O que fazer quando fura o congelador da geladeira

Furei o Congelador da Minha Geladeira e Agora o que Fazer?

Furei o Congelador da Minha Geladeira e Agora, essa foi o primeiro serviço do dia.

O que fazer quando fura o congelador da geladeira

O começo

Terça feira, e o calor continua aqui no Paraná, por uma lado é bom, pois os serviços de refrigeração aumentam bastante pois se exige mais dos equipamentos.

Carlos, um rapaz aparentando uns 20 anos, chega desesperado na oficina dizendo…”Furei o Congelador da Minha Geladeira

Pegando os detalhes

Carlos seguindo ordens de sua Mãe, foi descongelar a geladeira, e ela pediu que ele não usa-se faca, mas foi a mesma coisa que falar para uma parede, pois o espertinho achou que com a sua habilidade de gênio ele jamais furaria o congelador da geladeira e pimba furou.

Chegando na casa do cliente

Pensa em um lugar longe, 50 minutos de carro, estradas esburacadas, tô lascado, só quero ver se o cliente vai aceitar o orçamento.

Depois dos transtornos chego em um mini sítio, o cachorro me recebeu, seguido de umas galinhas, mas os bichos eram simpáticos..rs

Analisando a geladeira com o congelador furado

O estrago foi bem feio, eu acho que o Carlos usou um facão de mato.

Passar o orçamento e torcer para o cliente aceitar

Cobrei 250 reais e o cliente quase infartou, lascou. A mãe do Carlos disse que estava muito caro para tampar um furinho e dar uma carguinha de gás disse sua mãe.

APRENDA E CONSERTE VOCÊ MESMO

O que fazer quando fura o congelador da geladeira

Lascou

Neste momento tive vontade de largar tudo e vender coxinha na rodoviária.

Para não perder a viagem e o tempo reduzi bastante o preço, mas não vou dizer para você o quanto baixei senão vocês vão me odiar..rs

Começando o serviço

Retirei o pedaço de cobre no tubo de serviço do compressor e coloquei um válvula schrader, pois por essa válvula vou fazer o vácuo e carga de gás(fluído refrigerante). Depois de colocar a válvula, adaptei o cilindro de nitrogênio e apliquei um pouco de nitrogênio passando enquanto eu raspava o evaporador(congelador)

Porque eu fiz isso?

Fiz essa raspagem com um pouco de nitrogênio passando para não entrar resto da raspagem pra dentro da tubulação.

Continuando o serviço parte II

Depois de bem raspado e limpo, preparei a solda fria e apliquei no furo. Depois de esperar o tempo de secagem, retirei o compressor e o filtro secador para limpar a tubulação com o fluído R141b

Continuando o serviço parte III

Com a tubulação limpa, coloquei filtro novo. Com o compressor fora, troquei o óleo dele, pois poderia estar contaminado com umidade e quem sabe até água que entrou pelo furo na evaporadora.

Continuando o serviço parte IV

Com óleo novo, coloquei o compressor no lugar e feito a solda (brasagem). Depois de tudo estar soldado, apliquei nitrogênio no tubo de serviço para ver se não tinha vazamento nas soldas que fiz e no furo tampado

Continuando o serviço parte V

Verificado que não ouve perda de pressão ou seja, não havia vazamento, fiz o vácuo e ao chegar a baixo de 500 microns do vacuômetro, desliguei a bomba de vácuo e preparei para dar carga de gás (fluído refrigerante)

Continuando o serviço parte VI

Preparei a balança, coloquei a butija de fluído refrigerante e apliquei o gás pelo peso, no caso desta geladeira foram 170 gramas. Liguei a geladeira, verifiquei a pressão do gás pelo manifold, coloquei o termômetro dentro para verificar a temperatura e tudo certo.

Continuando o serviço parte Final

Pressão correta, ficou na faixa de 0 psi para o modelo da geladeira, a temperatura chegou a 3 graus dentro do refrigerador com o termostato ajustado no médio, serviço feito e cliente satisfeito.

A coisa não é tão simples assim

Quando co cliente chega até você e diz Furei o Congelador da Minha Geladeira, já diga a pessoa o que deve ser feito, e fale o preço para efetuar o serviço, pois como vocês leram acima, para fazer um serviço deste com qualidade, e que não de problema para o cliente da trabalho

Dica para o cliente

Prezado cliente, caso você tenha furado o congelador da sua geladeira, chame imediatamente  o técnico, pois quanta mais a geladeira ficar em funcionamento pior ficará, pois vai entrar água na tubulação piorando o problema

Dica para o Técnico

Faça o serviço correto, troque o óleo do motor, troque o filtro secador, limpe o sistema com R141b, faça o serviço com qualidade para que o cliente fique com a sua geladeira funcionando por muitos anos sem dar problemas por causa de um serviço mau feito

Sequencia

  • Colocar no tubo de serviço uma válvula schrader
  • Passar nitrogênio enquanto raspa o furo
  • Soldar o furo com solda fria ou vareta de alumínio
  • Retirar o compressor e trocar o óleo
  • Retirar o filtro secador
  • Limpar o tubulação com R141b
  • Colocar filtro novo
  • colocar o compressor e fazer o teste de pressão para ver se não tem vazamento
  • Fazer o vácuo
  • carga de gás
  • verificar a corrente do compressor
  • Verificar a pressão do fluído refrigerante
  • verificar a temperatura do refrigerador

Deixem seu comentário

Cliente ou técnico deixem seus comentários do que acharam do artigo, dúvidas ou contribua com dicas para melhorar nosso trabalho.

Sérgio Amaral – Instrutor do curso online de conserto da tempermaq

O que fazer quando fura o congelador da geladeira

O que fazer quando se fura o congelador?

Sequencia.
Colocar no tubo de serviço uma válvula schrader..
Passar nitrogênio enquanto raspa o furo..
Soldar o furo com solda fria ou vareta de alumínio..
Retirar o compressor e trocar o óleo..
Retirar o filtro secador..
Limpar o tubulação com R141b..
Colocar filtro novo..

Quanto custa para consertar um furo no congelador?

Consertar vazamento de freezer É muito importante contar com um técnico especializado para resolver o vazamento, pois ele saberá desobstruir a passagem de água pelo dreno, sem danificar o freezer. O preço médio para consertar vazamento de freezer ficará em torno de R$ 100,00.

O que acontece quando sai o gás da geladeira?

Na maioria das vezes, o gás da geladeira acaba quando acontece um vazamento, seja por sobrecarga do eletrodoméstico ou por um rompimento dos canos. Por isso, a falta de gás pode fazer a geladeira perder a sua eficácia. Outra manifestação de que o gás do eletrodoméstico acabou é a formação de gelo no interior do eletro.