O que é solo e quais são os principais tipos de solo que existem?

O solo é entendido como sendo o material solto e macio que cobre a camada superficial da crosta terrestre, como uma casca cobre uma laranja. Ao contrário da casca, que tem uma superfície relativamente uniforme quando observada a olho nu, os solos variam muito na superfície da Terra, em diversos aspectos.

Os solos são constituídos de partículas minerais, material orgânico (vivo, na forma de microorganismos, ou em processo de decomposição), ar e água (estes últimos, presentes nos espaços entre as partículas sólidas).

Os solos são de vital importância a manutenção da vida na Terra e possuem cinco papéis básicos ou funções no nosso ambiente:

O solo é a camada superficial da Terra e é formado por minerais e matéria orgânica, que vêm da decomposição dos animais e dos vegetais. Ele serve como fonte de nutrientes para as plantas e é um importante elemento na produção agrícola, pois é a partir dele que o homem produz boa parte dos alimentos.

Desde o início da humanidade, o ser humano utiliza o solo como recurso para sua manutenção e sobrevivência. Por isso, cuidar do solo é tão importante para a manutenção do ecossistema terrestre.

Leia também: Crosta terrestre – camada mais fina e externa do nosso planeta

Quais são os tipos de solo?

Graças ao solo, as plantas retiram os nutrientes necessários para a sua sobrevivência.

O solo pode ser dividido em quatro tipos: arenoso, argiloso, humoso e calcário. Para compreender melhor a função de cada um, é importante conhecer mais sobre eles.

O solo arenoso tem uma grande quantidade de areia e é pobre em nutrientes. É considerado um solo de ótima infiltração, ou seja, absorve muito a água e, por isso, não é ideal para a prática agrária. Esse solo não é próprio para cultivo.

O solo arenoso não é o ideal para a prática agrária.

O solo argiloso apresenta uma grande quantidade de nutrientes e possibilita a produção agrícola, pois, após ser molhado, ele absorve a água, tornando-se mais arejado. Isso permite que a planta absorva melhor os nutrientes.

O solo argiloso contém uma grande quantidade de nutrientes.

O solo humoso é também conhecido como solo escuro e é muito rico em nutrientes, devido à grande quantidade de matéria orgânica. Sendo assim, ele é bastante fértil, por isso é muito utilizado na produção agrícola.

O solo humoso é rico em matéria orgânica.

O solo calcário é de fácil identificação, pois ele contém um grande número de pedras em sua composição. Ele é impróprio para cultivo, pois as pedras não permitem que a raiz das plantas desenvolva-se.

O solo calcário apresenta pedras em sua composição.

Veja também: Rochas – quais são os tipos que existem?

Qual é a importância do solo?

O solo é importante, pois ele permite a manutenção do ecossistema terrestre. A partir dele, as plantas retiram os nutrientes para desenvolver-se, bem como os seres vivos que dependem dele. Por isso, ações de cuidado com o solo são tão muito necessárias.

Poluir o solo, além de prejudicá-lo, destrói a possibilidade de alimento das plantas. O certo é nunca jogar resíduos recicláveis nem da construção civil no solo. Já os resíduos orgânicos, como as cascas de frutas e verduras, servem como adubo e são ótimas fontes de nutrição para o solo.

Veja também: Poluição - o que é, tipos e consequências

Atividades

Questão 1 - Marque V para verdadeiro e F para falso.

A) ( ) O solo é a camada superficial da Terra, sendo formado por minerais e matéria orgânica, que vêm da composição dos animais e dos vegetais.

B) ( ) O ser humano utiliza o solo como recurso para sua manutenção e sobrevivência.

C) ( ) O solo arenoso tem uma pequena quantidade de areia e é rico em nutrientes.

D) ( ) O solo argiloso apresenta uma grande quantidade de nutrientes e possibilita a criação de animais.

E) ( ) O solo humoso é também conhecido como solo escuro e é muito rico em nutrientes, devido à grande quantidade de matéria orgânica.

F) ( ) O solo calcário é de fácil identificação, pois ele contém um grande número de pedras em sua composição.

O Solo é a camada superficial da crosta terrestre. Trata-se de um complexo composto de materiais minerais e orgânicos.

Formação e composição do solo

O solo é resultado da ação de vários elementos: água, clima, organismos vivos, relevo, tipo de rocha e o tempo de atuação desses fatores. Em função da ação conjunta dos diversos fatores, originam-se diversos tipos de solo.

A decomposição das rochas por ação dos agentes físicos, químicos ou biológicos dão origem aos componentes minerais. A incorporação e a decomposição de elementos orgânicos animais e vegetais (húmus), dão fertilidade ao solo.

Classificação dos solos

Com relação a cor, a maior parte dos solos podem ser agrupadas em três tipos:

O que é solo e quais são os principais tipos de solo que existem?

  • avermelhados e amarelos - indicam forte presença de óxido de ferro
  • escuros - indicam forte presença de materiais orgânicos
  • claros - indicam a fraca presença ou ausência de materiais orgânicos.

Com relação a textura os solos, são classificados:

O que é solo e quais são os principais tipos de solo que existem?

  • arenoso - retém pouca água e nutrientes, pois possuem grandes poros, facilitando o escoamento da água
  • argiloso - o solo argiloso retém mais água e nutrientes (cálcio, potássio, ferro)
  • orgânico - é composto de materiais orgânicos em processo de decomposição, além de areia e argila

Veja também: Solo Orgânico e Inorgânico

Solo no Brasil

Entre os solos mais comuns encontrados no Brasil, destacam-se o massapê e a terra roxa:

  • Massapê - é um solo escuro, argiloso e orgânico, originado da desagregação e decomposição da rocha gnaisse. Aparece em grande trecho do Nordeste Brasileiro, na região chamada de Zona da Mata, onde desde o século XVI se cultiva a cana-de-açúcar, que se adapta muito bem a esse tipo de solo.
  • Terra roxa - é um solo avermelhado e vulcânico, originado da decomposição do basalto. Aparece no oeste do estado de São Paulo e no norte do Paraná. É excelente para a agricultura e, desde o século passado é utilizado para a cultura do café.

Curiosidade: Você Sabia?

A terra roxa, na verdade é vermelha e não roxa. O nome surgiu com os colonos italianos das lavouras do café que falavam "terra rossa", que em italiano quer dizer vermelho. O povo confundiu rossa com roxa.

Complemente sua pesquisa:

  • Solo
  • Tipos de Solo do Brasil
  • A Importância do Solo
  • Poluição do Solo
  • Salinização do Solo
  • Exercícios sobre Solo
  • Geografia Enem: assuntos que mais caem

O que é solo e quais são os principais tipos de solo que existem?

Lana Magalhães

Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.

O que é solo e quais são os tipos?

Sendo um recurso natural renovável formado por meio do processo de intemperismo das rochas, o solo é o principal substrato para o desenvolvimento das atividades humanas. Os principais tipos de solo são os argilosos, os arenosos, os humosos e os calcários.

Quais são os principais tipos de solos?

O que é solo.
Areia. É um acúmulo de pequenos pedaços de rochas ou minerais. ... .
Silte. Partícula do solo com um diâmetro que varia de 0,05 a 0,002 mm, composta por feldspato, piroxênio, anfibólio, biotita etc. ... .
Argila. ... .
Argissolos. ... .
Cambissolos. ... .
Chernossolos. ... .
Espodossolos. ... .
Gleissolos..

Quais os 3 tipos principais de solo?

Quais são os tipos de solo no mundo? De modo geral os tipos de solos presentes no mundo de dividem em 3 grandes grupos: arenoso, argiloso, humoso(orgânico).

Como podemos definir o que é o solo?

O solo é o resultado de um paciente trabalho da natureza. Partículas (minerais e orgânicas) vão sendo depositadas em camadas (horizontes) devido à ação da chuva, do vento, do calor, do frio e de organismos (fungos, bactérias, minhocas, formigas e cupins) que vão desgastando as rochas de forma lenta no relevo da terra.