O que é escassez de água causa?

Crise hídrica, estresse hídrico e falta de água são termos comuns e que estão em constantes destaques nos debates científicos e na mídia. Confira no texto as principais causas, exemplos e soluções para esse problema.

Quais são as principais causas da falta de água?

As causas nem sempre estão relacionadas à falta de chuva, mas sim a uma somatória de fatores, tais como: questões meteorológicas, geográficas e demográficas, má gestão e gerenciamento de recursos hídricos, falta de infraestrutura adequada para gerir o aumento da demanda por água, políticas públicas eficientes, uso de fontes alternativas para abastecimento, conservação ambiental e educação para promover o consumo racional.

O que é escassez de água causa?
O que é escassez de água causa?

O Brasil é um país rico em água?

Apesar do Brasil ser um dos países que possui maior quantidade de água doce no mundo, com 12% do total do planeta, a falta de água é uma realidade em muitas das regiões. Além disso, a água não é igualmente distribuída no território brasileiro, por exemplo a região Amazônica possui 70% da reserva de água doce — e somente 7% da população— 15% fica no Centro-Oeste, 6% no Sul e no Sudeste e apenas 3% no Nordeste (Repórter Brasil). Destaca-se que a região sudeste e nordeste são regiões mais populosas. 

O que é escassez de água causa?
O que é escassez de água causa?

Confira exemplos de casos no Brasil todo

Em 2014 a Região Metropolitana de São Paulo passou por uma severa crise hídrica. O reservatório do Sistema Cantareira, que abastece cerca de 9 milhões de pessoas, apresentou sucessivos recordes de baixas em seu volume e a falta de água para abastecimento humano tornou-se evidente. Assim, em julho de 2014, o volume útil da Cantareira esgotou e com o esvaziamento do reservatório e as previsões de falta de chuva, São Paulo enfrentou a maior crise hídrica dos últimos 80 anos (Exame). A partir de então houve a necessidade de repensar a gestão, os cidadãos entraram num regime de economia de água e muitas campanhas para informar a população sobre como a crise hídrica pode ser dolorosa e por isso é necessário mudar hábitos foram realizadas. 

A escassez de água também atinge, de forma crônica, o nordeste do país, em , onde as secas são fenômenos recorrentes. Nessa região, a atuação governamental tem se pautado em ações emergenciais, de suprimento de água e assistência social. Os esforços no sentido de promover atividades econômicas adaptadas às condições climáticas regionais têm sido, muitas vezes, insuficientes e preocupantes. 

O caso mais recente é a crise hídrica enfrentada pelo Estado do Paraná. O mês de março foi o mês mais seco em Curitiba desde 1998 e a estiagem afetou todo o estado, destaca-se ainda que “a situação dos reservatórios hidrelétricos da Bacia do Rio Iguaçu, por exemplo, é a pior dos últimos 90 anos, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS)” (Gazeta do Povo). A Sanepar, Companhia de Saneamento do Paraná, publicou que bairros de Curitiba, Araucária, Fazenda Rio Grande e São José dos Pinhais, na região metropolitana, terão rodízio no abastecimento de água para evitar um colapso ainda maior.

O que é escassez de água causa?
O que é escassez de água causa?

A falta de água no Brasil não compromete somente a disponibilidade de água doméstica, setores como indústria e agricultura também sofrem com o problema, o que pode acarretar impactos na economia como um todo. 

Quais são as soluções?

Não há uma única solução, mas há alguns meios de mitigar o problema de falta de água: utilizar a água de maneira racional, reuso da água, reutilizar água da chuva, conservação dos corpos hídricos, técnicas de irrigação mais eficientes, processos de produção de bens e serviços mais sustentáveis e educação.

O Projeto Professor Água é uma iniciativa que tem como objetivo levar informações sobre água para a população em geral, e neste sentido contribui e muito para o entendimento da crise hídrica e como mudanças de hábitos podem ser muito efetivas para enfrentar este tipo de crise.

O que é escassez de água causa?
O que é escassez de água causa?

É um projeto que nasceu da vontade de transmitir ao maior número de pessoas, principalmente crianças e adolescentes, a importância de cuidar da água de nosso planeta. O tema água hoje permeia a Sociedade como um todo, as pessoas se interessam pelo assunto e são verdadeiros guardiões da água, quanto mais preparados estiverem mais conseguirão mudar os seus hábitos e de pessoas próximas. 

O que é escassez da água pode causar?

A escassez de água também pode prejudicar o turismo de uma região, resultando em impactos econômicos. Além disso, o desperdício traz consequências para o meio ambiente, já que um elevado nível de perda acarreta na necessidade de captação e produção superiores ao volume que as pessoas normalmente precisam.

Quais são as consequências da escassez de água no mundo?

Pois se a água é um bem essencial, a falta dela terá impactos sociais, econômicos e ambientais. São exemplos esvaziamento das cidades, baixa produção agrícola e industrial, falta de emprego, entre muitos outros.

O que falar sobre a escassez da água?

A escassez de água é a falta de recursos de água doce para atender à demanda padrão de água. A escassez de água pode ser causada por secas, falta de chuvas ou poluição. A escassez de água foi listada em 2019 pelo como um dos maiores riscos globais em termos de impacto potencial na próxima década.