O que Josué quis dizer com eu e a minha casa serviremos ao Senhor?

Josué declarou: “Porém, se não vos parece bem servir ao Senhor, escolhei agora a quem quereis servir: as divindades às quais serviram vossos antepassados além do rio Eufrates, na terra da Mesopotâmia ou os deuses dos amorreus em cuja terra agora habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24.15).

Essa declaração no conjunto de um longo discurso provavelmente faça parte da última fala ao público de Josué antes de morrer aos cento e dez anos (Josué 24.29).

O que Josué quis dizer com eu e a minha casa serviremos ao Senhor?

  • O discurso: Eu e minha casa Serviremos a Deus
  • A escolha de Josué e dos israelitas
  • Eu e a minha casa serviremos ao Senhor em três pontos

O Josué reuniu todas as tribos de Israel em Siquém, ele convocou todos os anciãos, autoridades, lideres, juízes e oficiais de Israel, que se colocaram ordenadamente na presença de Deus.

Diante de todos eles, Josué fez uma preciosa declaração lembrando a providência e a graça de Deus em favor dos israelitas desde Abraão até aquele momento (Josué 24.3-13) e termina dizendo – contextualizando: “Agora, portanto, temei ao Senhor e servi-o com integridade e com sinceridade: lançai fora os deuses aos quais serviram os vossos antepassados do outro lado do Rio e no Egito, e servi de coração ao Senhor. Eu escolho servir ao Senhor” (Josué 24.14-15).

A escolha de Josué e dos israelitas

Josué, nesse momento da história, era o líder que terminou de conduzir o povo na conquista da terra prometida e agora era necessária uma renovação de aliança com Deus, essa nova geração tinha que escolher quem eles queriam servir, Josué já tinha feito a sua escolha.

E após essa escolha, o povo declarou diante de Josué naquele momento: “Ao Senhor, o Eterno, nosso Deus serviremos e somente à Sua Palavra obedeceremos” (Josué 24.24).

Eu e a minha casa serviremos ao Senhor em três pontos

1º Ponto –  Como líder e responsável por sua casa, Josué que já tinha experimentado da intimidade e favor de Deus, agora novamente ele fez a melhor escolha e conduziria os seus em particular a escolher servir ao Senhor.

O que Josué quis dizer com eu e a minha casa serviremos ao Senhor?

A escolha por Deus é individual, mas grandes lideres nos mais diversos contextos – por exemplo: pastores na igreja ou os pais em casa – devem ter a sua escolha pessoal e o compromisso da condução “dos seus” no caminho do Senhor.

2º Ponto – Deus não divide a sua glória com ninguém, por isso é necessário escolher quem se deseja seguir: “Eu Sou o Senhor, Yahweh, este é o meu Nome! Não dividirei a minha glória a nenhum outro ser, tampouco entregarei o meu louvor às imagens esculpidas” (Isaías 42.8).

Muitos podem ser os deuses que tentam ocupar o lugar de Deus nas nossas vidas, por exemplo, o dinheiro pode ser um deles, conforme declarou Jesus: “Ninguém pode servir a dois senhores, pois odiará um e amará o outro, ou será leal a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ao Dinheiro” (Mateus 6.24). É necessário escolher a quem deseja servir.

3º Ponto – A Palavra de Deus é poderosa: “Porquanto a Palavra de Deus é viva e eficaz, mas cortante que qualquer espada de dois gumes; capaz de penetrar até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é sensível para perceber os pensamentos e intenções do coração” (Hebreus 4.12), sendo assim, a Palavra alcança o coração, mesmo que não tenha um resultado imediato, só Deus sabe o que acontece no secreto do coração de alguém quando a Palavra é semeada e permitida expandir-se no interior humano, portanto, escolher servir a Deus é escolher plantar a semente do amor através da Palavra do Eterno, teórica e prática.

Projeto Gospel

O Projeto Gospel foi projetado para levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível, através da Internet. Juntamente com alguns colaboradores traz “estudos, sermões, histórias, significados entre outras categorias relacionadas”.

Qual o contexto de Josué 24?

Neste capítulo de Josué 24 estudo, veremos que Josué se reúne, em Siquém, com os principais de Israel, os quais se apresentaram diante de Deus. Ele, então, relembra o povo de toda sua trajetória, até ali, desde Tera, pai de Abraão, até a conquista de Canaã.

O que quer dizer Josué 24

Josué 24.1 – 14: Josué despede-se de Israel 2 disse a todo o povo: Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: “Há muito tempo, os seus antepassados, inclusive Terá, pai de Abraão e de Naor, viviam além do Eufrates e prestavam culto a outros deuses.

Porque Deus falou para Josué Sê forte e corajoso?

Seja forte e corajoso foi a declaração de encorajamento que Josué escutou do próprio Deus. Ao dizer que Josué devia ser forte e corajoso, Deus estava animando e fortalecendo o líder hebreu que havia recebido a responsabilidade de conduzir o povo de Israel na conquista da Terra Prometida.

O que é servir ao Senhor?

Servir ao Senhor é demonstrado pela maneira como vivemos os mandamentos que recebemos de Deus; pelo trabalho que fazemos para ajudar a estabelecer o reino de Deus na Terra; e pela forma como agimos para com o nosso próximo.