O que fazer para melhorar rápido da dor de garganta?

As inflamações na garganta geram sintomas desagradáveis, como ardência, dor e dificuldade para engolir, e, na maioria das vezes, são causadas pela exposição prolongada ao frio ou por infecções provocadas por vírus ou bactérias.

Em alguns casos, a garganta inflamada pode ser tratada com remédios caseiros. Entre as opções que ajudam no alívio da inflamação, estão gargarejos com suco de laranja misturado com própolis e mel ou com pimenta-de-caiena e limão. Outra opção é beber o chá de alteia com gengibre.

Caso a inflamação e a dor não passem ou se observe a presença de pus na garganta, é importante consultar um médico e iniciar o tratamento com medicamentos. Entre os remédios usados para controlar o problema, estão anti-inflamatórios, como o ibuprofeno, ou antibióticos, como a penicilina.

Saiba como preparar remédios para aliviar a dor de garganta:

1. Suco de laranja com própolis
O própolis tem propriedades antibióticas naturais, e a vitamina C presente na laranja reforça o sistema imune.

Ingredientes
Suco de 1 laranja;
3 gotas de própolis;
1 colher de sementes de anis;
1 colher de chá de mel.

Modo de preparo: misturar todos os ingredientes e fazer gargarejos durante o máximo de tempo que conseguir. A indicação é cumprir o ritual 2 vezes por dia, ao acordar e antes de se deitar.

2. Gargarejos com pimenta de caiena e limão
A pimenta-de-caiena ajuda a aliviar a dor de uma garganta inflamada.

Ingredientes
125 ml de água morna;
1 colher de sopa de suco de limão;
1 colher de sopa de sal;
1 pitada de pimenta-de-caiena.

Modo de preparo: misturar todos os ingredientes e fazer gargarejos várias vezes ao dia.

3. Chá de alteia e gengibre
A alteia acalma os tecidos irritados, e o gengibre e a hortelã aliviam a inflamação.

Ingredientes
250 ml de água;
1 colher de chá de raiz de alteia;
1 colher de chá de raiz de gengibre fresco picado;
1 colher de chá de hortelã.

Modo de preparo: ferver as raízes de alteia e gengibre na água em uma panela tampada durante 5 minutos. Em seguida, retirar do calor, juntar a hortelã-pimenta e tampar, deixando em infusão por mais 10 minutos. Por fim, coar e beber sempre que necessário.

O que fazer para melhorar rápido da dor de garganta?
Infecção na garganta: mais comum entre o outono e o inverno, época de ar seco em que os microrganismos mais se proliferam e ocorrem muitas mudanças de temperatura  Getty Images/Getty Images

Publicidade

Sabe aquela dor de garganta incômoda que muitas vezes acompanha uma gripe ou um resfriado? Chamada pelos médicos de faringite infecciosa, ela é, como o próprio nome sugere, um sintoma de infecção na região da faringe, na grande maioria dos casos causada por vírus ou bactérias.  “Muitas vezes a infecção viral pega também a região das amígdalas e é chamada de faringoamigdalite”, explica a otorrinolaringologista Renata Dutra de Moricz.

Esse tipo de infecção é mais comum entre o outono e o inverno porque é nessa época de ar seco que esses microrganismos mais se proliferam. Além disso, especialmente no outono, ocorrem muitas mudanças de temperatura que prejudicam a mucosa respiratória e a imunidade das pessoas, o que também facilita o ataque de vírus e bactérias. A exposição a ambientes com ar condicionado muito forte é outro fator prejudicial à saúde. “A garganta tem cílios que funcionam como defesa do organismo”, afirma Renata. “Quando a temperatura cai bruscamente, o movimento desses cílios diminui e a defesa do organismo fica enfraquecida”, explica.

O que fazer?

O tratamento da faringite ou amigdalite depende, primeiramente, de o médico identificar o microrganismo que está causando a infecção. “Normalmente, a infecção bacteriana apresenta pus na faringe ou na amígdala”, afirma Renata. Se for esse o caso, o médico pode indicar um antibiótico associado a um anti-inflamatório e/ou analgésico, para aliviar a dor ainda durante o tratamento. Por outro lado, se a infecção for viral, a recomendação é tratar apenas os sintomas, mais uma vez com analgésicos ou anti-inflamatórios.

Além disso, a otorrinolaringologista afirma que pastilhas com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias podem ser grandes aliadas para aliviar a dor dos pacientes. “Esse tipo de pastilha é muito mais eficiente do que a simplesmente anestésica, que raramente tem efeito sobre a faringe”, diz.

Continua após a publicidade

Isso acontece porque a saliva da pessoa que utiliza uma pastilha anti-inflamatória transporta o medicamento até a garganta, o que rapidamente pode aliviar o sintoma de dor. Esse é o caso da pastilha Strepsils(*). Composta por flurbiprofeno, tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que aliviam rapidamente os sintomas, como dor, inchaço e dificuldade para engolir. Sua ação começa a partir de 15 minutos e dura por até três horas.

Outras dicas para aliviar esse incômodo são hidratar a garganta tomando bastante água e evitar substâncias irritantes, como pimenta, vinagre e frutas cítricas. Também vale a pena utilizar produtos naturais com mel e própolis e, sempre que possível, evitar ambientes com ar condicionado.

(*)STREPSILS® (flurbiprofeno) M.S. 1.7390.0003. Indicado para alívio da inflamação da garganta. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Junho/2017.

Continua após a publicidade

  • Dores
  • Saúde

A saúde está mudando. O tempo todo.

Acompanhe por VEJA SAÚDE e também tenha acesso aos conteúdos digitais de todos os outros títulos Abril*
Informação, medicina e ciência para cuidar bem do seu corpo e mente.

*Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. * Pagamento anual de R$ 96, equivalente a R$ 2 por semana.

Como aliviar dor de garganta em 1 dia?

faça repouso e evite forçar a voz; para umedecer a garganta, você também pode tomar um banho quente. É uma opção interessante para facilitar o repouso, especialmente durante a noite; medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios podem aliviar a dor de garganta.

Como aliviar a dor de garganta em minutos?

Os gargarejos de água morna com sal, bicarbonato de sódio, vinagre, camomila ou arnica são fáceis de preparar em casa e ótimos para aliviar a garganta inflamada porque possuem ação bactericida, antimicrobiana e desinfectante, ajudando a eliminar os microrganismos que podem agravar a inflamação.

Que tomar para aliviar dor na garganta?

Os remédios para dor de garganta que podem ser indicado pelo médico são:.
Analgésicos. Medicamentos com ação analgésica, como o paracetamol ou a dipirona, são muitas vezes receitados pelo médico para aliviar a dor. ... .
Anti-inflamatórios. ... .
Antissépticos e analgésicos locais. ... .
Antibióticos..

O que pode piorar a dor de garganta?

Pimenta, vinagre, gengibre e até frutas muito ácidas, como laranja ou limão, podem irritar a mucosa da garganta. Se você já estiver com alguma inflamação, essas substâncias agressoras têm grande chance de piorar o quadro.