O que são consumidores de exemplo?

A cadeia alimentar representauma sequência de seres vivos na qual um serve de alimento para o outro. Cada organismo ocupa um nível trófico dentro da cadeia alimentar, o que é determinado pelo tipo de alimento e pela forma como ele se alimenta.

No ecossistema, os organismos podem ser classificados como produtores, consumidores e decompositores, de acordo com a forma de obtenção do alimento. Alterações no meio ambiente, como a caça e o desmatamento, podem desencadear alterações na cadeia alimentar e, consequentemente, desequilíbrio ambiental.

O que são consumidores de exemplo?
Uma cadeia alimentar é constituída por organismos produtores, consumidores e decompositores.

A cadeia alimentar representauma sequência de seres vivos na qual um organismo serve de alimento para o outro. Por meio dessa cadeia, ocorre a transferência de matéria e energia no ecossistema. As cadeias alimentares são constituídas por diversos organismos, que ocupam diferentes posições ou níveis tróficos, de acordo com a forma como se alimentam.

O fluxo de matéria orgânica e energia dentro da cadeia segue uma sequência:

PRODUTORES                    →                        CONSUMIDORES                   →                   DECOMPOSITORES

Níveis tróficos da cadeia alimentar

Nível trófico é a posição ocupada pelos organismos dentro da cadeia alimentar. Eles são determinados pelo tipo de alimento ingerido pelo organismo.

  • Produtores: são os organismos que conseguem produzir moléculas orgânicas a partir de processos como a fotossíntese e a quimiossíntese. Esses organismos são também conhecidos como autotróficos e ocupam o primeiro nível trófico da cadeia.

  • Consumidores: são os organismos que obtêm energia alimentando-se de outros organismos. Quando se alimentam de organismos produtores, ocupam o nível dos consumidores primários ou consumidores de primeira ordem; quando se alimentam de consumidores primários, ocupam o nível trófico dos consumidores secundários ou consumidores de segunda ordem, e assim sucessivamente.

  • Decompositores: são os organismos que decompõem os restos de seres vivos mortos e devolvem os minerais para o solo, atuando como se estivessem reciclando a matéria orgânica. Atuam em todos os níveis tróficos.

Acesse também: Relações ecológicas – interações entre seres vivos

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exemplo de cadeia alimentar

Veja a ilustração a seguir:

O que são consumidores de exemplo?
Cada organismo ocupa um nível trófico na cadeia.

A partir da ilustração, podemos determinar os componentes de cada nível trófico da cadeia. A planta ocupa o primeiro nível trófico, o dos produtores (autotróficos). Na sequência, podemos observar um rato, que se alimenta da planta, ocupando o segundo nível trófico, o de consumidor primário (herbívoro).

A cobra, que se alimenta do rato, ocupa o terceiro nível trófico, o de consumidor secundário (carnívoro). A águia, que se alimenta da cobra, ocupa o quarto nível trófico, o de consumidor terciário (carnívoro). Os decompositores, geralmente, não são representados nas cadeias, pois atuam nos diversos níveis tróficos.

Acesse também: Teia alimentar – conjunto de cadeias alimentares de um ecossistema

Alterações das cadeias alimentares

Alterações dentro das cadeias alimentares podem desencadear o desequilíbrio de todo um ecossistema. Essas alterações, muitas vezes, são causadas pela ação do homem – um exemplo é a introdução de espécies em um ambiente fora da sua área de distribuição nativa.

No Brasil, podemos destacar a introdução de javalis. Esses animais não possuem predadores naturais no território brasileiro, o que levou a uma superpopulação da espécie. Eles competem por território e alimento com as espécies nativas que ocupam o mesmo nicho ecológico, como o caititu, levando vantagem sobre este. Os javalis alimentam-se de raízes e alguns invertebrados e têm causado diversos prejuízos às lavouras. Por essa razão, os órgãos ambientais autorizaram a sua caça.

Leia também: Diferenças entre habitat e nicho ecológico

Exercícios sobre cadeia alimentar

(Enem) Os personagens da figura estão representando situação hipotética de cadeia alimentar.

O que são consumidores de exemplo?

Suponha que, em cena anterior à apresentada, o homem tenha se alimentado de frutas e grãos que conseguiu coletar. Na hipótese de, nas próximas cenas, o tigre ser bem-sucedido e, posteriormente, servir de alimento aos abutres, tigre e abutres ocuparão, respectivamente, os níveis tróficos de:

a) produtor e consumidor primário.

b) consumidor primário e consumidor secundário.

c) consumidor secundário e consumidor terciário.

d) consumidor terciário e produtor.

e) consumidor secundário e consumidor primário.

Resolução

Alternativa C.Se o homem alimentou-se de frutas e grãos – alimentos de origem vegetal (produtores)–, ele ocupa o nível trófico de consumidor primário. Se o tigre for bem-sucedido e conseguir alimentar-se do homem, ocupará o nível trófico de consumidor secundário. Já o abutre, ao se alimentar do tigre, quando este estiver morto, ocupará o nível trófico de consumidor terciário.

Por Helivania Sardinha dos Santos

O que são consumidores exemplos?

Os consumidores são organismos que se alimentam de outros organismos, como fazem todos os animais. Aqueles que se alimentam de produtores são chamados consumidores primários, como é o caso dos herbívoros, cujo alimento são as plantas.

Quem são os consumidores?

Os consumidores, como o próprio nome indica, são seres vivos que se alimentam de outros seres vivos para conseguirem a energia e os nutrientes necessários para sua sobrevivência. Organismos consumidores são, portanto, heterotróficos.

O que são produtores exemplos?

Os produtores são os seres vivos que fabricam o seu próprio alimento através da fotossíntese, ou seja, são seres autótrofos. Eles representam o primeiro nível trófico da cadeia alimentar e não precisam se alimentar de outros organismos. São exemplos de produtores as plantas e o fitoplâncton.

O que é um consumidor secundário exemplo?

Como dito anteriormente, consumidores secundários são seres que se alimentam de consumidores primários, como vacas e ovelhas. Assim, pode-se concluir que onças, leões, cobras, corujas, raposas e todos os outros animais carnívoros, são classificados como consumidores secundários em uma cadeia alimentar.