O que é uma transformação química Cite exemplos?

Um aspecto importante da Química é identificar as transformações sofridas pelas substâncias. Tais transformações da matéria são chamadas de fenômenos, e não precisam ser fatos extremamente impressionantes, como ocorre no dia a dia quando usamos essa palavra. Em Química, trata-se apenas de qualquer mudança que ocorra com a matéria.

Considere, por exemplo, que amassemos uma lata de alumínio. Esse é um fenômeno, pois a aparência, tamanho e formato da lata foram modificados. Entretanto, a sua constituição continua sendo a mesma, ou seja, continua sendo formada por uma liga de alumínio.

Nesse caso, temos, portanto, um fenômeno físico, que pode ser definido da seguinte forma:

Fenômeno físico é toda alteração na estrutura física da matéria, tais como forma, tamanho, aparência e estado físico, mas que não gere alteração em sua natureza, isto é, na sua composição.

Veja mais exemplos de fenômenos físicos:

  • Amassar um papel;
  • Quebrar um copo de vidro;
  • Ferver a água;
  • Produção de joias, em que se transforma, por exemplo, uma barra de cobre em fios;
  • Dissolução do açúcar em água;
  • Congelamento da água;
  • Transformação de tecido em roupas;
  • Triturar o carvão para obter o carvão ativo;
  • Aquecer uma panela de alumínio.

O que é uma transformação química Cite exemplos?

As mudanças de estados físicos da água são fenômenos físicos

Fenômenos químicos ocorrem quando há alteração da natureza da matéria, isto é, da sua composição.

Dizemos que ocorreu uma reação química, pois novas substâncias foram originadas.

Por exemplo, considere uma lata de ferro que é deixada por alguns dias ao ar livre. Com o tempo, ela começa a enferrujar. Nesse caso, não foram alteradas apenas as características físicas do material, mas sim as químicas, pois a ferrugem é uma nova substância que foi formada em uma reação de oxidação e que possui propriedades bem diferentes das do ferro que constituía originalmente a lata.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é uma transformação química Cite exemplos?

Lata enferrujada – um fenômeno químico

As substâncias iniciais são chamadas de reagentes, e as finais são os produtos.

Outros exemplos de fenômenos químicos ou reações químicas são:

  • Queima de papel;
  • Alimento decompondo-se no lixo;
  • Queima do carvão;
  • Produção de queijo a partir do leite;
  • Queima de combustíveis no motor dos automóveis;
  • Fotossíntese realizada pelas plantas;
  • Azedamento do leite.

Esses fenômenos químicos podem ser identificados por uma ou mais de uma das manifestações a seguir:

  • Liberação de energia na forma de calor, luz etc. – Como ocorre quando queimamos o álcool;

O que é uma transformação química Cite exemplos?

Álcool queimando – liberação de luz e calor

  • Liberação de gases: Como quando colocamos um comprimido antiácido na água e ocorre a sua efervescência;

O que é uma transformação química Cite exemplos?

Antiácido efervescente – fenômeno químico

  • Mudança de cor: Como ocorre na queima do papel;

O que é uma transformação química Cite exemplos?

Papel queimado - houve mudança de cor e é um fenômeno químico

  • Formação de um sólido: Por exemplo, quando misturamos nitrato de chumbo e iodeto de potássio, ocorre a formação de um precipitado amarelo, o iodeto de chumbo.

O que é uma transformação química Cite exemplos?

Formação de precipitado de iodeto de chumbo

Uma transformação, nas áreas da química e da física, é uma mudança na matéria. No entanto, cada uma destas ciências trata das transformações de forma diferente. Seja para o vestibular, ou simplesmente para entender a natureza, a diferenciação entre estes dois processos é de suma importância. Então vamos nos aprofundar um pouco mais nos eventos por trás de transformações químicas e físicas.

Para resumir, uma transformação química envolve reações químicas, que por sua vez vão formar novos compostos ou substâncias. Já a transformação física exige que a substância continue sendo a mesma, apenas com alteração do seu estado físico ou organização da matéria.

Quando ocorre uma reação química os átomos de uma certa substância (ou mais) reorganizam suas ligações, formando novos compostos e substâncias. Por exemplo, quando queimamos madeira, o calor faz com que os átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio da celulose formem novas ligações, gerando como resíduo gás carbônico e água.

Pense numa xícara de café. Quando misturamos leite ao conteúdo da xícara, as moléculas do café e do leite irão formar uma nova substância, que não pode ser, praticamente, separada. Portanto, uma transformação química, em geral, é irreversível a não ser por meio de outra reação química.

O que é uma transformação química Cite exemplos?
Imagem:  Jill Wellington / Pixabay 

Outro exemplo de transformação química é a ferrugem. Isso porque a transformação química depende, também da colisão e da reatividade entre moléculas. A reatividade, por conseguinte, define a capacidade de certa substância reagir com outra para formar um novo composto. Assim, o ferro em contato com o oxigênio reage, ao longo do tempo, e forma a ferrugem: um novo arranjo molecular.

O mesmo não acontece com o ouro, por exemplo, que tem uma baixa reatividade com o O2.

Transformação física e a identidade química preservada

Quando transformações físicas ocorrem, a identidade química não muda. Ou seja, não há rearranjos das ligações entre as moléculas, apenas mudança no estado do material em si. Por exemplo, quando ferve-se água: o vapor que se forma continua sendo H2O, mesmo que agora na forma gasosa.

Assim, todas as mudanças de estado físico são, também, transformações físicas. Quando você passa álcool na mão e o composto evapora, quando a umidade do ar se condensa na superfície de um copo gelado, quando o gelo derrete, todos estes são eventos de transformação física.

O que é uma transformação química Cite exemplos?
Imagem:  insightzaoya/ Pixabay 

O mesmo acontece, fisicamente, quando se rasga uma folha de papel. Ou seja, o papel continua sendo, quimicamente, papel, ainda que o arranjo da matéria tenha mudado (nesse caso, deixado de ser uma folha para passar a ser dois pedaços rasgados).

O que é uma transformação química Cite um exemplo?

Como exemplos de transformações químicas temos: a combustão de uma substância, o azedar do leite, o enferrujamento de um prego, a fotossíntese, a respiração, a confeção dos alimentos, entre outros.

O que é uma transformação física Cite exemplos?

Um metal que se transforma em fio, a construção de objetos de madeira, dissolução de açúcar em água, a evaporação do álcool,são exemplos de mudanças de estado físico. Essas transformações em que apenas a aparência é alterada e não há formação de novas substâncias são chamadas de transformações físicas.

O que são transformações físicas é químicas Cite exemplos?

Por exemplo, o derretimento do gelo é um fenômeno físico, pois embora tenha mudado de estado a matéria continua sendo água. A queima da madeira é um fenômeno químico, que ocorre por meio de uma reação de combustão enquanto a madeira (combustível) inflama.

O que representa uma transformação química?

Quando a constituição de uma material muda, transformando-se em outro material com características diferentes, dizemos que ocorreu uma transformação química, também chamada de reação química.