O que fazer para o almoço da Semana?

Na correria do dia a dia, nem sempre é fácil preparar uma refeição com calma. Mas isso não quer dizer que você precise se render a comidas industrializadas ou correr para um restaurante. É possível fazer um almoço rápido e que ainda seja bem gostoso. Para te ajudar nessa tarefa, dá só uma olhada na incrível seleção abaixo:

1. Arroz carreteiro

O arroz carreteiro é perfeito para quem quer uma refeição completa, mas composta por um único prato. Bem colorida, essa receita além de ser rápida ainda conta com um passo a passo simples de ser seguido. Vale a pena conferir todas as dicas no vídeo.

2. Arroz de forno com carne-seca

Com um sabor marcante, a carne-seca é um ingrediente que faz toda a diferença no seu arroz do dia a dia. Para ficar ainda mais suculenta, ela é preparada com molho de tomate. E tem mais: milho e ervilha também fazem parte do prato, assim como uma cobertura de mussarela.

Relacionadas

3. Filé de frango à parmegiana

Está cansada de comer um simples filé de frango nos seus almoços? Então, veja uma maneira prática e rápida de como deixá-lo com uma casquinha crocante, um molho de tomate suculento e uma cobertura de queijo. O resultado fica simplesmente irresistível!

4. Filé de frango grelhado

Simples, o filé de frango também pode ser especial. Aqui, a dica é temperá-lo com vinagre, tempero baiano, sal e pimenta-do-reino. Para grelhar a carne, a sugestão é usar manteiga, um ingrediente que deixa o sabor bem gostoso.

5. Frango com salada

Coxas e sobrecoxas assadas são uma delícia, certo? Aqui, elas são temperadas com uma mistura de sal, colorau, pimenta-do-reino, orégano, maionese e creme de cebola. Para servir como acompanhamento, você confere como preparar uma salada de batata.

6. Almôndegas com purê

Que tal deixar o arroz de lado e servir um prato que é composto por purê de batatas e almôndegas? Como cobertura, molho de tomate e queijo são os ingredientes escolhidos. Cheia de sabor, essa é uma sugestão que pode te deixar com água na boca só de olhar.

7. Bife com arroz e ovo mexido

Nessa receita, você aprende a fazer um arroz bem caprichado com ovo mexido, bacon, tomate, batata-palha e temperos. Além disso, você também confere o passo a passo de como fritar um bife perfeito. Essa é a prova de que um almoço simples pode ser cheio de sabor.

8. Bife à rolê

O bife à rolê é um prato em que a carne é recheada. Para isso, a receita propõe usar cenoura, pimentão, bacon e linguiça. Para fechar com chave de ouro, você ainda vai usar um molho de tomate bem incrementado. Feita na panela de pressão, essa receita é sensacional.

9. Linguiça e batatas ao forno

Levando linguiça, batatas e molho de tomate ao forno já dá para conseguir um prato bem gostoso. A linguiça fica bem suculenta e a batata com uma casca crocante. Além disso, o passo a passo é tão simples e o resultado tão gostoso, que você até vai se perguntar como nunca fez isso antes.

10. Macarrão gratinado

Se você gosta de muito queijo, essa pode ser a receita ideal para ser testada aí na sua cozinha. Ela já sai do comum no preparo do molho de tomate, que ganha um bom toque de queijo parmesão ralado. Além disso, na hora de montar o prato em um refratário, presunto, mussarela e rodelas de tomate também entram em cena.

11. Macarrão recheado

Mais simples do que a opção anterior, aqui, o macarrão do tipo ninho é recheado com cubos de presunto e mussarela. Molho de tomate, Sazon, rodelas de tomate e queijo parmesão também são usados no prato. De maneira descomplicada dá para se surpreender com o sabor.

12. Risoto de alho-poró

Quer fazer um almoço rápido e delicioso para saborear sem gastar muito tempo na cozinha? Esse risoto é a receita ideal. Combinando alho-poró e queijo parmesão, você tem um prato perfeito para agradar a diferentes paladares.

13. Almoço low carb

Feita na panela de pressão, essa receita é composta por peito de frango, berinjela, cenoura, abobrinha, alho, cebola roxa, sal, salsinha e vinagre de vinho. Tudo vai junto ao fogo, o que faz com que todos os sabores se incorporem bem gerando um resultado divino.

14. Almoço vegano

Para fechar a lista, você aprende a fazer duas combinações para um almoço livre de ingredientes de origem animal e que é equilibrado. Arroz e lentilha são usados como base e entram em ambos os pratos, mas legumes e tofu também fazem parte das opções.

Agora que você já conferiu diferentes receitas para um almoço rápido, talvez até sobre tempo para preparar um delicioso suco, não é mesmo? Uma sugestão que pode te surpreender é o suco de cenoura!

Às vezes não é fácil planejar o que comer durante a semana. A rotina corrida do trabalho, estudo, cuidado com a casa, filhos e compromissos pessoais ainda podem deixar tudo mais complicado. Para te ajudar, selecionamos 12 combinações diferentes e saudáveis de almoço rápido e fácil para você testar no seu dia a dia.

Como fazer almoço rápido e fácil?

Um almoço rápido e fácil de fazer é aquele que não precisa de muitos ingredientes, mas que, ainda assim, tem todos os nutrientes que uma refeição completa deve ter. Veja quais são:

Macronutrientes: são os elementos que fornecem força e vigor físico para o nosso corpo se manter ativo. Inclusive, por reporem as energias gastas durante o dia a dia, são indispensáveis para uma vida saudável. Eles podem ser encontrados em alimentos ricos em carboidratos, proteínas e lipídios

Micronutrientes: esse grupo é formado por sais minerais e vitaminas, ou seja, fundamentais para a produção de hormônios, enzimas e outras substâncias essenciais para o seu funcionamento.

12 sugestões de receitas para experimentar

Agora que você já sabe o que precisa colocar no seu prato, confira essas 12 receitas de almoço rápido e fácil para incrementar o seu cardápio semanal.

Peito de frango grelhado + espaguete de abobrinha

O que fazer para o almoço da Semana?

O espaguete de abobrinha é tudo o que você procura para um almoço rápido e fácil: low carb, rico em água, fibras e minerais. Além disso, ele ainda  funciona como um substituto para quem não pode, ou prefere evitar, consumir glúten. Veja como é fácil fazer:

  • Usando um espiralizador: encaixe uma das extremidades no utensílio e gire para cortar em fios;
  • Usando um ralador comum: faça o mesmo processo usado para ralar cenoura, por exemplo, tentando aproveitar o máximo do legume;
  • Depois, é só deixar cozinhar, na água ou no vapor, por 3 minutos. 

Salmão + batata-doce assada + salada de folhas 

Além de muito saboroso, o salmão é um peixe rico em ômega 3, um tipo de gordura boa fundamental para o bom funcionamento do sistema neurológico. A posta de salmão assado da Liv Up é temperada apenas com sal rosa, e você pode descongelá-la no micro-ondas ou em banho-maria. Quer mais praticidade que isso?

Veja como fazer a batata-doce assada para acompanhar:

Ingredientes

  • 2 batatas doces médias
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher de chá de alecrim
  • Sal à gosto.

Modo de preparo

  • Em primeiro lugar, preaqueça o forno a 180ºC;
  • Logo depois, corte as batatas-doces em fatias finas e distribua sobre uma forma.
  • Assim, tempere com azeite, sal e alecrim.
  • Leve para assar por 30 minutos. Abra o forno e mexa de vez em quando para assar uniformemente até que fiquem douradas.

Para a salada de folhas, recomendamos que você mescle cores claras e escuras, aumentando a quantidade de minerais e vitaminas presentes no seu prato. E oh, a salada higienizada tá aqui pra te ajudar!

Almondegas na airfryer + macarrão integral + mix de legumes assados

Se você é fã das receitas na airfryer, vai adorar essa opção.

Ingredientes

  • 400 g de carne moída;
  • 1 dente de alho amassado;
  • 1/4 de uma cebola picada;
  • 2 colheres de sopa de cheiro verde;
  • Sal e pimenta do reino a gosto;
  • Páprica e pimenta calabresa a gosto. 

Modo de preparo

  1. Junte todos os ingredientes em um recipiente e misture bem. Amasse com as mãos até que fique uniforme;
  2. Depois, molde em formato de bolinhas;
  3. Pré-aqueça a airfryer a 200°C;
  4. Deixe assar por 15 minutos;
  5. Na metade do tempo, vire as almôndegas para que fiquem douradas por igual.

O mix de legumes assados da Liv Up conta com abóbora japonesa orgânica, cebola orgânica, abobrinha orgânica e cenoura. Para preparar, é só colocar o saquinho no microondas ou em banho maria!

Saint Peter + purê de mandioquinha

Se você está procurando uma receita de almoço rápido em 30 minutos, acabou de encontrar.

Ingredientes

  • 1 porção de filé de Saint Peter Liv Up
  • 500g de mandioquinha
  • ½  colher de sopa de manteiga
  • 1 xícara de chá de leite
  • 1 xícara de chá de queijo ralado
  • Sal a gosto
  • Cheiro verde a gosto

Modo de preparo

  1. Em primeiro lugar, descasque e cozinhe a mandioquinha, até que fique bem macia;
  2. Escorra a água da panela e desligue o fogo;
  3. Amasse a mandioquinha, adicione a manteiga, o leite e misture;
  4. Leve essa mistura ao fogo médio, acrescente o queijo ralado e mexa até derreter;
  5. Por fim, é só salpicar o cheiro verde por cima e servir com o Saint Peter da Liv Up.

Falafel + purê de batata-doce + ratatouille (vegano)

O falafel é um bolinho de origem árabe,feito à base de grão-de-bico que leva também condimentos como cebolinha, alho, salsa e cominho. Quer agilizar o almoço? Peça o falafel pronto da Liv Up 🙂 Caso contrário, veja como fazer:

Ingredientes

  • 1 e ½  xícaras de grão-de-bico (demolhado por 24 horas);
  • 1 cebola;
  • 2 dentes de alho;
  • 1 maço de salsa fresca;
  • 1 maço de coentro fresco; 
  • 10 folhas de hortelã fresca;
  • 1 colher de sopa de sementes de gergelim;
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • 1/2 colher de chá de cominho em pó;
  • 1/4 colher de chá de páprica;
  • Sal e pimenta do reino;

Modo de preparo

  1. Na véspera, deixe o grão-de-bico de molho. Então, 24 horas depois, drene bem a água e seque o grão-de-bico com papel toalha;
  2. Assim, coloque no processador e bata até virar uma pasta;
  3. Adicione a cebola, alho, as folhas, sementes e temperos ao mesmo tempo. Bata mais um pouco;
  4. Forme bolinhos não muito grandes. Leve a uma forma untada ou antiaderente;
  5. Asse em forno preaquecido (180°C) por 20 a 25 minutos. Vire na metade do tempo. 

Para o purê de batata-doce, você vai precisar de:

  • 3 batata-doces
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

  1. Em primeiro lugar, cozinhe a batata doce até que fique macia.
  2. Então escorra e passe-as pelo espremedor ou processador.
  3. Adicione o azeite, tempere com sal e pimenta e misture bem.

Aproveite para adquirir o ratatouille congelado da Liv Up!

Shakshuka + arroz integral

O que fazer para o almoço da Semana?

Mais uma receita de almoço rápido em 30 minutos! Esse tradicional prato israelita é feito à base de ovos, pimentões e tomates, dá um olhadinha:

 Ingredientes

  • 4 ovos
  • 400g de tomate pelado em cubos 
  • ½ pimentão vermelho
  • ½ cebola
  • 1 dente de alho
  • 1 colher de sopa de azeite
  • ½ colher de chá de orégano seco
  • 1 pitada de pimenta calabresa seca
  • Sal a gosto

Modo de preparo

  1. Antes de mais nada, descasque e pique fino a cebola e o alho;
  2. Lave, seque e corte o pimentão ao meio. Descarte as sementes e corte a metade em cubos pequenos;
  3. Assim, leve uma frigideira grande ao fogo médio. E quando estiver bem aquecida, regue com azeite e acrescente a cebola e o pimentão. Tempere-os com uma pitada de sal e refogue por cerca de 3 minutinhos, até murchar;
  4. Hora do tempero: adicione o alho e  a pimenta calabresa. Mexa por mais um minuto;
  5. Baixe o fogo e junte o tomate pelado, com o líquido. Tempere tudo com o orégano, sal e deixe cozinhar por mais 5 minutos, dando mexidinhas, até encorpar. 
  6. Usando uma espátula, abra quatro cavidades no molho. Acrescente um ovo em cada uma dessas cavidades. Tempere-os com uma pitada de sal e deixe cozinhar em fogo baixo por 5 minutos. 
  7. Por fim, tampe a frigideira e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos – deixando as claras cozidas e as gemas moles.

Filé de frango na airfryer + salada mista + batata rústica 

O que fazer para o almoço da Semana?

Se você queria um almoço rápido e simples de frango, elencamos essa receita super prática na airfryer, olha só:

Ingredientes

  • 500g de peito de frango;
  • 1 colher de sopa de páprica doce;
  • 1 colher chá de sal;
  • 2 dentes de alho;
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva;
  • 1 colher de chá  de tomilho, orégano ou sua especiaria favorita; 
  • Sal e pimenta do reino a gosto;

Modo de preparo

  1. Em primeiro lugar, corte em filés com mais ou menos o mesmo tamanho.
  2. Tempere-os filés a páprica, os alhos picados, as especiarias escolhidas, o azeite, o sal e a pimenta. Deixe descansar por 20 minutos, para pegar bem o sabor;
  3. Depois, coloque os filés na airfryer e asse a 180ºC por 15 minutos. 
  4. Abra a cestinha, vire os filés, e, se necessário, deixe por mais 5-10 minutos ou até que fiquem no ponto desejado. 

Strogonoff de palmito + arroz integral + chips de batata (contém lactose)

Para substituir a carne, que tal um strogonoff diferente? Confira como fazer:

Ingredientes

  • 1 vidro de palmito
  • 1 cebola ralada
  • 4 colheres de sopa de ketchup
  • 1 colher de sopa de mostarda
  • 1 colher de sobremesa de molho inglês
  • 1 caixinha de creme de leite 
  • 200 g de champignon 

Modo de preparo

  1. Corte os palmitos em rodelas grossas;
  2. Em uma panela, refogue a cebola com o palmito e os cogumelos;
  3. Deixe ferver um pouquinho e acrescente o ketchup, a mostarda e o molho inglês.
  4. Abaixe o fogo e, quando der uma encorpada, adicione o creme de leite;
  5. Misture sem deixar ferver e sirva. 

E para acompanhar, o chips de batata é uma ótima pedida!

Espaguete com cogumelos e legumes (vegano)

Que tal uma opção de almoço rápido e fácil com macarrão? Confira essa receita!

Ingredientes

  • 1 pacote de espaguete de sua preferência
  • 2 abobrinhas
  • ½ cebola picada
  • 10 unidades de tomate cereja
  • 1 beringela
  • 1 unidade de mix de cogumelos Liv Up 
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem 
  • Sal e pimenta a gosto 

Modo de preparo

  1. Em primeiro lugar, cozinhe a quantidade de espaguete desejada;
  2. Enquanto isso, corte as abobrinhas e a berinjela em rodelas finas;
  3. Descongele o mix de cogumelos Liv Up;
  4. Em uma frigideira, aqueça o azeite de oliva e refogue a abobrinha,a berinjela e os tomates cerejas com a cebola, até que estejam murchos;
  5. Adicione, então, o mix de cogumelos;
  6. Tempere a mistura com sal e pimenta a gosto;
  7. Adicione os ingredientes ao espaguete cozido e misture.

Frango xadrez + arroz integral + salada de folhas 

O que fazer para o almoço da Semana?

Esse prato de origem chinesa deixa o frango de todo dia ainda mais saboroso! Confira o que você precisa para fazer essa receita ou economize seu tempo pedindo o frango xadrez da Liv Up 🛒

Ingredientes

  • 1kg de peito de frango 
  • 4 colheres de sopa de óleo vegetal ou azeite de oliva
  • 1/2 cebola grande ou 1 cebola média
  • 1 xícara de chá de molho de soja (shoyu)
  • 1 pimentão vermelho
  • 3 talos de salsão
  • 1 pimentão verde
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • 1/2 xícara de amendoim torrado (sem casca e sem sal)
  • 1/2 xícara de água
  • 1/3 de xícara de cebolinha picada
  • 1 colher de chá de gengibre ralado
  • Pimenta do reino à gosto

Modo de preparo

  • Antes de tudo, corte o frango em cubos e tempere com pimenta do reino e 2 colheres de sopa de molho de soja. Misture bem e reserve;
  • Corte a cebola, os pimentões e os talos de salsão e reserve;
  • Em uma frigideira grande, coloque o azeite e o frango. e refogue até dourar;
  • Depois, acrescente a cebola, depois o salsão e os pimentões. Deixe dourar;
  • Enquanto isso, em uma tigela, misture a água, o restante do molho de soja, o gengibre e o amido de milho. Mexa bem para evitar que o amido forme grumos;
  • Jogue o molho por cima do frango e misture;
  • Para finalizar, coloque o amendoim e a cebolinha antes de servir.

Filé mignon acebolado + purê de batata + legumes no vapor

O que fazer para o almoço da Semana?

Temos certeza que essa combinação vai te trazer memórias da infância, além de ser um almoço rápido e fácil de fazer! As iscas de filé mignon acebolado da Liv Up têm aquele gostinho de comida feita pela mamãe ou pela vovó. Temperamos apenas com alho, sal, azeite e pimenta do reino, tudo bem natural.

Para o purê de batata, você vai precisar de:

  • 4 batatas médias
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 xícara de de chá de leite
  • Sal a gosto
  • Queijo ralado (opcional)

Modo de preparo

  1. Antes de tudo, lave e cozinhe as batatas até ficarem macias;
  2. Depois, escorra a água da panela e amasse as batatas com a ajuda de um amassador;
  3. Em fogo baixo, adicione a manteiga , o leite, o sal e o queijo ralado;
  4. Por fim, misture bem e cozinhe até que fique homogêneo. 

Salada de frango com ricota

Para os dias que pedem uma refeição mais leve, confira essa salada pra lá de saborosa.

Ingredientes

  • 1 porção de frango com limão siciliano da Liv Up
  • Mix de folhas variadas
  • 3 colheres de sopa de cenoura ralada
  • 3 colheres de sopa de milho
  • Tomatinhos cereja
  • 1 xícara de ricota fresca cortada em cubos

Modo de preparo

  1. Primeiro, descongele o frango no microondas ou em banho maria e reserve;
  2. Lave bem as folhas e deixe escorrer;
  3. Em um bowl, adicione as folhas já secas, a cenoura, o milho, os tomatinhos e a ricota. Misture;
  4. Por último, acrescente o frango cortado em pedaços.

Confira essas receitas de molho para deixar sua salada ainda mais gostosa!

Dica: almoço rápido e fácil para uma pessoa

Cozinhar para uma pessoa muitas vezes é uma tarefa difícil: além da quantidade, que precisa ser o suficiente, mas não muito para sobrar, a preguiça também pode ser um grande obstáculo. Mas a Liv Up pensa em tudo! Por isso, almoço rápido e fácil no microondas é com a gente mesmo.

Em nosso site, você encontra diversas opções de refeições congeladas completas,  com proteína e acompanhamentos, e pode até garantir uma sobremesa! Aqui você encontra comida natural, prioritariamente orgânica e que fica pronta em poucos minutos.

O que fazer para o almoço durante a semana?

Veja algumas sugestões:.
omelete de legumes;.
salada de frango e vegetais;.
panqueca integral de carne;.
espaguete de abobrinha;.
lasanha de berinjela;.
macarrão integral ao sugo;.
legumes salteados na manteiga..

Como montar um cardápio para a semana toda?

Como montar o seu cardápio semanal.
Defina a quantidade de pessoas e observe as suas restrições alimentares. ... .
Avalie o seu tempo disponível para cozinhar. ... .
Escolha as refeições de cada dia. ... .
Elabore o cardápio da semana. ... .
Vá às compras. ... .
Estabeleça uma rotina. ... .
Tire um dia para adiantar o processo. ... .
Mantenha sua despensa organizada..

Como variar o cardápio do dia a dia?

Use novos temperos, queijos, frutas, croutons, proteínas e molhos para agregar mais sabor e mudar a rotina do cardápio. Com esses artifícios você pode até começar pela mesma base de ingredientes, mas verá que o sabor não será o mesmo no final.

O que inventar para o almoço?

Confira 12 receitas para ter o almoço pronto em menos de 30 minutos.
Arroz com lentilha e linguiça..
Moqueca de frango..
Arroz com frango, vagem e couve-flor ao curry..
Tropeiro de ervilha..
Atum com batata ao forno..
Bolo de arroz recheado com linguiça..
Carne de porco à moda oriental..
Cuscuz paulista prático..