O que fazer quando a pomada metronidazol não faz efeito?

Recursos do assunto

O metronidazol é um antibiótico Considerações gerais sobre antibióticos Antibióticos são medicamentos usados para tratar infecções bacterianas. Eles não são eficazes contra infecções virais e a maioria das demais infecções. Os antibióticos destroem as bactérias... leia mais usado para tratar infecções pélvicas, abdominais, de tecido mole, gengivais e dentárias, além de abscessos pulmonares ou cerebrais. Ele também é o fármaco preferencial para certas infecções por protozoários, como a amebíase Amebíase A amebíase é uma infecção do intestino grosso e, por vezes, do fígado e outros órgãos, que é causada pelo protozoário unicelular Entamoeba histolytica, uma ameba. As amebas podem ser... leia mais , a infecção intestinal giardíase Giardíase A giardíase é uma infecção do intestino delgado causada pelo parasita Giardia, um protozoário unicelular. Os principais sintomas são cólicas abdominais e diarreia. As pessoas podem ter... leia mais , a infecção vaginal vaginite por Trichomonas Vaginite por Trichomonas A vaginite por Trichomonas (tricomoníase) é uma infecção vaginal causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis. A vaginite por Trichomonas costuma ser transmitida sexualmente... leia mais e a infecção bacteriana vaginose bacteriana Vaginose bacteriana (VB) A vaginose bacteriana é uma infecção vaginal que ocorre quando o equilíbrio de bactérias na vagina é alterado. A mulher com uma infecção sexualmente transmissível, que tem vários parceiros sexuais... leia mais . Tinidazol é um antibiótico relacionado, usado principalmente para tratar essas mesmas infecções por protozoários, bem como vaginose bacteriana.

O metronidazol age interrompendo a produção de material genético pelas bactérias. Consequentemente, as bactérias morrem. O tinidazol funciona de modo semelhante.

O metronidazol é geralmente tomado por via oral, mas pode ser administrado por via intravenosa. O tinidazol é tomado por via oral.

O metronidazol e o tinidazol podem interferir no metabolismo do álcool e podem causar efeitos colaterais desagradáveis semelhantes aos de uma ressaca, incluindo náusea, vômito, rubor e dor de cabeça. Deve-se evitar consumir álcool durante o uso de metronidazol ou tinidazol e por três dias após a última dose.

Metronidazol e tinidazol

Usos comuns

Alguns efeitos colaterais potenciais

Para metronidazol e tinidazol: infecções causadas por certos protozoários, como Trichomonas vaginalis Vaginite por Trichomonas A vaginite por Trichomonas (tricomoníase) é uma infecção vaginal causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis. A vaginite por Trichomonas costuma ser transmitida sexualmente... leia mais , Entamoeba histolytica Amebíase A amebíase é uma infecção do intestino grosso e, por vezes, do fígado e outros órgãos, que é causada pelo protozoário unicelular Entamoeba histolytica, uma ameba. As amebas podem ser... leia mais e Giardia lamblia Giardíase A giardíase é uma infecção do intestino delgado causada pelo parasita Giardia, um protozoário unicelular. Os principais sintomas são cólicas abdominais e diarreia. As pessoas podem ter... leia mais , e para vaginose bacteriana Vaginose bacteriana (VB) A vaginose bacteriana é uma infecção vaginal que ocorre quando o equilíbrio de bactérias na vagina é alterado. A mulher com uma infecção sexualmente transmissível, que tem vários parceiros sexuais... leia mais

Para metronidazol: infecções bacterianas pélvicas e abdominais

Náusea, vômito*

Dor de cabeça*

Rubor*, erupção cutânea

Gosto metálico

Dormência e formigamento nas mãos e pés (neuropatia periférica)

Urina escura

* Esses efeitos colaterais ocorrem sobretudo se os medicamentos forem tomados com álcool.

Existem poucas informações sobre o uso de tinidazol durante a gravidez. No entanto, como estudos em animais sugerem um risco moderado de efeitos prejudiciais no feto, as gestantes devem evitar o tinidazol durante a gravidez.

OBS.: Esta é a versão para o consumidor. MÉDICOS: VISUALIZAR A VERSÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE

VISUALIZAR A VERSÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE

O que fazer quando a pomada metronidazol não faz efeito?

Direitos autorais © 2022 Merck & Co., Inc., Rahway, NJ, EUA e suas afiliadas. Todos os direitos reservados.

O que fazer quando a pomada metronidazol não faz efeito?

O que fazer quando o metronidazol não resolve?

Quais? Você precisa avaliar isso junto com um médico infectologista. ele irá analisar a presença de outras infecções concomitantes, possibilidade de reinfecção, esquemas de remédios com dose e tempo de tratamento dependendo do seu caso em particular e sua imunidade.

Como saber se o metronidazol está funcionando?

o tempo de melhora dos sintomas podem variar de acordo com a intensidade da inflamação e da resposta de cada mulher ... porém com 2-3 dias de uso a coceira já deveria melhorar.

O que corta o efeito do metronidazol?

Álcool: bebidas alcoólicas e medicamentos contendo álcool não devem ser ingeridos durante o tratamento com metronidazol e no mínimo 1 dia após o mesmo, devido à possibilidade de reação do tipo dissulfiram (efeito antabuse), com aparecimento de rubor, vômito e taquicardia.

Quanto tempo demora para a pomada metronidazol fazer efeito?

Gel vaginal envolvendo 38 mulheres após 7 dias de uso de Metronidazol gel 2. O tratamento de tricomoníase vaginal foi comprovado eficaz no estudo de Netto C.G. e Miyata C.C., onde 21 pacientes foram tratadas com Metronidazol gel por 10 dias e apresentaram índice de cura de 66.6% após 30 dias do tratamento 3.