O que os elementos da mesma família da tabela periódica têm em comum?

 A Tabela Periódica é uma forma de organizar todos os elementos químicos de acordo com as suas propriedades e de mostrar algumas informações sobre eles.

No cotidiano, a organização é muito importante para facilitar a nossa vida. Por exemplo, imagine o seu guarda-roupa bagunçado, com meias misturadas com camisas e calças. Ficaria muito difícil e demoraria mais para encontrar alguma meia específica que você quisesse usar, não é mesmo?! Mas se você organizar o seu guarda-roupa e colocar todas as meias em uma só gaveta, ter uma gaveta para camisetas, outra para bermudas e assim por diante, ficará muito mais fácil encontrar o que precisa. E quanto mais roupas você possui, mais a organização é necessária.

Do mesmo modo, os cientistas foram descobrindo muitos elementos químicos com o passar do tempo. Para você ter uma ideia, em 1850, eram conhecidos cerca de 60 elementos, mas hoje sabemos da existência de 118. Assim, surgiu a necessidade de organizar esses elementos químicos de uma forma que tornasse mais fácil a compreensão de suas propriedades. Esse é o papel da Tabela Periódica dos elementos químicos.

A Tabela Periódica que usamos hoje é organizada em linhas horizontais em ordem crescente de número atômico.

Você deve consultar a Tabela Periódica como se estivesse lendo um texto normal, ou seja, você sempre começa pela primeira linha e do lado esquerdo para o direito e depois segue descendo para as próximas linhas.Os elementos químicos foram colocados na Tabela Periódica em quadradinhos separados, onde o símbolo do elemento fica no meio e o valor do número atômico fica escrito geralmente na parte de cima, como mostra o exemplo do hidrogênio a seguir:

O que os elementos da mesma família da tabela periódica têm em comum?

Símbolo do hidrogênio e seu número atômico conforme aparece na Tabela Periódica

O número atômico é a quantidade de prótons ou cargas positivas que os átomos do elemento têm. Esse valor é igual ao número de elétrons quando o átomo está em seu estado fundamental.O hidrogênio é um elemento que só tem 1 próton, ou seja, seu número atômico é 1. Por isso, o hidrogênio é o primeiro elemento colocado na Tabela. O próximo elemento que está na mesma linha que o hidrogênio é o hélio, porque ele possui número atômico igual a 2.

Passando para a linha de baixo, o primeiro é o Lítio com número atômico igual a 3, ao lado dele tem o Berílio com número atômico 4 e assim por diante.Veja as primeiras linhas da Tabela Periódica mostradas abaixo e veja que a ordem do número atômico vai crescendo certinho.

O que os elementos da mesma família da tabela periódica têm em comum?

Duas primeiras linhas da Tabela Periódica

Existem sete linhas na Tabela Periódica e essas linhas são chamadas de períodos. Veja:

O que os elementos da mesma família da tabela periódica têm em comum?

Períodos da Tabela Periódica

Existem 18 colunas que são chamadas de famílias ou grupos. Um aspecto importante é que os elementos que pertecem à mesma família são aqueles que possuem propriedades físicas e químicas semelhantes.

O que os elementos da mesma família da tabela periódica têm em comum?

Famílias ou grupos da Tabela Periódica

Vamos ver se você entendeu? Me diga qual é o elemento químico pertencente ao 4º período e à família 16?

Se você disse Se (selênio), acertou! Agora me diga qual é o número atômico dele. Isso mesmo, é 34.

Em cada quadradinho que vem o elemento também se encontram outras informações importantes, como a massa atômica e os elétrons que estão em cada camada eletrônica dos átomos. Por exemplo, veja na imagem a seguir que o neônio tem como símbolo o Ne, seu número atômico é igual a 10, sua massa atômica é igual a 20,1797 u e seus elétrons estão distribuídos assim nas suas camadas: 2 – 8, ou seja, na camada mais próxima do núcleo há dois elétrons e na mais afastada há oito elétrons.

O que os elementos da mesma família da tabela periódica têm em comum?

Símbolo do neônio na Tabela Periódica e seu átomo

Agora observe dois aspectos interessantes: (1) o neônio só possui duas órbitas ou camadas onde ficam seus elétrons, é por isso que ele ocupa o 2º período (2ª linha); e (2) ele possui oito elétrons na última camada, é por isso que ele é da família 18.

Isso nos mostra o seguinte:

* Os elementos que estão em um mesmo período da tabela periódica possuem a mesma quantidade de camadas eletrônicas, sendo que podem ter no máximo sete;

* Os elementos químicos que estão em uma mesma família da tabela periódica possuem a mesma quantidade de elétrons na última camada eletrônica:

*Família 1: Possuem todos 1 elétron na última camada eletrônica;

*Família 2: Possuem todos 2 elétrons na última camada eletrônica;

*Família 13: Possuem todos 3 elétrons na última camada eletrônica;

*Família 14: Possuem todos 4 elétrons na última camada eletrônica;

*Família 15: Possuem todos 5 elétrons naúltima camada eletrônica;

*Família 16: Possuem todos 6 elétrons na última camada eletrônica;

*Família 17: Possuem todos 7 elétrons na última camada eletrônica;

*Família 18: Possuem todos 8 elétrons na última camada eletrônica.

Alguns grupos ou famílias da Tabela Periódica recebem nomes específicos, veja alguns:

  • Família 1: Metais alcalinos;

  • Família 2: Metais alcalinoterrosos;

  • Família 16: Calcogênios;

  • Família 17: Halogênios;

  • Família 18: Gases Nobres.

O que os elementos da mesma família da tabela periódica têm em comum?

​Organização das famílias da tabela periódica

Novamente vamos testar seus conhecimentos. Responda às perguntas a seguir apenas consultando a Tabela Periódica:

1- Qual é o nome da família do cloro?

2- Qual é o seu número atômico e sua massa atômica?

3- Quantas camadas eletrônicas um átomo de cloro possui?

4- Quantos elétrons um átomo de cloro possui na sua última camada eletrônica?

Respostas:

1- Halogênios (família 17).

2- O número atômico do cloro é 17 e sua massa atômica é igual a 35,45 u.

3- Um átomo de cloro possui três camadas eletrônicas porque ele pertence ao 3º período da Tabela.

4- Um átomo de cloro possui sete elétrons na camada de valência porque ele pertence à família 17.

Existem ainda outras informações importantes que a Tabela Periódica nos transmite e que falaremos melhor em textos posteriores. Mas as que tratamos aqui são as principais para você começar a entender como os elementos estão organizados nela. Lembre-se de que uma tabela não é feita para decorar, mas você deve conhecê-la bem para conseguir consultá-la quando necessário.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química 


Aproveite para conferir nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

O que as famílias da Tabela Periódica têm em comum?

As semelhanças entre os elementos de uma mesma família ocorrem porque o número de elétrons de valência do átomo no estado fundamental é o mesmo para os membros de determinado grupo. Os átomos do grupo 1 tem seus elétrons distribuídos por mais de um nível de energia, mas todos tem um elétron de valência.

O que e família na Tabela Periódica atual e o que têm em comum os elementos colocados numa mesma família?

Na Tabela Periódica, os elementos químicos estão dispostos em ordem crescente de número atômico, o que faz com que eles estejam posicionados em colunas horizontais (períodos) e colunas verticais (famílias).

Quais são as principais semelhanças entre os elementos de cada grupo da Tabela Periódica?

Portanto, as principais semelhanças entre os elementos de cada grupo da Tabela Periódica reside no fato deles terem semelhanças nas propriedades químicas devido, sobretudo, a possuírem configuração atômica parecida, com o mesmo número de elétrons na camada de valência de cada grupo.

O que os períodos da Tabela Periódica têm em comum?

Períodos – Linhas: Por exemplo, todos os elementos do primeiro período (primeira linha) da Tabela Periódica possuem apenas uma camada eletrônica, a camada K; enquanto isso, todos os elementos do segundo período têm duas camadas eletrônicas, as camadas K e L, e assim por diante.