O que os movimentos sociais podem mudar na realidade?

Os Movimentos Sociais são um grupo de pessoas que atuam conjuntamente para modificar algum aspecto da sociedade.

Estes movimentos surgem da iniciativa cidadã, quando um grupo percebe que não tem os mesmos direitos que os demais membros da sociedade.

Por isso, os movimentos sociais convocam passeatas, ocupações de espaços públicos e fechamento de ruas, para chamar a atenção do governo e da população para suas causas.

Geralmente, os movimentos sociais possuem uma relação conflituosa com o Estado, pois alguns desejam alterar a própria composição do mesmo.

Movimentos Sociais no Brasil

No Brasil, o direito de associação e liberdade de expressão é garantido pela Constituição de 1988. Por isso, todo cidadão pode lutar livremente pelos seus direitos quando se sente prejudicado.

Os movimentos sociais sempre estiveram presentes ao longo da história brasileira seja para demandar autonomia local, seja para pedir justiça social. Também se destacam os movimentos para reivindicar melhores condições de trabalho.

Na década de 30, quando houve a ditadura de Getúlio Vargas, muitas associações foram criadas com o intuito de conquistar espaço na sociedade. Podemos destacar a Frente Negra Brasileira ou a Associação Católica Brasileira.

Com a ditadura militar, os movimentos sociais eram considerados suspeitos e vigiados de perto pela política. No entanto, a repressão fez florescer ações coletiva de vários setores marginalizados, que mesmo correndo risco de repressão, buscavam espaço na sociedade.

Atualmente, existem milhares de ações coletivas que lutam para conquistar visibilidade e direitos. No Brasil, merecem destaque o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS), os movimentos em defesa dos índios e os movimentos negros.

Igualmente, grupos que trabalham com grupos marginalizados como deficientes físicos ou intelectuais como a Associação de de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) ou a Associação de Assistência à Criança Deficiente são exemplos de movimentos que lutam pelos direitos deste coletivo.

Tipos de Movimentos Sociais

Segundo a filosofa Nancy Fraser, os movimentos sociais podem ser divididos:

  • Movimentos redistribuidores: focam sua ação em exigências de questões imediatas e concretas como direito ao voto, redistribuição de terras, moradias, etc. Exemplo: movimentos dos Sem-Terra.
  • Movimentos reconhecimento: pretendem mudar a cultura de uma sociedade ao combater causas mais abstratas como o fim do preconceito e da discriminação racial, sexual, etc. Exemplo: movimento LGBTI.
  • Movimentos bivalentes: combinam as características de ambos os movimentos. Exemplo: Movimento Indígena.

Ainda fazem parte dos movimentos sociais os movimentos populares, sindicais e a organizações não governamentais (ONGs).

Composição de um Movimento Social

Para que haja um movimento social efetivo é preciso haver um projeto, uma ideologia e uma organização hierárquica.

O projeto abarca a proposta e objetivos do movimento em questão.

Por sua parte, a ideologia embasa a luta política do movimento, pois esta será responsável por articular a união entre os grupos sociais.

Por fim, ao se instituírem, os movimentos sociais estabelecem uma disposição hierárquica. Essa hierarquização pode ser mais ou menos centralizada, numa estrutura deliberada para possuir líderes e outros integrantes.

Temos mais textos sobre o tema para você:

  • Questões sobre os movimentos sociais
  • Exclusão Social
  • Questões de Sociologia do Enem
  • Questões de História do Brasil no Enem
  • Sociologia no Enem: o que estudar
  • Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
  • Anarquismo

O que os movimentos sociais podem mudar na realidade?

Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.

Ouça este artigo:

Os Movimentos Sociais podem ser definidos como sendo a expressão da organização da sociedade civil. Essas organizações agem de forma coletiva como resistência à exclusão e luta pela inclusão social. É nas ações destes grupos que se apresentam as demandas sociais de determinada classe social. Essas demandas se materializam em atividades de manifestações como ocupações e passeatas em ruas provocando uma mobilização social, e chamando a atenção de outros indivíduos para as demandas de determinado grupo, conforme Gohn (2011) destaca ao realizar essas ações, projetam em seus participantes sentimentos de pertencimento social. Aqueles indivíduos que eram excluídos passam a se sentir incluídos em algum tipo de ação de um grupo ativo.

Seguindo este raciocínio, Ferreira (2003) define os Movimentos Sociais a partir das ações de grupos organizados que objetivam determinados fins. Ou seja, de acordo com o autor, os movimentos sociais se definem como tal por conta da ação coletiva de um grupo organizado e que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio da luta política, em função de valores ideológicos compartilhados questionando uma determinada realidade que se caracteriza por algo impeditivo da realização dos anseios de tal movimento.

Gohn (2014) define as características gerais de um movimento social. De acordo com a autora, para ser considerado um movimento social, deve haver uma liderança, uma base e uma demanda. Além disso, para a autora, deve haver ainda opositores e antagonistas, conflitos sociais, um projeto sociopolítico, entre outros. Scherer-Warren (2006) vai ao encontro com Gohn (2014) ao definir os movimentos sociais em torno de uma identificação de sujeitos coletivos que possui adversários e opositores em torno de um projeto social. Medeiros (2014), se apoiando nos autores citados, cita como exemplos de Movimentos Sociais o Movimento Negro e Movimento Indígena. Ambos movimentos se unem pela força de uma identidade étnica (negra ou índia) e combatem o adversário do colonialismo, racismo e expropriação, tendo como objeto de luta o reconhecimento de sua identidade, suas tradições, seus valores e até mesmo de manutenção de um território que vive sob constante ameaça de invasão, como é o caso das reservas indígenas e das áreas de quilombos.

Dessa forma, devemos destacar que, de acordo com Medeiros (2014), o simples fato de ir às ruas protestar contra a corrupção, por exemplo, não caracteriza um movimento social. Uma ação esporádica, ainda que mobilize um grande número de manifestantes, pode ter em seu coletivo representantes de movimentos sociais e populares mas não caracterizam um movimento social como tal. Medeiros (2014) ainda destaca que estes protestos e mobilização podem ser frutos da articulação de atores de movimentos sociais, ONG’s, tanto quanto podem incluir cidadãos comuns que não estão necessariamente ligados a movimentos organizados como tais.

Medeiros (2014) destaca que com a luta dos movimentos sociais ampliou-se o leque de atores sociais e, como resultado, surgiram novas facetas à cidadania com ênfase na responsabilidade dos cidadãos na elaboração de Políticas Públicas, com espaços criados institucionalmente para esta parceria entre o Estado e a sociedade civil, como é o caso, por exemplo, dos conselhos gestores de políticas públicas. Devemos enfatizar que os movimentos sociais estão mudando. Por exemplo, no passado os movimentos sociais eram principalmente para as demandas materiais no trabalho. Atualmente, os movimentos sociais procuram uma finalidade mais social e cultural (movimentos feministas, por exemplo). Os novos movimentos sociais procuram mudanças nos valores das identidades para o gênero, as orientações sexuais, as identidades locais ou regionais, etc. Além disso, Medeiros (2014) destaca a importância e a capacidade de comunicação em massa das redes sociais na internet.

Referencias:

FERREIRA, D. Manual de Sociologia – Dos Clássicos à Sociedade da Informação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

GOHN, M. G. Conselhos gestores e gestão pública. Revista Ciências Sociais Unisinos, Rio Grande do Sul, v. 42, n. 1, p. 5-11, jan/abr. 2006. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/ciencias_sociais/article/view/6008.

____. Sociologia dos Movimentos Sociais. 2. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2014. (Questões da nossa época, 47).

____. Movimentos Sociais na Contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação, Minas Gerais, v.16, n. 47, p. 333-351, maio/ago. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v16n47/v16n47a05.pdf.

MEDEIROS, A. M. Os Movimentos Sociais. Disponível em: https://www.sabedoriapolitica.com.br/ci%C3%AAncia-politica/movimentos-sociais/ -

SCHERER-WARREN, I. A política dos movimentos sociais para o mundo rural. Estudos Sociedade e Agricultura, Rio de Janeiro, vol. 15, nº 1, p. 5-22, 2007. Disponível em: https://revistaesa.com/V3/ojs-3.1.0-1/index.php/esa.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/sociologia/movimentos-sociais/

Qual a importância dos movimentos sociais o que eles podem mudar na realidade?

Os movimentos sociais são ações coletivas mantidas por grupos organizados da sociedade que visam lutar por alguma causa social. Em geral, o grito levantado pelos movimentos sociais representa a voz de pessoas excluídas do processo democrático, que buscam ocupar os espaços de direito na sociedade.

Como os movimentos sociais transformam a sociedade?

Transformam-se as identidades políticas destes sujeitos – construídas em processos de lutas contra diferenciações e discriminações socioeconômicas – em políticas de identidades, pré-estruturada segundo modelos articulados pelas políticas públicas, arquitetados e controlados por secretarias de Estado, em parceria com ...

Qual é a importância dos movimentos sociais o que eles podem mudar na realidade de falta de moradia digna e de rendimentos adequados por exemplo?

Resposta. é importante, pois é um direito do povo se manifestar e protestar em relação a política. se a população será ouvida, isso é incerto. moradias e condições melhores de vida para as pessoas pobres não serão, infelizmente, criadas assim, tão fácil e instantâneamente.

Quais são as principais conquistas dos movimentos sociais?

“Os direitos civis e políticos foram conquistas do movimento social em luta contra o autoritarismo militar. A redemocratização insere-se como uma conquista dos movimentos.” Segundo Viola, este autoritarismo é um dos mitos fundadores de nossa cultura política. “Faz parte da herança colonial e do latifúndio exportador.