O que são animais Termoconformadores ou Termorreguladores?

formação: Ela é formada principalmente pela Derme (tecido conjuntivo composto), Epiderme (tecido epitelial de revestimento) e os anexos cutâneos, como pelos, unhas e glândulas.

funções:
- de proteção (primeira barreira à entrada de agentes patogênicos)
- percepção sensorial,
- termoregulação
- excreção de íons.

Existem três estruturas da pele, originadas na epiderme, imprescindíveis à adaptação dos mamíferos ao ambiente terrestre: pelos, que participam do isolamento térmico; glândulas sebáceas (O sebo presente tem função de proteção e aderência entre as células, sem ela, a pele descama), que lubrificam a pele, e glândulas sudoríparas que regulam a temperatura corpórea.

A atividade de combate a incêndios pode ser considerada uma das mais extenuantes atividades profissionais do mundo, tudo isto devido às condições a que os profissionais são expostos. Submetidos a um ambiente extremamente quente e utilizando uma vestimenta apropriada para tal atividade, a qual fornece proteção contra o fogo, contra as altas temperaturas e contra os riscos físicos associados, porém, gerando um grande transtorno termorregulatório, ocasionando uma necessidade sine qua non para a criação de um protocolo de reposição hidroeletrolítica levando-se em conta as características dos profissionais do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. O presente trabalho tem como objetivo abordar a temática relativa a hidratação, mecanismos de termorregulação e exercício no calor, a atividade do bombeiro, no que tange ao combate a incêndios, as doenças causadas pelo estresse térmico, necessidade de reabilitação e reposição hidroeletrolítica, todos mediante revisão bibliográfica em literatura especializada e em sites de pesquisa científica, com o intuito de propor um protocolo para reposição hidroeletrolítica para bombeiros em atendimento a ocorrências de combate a incêndio, como ferramenta de gestão operacional / The activity of firefighting can be considered one of the most gruelling professional activities in the world, all due to the conditions to which practitioners are exposed. These professionals are subject to an extremely hot environment and wear appropriate attire for such activity, which provides protection against fire, high temperatures, and the associated physical risks; however, a large thermoregulatory disorder is generated, causing a need sine qua non for creating some protocol of hydro-electrolytic replacement, taking into account the features of the Professional Fire Brigade of Pernambuco. This work aims to address the issue concerning the hydration, mechanisms of thermoregulation and exercise in the heat, the activity of the firefighter, in regard to firefighting, diseases caused by thermal stress, the need for rehabilitation, and hydro-electrolytic replacement; all this done through literature revision of specialised books and scientific research websites, in order to propose some protocol for hydro-electrolytic replacement for firefighters in response to firefighting occurrences, as an operational management tool.

Banca de QUALIFICAÇÃO: GRAZIELLA MACÊDO BATISTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GRAZIELLA MACÊDO BATISTA
DATA: 27/11/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Via Google Meet
TÍTULO:

EFICIÊNCIA DE TERMORREGULAÇÃO DO LAGARTO NOTURNO Hemidactylus agrius (GEKKONIDAE) NO SEMI-ÁRIDO BRASILEIRO

PALAVRAS-CHAVES:

Tigmotermia. Termorregulador. Termoconformador. Uso de refúgio. Caatinga.

PÁGINAS: 26
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO:

A temperatura atua sobre diversos aspectos biológicos dos animais, principalmente entre os ectotérmicos. Os lagartos têm sido historicamente estudados como modelos de estudo de ecologia térmica. Entretanto, a maioria da informação acumulada concentra-se em espécies diurnas, sendo escasso o conhecimento sobre lagartos noturnos. Em geral, assume-se que lagartos noturnos se aquecem por tigmotermia, trocando calor com o substrato através de condução, selecionando micro-habitats de boa qualidade térmica para compensarem as temperaturas subótimas disponíveis à noite. Dessa maneira, estes organismos são usualmente assumidos como termorreguladores noturnos, sendo esperado que eles selecionem diferentes substratos ao longo do período de atividade para regular suas temperaturas corporais. Uma vez que a biologia térmica de lagartos noturnos tem recebido relativamente menos atenção, nesse trabalho avaliaremos como ocorre à regulação da temperatura corpórea e qual a eficiência de termorregulação em um lagarto noturno endêmico do semiárido do Nordeste do Brasil, Hemidactylus agrius (Gekkonidae). Os indivíduos utilizados neste estudo foram provenientes de três localidades do município do Mossoró, estado do Rio Grande do Norte, dos quais estão sendo obtidos dados de temperatura preferencial (Tpref), temperatura corporal em atividade (Tc) e temperaturas operativas associadas (To). As Tc’s foram mensuradas em campo, durante o período de atividade noturna e inatividade diurna. Os dados de Tpref foram obtidos experimentalmente através de indivíduos submetidos a um gradiente de temperatura de 13 a 43 ºC. Os dados de To serão registrados até fevereiro de 2021, utilizando modelos de mesmo tamanho e circunferência dos lagartos, com as temperaturas sendo obtidas a cada hora, ao longo de 24 h em diferentes substratos potencialmente utilizados pelos indivíduos. Após a amostragem de todos os dados, serão calculados os índices: Precisão de Termorregulação (db), Qualidade Térmica do Habitat (de) e Eficiência de Termorregulação (E). O lagarto H. agrius apresentou um comportamento tigmotérmico, com suas Tc’s associadas com as Tsub’s. As Tpref’s durante o período noturno de atividade foram mais elevadas do que as obtidas durante o período diurno de inatividade e do que as Tc obtidas em campo. Os indivíduos apresentaram melhor precisão de termorregulação durante o período de inatividade diurna, do que em atividade. Nossos resultados validam a hipótese tigmotermia, contribuindo para o entendimento sobre o processo de termorregulação em lagartos noturnos, além de ampliar o conhecimento sobre a ecologia de H. agrius.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2303561 - DANIEL CUNHA PASSOS
Interno - 1824610 - MICHAEL HRNCIR
Externo à Instituição - ZAIDA ORTEGA DIAGO - UFMS

O que é Termoconformadores?

Termoconformadores – Alteram a temperatura corporal de acordo com a temperatura ambiente.

O que é termorregulação dos animais?

A termorregulação é um processo fisiológico que consiste na regulação da temperatura corporal. Ela é fundamental para que ocorra a manutenção dos processos biológicos nos indivíduos e é relativamente constante, ocorrendo em gatos e cães mesmo com as instabilidades e variações da temperatura do ambiente.

Como os mamíferos e os répteis termorregulação?

Animais endotérmicos, como aves e mamíferos, usam o calor metabólico para manter a temperatura corporal estável, que é frequentemente diferente da temperatura ambiente. Animais ectotérmicos, como lagartos e cobras, não usam o calor metabólico para manter a temperatura corporal, mas se mantém na temperatura ambiente.

Como se denomina o animal que mantém constante sua temperatura?

Entre os animais, apenas as aves e os mamíferos conseguem manter suas temperaturas em um nível constante, favorecendo o metabolismo mesmo diante de oscilações térmicas, recebendo, portanto, a denominação de homeotérmicos ou endotérmicos (animais de sangue quente).