O que fazer quando o coração ta acelerado

O coração de um ser humano adulto, em repouso, bate entre 60 e 100 vezes por minuto quando ele está em repouso. Quando esses batimentos cardíacos superam as 100 vezes por minuto, a pessoa é diagnosticada com taquicardia.

É normal que o coração bata de forma mais acelerada durante um exercício físico mais intenso. Conforme a pessoa descansa e relaxa, seus batimentos cardíacos voltam progressivamente ao normal. Se isso não acontece ou se a pessoa tem a sensação de que seu coração bate de forma acelerada, mesmo quando está descansando, ela pode ser diagnosticada com taquicardia.

A taquicardia é considerada um tipo de arritmia, ou seja, um problema no ritmo do coração e pode levar a sérios problemas nesse órgão que é essencial à vida humana. Existe um tipo de taquicardia que é grave e pode gerar risco de vida. Essa é a chamada de fibrilação.

A taquicardia pode ser tanto um sintoma de algum mal maior, como o Transtorno de Ansiedade, quanto uma doença em si mesma. O consumo de certas substâncias, como a cafeína em excesso, também é capaz de causar uma taquicardia temporária, sendo que ela passa uma vez que a substância começa a ser eliminada pelo organismo.

Existem diferentes tipos de taquicardia, que estão relacionados diretamente ao local do coração onde o problema no ritmo acontece. Entre eles, é possível destacar taquicardia atrial, taquicardia ventricular, taquicardia sinusal e taquicardia supraventricular.

Quais são os sintomas de taquicardia?

Entre os sintomas de taquicardia, podemos destacar:

– Sensação de batimentos cardíacos acelerados mesmo em repouso;
– Sensação de que o coração está pulando batidas;
– Dor no peito;
– Falta de ar;
– Cansaço e
– Tontura e vertigem.

O que fazer quando se sente taquicardia?

Se a taquicardia vem acompanhada de dor no peito, além de sensação de compressão e até mesmo desmaios, é preciso procurar um médico de imediato.

Caso a taquicardia venha associada ao consumo de alguma substância, é preciso realizar o uso controlado delas, evitando os excessos.

Se não for possível descobrir se a taquicardia está associada a uma condição, como o transtorno de ansiedade, ou a tireoide, é preciso fazer acompanhamento com um médico cardiologista, que vai indicar o melhor tipo de tratamento para a taquicardia.

Como é o tratamento da taquicardia?

Existem vários tipos de medicamentos que podem ser usados para tratar a taquicardia, ajudando a regular e a desacelerar o ritmo do coração.

Alguns pacientes com taquicardia precisam fazer o uso de marcapasso, além de exames constantes que avaliam o ritmo do coração, como o teste ergométrico e o holter 24 horas.

A Rede D’Or conta com mais de 87 mil médicos em seu quadro de funcionários, que são especializados em fornecer atendimento médico de excelência e qualidade.

Os hospitais, ambulatórios, clínicas e consultórios médicos da Rede D’Or estão presentes nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Bahia, Maranhão, Pernambuco e Sergipe. Marque a sua consulta.

O que fazer para acalmar o coração?

Algumas dicas são:.
Tente manter o controle da respiração, soprando o ar vagarosamente por 5 vezes..
Beba um copo de água gelada ou coloque uma compressa de gelo na cabeça..
Fique em pé e dobre o tronco em direção às pernas, controlando a respiração..
Conte até 100, mantendo o olhar para cima..

O que pode ser quando o coração está acelerado?

Normalmente, isso ocorre relacionado a situações como exercícios físicos, ansiedade ou outras emoções, como alegrias. Mas esse sintoma também pode estar associado a uma doença cardiovascular conhecida como arritmia, que eleva a frequência cardíaca por causa de anomalias no ritmo cardíaco.

É perigoso o coração acelerado?

Em determinados casos, podem apresentar confusão mental, fraqueza, pressão baixa e dor no peito. Porém, muitas vezes, as arritmias cardíacas não provocam sintomas, sendo uma doença silenciosa e, por isso, perigosa. Em casos mais graves pode ocorrer parada cardíaca, levando à morte súbita.