O que os grupos humanos faziam no período paleolítico?

O Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada é o primeiro período da Pré-História e, junto ao Neolítico compõem a chamada “ Idade da Pedra”, uma vez que a pedra era a principal matéria prima utilizada na confecção de ferramentas. Observe que o termo Paleolítico significa “velha idade da pedra” enquanto o Neolítico significa "nova idade da pedra".

O que os grupos humanos faziam no período paleolítico?
Cavernas utilizadas na Período Paleolítico, situadas na região de Matera, Itália

O Período Paleolítico, considerado um dos mais longos da história, (desde o surgimento da humanidade, por volta de 4,4 milhões de anos até de 8000 a.C.) abrange cerca de 99% do tempo de existência da sociedade humana, sendo dividido em dois momentos:

  • Paleolítico Inferior (2000000 a 40000 a.C.)
  • Paleolítico Superior (40000 a 10000 a.C.)

Pré-História

A pré-história é o primeiro período da história da humanidade e está dividida em três momentos:

  • Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada (do surgimento da humanidade, ou seja, dos primeiros hominídeos, até 10000 a.C.)
  • Período Neolítico ou Idade da Pedra Polida (de 8000 a.C. até 5000 a.C.);
  • Idade dos Metais (3.300 a.C. a 1.200 a.C.)

Principais Características: Resumo

Nesse período foram desenvolvidas as primeiras ferramentas (facas, machados, arpões, lanças, arcos, flechas, anzóis), embora não houvesse grande sofisticação na técnica de produção. Eles utilizavam as ferramentas no dia-a-dia por exemplo, para coletar frutas, raízes, construir pequenos abrigos ou matar algum animal.

A pedra foi a principal matéria prima utilizada e, diferente do período neolítico (idade da pedra polida), o paleolítico representa a idade da pedra lascada, nome que indica a incipiência e simplicidade das técnicas utilizadas. Os instrumentos do paleolítico eram constituídos por pedras, madeiras, ossos e chifres.

O nomadismo foi uma das principais características do homem do paleolítico que caminhava grande parte de sua vida em busca de abrigo e comida. Os homens, que viviam geralmente em bandos, eram caçadores e coletores, uma vez que a agricultura e o pastoreio somente surgiram no período posterior (neolítico), quando os indivíduos passam a cultivar a terra e a domesticar animais.

Assim, já que o homem desse período não produzia alimentos, ou seja, não plantavam nem criavam animais, a base da alimentação era os animais que eles caçavam, os peixes que pescavam e a coleta de grãos, raízes e frutos; por esse motivo, os homens do paleolítico são classificados como “caçadores-coletores”.

Eles não construíam casas, viviam em cavernas para se protegerem das intempéries (geadas, chuva, tempestades, etc.) bem como dos animais. Sem dúvida, a maior descoberta realizada nesse período foi o fogo, afinal com ele os homens podiam cozinhar seus alimentos, se aquecerem e ainda afugentar os animais perigosos.

Com certeza, o controle do fogo foi uma das maiores conquistas desse período. Primeiramente o fogo foi encontrado de maneira natural, ou seja, por raios da tempestade. Mais tarde eles descobriram outro método, por meio do atrito entre pedras ou pedaços de madeira, o qual produzia faíscas.

Inseridos num clima hostil com acentuadas mudanças climáticas, o homem do paleolítico começou a desenvolver técnicas de proteção para o corpo, ou seja, as vestimentas, produzidas em grande parte com peles de animais.

Veja também: Fogo

A Arte no Período Paleolítico

A Arte no Paleolítico abrange as pinturas feitas nas rochas dentro nas cavernas, denominadas de arte rupestre e arte pariental. Nota-se um caráter realista e naturalista nas pinturas, expressa pelas figuras de homens e animais, bem como na composição de figuras abstratas.

Saiba mais em:

  • A Arte no Período Paleolítico
  • Arte na Pré-História
  • Pré-história: características e períodos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

História
Pré-história Idade da Pedra

Paleolítico

Paleolítico Inferior c. 2,5 milhões - c. 300.000 a.C.
Paleolítico Médio c. 300.000 - c. 30.000 a.C.
Paleolítico Superior c. 300.000 - c. 10.000 a.C.
Mesolítico c. 13.000 - c. 9.000 a.C.

Neolítico

c. 10.000 - c. 3.000 a.C.
Idade dos Metais Idade do Cobre c. 3.300 - c. 1.200 a.C.
Idade do Bronze c. 3.300 - c. 700 a.C.
Idade do Ferro c. 1.200 a.C. - c. 1.000 d.C.
Idade Antiga Antiguidade Oriental c. 4.000 - c. 500 a.C.
Antiguidade Clássica c. 800 a.C. - 476 d.C.
Antiguidade Tardia c. 284 d.C. - c. 750
Idade Média Alta Idade Média 476 - c. 1000
Baixa Idade Média Idade Média Plena c. 1000 - c. 1300
Idade Média Tardia c. 1300 - 1453
Idade Moderna 1453 - 1789
Idade Contemporânea 1789 - hoje

Relacionados

Plioceno  · Pleistoceno  · Sistema de Três Idades  · História  · História da escrita  · Hominina  · Homo  · Homo erectus  · Homo sapiens arcaico  · Modernidade  · Passado  · Presente  · Futuro  · Tempo

  • v
  • d
  • e

O Paleolítico (παλαιός, palaiós="antigo", λίθος, lithos="pedra", "pedra antiga") ou Idade da Pedra Lascada, refere-se ao período da pré-história que começou há cerca de 2,5 milhões de anos, quando os antepassados do ser humano começaram a produzir os primeiros artefatos em pedra lascada, destacando-se de todos os outros animais, e que durou até cerca de 10.000 a.C., quando houve a chamada Revolução Neolítica, em que começou a fazer agricultura, tornando o humano não mais dependente apenas da coleta e da caça.

O que os grupos humanos faziam no período paleolítico?

Neste período, os humanos eram essencialmente nômades caçadores-coletores, tendo que se deslocar constantemente em busca de alimentos. Desenvolveram os primeiros instrumentos de caça feitos em madeira, osso ou pedra lascada.

Este longo período histórico subdivide-se em Paleolítico Inferior (de 2,5 milhões até c. 300 mil a.C.) e Paleolítico Superior (de 300 mil até c. 10 mil a.C.). Há certa discordância entre estudiosos quanto a essa divisão, sendo que alguns intercalam um Paleolítico Médio entre o Inferior e o Superior. O surgimento do Paleolítico coincide com o final da época geológica Plioceno do período geológico Neogeno, quando viveu o hominídeo Australopithecus e se desenvolve como um todo durante o Pleistoceno, época geológica caracterizada pelo predomínio do homem moderno e pelas glaciações. O Pleistoceno se situa no período geológico Quaternário.

O termo Paleolítico foi empregado pela primeira vez pelo historiador John Lubbock. Foi precedido pelo período pré-histórico que alguns historiadores chamam de Eolítico, e sucedido pelo Neolítico. Na Europa e em outros locais onde ocorreram glaciações, intercala-se o período chamado Mesolítico entre o Paleolítico e o Neolítico.

Paleolítico Inferior[editar | editar código-fonte]

Foi nesse período que surgiram as primeiras espécies de hominídeos, provavelmente na África. Nesta época a temperatura era muito baixa, obrigando os humanos e outros animais a viver em cavernas. Os hominídeos surgidos nesta época foram os Australopithecus, Homo habilis e Homo erectus. As tecnologias empregadas no período foram, por ordem crescente de complexidade, a olduvaiense, a acheulense e a clactoniense.

Os objetos foram confeccionados primeiro em osso e madeira, depois em pedra e marfim. Usavam um machado de pedra, para cortar e esmagar os alimentos, para defesa e fazer furos. As lascas eram aproveitadas para fabricar objetos cortantes, daí o Paleolítico ter ficado também conhecido como Período ou Idade da Pedra Lascada.

A sociedade era comunal, já possuíam uma certa organização social e a família já tinha importância no contexto da sociedade. Eram nômades e dominaram o fogo.

Paleolítico Médio[editar | editar código-fonte]

O paleolítico médio é um conceito que compreende um espaço temporal, cultural e geográfico mais restrito do que os períodos do Paleolítico que o antecedem e sucedem.

O Homem de Neandertal, a distribuição geográfica (Europa), as técnicas de talhe (indústria musteriense) e a cronologia (c. 300 mil a 30 mil anos a.C.) são características que definem este período da pré-história.

É nesse período que surgem os primeiros sambaquis, encontrados principalmente nas regiões litorâneas da América do Sul; devido ao fato de serem nômades, permaneciam num determinado local até que se esgotassem os alimentos, quando então partiam; neste local amontoavam conchas, restos de fogueiras e animais. Era também aí que enterravam os mortos, junto a seus pertences (colares, vestes, ferramentas e cerâmicas), ou seja, um conceito primitivo de religião já se formava.

Paleolítico Superior[editar | editar código-fonte]

No Paleolítico Superior os humanos passaram a habitar em cavernas, devido ao resfriamento intenso do planeta e o norte da Europa ter ficado coberto de gelo como consequência da quarta glaciação. Neste período desenvolveu-se o homem de Cro-Magnon, que já é o humano moderno propriamente dito. Caçava animais de grande porte (mamute, bisão, renas) utilizando para isso armadilhas montadas no chão.

Religião[editar | editar código-fonte]

Apesar de convencionar-se que a consolidação da religião ocorre no período Neolítico, a arqueologia registra que no Paleolítico existiu uma religião primitiva. Essa era baseada no culto à mulher com a associação desta ao poder de dar a vida.[1] Foram descobertas, no abrigo de rochas Cro-Magnon em Les Eyzies, conchas cauris, descritas como "o portal por onde uma criança vem ao mundo"; eram cobertas por um pigmento de cor vermelho ocre, que simbolizava o sangue, e estavam intimamente ligadas ao ritual de adoração às estatuetas femininas, que evidenciavam a função da mulher no período, a de procriar, com úteros grandes, que se entende como gravidez e seios também grandes, evidenciando a amamentação. Escavações atestaram que estas estatuetas eram encontradas muitas vezes numa posição central, em oposição aos símbolos masculinos, que eram localizados em posições periféricas ou ladeando as estatuetas femininas.[2]

Passagem[editar | editar código-fonte]

A passagem do período Paleolítico para o Neolítico foi bastante gradual, tendo levado cerca de 10 mil anos, e ficou conhecida como a Revolução Neolítica (nome dado pelo historiador Gordon Childe), visto terem ocorrido conquistas tecnológicas que garantiram a sobrevivência dos povos nesse período.

As principais alterações foram:

  • A crosta terrestre aquece, aumentando o nível dos mares e resultando em alterações climáticas.
  • Formam-se grandes rios e desertos, além de florestas temperadas e tropicais.
  • Animais de grande porte (Megafauna) desaparecem e dão origem à fauna que conhecemos hoje.
  • O homem aprende aos poucos a reproduzir plantas, domesticar animais e estocar alimentos.
  • A agricultura e a domesticação de animais favorecem um sensível aumento populacional em algumas regiões.
  • Ampliam-se as conquistas técnicas, como a produção de cerâmica.
  • Os povos aprendem aos poucos como se organizar e trabalhar em sistemas cooperativos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Neolítico
  • Arte do Paleolítico
  • Arte Rupestre
  • Cro-Magnon
  • Pré-história
  • Homo sapiens
  • Homem de Neandertal
  • Australopithecus
  • Escala de tempo geológico

Referências

  1. O cálice e a espada, Riane Eisler, p.14
  2. O cálice e a espada, Riane Eisler, p.18

O que os paleolíticos faziam?

Os seres humanos desse período eram nômades, não se fixando por muito tempo em um mesmo lugar. Viviam da coleta de frutos e raízes, além de pesca, caça e a busca de carcaças animais deixadas por outros carnívoros.

Quais eram as atividades realizadas pelos humanos no período paleolítico?

O Paleolítico foi o primeiro período da Pré-História, quando os hominídeos eram nômades e tinham como práticas cotidianas a caça, pesca e colheita de frutos.

Como era a vida dos grupos humanos durante o período Paleolítico?

Nesse período os humanos eram considerados nômades caçadores e coletores, uma vez que não dominavam a agricultura e viviam apenas da caça, pesca e coleta de frutos.

Como era a sociedade no período paleolítico?

A sociedade paleolítica caracterizou-se pela busca de subsistência, ou seja, o homem procurava tudo o que era necessário para sustentar a vida por meio da caça, da pesca, da coleta de frutos, sementes e raízes, e da confecção e utilização de objetos de pedra lascada, ossos e dentes de animais.