O que a hidrocortisona faz na pele?

O que a hidrocortisona faz na pele?

Frete Grátis

veja as regras

54 Lojas Físicas

desde 1958

Até 3X sem juros

a partir de R$100,00

Loja Diamante E-bit

eleita pelos consumidores

Hidrocortisona pomada dermatológica é indicado para o alívio das manifestações inflamatórias e pruriginosas (com coceira) nas doenças de pele sensíveis aos corticosteroides.

A hidrocortisona, princípio ativo deste medicamento, pertence a um grupo de medicamentos denominados esteroides, que ajudam a reduzir a vermelhidão, o inchaço e a irritação da pele.

Hidrocortisona pomada dermatológica alivia os sintomas de determinados problemas de pele, incluindo:

  • Eczema.
  • Prurigo nodular (nódulos que coçam nos braços ou nas pernas).
  • Líquen simples crônico (placas espessas na pele, com coceira, causadas por arranhadura).
  • Dermatite seborreica (uma lesão de pele avermelhada, descamativa e com coceira que se desenvolve na face, no couro cabeludo, no tórax e nas costas).
  • Lesão na pela causada por alergia ou por alergia a uma substância que irrita a pele (dermatite de contato irritante e alérgica).
  • Lúpus eritematoso discoide (uma doença da pele que afeta com mais frequência a face, orelhas e o couro cabeludo, causando escoriação e sensibilidade aumentada da pele afetada à luz solar).
  • Usado em adição a esteroides orais ou injetáveis para eritrodermia (inflamação, vermelhidão e descamação da pele na maioria do corpo).
  • Reações a picadas de insetos.
  • Brotoeja.
  • Otite externa (vermelhidão e inchaço do ouvido externo e do canal auditivo causados por inflamação da pele, que também pode-se tornar infectada).

Hidrocortisona pomada dermatológica é especialmente apropriada para lesões ressecadas, liquenificadas (espessas) ou descamativas.

Como o Hidrocortisona - EMS funciona?


Hidrocortisona pomada dermatológica pertence a um grupo de medicamentos chamados esteroides tópicos (ou seja, são utilizados diretamente sobre a pele). Os esteroides tópicos reduzem os efeitos da inflamação, como a vermelhidão e a coceira, presentes em determinadas doenças da pele. O veículo utilizado nas formulações tópicas também pode contribuir com o efeito terapêutico, proporcionando uma ação emoliente e secante, que aumentará a absorção do corticosteroide através da pele.

Aplique uma fina camada e massageie suavemente, usando somente uma quantidade suficiente para cobrir toda a área afetada, três a quatro vezes ao dia até que uma melhora ocorra; depois, reduza a frequência de aplicação. Dê um tempo suficiente para que ocorra a absorção após cada aplicação antes de utilizar um emoliente. Lave as mãos após a aplicação, a não ser que elas sejam a área tratada.

Somente utilize hidrocortisona pomada dermatológica pelo tempo que o seu médico recomendar. Se a condição se agravar ou não melhorar dentro de quatro semanas, o tratamento e o diagnóstico devem ser reavaliados.

A terapia com hidrocortisona deve ser descontinuada gradualmente, assim que o controle for alcançado, e um emoliente deve continuar a ser aplicado como terapia de manutenção.

O rebote de doenças de pele preexistentes pode ocorrer com a descontinuação abrupta de corticosteroides tópicos.

Reações desagradáveis, como sensação de ardência, coceira e irritação podem ocorrer. Caso ocorra irritação, o produto deve ser descontinuado e uma terapia apropriada deve ser instituída.

Se você utiliza hidrocortisona pomada dermatológica regularmente, é necessário que você converse com o seu médico antes de parar de usá-lo.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Hidrocortisona - EMS?


Se você esquecer de usar hidrocortisona pomada dermatológica, aplique-o assim que você se lembrar e, depois, continue a seguir a recomendação médica.

Não aplique quantidade adicional de hidrocortisona pomada dermatológica para compensar as doses omitidas.

Não use hidrocortisona pomada dermatológica para tratar qualquer um dos seguintes problemas de pele, já que ele poderia agravá-los:

  • Pele infeccionada (a menos que a infecção esteja sendo tratada com um medicamento anti-infeccioso ao mesmo tempos).
  • Acne.
  • Rosácea (uma doença de pele facial em que o nariz, as bochechas, o queixo, a testa ou toda a face ficam incomumente vermelhos, com ou sem vasos sanguíneos minúsculos visíveis, lesões sobrelevadas [pápulas] com presença de pus [pústulas]).
  • Pele com coceira que não está inflamada.

Se você acha que algum desses sinais ou sintomas se aplica a você, não use hidrocortisona pomada dermatológica até que você tenha checado com seu médico ou farmacêutico.

O produto não deve ser usado na presença de tuberculose cutânea e na maioria das infecções cutâneas viróticas (causadas por vírus), incluindo varicela e herpes.

O uso seguro de corticosteroides tópicos durante a lactação não foi estabelecido.

Não se sabe se a administração tópica de corticosteroides poderia resultar em uma absorção sistêmica suficiente para produzir quantidades detectáveis no leite materno.

A administração de hidrocortisona durante a lactação deve ser considerada somente se o benefício esperado para a mãe superar o risco para o lactente.

Se usada durante a lactação, a hidrocortisona não deve ser aplicada nas mamas, para evitar que o lactente ingira a substância acidentalmente.

Pessoas hipersensíveis à hidrocortisona e aos outros componentes da fórmula, não devem usar o produto.

Leia esta bula atentamente, pois ela contém informações importantes para quem irá usar o medicamento.

Guarde-a, pois pode ser necessário que você a leia novamente. Consulte um médico ou farmacêutico caso você precise de informações adicionais.

Este medicamento está disponível sem prescrição médica. Desta forma, você deve usá-lo com cuidado e conforme descrito nesta bula para obter os melhores resultados.

Consulte um médico ou farmacêutico se os sintomas não melhorarem ou ficarem piores.

A hidrocortisona deve ser usada com cautela por pacientes com histórico de hipersensibilidade local a corticosteroides ou a qualquer um dos excipientes na preparação. Informe seu médico se você tiver alergia (hipersensibilidade) à hidrocortisona pomada dermatológica ou qualquer componente da fórmula. Reações locais de hipersensibilidade podem se assemelhar aos sintomas da condição em tratamento.

Só utilize hidrocortisona pomada dermatológica durante o tempo recomendado pelo seu médico. Se sua condição não melhorar após quatro semanas de tratamento, fale com seu médico.

Os fatores de risco para aumento dos efeitos sistêmicos são:

  • Potência e formulação do esteroide tópico.
  • Duração da exposição.
  • Aplicação em área de grande extensão.
  • Utilização em áreas oclusas (fechadas) da pele, como por exemplo, em áreas de dobras ou sob curativos oclusivos (em recém-nascidos, a fralda pode atuar como um curativo oclusivo).
  • Aumento da hidratação da pele.
  • Utilização em áreas finas da pele como face.
  • Utilização sobre pele irritada ou em outras condições em que a barreira da pele pode estar comprometida.
  • Em comparação aos adultos, as crianças e os lactentes podem absorver quantidades proporcionalmente maiores de corticosteroides tópicos e, assim, se tornarem mais suscetíveis a efeitos adversos sistêmicos. Isso ocorre porque as crianças apresentam uma barreira da pele imatura e uma maior superfície de peso corporal em comparação com adultos.

Tenha cuidado ao aplicar hidrocortisona pomada dermatológica nas pálpebras. Certifique-se de que não entrará em seu olho.

Tenha cuidado ao aplicar hidrocortisona pomada dermatológica no rosto durante um longo período de tempo, pois pode causar afinamento da pele. Se tiver inflamação em torno de uma úlcera de perna, o uso de corticosteroides tópicos pode aumentar o risco de uma reação alérgica ou uma infecção ao redor da úlcera.

Somente use curativo oclusivo sobre o medicamento se o seu médico disser para fazê-lo. Se você for aplicar hidrocortisona pomada dermatológica embaixo do curativo, incluindo fraldas de criança, assegurar-se de que a pele esteja limpa antes de aplicar o curativo para prevenir infecções. O uso de hidrocortisona pomada dermatológica embaixo de curativos ou fraldas aumenta a chance de afinamento da pele. Contate seu médico se uma infecção se desenvolver.

O uso seguro de corticosteroides tópicos durante a lactação não foi estabelecido. Não se sabe se a administração tópica de corticosteroides poderia resultar em uma absorção sistêmica suficiente para produzir quantidades detectáveis no leite materno.

A administração de hidrocortisona durante a lactação deve ser considerada somente se o benefício esperado para a mãe superar o risco para o lactente. Se usada durante a lactação, a hidrocortisona não deve ser aplicada nas mamas, para evitar que o lactente ingira a substância acidentalmente.

Em presença de infecção, deve-se instituir terapia antibacteriana adequada.

Devem ser tomadas precauções para evitar o contato do produto com os olhos.

Crianças

Hidrocortisona pomada dermatológica, por causa de sua boa tolerabilidade, pode ser utilizado, uma ou duas vezes ao dia, em doenças de pele que afetam crianças.

Gravidez

Embora não tenha sido observada até o momento nenhuma reação adversa durante a gravidez ou lactação (período de produção de leite), a segurança do uso durante esses períodos ainda não foi estabelecida. Portanto, não deve ser largamente utilizado em pacientes grávidas.

A administração de hidrocortisona durante a gravidez deve ser considerada somente se o benefício esperando para a mãe superar o risco para o feto. A quantidade mínima deve ser usada pelo menor tempo possível.

Cada g da pomada dermatológica contém:

Hidrocortisona

10 mg

Excipiente

1 g

Excipiente: Petrolato líquido, propilparabeno e petrolato branco.

Apresentação do Hidrocortisona - EMS


Pomada dermatológica 1%. Apresentada em bisnagas com 15 g, 20 g e 30 g.

Tratando-se de um produto tópico, a superdosagem pode ocorrer ao se tratar as áreas extensas ou utilizando-se terapia oclusiva, aumentando a possibilidade de absorção sistêmica. É muito pouco provável que superdosagem aguda ocorra; no entanto, em caso de superdosagem crônica ou uso errôneo, as características de hipercortisolismo (produção excessiva de hormônios, que leva a reações como aumento da quantidade de pêlos, inchaço e manchas) podem ocorrer.

Em caso de superdosagem, a hidrocortisona deve ser descontinuada gradualmente por meio da redução da frequência de aplicação, por causa do risco de insuficiência de glicocortocosteroides.

Cuidados adicionais devem ser considerados conforme o estado clínico ou se recomendado pelo centro nacional de intoxicações, quando disponível.

Se você aplicar uma grande quantidade de hidrocortisona pomada dermatológica ou acidentalmente ingerir muito hidrocortisona pomada dermatológica, ela pode fazê-lo ficar doente. Se você de fato ingerir uma grande quantidade de hidrocortisona pomada dermatológica, lave a sua boca com água em abundância e entre em contato com o seu médico ou seu farmacêutico para aconselhamento.

Código do produto: 43483
Marca: EMS GENERICO
EAN: 7896004719283
Tipo de Medicamento: Genérico
Registro MS: 1023508080031
Classe Terapêutica: Corticoesteróides Tópicos Puros
Princípio Ativo: Hidrocortisona

Se persistirem os sintomas o médico deverá ser consultado. Hidrocortisona EMS é um medicamento. Seu uso pode trazer riscos. Procure o médico e o farmacêutico. Leia a bula

Dê sua opinião sobre este produto

A sua avaliação passará por uma aprovação antes de ser publicada.

Para que serve hidrocortisona na pele?

A Hidrocortisona injetável é um anti-inflamatório cujo princípio ativo pertence a um grupo de medicamentos denominados esteroides, que ajudam a reduzir a vermelhidão, o inchaço e a irritação da pele causadas por alergias, reumatismo ou doenças respiratórias.

Como age o hidrocortisona?

COMO AGE. A Hidrocortisona deprime a formação, liberação e atividade de mediadores endógenos da inflamação (prostaglandinas, cininas, histamina e enzimas). Modifica também a resposta imunológica.

Quais são os efeitos da hidrocortisona?

Dermatite de contato, eritema, erupção cutânea, urticária, prurido, dor na pele, atrofia da pele, pele ressecada / esfoliação da pele, estrias na pele, alterações na pigmentação, hipertricose, exacerbação de sintomas subjacentes; Irritação / dor no local da aplicação.

Quanto tempo hidrocortisona faz efeito?

A resposta inicial ocorre em 7 dias. Os fatores que aumentam a absorção percutânea incluem: grau de inflamação da pele, uso oclusivo, tipo de veículo e concentração do produto.