O que e uma região Agreste?

O agreste é uma região do Nordeste brasileiro que se caracteriza pelo clima semiárido.


O que e uma região Agreste?

Vegetação típica do agreste nordestino

O que é e localização geográfica

O agreste é uma área (faixa paralela à região costeira) do Nordeste brasileiro, situado entre a Zona da Mata e o Sertão. Esta área de transição se estende do Rio Grande Norte até os planaltos da Bahia. O agreste e o sertão formam o bioma denominado caatinga.

Principais características do Agreste:

- Presença do clima semiárido (seco e quente).

- Índice pluviométrico médio anual no agreste é de 700 mm de chuvas. Em algumas áreas é comum a ocorrência de secas. As áreas mais úmidas são próximas à Zona da Mata, enquanto as mais secas estão próximas ao sertão.

- Vegetação típica da caatinga: arbustos com galhos retorcidos (aroeiras, angico e juazeiro), além da presença de bromélias (plantas de regiões tropicais) e cactos (plantas com espinhos e ausência de folhas).

- A fauna é caracterizada pela presença de várias espécies de animais como, por exemplo, cutia, veado-catingueiro, tatupeba, preá e gambá.

- A criação extensiva de gado, pecuária leiteira e agricultura (em áreas com maior umidade) são as principais atividades econômicas da região.

- Presença de rios temporários (presença de água no período de chuvas).

- O solo do tipo pedregoso está presente em grande parte do agreste.

- O relevo é variável, com destaque para o Planalto da Borborema, região montanhosa do interior nordestino.

- Na região do agreste, as temperaturas podem chegar a 35°C no verão.

O que e uma região Agreste?

Paisagem Natural do Agreste Nordestino

Principais cidades do agreste:

Algumas cidades (polos urbanos) estão localizadas no agreste nordestino. Elas apresentam indústrias, comércios, variedade de serviços e bom desenvolvimento urbano. São elas: Feira de Santana (Bahia),  Campina Grande (Paraíba), Caruaru (Pernambuco) e Arapiraca (Alagoas).

O que e uma região Agreste?

O município pernambucano de Caruaru está localizado na região do Agreste Nordestino. Além de ser conhecida como "capital do forró" a cidade também tem o apelido de "princesinha do agreste".


Atualizado e revisado em 26/01/2022

Por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005)




Você também pode gostar de:

Agreste Nordestino Temas Relacionados
  • • Caatinga e suas características
  • • Clima da Região Nordeste do Brasil
  • • Culinária da Região Nordeste
  • • Fauna e Flora da Caatinga
  • • Região Nordeste do Brasil
  • • Sertão Nordestino e suas características
Bibliografia Indicada

O que é Nordeste Brasileiro (coleção Primeiros Passos)

Autor: Garcia, Carlos

Editora: Brasiliense

Fontes de referência do texto:

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino e ROSS, Jurandyr Luciano Sanches,. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2014.

- ALMEIDA, Mauricio de. Geografia Global - Geral e do Brasil - Volume Único - Ensino Médio. São Paulo: Escala Educacional, 2010. 


O Agreste é uma sub-região da região Nordeste do Brasil, que fica entre a Zona da Mata – clima tropical úmido –  e do Sertão – clima semiárido.

Como fica entre o sertão e o litoral nordestino, é uma região chamada de zona de transição. O termo “agreste” é originado do latim e está relacionado com campo, campestre, campesiano e colono.

Sua área compreende uma estreita faixa que fica paralela à costa e está presente em vários estados nordestinos como: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. É uma área menos úmida que a Zona da Mata e menos quente e seca que o Sertão.

O que e uma região Agreste?
O clima semiárido também é conhecido como clima de estepe. (Foto: Pixabay)

Agreste

O Agreste tem como particularidades essenciais os solos profundos – argissolos e latossolos. O relevo é bastante variável ligado a solos rasos – litossolos. Os solos são levemente férteis e a vegetação é variável com o predomínio de caducifólias.

Por se tratar de uma faixa de transição, a região possui os biomas de Mata Atlântica e Caatinga. O semiárido é o clima predominante. Trata-se de uma área propícia a secas, com a precipitação pluviométrica variando entre 300 e 1.200 milímetros ao ano.

É mais comum o índice pluviométrico ficar entre 700 e 800 milímetros ao ano. No Planalto de Borborema, por exemplo, as altitudes costumam variar entre 500mm e 800mm, sendo uma das maiores do Nordeste brasileiro.

As massas de ar carregadas de umidade originárias do oceano Atlântico perdem força quando chegam em boa parte do Agreste e também na Zona da Mata. Isso acaba provocando chuvas intensas, conhecidas também como chuvas orográficas, além de grandes secas em quase todo o sertão.

Normalmente, na região existem propriedades rurais de médio e pequeno porte – conhecidas como minifúndios – com destaque para a agricultura familiar e a rotação de culturas. Os produtos que predominam são: algodão, café e sisal.

A atividade econômica que também se desenvolve bem no Agreste é a pecuária leiteira e a policultura – cultivo de vários tipos de plantas. Seus produtos abastecem aquele que é o maior mercado consumidor da região Nordeste, a Zona da Mata.

A principal atividade econômica da região está focada no artesanato e os produtos são comercializados nas grandes feiras e centro comerciais locais. As cinco principais cidades da região são: Arapiraca – Alagoas, Campina Grande - Paraíba, Caruaru - Pernambuco, Feira de Santana - Bahia e Vitória da Conquista – Bahia.

O que e uma região Agreste?
Mapa da região Nordeste e suas sub-regiões. (Foto: Wikipédia)

A região Nordeste de divide em quatro sub-regiões:

  • Meio Norte (1)
  • Sertão (2)
  • Agreste (3)
  • Zona da Mata (4)

Meio Norte

O Meio Norte é uma das sub-regiões da região Nordeste do Brasil. Ele inclui duas capitais nordestinas, São Luís – Maranhão e Teresina – Piauí, além de outras cidades importantes do interior: Açailândia, Balsas, Caxias, Imperatriz e Timon no estado do Maranhão e Parnaíba no estado do Piauí.

Quanto a latitude, é subdividida em meridional e setentrional, já no caso da longitude, ao leste – ocupado pelo Piauí ocidental e no centro-oeste – ocupado pelo Maranhão.

Sertão

Sertão, também conhecido como sertão nordestino, é uma das quatro sub-regiões da região Nordeste do Brasil. Trata-se da maior sub-região em área  e se estende pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Diferente dos outros semidesertos do mundo, o sertão não margeia com um grande deserto, mas sim com zonas úmidas. Por isso, mantém peculiaridades biomáticas e uma atipicidade demográfica. Ele integra as áreas dominadas por um clima tropical semiárido, cujo clima é quente e seco.

Apresenta temperaturas médias elevadas, que variam entre 25° C e 30° C, sendo que nos dias mais quentes pode ultrapassar os 42° C, a exemplo do Raso da Catarina –  situada na parte centro-oeste da Caatinga, na Bahia, e no centro-sul do Piauí. Além disso, possui duas estações bem definida, uma chuvosa e a outra seca.

 As chuvas ocorrem somente em três ou quatro meses do ano e a pluviosidade atinge a média de 750 milímetros ao ano. Em algumas áreas chove menos de 500 milímetros por ano.

Zona da Mata

A Zona da Mata uma das quatro sub-regiões da região Nordeste do Brasil. Ela fica localizada no litoral, estendendo-se do estado do Rio Grande do Norte até a região sul da Bahia. É formada por uma estreita faixa de terra se comparada aos padrões continentais brasileiros.

O termo “Zona da Mata” se deve à Mata Atlântica que cobria absolutamente toda a região, mas na atualidade está quase extinta. Sua área compreende seis capitais da região Nordeste: Salvador – Bahia, Aracajú – Sergipe, Maceió – Alagoas, Recife – Pernambuco, João Pessoa – Paraíba e Natal – Rio Grande do Norte.

Trata-se da zona mais urbanizada, industrializada e economicamente desenvolvida. Sua latitude é subdividida em setentrional: polarizada pelo eixo Natal – João pessoa; central: polarizada pelo eixo Recife – Maceió e meridional: polarizada pelo eixo Salvador – Aracaju.

O que e uma região Agreste?
A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro. (Foto: Wikipédia)

Cidades

A densidade populacional do Agreste é a segunda maior entre as zonas geográficas nordestinas, perdendo apenas para Zona da Mata. É a única sub-região do Nordeste que não acolhe nenhuma capital, mas, apesar disso, comporta importantes pólos. As principais são:

  • Alagoinhas – Bahia
  • Arapiraca – Alagoas
  • Campina Grande – Paraíba
  • Caruaru – Pernambuco
  • Feira de Santana – Bahia
  • Garanhuns – Pernambuco
  • Itabaiana – Sergipe
  • Jequié – Bahia
  • Lagarto – Sergipe
  • Palmeira dos Índios – Alagoas
  • Vitória da Conquista – Bahia

O que é uma região Agreste?

Agreste – corresponde à área de transição entre o sertão semiárido e a zona da mata, úmida e cheia de brejos. Essa sub-região é composta pelos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Quais são as regiões do Agreste?

O agreste é uma grande faixa que está localizada paralelamente à costa litorânea. Ele abrange seis estados do Brasil: Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Qual é a principal característica do Agreste?

Principais características do Agreste: - Presença do clima semiárido (seco e quente). - Índice pluviométrico médio anual no agreste é de 700 mm de chuvas. Em algumas áreas é comum a ocorrência de secas.

Qual é a diferença entre o Sertão e Agreste?

Agreste (do latim: relativo ao campo, campestre, campesiano, colono) designa uma área na Região Nordeste do Brasil de transição entre a Zona da Mata e o Sertão, que se estende por uma vasta área dos estados brasileiros da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.