O que foi o Congresso de Viena e quem dele participou?

541 palavras 3 páginas

1-O que foi o Congresso de Viena e que países dele participaram?
R: As conquistas napoleônicas haviam modificado a divisão política em quase toda Europa ocidental e central. Em setembro de 1814, após a primeira abdicação de Napoleão, os dirigentes dos países vencedores organizaram o Congresso de Viena (1814-1815), cujo objetivo básico era restabelecer a antiga divisão política do continente europeu. Os principais países que participaram do Congresso foram: Áustria, representada pelo príncipe Metternich, um dos mais importantes líderes do Congresso; a Inglaterra, representada por Castlereagh; a Rússia, representada pelo Czar Alexandre I; a Prússia, representada por Hardenberg e por Humboldt; e a própria França, representada por Talleyrand.
2-Quais os principais diretrizes firmadas no Congresso de Viena?
R: Entre as principais diretrizes aprovadas pelo Congresso de Viena, destacam-se: Restauração- retorno à situação política europeia em 1792, com o objetivo de restabelecer os domínios territoriais dos governos europeus antes da Revolução Francesa. Legitimidade- devolução do governo de cada país aos herdeiros das antigas monarquias absolutistas. Na França, por exemplo, Luís XVIII, da dinastia de Bourbon, reassumiria o trono. Solidariedade- formação de uma aliança política entre as monarquias europeias tradicionais, com o objetivo de reprimir a onda liberal e democrática deflagrada pela Revolução Francesa e ampliada pelas conquistas napoleônicas.
3-Explique em que consistiu a Santa Aliança e quais eram os seus objetivos.
R: Procurando colocar em prática a política de solidariedade esboçada no Congresso de Viena, o czar russo Alexandre I propôs, em 1815, a criação da Santa Aliança entre as monarquias europeias tradicionais e cristãs. Sua base de sustentação estava assentada sobre duas forças tradicionais: o trono e o altar, isto é, a monarquia e a igreja. Os monarcas da Áustria, da Rússia, da Prússia e de outras nações europeias formara, então, essa organização, com o

Relacionados

  • Congresso de Viena

    382 palavras | 2 páginas

    Congresso de Viena ocorreu de 1° de outubro de 1814 a 9 de junho de 1815, período posterior à derrota da França de Napoleão. O restabelecimento da ordem na França e a busca da paz comum no velho continente foram também os principais objetivos do congresso. Foi decidido que a França deveria pagar uma indenização de guerra e instituir um novo governo conservador sob as influências do clero e da nobreza, mantendo os mesmo limites territoriais. A Prússia e a Áustria receberam territórios da Alemanha….

  • Congresso de Viena

    2430 palavras | 10 páginas

    o CONGRESSO DE VIENA - FóRUM DA DIPLOMACIA CONSERVADORA NO RAFAZER DA CARTA EUROPEIA Ma/danado Correia o CONGRESSO DE VIENA - FÓRUM DA DIPLOMACIA CONSERVADORA NO REFAZER DA CARTA EUROPEIA INDICE I. INTRODUÇÃO 2. A EUROPA ANTES DO CONGRESSO DE VIENA 3. O CONGRESSO DE VIENA: o Congresso de Viena e as Relações Internacionais; a relação de forças e as potências em jogo; o sistema de equilíbrio; a concepção do equilíbrio; o principio ordenador: a legitimidade; o cariz da diplomacia:….

  • Congresso de Viena

    637 palavras | 3 páginas

    Perguntas: Congresso de Viena o que foi. Os representantes do conservadorismo político. Restauração do Antigo Regime. Princípio da legitimidade. O Congresso de Viena foi uma conferência realizada entre 2 de maio de 1814 a 9 de junho de 1815 entre as grandes potências européias, cujo objetivo principal era reconstruir o Antigo Regime e redesenhar o mapa político europeu que encontrava-se desfigurado devido ao expansionismo napoleônico e assim restabelecer a paz e evitar uma futura….

  • congresso de viena

    1663 palavras | 7 páginas

    O Congresso de Viena foi uma conferência entre embaixadores das grandes potências européias que teve lugar na capital austríaca, entre 1 de Outubrode 1814 e 9 de Junho de 1815, cuja intenção era a de redesenhar o mapa político do continente europeu após a derrota da França napoleônica na primavera anterior, iniciar a recolonização (como visto na Revolução Liberal do Porto, no caso do Brasil), restaurar os respectivos tronos às famílias reais derrotadas pelas tropas de Napoleão Bonaparte (como a restauração….

  • Congresso de Viena

    586 palavras | 3 páginas

    Congresso de Viena Após a derrota de Napoleão Bonaparte, os dirigentes dos países vencedores organizaram o Congresso de Viena (1814-1815). O objetivo básico do Congresso era propor medidas para restabelecer o equilíbrio político do continente europeu, tendo em vista os interesses das monarquias conservadoras. Derrotada, a França teve que se submeter a uma série de imposições. Por exemplo: pagar uma indenização de 700 milhões de francos aos vencedores, em razão dos prejuízos da guerra. Os….

  • Congresso de viena

    1124 palavras | 5 páginas

    batalha de Waterloo, em 1815, organiza-se o Congresso de Viena, o qual reunia os representantes dos impérios europeus – Áustria, Inglaterra, Rússia, Prússia e a própria França – os quais se preocupavam com a situação e os direitos dos reis na Europa pós-napoleônica – a disseminação do ideário liberal e o próprio sucesso da Revolução Francesa eram indícios inegáveis de que o poder absolutista não poderia se comportar da mesma forma. Como o intuito do Congresso era de restaurar o mapa político do continente….

  • O congresso de viena

    462 palavras | 2 páginas

    Código Civil O Império * Exportando a revolução – Ideias da revolução extrapolam limites da França * 1806: O Bloqueio continental * Invasões desastrosas: Península Ibérica e Rússia * A derrota em Leipzing A Convocação do Congresso de Viena * O Governo dos Cem Dias: o retorno de Napoleão * A derrota em Waterloo Módulo 7 – Independência da Hispano-América A Independência da Hispano-América * Contexto europeu: Guerras Napoleônicas * As juntas governativas.….

  • Congresso de viena

    509 palavras | 3 páginas

    França se reuniram para resolver questões de fronteira e determinar a legitimidade dos governos que assumiram cada um dos Estados Nacionais. Mas seriam apenas essas as preocupações que motivaram tal reunião? Na verdade, os participantes do Congresso de Viena tinham preocupação com a situação e os direitos dos reis na Europa pós-Napoleônica. A disseminação do ideário liberal e o próprio sucesso da Revolução Francesa eram indícios inegáveis de que o poder absolutista não poderia mais se comportar….

  • Congresso de Viena

    2759 palavras | 12 páginas

    Congresso de Viena "reorganizou" o mapa político da Europa pós-Napoleão Mapa da Europa após o Congresso de Viena (1814-1815) Assim que o Império Napoleônico ruiu, as grandes potências se reuniram no Congresso de Viena para reorganizar o mapa político da Europa. Surgiu a Santa Aliança organização que tinha por objetivo conter a difusão da revolução liberal (burguesa), semeada por Napoleão. Espanha e Portugal faziam parte do acordo, por isso a Santa Aliança tinha o direito de intervir nas….

  • Congresso de viena

    396 palavras | 2 páginas

    O controle hegemônico de Napoleão sobre grande parte da Europa Ocidental exigiu que as antigas monarquias reformulassem o mapa europeu. Entre setembro de 1814 e junho de 1815, as autoridades monárquicas européias reuniram-se no chamado Congresso de Viena. Encabeçado pelas principais potências monárquicas do período (Inglaterra, Prússia, Rússia e Áustria), essa reunião deveria reorganizar e devolver os territórios e a supremacia política daqueles que sofreram com o projeto expansionista napoleônico….

Outros Trabalhos Populares

O que foi o que foi o Congresso de Viena?

O Congresso de Viena foi uma conferência realizada por representantes dos países europeus que reorganizaram a ordem geopolítica da Europa após o fim das guerras napoleônicas. O Congresso de Viena ocorreu entre os anos de 1814 e 1815 para redefinir o mapa europeu após o fim da Era Napoleônica.

O que foi o Congresso de Viena e quais os países que dele participaram?

O congresso de Viena, ocorrido entre 1814 e 1815, reuniu os principais representantes das monarquias europeias – dentre eles o czar russo Alexandre I, o ministro francês Charles Talleyrand e o príncipe austríaco Klemens Metternich – para discutir o retorno de territórios e do próprio sistema político após a derrota de ...

Quem participava do Congresso de Viena?

Resumo sobre o Congresso de Viena O Congresso de Viena foram várias conferências, nos anos 1814 e 1815, entre monarcas da Europa após as Guerras Napoleônicas. Os países participantes foram: Áustria, Prússia, Rússia, Portugal, Grã-Bretanha e França.

Quais foram as principais decisões tomadas no Congresso de Viena?

O restabelecimento da ordem na França e a busca da paz comum no velho continente foram também os principais objetivos do congresso. Foi decidido que a França deveria pagar uma indenização de guerra e instituir um novo governo conservador sob as influências do clero e da nobreza, mantendo os mesmo limites territoriais.