais com sementes, ocorre a denominada dupla fecundação. Isso significa que:

a) As células envolvidas na reprodução dividem-se duas vezes consecutivamente, para formarem o embrião diploide.

b) Um dos núcleos espermáticos se junta ao núcleo da oosfera e forma o embrião (2n); o outro núcleo espermático funde-se aos dois núcleos polares, resultando no endosperma (3n).

c) Cada núcleo espermático sofre duas divisões e cada uma das quatro células resultantes fecundará uma célula da oosfera.

d) O núcleo da oosfera é fecundado por dois núcleos espermáticos do pólen.

e) Um dos núcleos espermáticos, ao juntar-se ao núcleo da oosfera, forma um embrião (3n), enquanto o outro se junta a um dos núcleos polares e dá origem ao endosperma (2n).

Questão 5

(UFJR) Sobre o processo de reprodução sexuada nas angiospermas, está incorreto afirmar:

a) o endosperma é um tecido triploide formado a partir das três células antípodas do saco embrionário.

b) o tubo polínico penetra no óvulo através da micrópila.

c) a dupla fecundação é exclusiva das angiospermas, não ocorrendo em nenhum outro grupo vegetal.

d) o microgametófito é o tubo polínico, enquanto o megagametófito é o saco embrionário.

e) não há formação de arquegônio nas angiospermas.

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “c”. As células espermáticas são os gametas masculinos.

Resposta Questão 2

Alternativa “d”. As angiospermas são o único grupo de plantas em que se observa a dupla fecundação.

Resposta Questão 3

Alternativa “b”. Na dupla fecundação, um núcleo espermático une-se à oosfera, formando o embrião, e outro núcleo espermático une-se aos núcleos polares, formando o endosperma.

Resposta Questão 4

Alternativa “b”. Na dupla fecundação, haverá formação do embrião (2n) e do endosperma (3n).

Resposta Questão 5

Alternativa “a”. O endosperma forma-se quando o núcleo espermático une-se aos núcleos polares.

Porque o grão de pólen não é gameta masculino da planta?

Ele é o micrósporo que contém o gametófito. O grão de pólen, estrutura surgida nas gimnospermas, está presente nesse grupo e nas angiospermas. Ela não é o gameta masculino, e sua denominação correta é micrósporo, um elemento que contém o gametófito masculino, ou seja, a estrutura capaz de produzir gametas.

É correto afirmar que o grão de pólen e?

O grão de pólen é o micrósporo do vegetal, ou seja, o esporo que apresenta o gametófito masculino.

Por que se pode dizer que o grão de pólen corresponde a uma planta?

O grão de pólen é uma estrutura presente em dois grupos de plantas: gimnospermas e angiospermas. Nesses grupos vegetais, essa estrutura permite o encontro do gameta masculino com o gameta feminino, agindo, dessa forma, na reprodução dessas plantas, o que garante a manutenção dessas espécies.

Qual é o nome do gameta masculino das plantas?

Gameta das plantas O gameta masculino, nesse caso, é chamado de anterozoide, e o gameta feminino é a oosfera. Já nas gimnospermas e angiospermas, o gameta masculino é o núcleo espermático, e o gameta feminino também chama-se oosfera.