O que fazer para tomar banho sem água?

Em países pobres, há lugares que nem possuem água adequada para se tomar banho. A falta de higiene pessoal, no entanto, abre um caminho para doenças. Como resolver este problema? Um universitário da África do Sul pode ter a resposta com um gel de banho que não requer água.

O gel, chamado DryBath, foi desenvolvido pelo universitário Ludwick Marishane, de 22 anos, em resposta ao mau cheiro de um amigo. Basta esfregar o DryBath no corpo todo para matar bactérias, hidratar a pele e deixar um cheiro de banho tomado, segundo a Headboy Industries, empresa criada por Marishane.

Uma embalagem custa US$0,50 para comunidades rurais e US$1,50 para empresas, e é o bastante para limpar todo o corpo e matar 99,9% dos germes, o que deve reduzir doenças em áreas rurais causadas por falta de água e higiene. Marishane também vê a tecnologia sendo adotada por militares (em áreas sem água, por exemplo) e até mesmo em hotéis e aviões.

O mais impressionante é que ele criou tudo isso usando o celular: segundo a LiveScience, já que Marishane não tinha computador, ele usou seu dumbphone para se conectar à internet e, durante seis meses, pesquisar ideias para criar a fórmula do gel. No fim, ele reuniu – e patenteou – uma mistura de biocidas, bioflavonoides e hidratante.

Se você quer saber mais sobre o DryBath, visite o link a seguir: [Headboy Industries via LiveScience]

Autor: GizModo

Baixe em PDF

Baixe em PDF

Tomar banho faz parte da rotina diária de milhões de pessoas e é uma forma rápida, eficaz e refrescante de se limpar. Evite lavar o cabelo todos os dias, para não ressecar os fios. Além disso, se você praticou um esporte ou malhou, tome sempre um banho para limpar o corpo. Você quer aprender como fazê-lo? Continue a leitura! Por outro lado, se quiser encorajar alguém a tomar banho sem ser tão sutil, envie esse artigo!

  1. O que fazer para tomar banho sem água?

    1

    Tire as roupas. Coloque-as em um cesto de roupas sujas. Deixe as roupas limpas ou o pijama em um local seguro que não vá se molhar com a água do chuveiro.[1]

    • Tire também os óculos. Se você usa lentes de contato, pode continuar com elas no chuveiro, desde que não deixe entrar muita água nos olhos.
    • Tire, também, os outros acessórios, como colares, relógios, pulseiras, etc.

  2. O que fazer para tomar banho sem água?

    2

    Escolha a temperatura adequada. Ligue o chuveiro e deixe a água correr até aquecer. Se necessário, ajuste a cabeça do chuveiro para evitar que a água molhe o lado de fora do boxe e coloque-a voltada para baixo. No entanto, lembre-se de não deixá-la quente demais. O pulso serve melhor para medir temperaturas do que os dedos, sendo melhor usá-lo para determinar se a água está agradável ao toque.[2]

    • De vez em quando, tome um banho frio ou gelado, principalmente quando estiver quente e úmido ou depois de um treino pesado.
    • Se possível, entre no chuveiro logo depois de ligá-lo, mesmo que esteja frio, para economizar água.

  3. O que fazer para tomar banho sem água?

    3

    Cuidadosamente, entre no chuveiro quando a temperatura estiver perfeita. Se entrar rápido demais, você pode escorregar e cair. Tenha cuidado.

    • Considere entrar no chuveiro antes de a temperatura ficar perfeita, mesmo que esteja bastante morna. Você pode continuar a ajustar a temperatura da água no chuveiro; assim, economiza-se um pouco de água. Só não entre debaixo do chuveiro se a água estiver muito gelada ou quente demais!

    Publicidade

  1. O que fazer para tomar banho sem água?

    1

    Molhe o corpo. Lentamente, vire-se algumas vezes debaixo do chuveiro para que a água molhe todo o seu corpo. Se estiver lavando o cabelo, é importante que toda a cabeça e a extensão dos fios fiquem completamente encharcadas. Tirar o pó e a sujeira é o primeiro passo para se limpar — e molhar o corpo, especialmente com água morna ou quente, ajuda a relaxar os músculos.[3]

  2. O que fazer para tomar banho sem água?

    2

    Coloque uma pequena quantidade de xampu no cabelo. Massageie gentilmente os fios até chegar ao couro cabeludo, de modo que a espuma esteja agindo em toda a extensão. Não é preciso usar muito xampu — de outro modo, ele durará pouco; o excesso também pode remover boa parte dos óleos naturais que mantêm os fios saudáveis. Usar uma porção do tamanho de uma moeda de 50 centavos será o suficiente. Apenas lembre-se de começar com uma quantia pequena e coloque mais, se você precisar.[4]

    • Lave o cabelo a cada dois dias, em vez de fazer disso um hábito diário. O excesso de lavagens pode danificar os fios.

  3. O que fazer para tomar banho sem água?

    3

    Enxágue profundamente o xampu do cabelo. É importante que os fios não sequem com resíduos de sabão.[5]

    • Para garantir que não há mais xampu no cabelo, molhe-o e esprema os fios, observando a cor da água que desce. Se você ainda pode observar um pouco do xampu, continue enxaguando e repita o processo.

  4. O que fazer para tomar banho sem água?

    4

    Aplique condicionador. Além de limpar os fios, utilizar um condicionador no cabelo pode deixá-lo mais bonito, macio e saudável. Como o condicionador não espuma, massageie os fios do couro cabeludo até as extremidades, até ter uma camada viscosa em toda a extensão. Leia as instruções da embalagem. Há muitos produtos que recomendam um tempo de ação de diversos minutos antes do enxágue. Outros servem apenas para serem colocados depois de sair do chuveiro.[6]

    • Algumas pessoas preferem usar uma combinação de xampu e condicionador que não requer uma segunda aplicação.

  5. O que fazer para tomar banho sem água?

    5

    Lave o rosto. Molhe o rosto e aplique uma pequena quantia de tônico ou esfoliante facial com os dedos ou uma buchinha. Gentilmente, passe-o na pele por pelo menos 30 segundos, massageando as bochechas, o nariz, o queixo e a testa, podendo chegar até o pescoço e a parte superior das costas, caso tenha acne também nesses lugares. No entanto, evite o contado do produto com os olhos. Deixe-o agir no rosto por 30 segundos ou mais para permear os poros, especialmente se for um produto para o tratamento da acne. A seguir, enxágue bem o pano e o rosto.

    • Você pode usar um sabão comum no lugar do tônico facial. Isso é melhor do que não lavar o rosto, mas lembre-se de que o excesso do sabão errado pode ressecar e irritar a pele.

  6. O que fazer para tomar banho sem água?

    6

    Lave o corpo. Coloque o sabonete comum ou líquido na bucha, ou aplique-o diretamente com as mãos. A seguir, lave todas as partes do corpo. Comece a partir do pescoço e dos ombros e desça, lembrando-se de lavar as axilas e as costas. Por último, lave as partes íntimas e a parte de trás por último. É importante também lavar atrás das orelhas, a nuca e o espaço entre os dedos dos pés.[7]

  7. O que fazer para tomar banho sem água?

    7

    Enxágue a espuma. Vire-se debaixo da água e esfregue o corpo com as mãos para tirar o excesso de sabão e sujeira acumulados. Passe as mãos pelo cabelo até que toda a espuma tenha saído. Se faltou alguma parte, enxágue-a agora.

    Publicidade

  1. O que fazer para tomar banho sem água?

    1

    Caso goste, depile as pernas e as axilas. Muitas pessoas removem os pelos dessas regiões e consideram a hora do banho um momento ideal para fazê-lo.

    • Depilar as pernas e axilas é bastante comum para garotas e mulheres em alguns países, mas é possível manter-se limpa mesmo sem esse costume. No fim, como trata-se de uma decisão pessoal, converse com uma mulher de confiança se você não sabe ao certo o que fazer e leve em consideração os costumes de sua cultura. Esfoliar as pernas com um esfoliante corporal ajuda a remover a pele morta, resultando em uma depilação mais limpa.
    • Molhe ou passe em suas pernas condicionador ou creme para barbear ou depilar.
    • Com um gilete, raspe para cima, contra o grão do pelo. Comece nos tornozelos e suba, sem se esquecer da parte de cima dos pés no final.
    • Raspe lentamente para evitar acidentes, especialmente nos joelhos e na parte de trás das pernas, ou você poderá encontrar um carocinho e se cortar.
    • Nas axilas, passe condicionador ou creme para barbear ou depilar e raspe (lentamente) para cima e para baixo — os pelos nessa região crescem nos dois sentidos.

  2. O que fazer para tomar banho sem água?

    2

    Barbeie-se. Alguns homens também preferem barbear-se no chuveiro. Para tal, você precisa de um espelho na área de banho — um que não embace com a água e o vapor. Se você tem um, barbear-se no banho pode ser tanto conveniente como uma ótima desculpa para ficar debaixo da água quente por mais tempo.

  3. O que fazer para tomar banho sem água?

    3

    Se desejar, depile a região genital, sendo você mulher ou homem. Algumas pessoas também usam o chuveiro para aparar, raspar ou depilar os pelos indesejados da região púbica, ao redor dos genitais e na região da cava. No entanto, é importante tomar cuidado e observar que o chuveiro tenha um bom espaço para ficar em pé, com iluminação suficiente para que você veja claramente o que está fazendo.

  4. O que fazer para tomar banho sem água?

    4

    Escove os dentes. Por mais estranho que possa parecer, escovar os dentes no chuveiro é bastante útil. Desse modo, você pode escovar a língua tranquilamente sem medo de deixar cair creme dental no cabelo ou nas roupas.

    Publicidade

  1. O que fazer para tomar banho sem água?

    1

    Dê a si mesmo um enxágue final. Esse passo é importante para tirar todo o sabão que estiver no corpo. Cuide para que não haja nenhum resíduo de condicionador no cabelo antes de seguir adiante.

  2. O que fazer para tomar banho sem água?

    2

    Desligue o chuveiro. Deixe a válvula bem fechada, para não desperdiçar nenhuma gota dessa preciosa água. Prepare-se para sair do boxe do chuveiro e pegue os pertences que trouxe com você.

  3. O que fazer para tomar banho sem água?

    3

    Saia do chuveiro. Faça-o com cuidado, pois escorregar no chão de um banheiro pode ser perigoso.

  4. O que fazer para tomar banho sem água?

    4

    Seque-se com uma toalha. De pé sobre um tapete ou capacho, pegue a sua toalha. Gentilmente, seque a cabeça, o rosto, o tronco, a região abdominal, o quadril, as pernas, as áreas íntimas e os pés com a toalha. Se fizer tudo com cuidado, a única água restante estará sobre o tapete, e não sobre o chão. Ao secar o rosto, lembre-se de dar com a toalha leves batidinhas em vez de esfregá-la.

  5. O que fazer para tomar banho sem água?

    5

    Aplique os produtos de higiene que desejar. Agora é um bom momento de aplicar desodorante, loção, pós-barba, produtos de cabelo que precisam do cabelo molhado ou qualquer outro item que deva ser usado antes que você vista as suas roupas.

  6. O que fazer para tomar banho sem água?

    6

    Vista as roupas limpas. Comece com as peças íntimas limpas e continue com o restante das roupas. Você agora está de banho tomado e pronto para dormir ou enfrentar o começo de um novo dia.

    Publicidade

Vídeo do wikiHow: Como Tomar Banho

Dicas

  • A pele na sola dos pés fica mais macia com banhos quentes, facilitando bastante a remoção de células mortas em uma esfoliação.
  • Penteie o cabelo no chuveiro, depois de ter usado todos os produtos capilares.
  • Mantenha sempre um tapete ou, ao menos, uma toalha no chão, ao lado do boxe, para evitar escorregar e se ferir ao sair do banho.
  • Se você é um homem não circuncidado (se tiver dúvidas, pergunte a um médico ou aos seus pais), lembre-se de limpar a área sob o prepúcio para evitar infecções.
  • Caso queira manter dispositivos móveis no chuveiro, deixe-os cobertos por um pano ou plástico a fim de evitar danos.
  • Se não quiser lavar ou molhar o cabelo, use uma touca.
  • Deixe o xampu e o sabonete líquido agirem por 20 a 30 segundos antes de enxaguá-los, para um melhor resultado (limpeza mais profunda).
  • Ao usar um condicionador, deixe-o agir por dois a cinco minutos (ou mais) para fios mais macios e sedosos. Você pode aplicar sabonete líquido no corpo e se depilar enquanto o condicionador está no cabelo.
  • O xampu deve ser aplicado no couro cabeludo. Já o condicionador é voltado para o restante dos fios — especialmente as extremidades. Aplique-o como se você estivesse fazendo uma trança.
  • Esprema toda a água restante do cabelo e evite esfregá-lo; isso só danificará os fios.

Publicidade

Avisos

  • Não ligue o chuveiro até confirmar que não há animais de estimação na área de banho. Às vezes, gatos gostam de ficar deitados no boxe; é bom ficar atento.
  • Compre um tapete de borracha ou plástico rígido com ventosas na base para colocar no boxe do chuveiro. O atrito da borracha evitará que você escorregue e se machuque, e as ventosas manterão o tapete imóvel em todo o tempo. No entanto, é possível que se desenvolva mofo por baixo do tapete devido à umidade, sendo importante deixá-lo sempre limpo e seco.
  • Cuide para não deixar xampu ou espuma caírem nos olhos, ou eles arderão.
  • Jamais use aparelhos eletrônicos no chuveiro. Isso inclui secadores de cabelo, telefones celulares, rádios: tudo o que tiver um cabo de energia ou uma bateria não deve nunca ser usado na banheira ou no chuveiro.
  • Se você for uma mulher, tome cuidado ao lavar as partes íntimas. Não há problema nenhum em deixar um pouco de sabão entrar em seu corpo, mas qualquer quantidade considerável pode danificar os tecidos internos.[8]
  • Trancar a porta confere mais privacidade, mas lembre-se de que, se cair no chuveiro ou se machucar, a porta trancada atrasará a chegada dos serviços de emergência ao local. Se você vive com pessoas em quem confia, deixe a porta destrancada. No entanto, caso sinta a necessidade de deixá-la trancada, mantenha a chave em um lugar de fácil acesso fora do banheiro.

Publicidade

Materiais Necessários

  • Xampu;
  • Condicionador;
  • Sabão ou sabonete líquido;
  • Sabonete facial;
  • Pano;
  • Bucha ou esponja de banho (opcional);
  • Toalha;
  • Tapete de banheiro;
  • Chuveiro;
  • Roupas limpas;
  • Roupão (opcional);
  • Água;
  • Pente ou pincel (opcional);
  • Loção corporal (opcional);
  • Gilete (opcional);
  • Desodorante;
  • Escova de dente (opcional);
  • Hidratante corporal (opcional);
  • Chinelos.

Vídeo

Referências

Sobre este guia wikiHow

Resumo do ArtigoX

Para tomar banho, abra o chuveiro e deixe a água correr até que esteja quente, mas não pelando. Use sua mão para testar a temperatura da água antes de entrar. Entre sob o chuveiro e deixe a água cair, enxaguando o corpo. A seguir, lave o corpo com sabonete em barra ou líquido usando uma esponja de banho ou suas mãos. Você também pode lavar o rosto no banho usando seu sabonete de sempre. Se for lavar o cabelo, lave-o bem e aplique o xampu e o condicionador. Enxague bem o xampu antes de usar o condicionador. Quando acabar de se enxaguar, saia do chuveiro e seque-se com uma toalha limpa. Se quiser melhorar a rotina diária de banho, compre produtos e acessórios para transformar seu chuveiro em um spa, como uma esponja de esfoliação, um robe de banho e essências. Para uma experiência de sauna, pingue algumas gotas de essência no chão do box com água quente. Por fim, ponha uma música relaxante antes de entrar na água, para conseguir se distrair e relaxar enquanto se limpa. Se quer saber mais sobre como se depilar ou escovar os dentes no banho, continue lendo!

Esta página foi acessada 187 889 vezes.

Este artigo foi útil?

O que fazer quando não tem água pra tomar banho?

Para te auxiliar nessa tarefa, existem kits de reuso de água da máquina de lavar, mas você também pode colocar o bom e velho balde no box do banheiro na hora de tomar banho, ou colocar um balde embaixo da pia e desmontar o sifão dela para coletar a água utilizada na lavagem de louça, etc.

Como tomar banho sem água sem sabonete sem nada?

DryBath. , como foi batizado o gel, basta esfregá-lo na pele e, devido a uma mistura de biocidas, bioflavonoides e hidratante, ele promete matar 99,9% dos germes e bactérias, deixar um cheirinho de banho tomado e ainda hidratar a pele.

Como tomar um banho de 5 minutos?

Em contrapartida, em um banho de 5 minutos, você gasta, em média, 40 litros de água, que é uma quantidade considerável capaz de garantir a higiene pessoal. Caso você considere 5 minutos muito pouco, tente realizá-lo em até 10 minutos, fechando o registro de água toda vez que for se ensaboar.