O que é bom para parar com a queda de cabelo?

Em busca de dicas sobre como fazer o cabelo parar de cair urgente? Se você chegou até aqui, é porque precisa de dicas e truques práticos sobre como parar a queda de cabelo! Confira os conselhos de dois especialistas sobre as causas e outras orientações sobre o que é bom para tratar, controlar e interromper a queda capilar.

10 dicas práticas do que fazer para o cabelo parar de cair

De repente você percebe que o seu cabelo está caindo muito. E agora, o que fazer para o cabelo parar de cair? 😱 Consultamos dois dermatologistas para entender quais são as dicas práticas para quem precisa parar a queda de cabelo. São cuidados simples que você pode adotar no dia a dia para controlar o problema.

Além disso, entenda quando a queda de cabelo é normal ou não, como evitar e alguns tratamentos que você pode fazer com aconselhamento médico. Confira!

1. Tenha uma alimentação balanceada

Ingira sempre alimentos variados e uma quantidade adequada de minerais, proteínas e vitaminas. Elas são importantes para a saúde externa e interna do seu corpo.

A Dra. Joana D’arc Diniz alerta que “o organismo precisa estar bem nutrido em nível celular para manter os cabelos saudáveis e evitar a queda causada pela falta de nutrientes e vitaminas, que podem levar a baixa imunidade. Por isso, tenha uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e minerais.”

2. Lave o cabelo com frequência

Mantenha o cabelo sempre limpo: a oleosidade excessiva do couro cabeludo e fios sujos contribuem para a proliferação de bactérias que podem afetar a saúde do seu couro cabeludo.

Dica de produto: aposte no uso frequente de produtos como o shampoo e condicionador da linha TRESemmé Reconstrução e Força – que têm ativos fortalecedores como proteína, colágeno e aminoácidos – deixando o cabelo mais resistente.

O que é bom para parar com a queda de cabelo?

O que é bom para parar com a queda de cabelo?

3. Escove o cabelo cuidadosamente

Cuidado na hora de pentear: se você tem o costume de escovar o cabelo, faça-o com cuidado e prefira escovas que tenham protetores na pontas – para não agredir a raiz nem o couro cabeludo.

Outra dica é esperar o cabelo secar quase completamente antes de penteá-lo, já que os fios molhados podem quebrar mais facilmente. Por isso, comece pelas pontas – em movimentos delicados de baixo para cima – chegando à raiz.

Dica de produto: que tal usar um creme de pentear para facilitar essa tarefa? O Creme para Pentear Love Beauty and Planet Crescimento Saudável – é a opção ideal para esse momento.

O que é bom para parar com a queda de cabelo?

4. Evite o consumo de álcool e tabaco

O consumo de álcool e o tabagismo também afetam a saúde dos fios e podem causar a queda capilar. Além disso, hábitos nocivos podem comprometer sua imunidade, que é fundamental para ter cabelos saudáveis.

“A queda de cabelo está ligada à imunidade baixa. Com uma boa imunidade os cabelos se revelam brilhantes e fortes. Mas se as defesas estão em baixa, a queda capilar é inevitável, pois como as unhas e pele, os cabelos funcionam como barreiras de proteção.” – reforça a Dra. Joana.

5. Diminua o uso de ferramentas de calor

Acessórios e ferramenta térmicas como chapinha, secador e modelador de cachos podem piorar o quadro de queda de cabelo. Por isso, o recomendado é diminuir a frequência de uso e optar por deixar o cabelo secar naturalmente.

De qualquer forma, sempre que usar alguma fonte de calor – esteja sempre com o cabelo lavado e não abra mão de um bom protetor térmico.

Dica de produto: experimente o Protetor Térmico TRESemmé Blindagem Antifrizz – que além de proteger seu cabelo do calor, vai contribuir para a redução do frizz.

O que é bom para parar com a queda de cabelo?

6. Evite lavar os fios com água muito quente

Lavar as madeixas com água super quente não vai te ajudar a fazer o cabelo parar de cair! Opte pela água morna ou fria na hora da lavagem, que vai melhorar a situação e é muito mais saudável para o couro cabeludo.

Quer saber mais? Confira: Saiba os 4 danos da água quente para os fios

7. Não prenda ou durma com o cabelo molhado

Se abusar do calor para secar o cabelo é ruim, prendê-los molhados também é péssimo! Isso porque a raiz úmida fica ainda mais propícia para a proliferação de fungos e pode provocar caspa – o que também pode contribuir para a queda de cabelo excessiva. A mesma lógica vale para dormir com os fios molhados, ou seja, evite!

Saiba mais sobre o tema: Entenda se a caspa pode causar queda de cabelo

8. Cuide bem do seu couro cabeludo

Ter um couro cabeludo saudável é fundamental para o cabelo parar de cair. Atenção para manchas vermelhas, descamação excessiva e edema. Surgindo esses ou outros problemas, procure um especialista e nunca busque soluções caseiras.

A dermatologista aconselha que uma rotina de “cuidados com o couro cabeludo como evitar excesso de tração diária nos cabelos com megahair ou penteados” ajudam a evitar a queda de cabelo. Fica a dica!

9. Fique atenta aos efeitos colaterais de remédios

Sua queda capilar pode ter origem química ou medicamentosa, considerando que alguns remédios podem causar a queda de cabelo. Leia sempre a bula e preste muita atenção nos possíveis efeitos colaterais dos medicamentos. É muito importante informar o seu médico caso isso esteja acontecendo.

Aviso importante: alguns procedimentos químicos feitos diretamente nos fios também podem ter esse mesmo efeito e fazer o cabelo cair. Consulte sempre um médico antes de fazer qualquer intervenção no cabelo!

10. Não ignore possíveis alterações hormonais

Não deixe de considerar que distúrbios hormonais podem estar impedindo que seu cabelo pare de cair. Alterações hormonais de qualquer origem também podem levar à queda de cabelo. Nesse caso a resolução não é tão rápida, mas um especialista pode te ajudar a entender como resolver o problema.

A Dra. Joana Darc Diniz explica que “distúrbios hormonais costumam influenciar bastante na queda dos fios. Quando os hormônios estão em desequilíbrio no organismo, como na puberdade, início da fase adulta e nas mulheres, na fase da menopausa, há maior quantidade de queda.” A solução é uma só: busque o seu médico de confiança!

O que é bom para parar com a queda de cabelo?
Foto: Shutterstock

Causas da queda de cabelo

Além dos fatores hormonais, a Dra. Joana afirma que “outras causas que levam a perda de cabelos são estresse, doenças, drogas medicamentosas, excesso de oleosidade no couro cabeludo (caspa, dermatite seborreica), tração nos fios, fatores psicológicos, perda rápida de peso, carências orgânicas e excesso de químicas.” – explica a médica.

Veja também: 11 principais causas da queda de cabelo feminino e tratamentos

Como saber se o cabelo está caindo demais?

“A queda só é normal quando o fio que está caindo é substituído por outro que está nascendo. Todo cabelo cai e a média de queda considerada normal varia entre 50 e 120 fios diários. Se caírem entre 50 e 100 fios e não houver nascimento de novos fios, aparecerão áreas de falha no couro cabeludo.” – explica a a Dra. Joana.

No entanto, é preciso diferenciar quando a queda de cabelo é normal e quando é o início do processo de calvície. Assim, se você observar que a queda ultrapassa essa quantidade e está muito acentuada – busque ajuda de um médico especialista.” – alerta a médica.

Como tratar a queda de cabelo?

O médico dermatologista é o único profissional que saberá detectar adequadamente a causa da queda anormal de seus fios.

“Se detectarmos qualquer carência, são prescritos nutrientes polivitamínicos ricos em silício orgânico, aminoácidos e vitaminas. Já nos casos de alterações hormonais, indicamos o uso de anticoncepcionais ou bloqueadores da ação dos hormônios”, esclarece o dermatologista Marcelo Bellini.

Tratamentos disponíveis para o cabelo parar de cair:

Conheça os principais tratamentos para controlar e interromper a queda de cabelo!

Medicamentos

A Dra. Joana Darc Diniz indica que são recomendados os “medicamentos para uso oral, tópico e até injetável para controle da queda ou o tratamento específico da doença que possa estar provocando a queda capilar.”

Reforça ainda que, além do já famoso minoxidil, “para o tratamento, existem princípios ativos como cisteína,  piridoxina, D-Pantenol, vitaminas, aminoácidos, fitoterápicos e inibidores de andrógenos.”

Importante: procure sempre um médico especialista antes de começar qualquer tratamento!

Sessões de LED

A aplicação do laser infravermelho estimula a nutrição e a circulação e, se seguido de luz vermelha, reduz a queda.

Microagulhamento

“O microagulhamento automatizado capilar é um grande recurso no tratamento, levando nutrientes responsáveis pelo crescimento, para o folículo capilar. É indicado para alopecias em vários graus, eflúvios, cabelos quebradiços, elásticos, ressecados, danificados por químicas, entre outras patologias. Os benefícios são significativos.” – sugere a Dra. Joana.

Mesoterapia capilar

Com seringas muito finas, são aplicadas ampolas diretamente no couro cabeludo – com substâncias que estimulam o crescimento e fortalecem os fios.

Produtos antiqueda

Existem no mercado produtos que prometem uma função antiqueda nos cabelos, que teoricamente agem diretamente na redução da queda dos fios. Mas a nossa dica é sempre a mesma: confie nas recomendações do seu médico e siga as boas práticas para ter um cabelo sempre forte e saudável!

Dica de produto: Apostar na hidratação para o cabelo parar de cair é fundamental. Para isso, a Máscara de Tratamento Dove Poder das Plantas Força e Bambu funciona como um ótimo complemento para qualquer tratamento contra a queda de cabelo. À base de bambu, o produto ajuda a dar força e resistência em toda a extensão do fio.

O que é bom para parar com a queda de cabelo?

Dúvidas frequentes sobre queda de cabelo

Você já deve ter tido alguma dúvida ou lido muito coisa por aí sobre a queda capilar. Bom, vamos esclarecer um pouco mais sobre isso? Confira a seguir e avalie se o seu cabelo está caindo muito ou não.

Quantos fios de cabelo caem por dia em média?

Se você perde de 50 a 100 fios por dia, pode ficar tranquila que está longe de perder todas as madeixas, tampouco está com alguma doença grave. Essa é uma estimativa normal da quantidade de fios que perdemos diariamente de forma natural e não é considerada uma queda intensa.

É normal cair cabelo ao pentear ou lavar?

Se você perde de 100 a 50 fios por dia, é claro que uma hora eles vão acabar caindo de alguma forma e não necessariamente será na hora que lavar ou pentear, o que acontece é que com essas atividades os fios são alongados, esticados, lavados e os que não estão presos pelas raízes ao couro cabeludo se soltam.

Qual a diferença entre queda e quebra de cabelo?

A queda de cabelo é um processo muito mais profundo, que está ligado diretamente às raízes do cabelo, ou seja os fios se soltam por completo do couro cabeludo.

Já a quebra é um problema que parte os fios no meio, mas eles continuam presos pelas raízes. Em ambos os casos, é interessante procurar atendimento de um especialista, mas a quebra, geralmente é o menos grave entre os problemas capilares.

Estresse causa queda de cabelo?

Há problemas de saúde psíquicos, como ansiedade e estresse que afetam os fios e podem causar queda excessiva de cabelo. Portanto, cabeça fria e procure um profissional de saúde especializado para avaliar o seu caso, se estiver relacionado à essa situação.

Qual médico procurar para queda de cabelo?

Como esse é um problema que pode ser multifatorial, talvez seja preciso consultar mais de um especialista para resolver o seu caso. Mas geralmente, se começa pelo médico dermatologista que pode pedir exames e até mesmo te encaminhar para um tricologista, endocrinologista e nutricionista.

Fontes consultadas:

  • Dr. Marcelo Bellini — dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
  • Dra. Joana Darc Diniz — dermatologista e tricologista, diretora cientifica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (RJ) e da Sociedade Brasileira do Cabelo (RJ).

Como parar a queda de cabelo urgente?

Confira a seguir, alguns cuidados que você pode tomar para ajudar a parar a queda de cabelo urgente..
Lave os cabelos frequentemente. ... .
Evite água muito quente ao lavar os cabelos. ... .
Shampoo, condicionador e tônico. ... .
Evite altas temperaturas nos fios. ... .
Cuide bem da alimentação. ... .
Evite o excesso de produtos. ... .
Trate a caspa..

O que é bom para parar de cair o cabelo caseiro?

Os ingredientes naturais mais indicados contra queda de cabelo são:.
Bardana. O óleo essencial de bardana acalma a sensibilidade do couro cabeludo, quando este encontra-se vermelho e irritado, sendo ótimo para contribuir contra queda de cabelo e caspa. ... .
Proteína de arroz. ... .
Feno-grego e óleo de côco. ... .
Urtiga em pó ... .
Ginseng..

O que é bom para o cabelo caindo?

“A melhor prevenção da queda de cabelo é manter cuidados em relação à saúde do corpo e da mente. Ter boa alimentação, exames em dia, atividade física regular, evitar o estresse e ter a saúde mental em dia são formas de evitar a queda de cabelo”, ressalta Dr. Januário Júnior.