O que é organização do espaço geográfico brasileiro?

Organização do espaço geográfico brasileiro

Alguém poderia responder para mim

Ufes)A figura a seguir apresenta a organização do espaço geográfico brasileiro, com áreas numeradas de 1 a 5.
(imagem abaixo)


 VESSENTINI, J. W. "Sociedade e Espaço: Geografia geral e do Brasil". 1997. p.185.

a) Preencha os parênteses, estabelecendo a correspondência entre as áreas numeradas e a caracterização apresentada a seguir.
( ) Centro econômico do país.
( ) Áreas agropecuárias mais modernas.
( ) Áreas com técnicas agropecuárias tradicionais, apresentando algumas cidades grandes, com indústrias.
( ) Áreas pouco povoadas, com economia estagnada.

( ) Áreas de industrialização e urbanização mais evoluídas.

b) Explique a organização do espaço geográfico econômico brasileiro, tomando como referência o modelo centro-periferia.

 

Re: Organização do espaço geográfico brasileiro

 por Leonardo Sueiro Sex 27 Dez 2013, 12:17

A primeira é evidente. Trata-se do eixo Rio-Sp (3)
A segunda é a parte dos pampas gaúchos (4)
A terceira é representada pelo MATO GROSSO(em pleno crescimento econômico calcado nas atividades agropecuárias com relativa modernização), a agricultara secular da região litorânea do nordeste e também as regiões metropolitanas da Região Norte (1)
A quarta trata-se do sertão nordestino (5)
Região sudeste, sobretudo SP (2)

3, 4, 1, 5, 2

__________________________________________

 

Re: Organização do espaço geográfico brasileiro

 por maico33LP Sex 27 Dez 2013, 12:34

Obrigado, respondemos igualmente. Coloquei apenas para conferir com a resposta de alguém. Seria interessante se também respondesses a letra b) ou outra pessoa.

 

 

 Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum

Não podes responder a tópicos

O slideshow foi denunciado.

Organização do espaço brasileiro: constituição do território e regionalização
2º ano do Ensino Médio

Professora em Secretaria Municipal de Educação de Guanambi e Secretaria Estadual de Educação da Bahia

Organização do espaço brasileiro: constituição do território e regionalização
2º ano do Ensino Médio

Mais Conteúdo rRelacionado

  1. 1. Organização do Espaço Brasileiro: Constituição do Território e Regionalização. Prof. Jane Mary
  2. 2. Um espaço é formado por um conjunto indissociável solidário e contraditório de sistemas de objetos e sistemas de ações. Espaço Geográfico
  3. 3. Periodização do Espaço Geográfico Brasileiro A natureza selvagem, objetos naturais, condições naturais = base material; O trabalho e as técnicas se relacionavam com as dádivas da natureza; Do meio natural criava-se uma nova natureza sem grandes transformações. Meio Natural (anterior até XV / XVIII)
  4. 4. O homem foiO homem foi desenvolvendodesenvolvendo mais técnica emais técnica e criando novascriando novas tecnologias.tecnologias.
  5. 5. O Meio Técnico (1720-1945) • Espaço mecanizado, objetos fabricados técnicos, objetos culturais; • O homem começa a fabricar um tempo novo; • O tempo social sobrepõe ao tempo natural; • Iniciam-se os problemas ambientais.
  6. 6. O Meio Técnico-Científico- Informacional • Interação profunda da ciência e da técnica Tecnociências; • Mercado Global; • Os objetos são técnicos e informacionais (intencionalidade de produção e de localização); • Manifestações geográficas novos progressos • produção de algo novo. Tecnociências
  7. 7. Localização do Brasil
  8. 8. Localizado na América do Sul É Inteiramente Ocidental Pertence tanto ao Hemisfério Norte e o Sul. Um país tropical com 92% do território na zona intertropical e 8% na zona temperada do sul.
  9. 9. O territórioO território brasileiro possuibrasileiro possui uma área de ≈ 8.5uma área de ≈ 8.5 milhões de km2milhões de km2²².. É o maior país daÉ o maior país da América do Sul eAmérica do Sul e faz fronteira comfaz fronteira com quase todos, comquase todos, com exceção doexceção do Equador e Chile;Equador e Chile; A Constituição do Território Brasileiro
  10. 10. Brasil é um país equidistante:Brasil é um país equidistante: Pontos extremosPontos extremos Norte (Monte Caburai -Norte (Monte Caburai - RR) e Sul (Arroio Chuí –RR) e Sul (Arroio Chuí – RS) são 4.395 km.RS) são 4.395 km. Leste (Ponta dosLeste (Ponta dos Seixas - Pb) e OesteSeixas - Pb) e Oeste (Serra do Cotamana –(Serra do Cotamana – Ac) são 4.319km.Ac) são 4.319km.
  11. 11. A formação do território brasileiro
  12. 12. A organização do espaço geográfico brasileiro no período Colonial • Adquiriu aspecto territorial com mapeamento e descrições das viagens de reconhecimento; • A apropriação do território demarcava-se a leste pelo oceano Atlântico e a oeste pela linha do Tratado Tordesilhas; • Capitanias hereditárias; • Exploração do pau-brasil (devast. Mata Atlântica) • As atividades econômicas: produção de cana de açúcar, a pecuária e a mineração estabelecia-se a ocupação e limites do território;
  13. 13. A economia e o território brasileiro nos séculos XVII XVIII
  14. 14. Na fase pós-independência Sec. XIX A delimitação do território negociadas: •França disputa do Amapá; •Bolívia posse do Acre; •Argentina, Paraguai e Uruguai (questão platina).
  15. 15. O processo de formação e ocupação do território brasileiro está vinculado às atividades agroexportadoras
  16. 16. A economia desse período preponderou-se na constituição de cidades, que exerceram influências na (re)organização do espaço geográfico. A industrialização foi responsável pelo aumento dos fluxos migratórios e pela urbanização e pelo surgimento de inúmeras cidades. São Paulo e Rio de Janeiro deixam as características provincianas e passa para núcleo urbano do país, concentração da produção, dos serviços e do consumo – Região Concentrada.
  17. 17. Brasil: Houve introduçã o da tecnologi a em todos os setores da economia Vias de circulação 2011
  18. 18. Brasil: vias de circulação 2014
  19. 19. Referências ALBUQUERQUE, Maria A. Martins de. Geografia sociedade e cotidiano: espaço brasileiro. V. 2. São Paulo: Escala Educacional, 2013. SANTOS, Milton. Natureza e Espaço. 4. ed. São Paulo: USP, 2008

Como é a organização do espaço geográfico brasileiro?

O território do Brasil ocupa uma área de 8 514 876 km². Em virtude de sua extensão territorial, o Brasil é considerado um país continental por ocupar grande parte da América do Sul. O país se encontra em quinto lugar em tamanho de território.

O que é a organização do espaço geográfico?

Na Geografia, um dos principais objetos de estudo é o espaço geográfico. É nele que a sociedade se organiza, segundo distintos fatores. A organização do espaço acontece de maneira diferente, em razão das diferentes necessidades, momentos históricos, civilização, cultura, intenções, significados e inúmeros outros.

Quais são as principais características do espaço geográfico brasileiro?

Limites e pontos extremos: O Brasil possui 23.086 Km de extensão de sua linha divisória, sendo que 7.367 Km de sua costa limita-se com o Oceano Atlântico e 15.719 com seus países vizinhos. Norte: Guiana Francesa (2,83%), Suriname (2,58%), República da Guiana (6,94%), Venezuela (6,47%).

Como ocorreu a organização do espaço geográfico?

O espaço geográfico é aquele que foi modificado pelo homem ao longo da história. Que contém um passado histórico e foi transformado pela organização social, técnica e econômica daqueles que habitaram ou habitam os diferentes lugares (“o espaço geográfico é o palco das realizações humanas”).

Toplist

Última postagem

Tag