O que é secreção de aldosterona?

O que é secreção de aldosterona?

Agora, vamos falar de outra parte extremamente importante da regulação da Pressão arterial (Pa): o Sistema Renina-Angiotensina II – Aldosterona (SRAA). Aposto como logo no primeiro período de medicina, você já deve ter ouvido falar desse sistema, tamanho a importância.

Aposto, como logo no primeiro período de medicina, você já deve ter ouvido falar desse sistema, tamanho a importância.

O SRAA regula a pressão arterial média por meio da regulação do volume sanguíneo. É um reflexo mais lento que o barorreceptor por ser hormonalmente mediado. É ativado em resposta à diminuição da pressão arterial.

Para não ter dúvidas, acesse essa aula sobre a Fórmula Básica da Regulação da Pressão Arterial. 

Observe as seguintes etapas de ativação:

O que é secreção de aldosterona?

1ª etapa:

A diminuição da Pa causa diminuição da perfusão renal, que é percebida pelos mecanorreceptores nas arteríolas aferentes do rim. A diminuição da Pa faz com que a pró-renina seja convertida em  renina nas células justaglomerulares. A secreção de renina pelas células justaglomerulares é aumentada por estimulação dos nervos simpáticos renais e pelos agonistas do ß1 e reduzida pelos antagonistas de ß1, como o propranolol.

 2ª etapa: 

A renina é uma enzina que no plasma catalisa a conversão de angiotensinogênio em angiotensina I (possui pouca atividade biológica).

 3ª etapa: 

Nos pulmões e rins, a angiotensina I é convertida em angiotensina II, reação catalisada pela Enzima conversora de angiotensina (ECA).

 4ª etapa: 

A angiotensina II atua sobre as células da zona glomerulosa do córtex suprarrenal, estimulando a síntese e a secreção de aldosterona. A aldosterona, atua sobre as células principais do túbulo renal dista e ducto coletor aumentando a reabsorção de Na, levando o aumento do LEC e volume sanguíneo.

5ª etapa: 

A angiotensina II tem ação direta sobre o rim, estimulando a troca de Na– H no túbulo proximal renal e aumentando a reabsorção de Na e de HCO3.

6ª etapa: 

A angiotensina II atua sobre o hipotálamo, aumentando a sede e a ingestão de água. E estimula a secreção do hormônio antidiurético, que aumenta a reabsorção de água nos ductos coletores.

7ª etapa: 

Por fim, a angiotensina II atua diretamente sobre as arteríolas, levando a vasoconstrição.

Em resumo, a diminuição da Pa ativa o SRAA, produzindo um conjunto de respostas tentando normalizar a Pa. A resposta mais importante é o efeito da aldosterona aumentando a reabsorção renal de Na⁺. Ao se promover a reabsorção de Na⁺, aumenta-se o volume do LEC e o volume sanguíneo, com isso  ocorre aumento do retorno venoso, e pelo mecanismo de Frank-Starling, aumento do débito cardíaco e da pressão arterial.

Referências: CONSTANZO, L. S. Fisiologia. 5.ª ed.

Outra forma eficaz de medir a pressão arterial é através dos barorreceptores. Veja mais no artigo sobre Regulação da Pressão Arterial – Reflexo Barorreceptor.

Você também deve gostar de

Sobre o autor

O que é secreção de aldosterona?

Paula Rodrigues

O que provoca a secreção de aldosterona?

Quando a quantidade de sódio no sangue baixa, aumenta a secreção de aldosterona. Esse hormônio atua sobre os túbulos distais e sobre os túbulos coletores, estimulando a reabsorção de sódio do filtrado glomerular.

O que é aldosterona e qual sua função?

A aldosterona e a vasopressina fazem com que os rins retenham sódio (sal). A aldosterona também faz com que os rins excretem potássio. O aumento de sódio faz com que a água seja retida, aumentando, assim, o volume de sangue e a pressão arterial.

Quem secreta a aldosterona?

Aldosterona é um hormônio (da família dos mineralocorticoides) sintetizado na zona glomerulosa do córtex das glândulas suprarrenais. Tem como alvo os rins.

Quais são os efeitos da aldosterona?

Os principais efeitos da aldosterona nesses novos alvos incluem: estimulação do apetite ao sódio (Na+), aumento da pressão arterial basal, prejuízo do barorreflexo arterial e produção de hipertrofia e fibrose no tecido cardíaco.