O que fazer para deixar a geladeira cheirosa?

A geladeira é um eletrodoméstico presente em todas as cozinhas, que ajuda a armazenar e conservar o alimento até o consumo. Por entrar em contato com os mais variados tipos de comidas e bebidas, a geladeira pode ficar com cheiro desagradável, que acaba até impregnando outros alimentos.

Muitas vezes, o mau cheiro vem de alguma comida que estragou, então, jogá-la fora e fazer uma limpeza básica, geralmente faz com que o cheiro desagradável desapareça. Mas e se os maus odores continuarem? Essa é uma situação muito comum, mas que pode te causar dúvidas, por isso, separamos ótimas dicas de como tirar o cheiro da geladeira.

O porquê do mau cheiro

O cheiro desagradável na geladeira geralmente ocorre por conta de alimentos estragados, isso quer dizer que comidas vencidas ou malconservadas entram em processo de decomposição e começam a liberar gases, gerando o mau cheiro que impregna no seu aparelho doméstico.

Apesar de, muitas vezes, ser a causa principal, não só comidas estragadas dão cheiro à geladeira. A falta de limpeza do eletrodoméstico e até mesmo o armazenamento de alimentos com um cheiro naturalmente forte podem deixar cheiros no aparelho, por isso, saber técnicas de como tirar cheiro da geladeira são úteis.

Então como tirar o cheiro da geladeira?

Ao procurar, provavelmente você vai encontrar produtos que prometem tirar os desagradáveis cheiros da sua geladeira, mas isso não quer dizer que seja a única maneira. Existem muitas maneiras eficientes de como tirar o cheiro da geladeira, apenas com itens comuns que geralmente se tem em casa.

Limpeza básica

O que fazer para deixar a geladeira cheirosa?
Uma boa limpeza, feita todo mês, garante que sua geladeira não fique com mau cheiro. Fonte: Unsplash

Sua geladeira deve ser limpa, pelo menos, uma vez por mês, evitando que fungos e bactérias se proliferam e façam o mau cheiro impregnar. Por isso, para acabar com o cheiro presente, você deve começar o processo com uma limpeza básica. 

Antes de começar a limpeza, lembre-se de desligar o eletrodoméstico da tomada, assim, evita-se possíveis acidentes. Em seguida, esvazie toda geladeira; isso quer dizer que você deve tirar todos os alimentos e fazer uma vistoria, eliminando alimentos vencidos, abertos a muito tempo, que já estejam cozidos a mais de três dias, e legumes, verduras e frutas murchas, já que podem ser causas do mau cheiro. 

Depois tire as partes removíveis do eletrodoméstico e comece a limpeza com água morna e sabão neutro, passando por todos os cantos e as peças da geladeira com a parte macia de uma esponja ou um pano limpo. Após esse processo, passe um pano úmido para retirar os resquícios de sabão das superfícies. 

Só esse simples processo provavelmente vai conseguir eliminar boa parte do mau cheiro, mas caso permaneça confira a seguir outras dicas de como tirar o cheiro da geladeira.

Como tirar o cheiro da geladeira com vinagre

O que fazer para deixar a geladeira cheirosa?
Copo de água, um aliado do vinagre na hora de tirar os odores desagradáveis da geladeira. Fonte: Unsplash

Essa dica é muito bem-vinda para ser usada logo após a limpeza da geladeira antes de voltar com as partes removíveis e os alimentos. Faça uma mistura com três partes de água e uma parte de vinagre de álcool, umedeça um pano limpo e passe por toda parte interna e peças da geladeira.

Por ser um bactericida muito eficiente, o vinagre de álcool vai eliminar todos os odores fortes que permaneciam em seu eletrodoméstico. Logo após passar a solução, o cheiro forte já vai ter sumido e você pode colocar novamente tudo dentro da geladeira.

Usando a técnica do café 

O que fazer para deixar a geladeira cheirosa?
O café, tanto em grãos quanto em pó, é muito eficaz em tirar o cheiro da geladeira. Fonte: Unsplash

Uma técnica simples e funcional para ser feita após a limpeza da geladeira é utilizar café. Depois da limpeza, coloque dentro do eletrodoméstico uma xícara de café, que pode ser em grãos ou em pó. 

Caso você opte por utilizar o café em pó, coloque o produto em um recipiente com uma superfície mais larga, assim o café consegue absorver de modo mais rápido o mau cheiro. Uma dica muito importante sobre essa técnica é que o café deve ser trocado todo mês, então aproveite para unir a limpeza da sua geladeira com a troca do café.

Como tirar o cheiro da geladeira com carvão

O que fazer para deixar a geladeira cheirosa?
Carvão, um excelente absorvedor de moléculas de mau cheiro, é um ótimo método em como tirar o cheiro da geladeira. Fonte: Unsplash

O carvão ativado é um produto muito poroso e com grande poder em absorver moléculas de mau cheiro. Com o eletrodoméstico limpo, coloque em um recipiente aberto, como prato ou bandeja, um pedaço do carvão ativado e deixe o recipiente no fundo da geladeira, assim, os maus odores serão logo eliminados. Tire após três dias e, se necessário, repita o processo. 

É bom ressaltar que usar o carvão ativado é uma técnica muito eficiente para tirar o mau cheiro da geladeira, mas, diferentemente do carvão para churrasco, ele é encontrado em casas de produtos naturais e farmácias. 

Método da maça

O que fazer para deixar a geladeira cheirosa?
Maçã, um dos métodos mais simples de como tirar cheiro da geladeira. Fonte: Unsplash

O método mais fácil e barato para eliminar o cheiro da geladeira é com a maçã. Uma fruta que todo mundo tem em casa, a maçã atrai as moléculas de mau cheiro, então basta você cortar a fruta ao meio e colocar dentro do eletrodoméstico por três dias, que todos os cheiros desagradáveis vão ter sumido.

Como tirar o cheiro da geladeira com baunilha

O que fazer para deixar a geladeira cheirosa?
Baunilha, quando em formato de essência, perfuma e tira os odores desagradáveis da geladeira. Fonte: Pinterest

A última dica da lista não só tira os maus odores como também deixa sua geladeira muito perfumada. Muito simples, a técnica consiste em colocar um pedaço de algodão seco em um recipiente pequeno, depois adicionar uma colher de sopa de essência de baunilha e levar à geladeira. 

O recipiente com a mistura pode ficar por quanto tempo você achar necessário. É importante saber que, assim como outras técnicas, você precisa primeiro limpar o eletrodoméstico para garantir que ela funcione.

Para o cheiro da geladeira não voltar mais

Agora que sua geladeira já está limpa e sem nenhum cheiro desagradável, será que você pode fazer algo para evitar que o cheiro volte? A resposta é sim e são técnicas muito simples que também vão facilitar seu dia a dia.

Armazenamento correto dos alimentos

O que fazer para deixar a geladeira cheirosa?
Geladeira organizada, com armazenamento correto dos alimentos, evita com que eles estraguem. Fonte: Pinterest

Se todos os alimentos forem armazenados corretamente dentro da geladeira, dificilmente algo vai estragar e deixar um mau cheiro. Utilizar potes com fechamento hermético,  embalagens transparentes e rotular os alimentos já cozidos são pequenas técnicas que não deixam os alimentos estragarem.

Agora quando o assunto são alimentos com um cheiro naturalmente forte, como peixes, cebola, queijos, armazene-os em potes herméticos e preferencialmente em um espaço reservado para eles dentro da geladeira, evitando o contato com outras comidas.

Limpeza da geladeira uma vez por mês

A limpeza da geladeira deve ser um hábito na sua rotina, então esvazie todo eletrodoméstico, tire as partes removíveis e limpe, pelo menos, uma vez ao mês. Não só ajuda a controlar o mau cheiro, como também a proliferação de bactérias.

Precaução

Em sua limpeza mensal, sempre é bom colocar um recipiente com uma solução de bicarbonato e água ou um pedaço de carvão ativado. Isso garante a manutenção e evita que o mau cheiro volte, assim você não precisa se preocupar com odores que podem aparecer.

Você também pode comprar um neutralizador de odores específico para geladeiras, é fácil de encontrar e ele que controla a umidade e evita o mofo, as bactérias, os fungos e o apodrecimento dos seus alimentos.

Agora que você sabe como tirar cheiro da geladeira, percebeu como é simples e fácil? Basta escolher a melhor técnica para usar e sempre manter o seu eletrodoméstico limpo. Ainda não tem uma geladeira? Veja nosso conteúdo 6 dicas essenciais para comprar geladeira e escolha o modelo certo para você!

O que colocar dentro da geladeira para ficar cheirosa?

Coloque 2 colheres de bicarbonato dentro de um pote de vidro e deixe dentro da geladeira. Assim como a maça o bicarbonato atrai as partículas mau cheirosas. Você pode deixar o pote na geladeira, trocando o bicarbonato a cada 5 dias.

O que causa o mau cheiro na geladeira?

As principais causas do mau cheiro da geladeira são a falta ou a negligência com a limpeza, a conservação errada de alimentos ou a conserva de produtos vencidos.