O que acontece se misturar vinagre bicarbonato e detergente?

O que acontece se misturar vinagre bicarbonato e detergente?

Foto: Almanaque SOS

A mistura de produtos de limpeza dá uma falsa ideia de aumento na ação higienizadora. Montamos uma lista de produtos bastante populares que não devem, jamais, ser misturados. Acompanhe!

Alquimia caseira

Atire a primeira pedra quem nunca fez pelo menos uma mistura de itens clássicos na higiene caseira: bicarbonato de sódio, vinagre, água sanitária, detergente ou até mesmo açúcar.

Diante daquela sujeira que não sai de jeito algum, o mais óbvio a se fazer é misturar os produtos e potencializar a limpeza, certo? Errado!

Várias dessas misturinhas "inofensivas" são muito prejudiciais à saúde. Já que algumas combinações resultam em reações perigosas. De acordo com especialistas em química e os próprios fabricantes.

Alerta dos especialistas

Mesmo que resultem numa limpeza profunda, misturar produtos químicos é perigoso devido às composições que eles contém. E ainda podem anular seus efeitos.

De acordo com Lila Tarnowski, mestre em química pela Universidade Federal de Santa Catarina e fundadora do canal Contém Química, as misturas também podem gerar reações de neutralização.

Lila Tarnowski.

O que acontece se misturar vinagre bicarbonato e detergente?

Facebook, https://www.facebook.com/contemquimica/photos/pb.100051408647418.-2207520000../4097689687009990/?type=3

Foto: Almanaque SOS

  • Bicarbonato de sódio + Vinagre

Por exemplo, quando se mistura um ácido e uma base - como no caso da mistura entre vinagre e bicarbonato de sódio:

"Os produtos dessa reação são água, gás carbônico (CO2) e o sal acetato de sódio, que não tem poder de limpeza. A formação de bolhas com a liberação do CO2 dá a impressão de que a sujeira está reagindo com a mistura. E de que o poder de limpeza foi potencializado. Mas na verdade, uma parte dos produtos não reagem totalmente e ficam livres", destacou.

O vinagre contém ácido acético em sua composição que, como o nome já diz, é um ácido. Já o bicarbonato de sódio é um composto alcalino, também chamado de base. Por isso, os dois se neutralizam e a mistura resulta em água e acetato de sódio, que é um tipo de sal.

Assim, as propriedades de limpeza que esses produtos tinham, de forma isolada, são perdidas na mistura. E quando realmente conseguimos "limpar" algo, é devido ao excesso de ácido do vinagre ou da base do bicarbonato.

Além disso, a reação ocorre com a liberação de gás carbônico (CO2), a liberação de CO2 nesse caso pode gerar o "efeito foguete". Não deve ser feita em RECIPIENTES fechados, por conta da propulsão. A quantidade gerada geralmente não é o suficiente para causar asfixia.

Nota do editor: em poucas quantidades, a mistura é bem vinda. Pois, apesar do gás carbônico não ter poder de limpeza, as bolhas* auxiliam na liberação de algumas sujidades em superfícies de difícil acesso, como o encanamento. Lembrando, o que limpa de fato é o bicarbonato de sódio OU o vinagre (e não os dois juntos).

*a espuma formada na reação aumenta o tempo de contato dos produtos com a superfície.

A mistura bicarbonato de sódio + vinagre é muito utilizada para desentupir a pia.

O que acontece se misturar vinagre bicarbonato e detergente?

Foto: Almanaque SOS

  • Bicarbonato de sódio + Água Oxigenada

Em outro caso, como entre água oxigenada (peróxido de hidrogênio) e bicarbonato de sódio, pode haver uma maior potencialização na limpeza. Entretanto, essa mistura é bastante irritante para a pele e mucosas.

"Ela libera gás carbônico e tem um pH relativamente alto. O que pode danificar os recipientes, tanto de vidro quanto de plástico", alertou Lila.

Nota do editor: em poucas quantidades, também não oponho a mistura citada. Dado o alerta e mantendo-se o cuidado, ela é recomendada para limpezas pontuais em tecidos manchados e para ação alvejante em diversas superfícies.

Lucas Moreno, professor de Química fundador do canal Moleculando, enfatiza que nas misturas, um produto pode inibir a ação do outro.

"Você tem apenas a sensação de limpeza. Mas, na prática, não está realmente limpando. Podem gerar produtos tóxicos ao nosso organismo. Por isso, devem ser evitadas. Já existem produtos testados industrialmente e que possuem uma finalidade específica para cada atividade. Não é preciso inventar misturas caseiras", destacou.

Geralmente essas misturas geram muito calor e gases tóxicos. Podendo inclusive derreter os baldes e bacias, informou a autora do Contém Química.

"Existem alguns sinais de que os produtos são incompatíveis entre si. Como formação de bolhas, elevação brusca da temperatura. E também a liberação de vapores e fumaça. Caso isso ocorra, dilua a mistura em bastante água", enfatizou.

Alguns produtos de limpeza são mais perigosos que outros. Por isso, devem ser usados com cautela em ambientes ventilados. E em hipótese alguma devem ser misturados.

Misturas aparentemente inofensivas podem resultar em danos para a saúde. Como água sanitária e sabão, ou açúcar com vinagre.

A água sanitária é um dos principais produtos de limpeza que não se deve misturar a outras substâncias. Devido ao princípio ativo hipoclorito de sódio. Ele apresenta propriedades germicidas, podem gerar gases tóxicos. A informação é do Guia dos Entusiatas da Ciência da Universidade Federal do ABC.

Mas o produto aparece em diversas "receitas milagrosas de limpeza" encontradas pela internet. Lucas Moreno enfatiza que tais misturas que não devem ser feitas. Por isso, garante que a água sanitária só deve ser misturada com água. Ao contrário do que as pessoas pensam, isso não tornará a mistura mais fraca.

"Haverá a hidrólise do sal hipoclorito de sódio presente na água sanitária. Formando ácido hipocloroso, um forte oxidante e antisséptico, tornando a limpeza ainda mais eficiente", disse.

As informações são relativas a qualquer mistura, não exclusivamente ao bicarbonato com água oxigenada.

Produtos de limpeza que você não deve misturar, segundo especialistas

1. Água sanitária + Detergente com amônia

Uma mistura clássica nos lares é a mistura de água sanitária com detergente. Nas nossas redes sociais, coletamos diversos depoimentos de pessoas que foram hospitalizadas por sufocamento, após utilizarem essa mistura ao lavar o banheiro. Muito cuidado!

"E, claro, se o sal presente na água sanitária se chama hipoclorito, ela é, sim, a base de cloro. Como o detergente pode possuir aminas, a mistura desse produto com a água sanitária forma cloroaminas. Que são tóxicas para o organismo. O ideal é usar a água sanitária primeiro, enxaguar com água e só depois usar o detergente ou sabão", destacou Lucas.

Mas e a máquina de lavar?

Essa informação foi reforçada ao Almanaque SOS pela Whirpool, fabricante da Brastemp e Consul. A empresa alega que a mistura tóxica é prejudicial também na máquina de lavar, caso não use o compartimento correto.

"Nossa recomendação de uso é utilizar os compartimentos destinados aos respectivos insumos, sabão em pó e alvejante. […] As máquinas de lavar são projetadas para dispensar os insumos de maneira que evitem possíveis reações químicas nocivas.", diz a nota da empresa enviada a nossa redação.

Água sanitária + Detergente Neutro (de louças) ou Sabão em pó estão liberados!

Segundo Lila, os detergentes neutros para lavar louça e os sabões de lavar roupa, líquido ou em pó, podem, sim, ser misturados com água sanitária.

2. Água sanitária + Álcool

Ao misturarmos água sanitária e álcool caseiro (etílico/etanol), por exemplo, podemos formar produtos tóxicos ao nosso organismo. Como o triclorometano, que causa irritação na pele. E também no trato respiratório, nos olhos e pode levar à inconsciência.

3. Água sanitária + Vinagre

Na mistura de água sanitária com vinagre, há a formação do gás cloro. Com os componentes CH₃COOH (álcool etílico) + NaClO (água sanitária). Esse gás cloro também causa irritação na pele e olhos, além de dor de cabeça e sensação de sufocamento. Pode, ainda, reagir com água e formar ácido clorídrico dentro do pulmão.

4. Água sanitária + Desinfetante

A junção de água sanitária com desinfetante a base de amônia (NH₃), pode produzir tricloroamina. Causando irritação nos olhos, garganta e nariz, além de dificuldade na respiração.

5. Água sanitária + Urina (de animais ou humana)

Urina não é um produto de limpeza, mas é importante citá-la aqui. Isso porque, segundo Lucas Moreno, a nossa urina também possui amônia. E como vimos, a mistura pode gerar asfixia. Assim, não devemos jogar água sanitária onde uma pessoa ou animal possa ter urinado. O certo é fazer a limpeza com água e sabão ou apenas o desinfetante.

6. Água sanitária + Açúcar

O açúcar serve apenas para diluir a água sanitária, porque reduz a ação dela. Assim, deixa a solução menos concentrada, assim como ocorre quando misturamos com água (que é o indicado).

Mas então por que muita gente diz que essa mistura retira o mofo da roupa? O açúcar funcionaria como um escudo, protegendo o tecido, evitando que o mesmo manche. Enquanto a ação oxidante (limpeza) é por conta do hipoclorito de sódio (água sanitária).

O professor afirma que depende da concentração e do tipo de pigmento que tem nas cores do tecido. Essa mistura provoca a liberação de gás tóxico, criando bolhas no líquido, dando uma sensação de fervura.

Nota do editor: não podemos afirmar que o açúcar protege o tecido. Precisam ser feitos testes aplicando a mistura com e sem açúcar no mesmo tecido e também em tecidos de diferentes composições. Logo, se for fazer essa alquimia em casa, faça em um local aberto, com proteção (luvas e máscara), mantenha distância e use em poucas quantidades.

Lucas Moreno.

O que acontece se misturar vinagre bicarbonato e detergente?

Reprodução - Instagram, https://www.instagram.com/p/CecZAz8MMFf/

Foto: Almanaque SOS

7. Desentupidor / Limpador de Forno / Limpa Alumínio + Detergente

Os desentupidores de ralo, limpadores de fornos e limpa alumínio podem ser alcalinos. Ou seja, com bases fortes como o hidróxido de sódio ou hidróxido de potássio. E também ácidos fortes, como ácido clorídrico, sulfúrico, fosfórico, e nítrico.

Por isso, ambos os especialistas consultados pelo Almanaque SOS afirmam que misturar esses produtos com detergentes pode liberar gases tóxicos de cheiro forte. O que pode causar náuseas e mal-estar.

8. Água oxigenada + Vinagre

Muito usada no dia a dia para retirar sujeiras, a água oxigenada é um produto simples mas que jamais deve ser misturado ao vinagre. Uma mistura muito popular. Porque os dois produtos transformam a solução em um líquido muito corrosivo, com ácido peracético. Ele pode provocar irritação nos olhos ou na pele. Além de afetar os pulmões de forma grave.

9. Alvejante sem cloro + Vinagre

Os alvejantes, utilizados para deixar as roupas mais brancas, quando misturados com o vinagre, podem gerar um vapor altamente corrosivo. E há grande possibilidade dessa mistura atingir pulmões, intoxicar o organismo e até queimar a pele. Por isso, evite essa junção.

10. Produtos de limpeza no geral

A amônia (NH 3) é um componente presente em diversos produtos comuns na limpeza caseira, como limpadores de janelas, ceras para polimento de pisos, desinfetantes, detergentes e amaciantes. Por ser corrosivo e tóxico, esse componente não deve ser misturado a outros produtos.

Ao ignorar a composição, tal mistura pode ser extremamente prejudicial à saúde. Por isso, o recomendado é o uso isolado e se for diluir, que seja apenas com água.

O que acontece se misturar vinagre bicarbonato e detergente?

Pixabay, https://pixabay.com/pt/photos/limpeza-equipamento-spray-932936/

Foto: Almanaque SOS

Dicas

Diante dos perigos de misturar produtos de limpeza, Lila compartilhou dicas valiosas que devem ser seguidas, para garantir a eficácia da faxina e a sua segurança. Acompanhe.

  • Leia atentamente os rótulos dos produtos, para saber para que servem, e como devem ser usados e armazenados;
  • Ao manejá-los, use luvas de borracha;
  • Coloque primeiro a água e depois o produto, para evitar liberação de calor muito rapidamente;
  • Mantenha crianças e animais afastados enquanto estiver usando produtos de limpeza;
  • Mantenha os ambientes sempre abertos e ventilados;
  • Em caso de acidentes, entrar imediatamente em contato com o Centro de Informações e Assistência Toxicológica (CIATox) do seu estado. Você pode encontrar o número de telefone nessa lista aqui.

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

O que acontece se misturar vinagre com bicarbonato e detergente?

O bicarbonato de sódio, junto com sabão em barra ralado, vinagre e água morna, deixa o pano como se fosse novo. Com essa mesma fórmula, você consegue limpar e eliminar a gordura do ralo do banheiro. Não se esqueça que a mistura de vinagre e bicarbonato libera gases que podem causar acidentes domésticos.

O que acontece se misturar detergente com bicarbonato?

Utilidades incríveis do bicarbonato Se misturado a um detergente neutro, o poder de limpeza fica ampliado. Ele pode ser utilizado na limpeza de manchas em panelas, por exemplo. Basta adicionar um pouco do pó junto ao detergente ou ao produto selecionado.

O que acontece se misturar vinagre com detergente?

O que podemos dizer é que ele realmente pode ser um aliado no momento da faxina, mas que as pessoas têm que ter muito cuidado para misturá-lo, já que algumas substâncias, quando combinadas, causam reações alérgicas e, na pior das hipóteses, podem queimar a pele.

Qual o resultado da mistura de vinagre e bicarbonato?

Combinação é um potente desengordurante Além disso, é bom lembrar que a mistura também é composta por água, que é um solvente universal, e por isso também ajuda a acabar com manchas, por exemplo. Por isso, podemos dizer que: bicarbonato de sódio + vinagre = um poderoso desengordurante.