O que são hotspots da biodiversidade

Os hotspots são áreas do planeta com presença de grande biodiversidade e que estão passando por processos destrutivos (ameaças causadas por ação humana). Entre estas, podemos citar, por exemplo, caça ilegal de animais silvestres, desmatamento, ocupação humana em áreas florestais e poluição de rios e do solo.

 

Atualmente, existem cerca de 35 hotspots, entre zonas e biomas ameaçados, representando cerca de 2,4% da superfície terrestre.

 

Importância da preservação

 

Estas áreas necessitam de atenção especial dos seres humanos, demandando ações rápidas e eficientes, visando a paralização dos efeitos devastadores. Nas últimas décadas, estas zonas perderam cerca de 70% de sua vegetação nativa.

 

Os hotspots precisam ser preservados e recuperados para que diversas espécies de animais e vegetais não sejam extintas.

 

Outro fator que ameaça estas zonas de biodiversidade é o aquecimento global, causado, principalmente, pelo efeito estufa. As mudanças climáticas causadas pelo efeito estufa estão modificando as condições ambientais, gerando a morte de espécies de vegetais e animais em seus biomas.

 

Exemplos de hotspots (zonas e biomas ameaçados)

 

No continente americano:

 

- Mata Atlântica (Brasil)

- Cerrado (Brasil)

- Florestas chilenas

- Zona Litorânea da Califórnia (EUA)

- Ilhas Galápagos

- Região tropical da Cordilheira dos Andes

- Ilhas do Mar do Caribe

- Zona dos planaltos do México

- Zona litorânea da Colômbia

 

O que são hotspots da biodiversidade

O Cerrado é um exemplo de hostpots da biodiversidade em território brasileiro.

 

No continente africano:

 

- Florestas da África Ocidental

- Ilha de Madagascar

- Norte da África (na região da Bacia do Mediterrâneo)

- Florestas costeiras da África Oriental

- Zona litorânea da África do Sul

 

No continente europeu

 

- Zona da Bacia do Mediterrâneo (Itália, Grécia, Espanha e Portugal, principalmente).


No continente asiático:

 

- Zona das Montanhas da Ásia Central

- Himalaia

- Montanhas do Sudoeste da China

- Litoral oeste da Índia

- Florestas Nativas no Japão


Na Oceania


- Zona no sudoeste da Austrália

- Ilhas da Melanésia Ocidental

- Florestas nativas da Nova Zelândia

 

Você sabia?

 

O termo hotspots (pontos quentes, em inglês) foi criado pelo ecólogo britânico, especializado em biodiversidade, Norman Myers.

Uma palavra “gringa” que tem muito a ver com o turismo brasileiro, e já te explico o motivo. Os hotspots de biodiversidade são locais de grande importância biológica para o mundo pela quantidade e variedade biológica e endemismos (quando determinada espécie ocorre somente naquele local). Essa classificação é feita pela organização Conservation Internacional (C.I), mas qual a importância disso?

Essa classificação pouco conhecida, porém, muito importante. É utilizada para fazer um ranking e aplicar políticas de conservação em muitos locais do mundo. Em todo o globo há somente 35 hotspots de biodiversidade, que representam apenas 2,3% da área total do planeta. Mas, pasmem, esses poucos 2% guardam quase 60% de todo o patrimônio biológico mundial.

Tudo isso representa o lar de muitos povos nativos, uma riqueza não só biológica como cultural gigante. Sim, uma riqueza gigantesca em uma porcentagem de terra minúscula.

Entre esses 35 pontinhos importantes espalhados no mundo, 2 são brasileiros. E ainda temos a Amazônia como o maior bloco verde tropical do mundo (extensão de floresta). Ou seja, natureza aqui não falta!

Os biomas do cerrado e mata atlântica são os que entraram na classificação como os hotspots de biodiversidade brasileiros. Afinal, são locais recordistas em registros de espécies nativas de animais e de plantas vasculares e já perderam mais de ¾ de seus territórios. Ou seja, estão ameaçados pela ação antrópica, e muitas espécies até já foram declaradas extintas e ameaçadas de extinção.

Muitas espécies de animais acabaram se tornando símbolos da conservação desses locais, o que chamamos de “espécies carismáticas”. Como o macaco-bugio (Alouatta guariba clamitans) e o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) e o Beija-flor-de-gravata-verde (Augastes scutatus), endêmico do cerrado, com a finalidade de “dar uma cara” para o loca, um representante.

Tá, mas onde entra o turismo nisso?

Na conservação ambiental. Para que possamos enfatizar e gritar a plenos pulmões para que todos pensem no meio ambiente, precisamos que as pessoas conheçam para que preservem, afinal ninguém cuida daquilo que não conhece. O primeiro passo já foi dado com a escolha e divulgação das espécies carismáticas e agora vem a parte da educação.

Promover o turismo nesses locais de forma responsável e sustentável é uma ferramenta primordial de educação ambiental. Isso porque todos os atores do turismo são os que farão a ponte entre o público em geral e o conhecimento, assim como a importância da conservação do meio.

Através de uma experiência nostálgica, carinhosa e lúdica, o turismo de natureza desperta em cada um que visita aquele local a preocupação com a preservação daquele bioma. E transforma o turista em mais um agente de conservação, saindo do ego e partindo para o eco, disseminando informação, conhecimento e a vontade de cuidar da mãe natureza.

A ABETA tem o como um de seus pilares o ecoturismo e turismo de uma forma sustentável e com responsabilidade ambiental, e gente boa nesse quesito nessa associação é o que não falta. Viajar mais pelo Brasil conhecendo todos esses lindos e magníficos detalhes que ajudam na conservação é tudo o que queremos, e essa turma tem tudo para fazer a onda verde virar um tsunami da preservação.

São hotspots de biodiversidade?

O que define um hotspot é a quantidade de espécies endêmicas e o tamanho da área degradada. Os hotspots, também chamados de hotsposts de biodiversidade, podem ser definidos como áreas com grande biodiversidade, ricas principalmente em espécies endêmicas, e que apresentam alto grau de ameaça.

O que são hotspots de biodiversidade Cite exemplos brasileiros?

Por definição, é considerada como hotspot toda área com pelo menos 1500 espécies endêmicas (que só existem naquela região) e que já perdeu mais de ¾ de sua vegetação original. No Brasil, dois domínios naturais são classificados como tal: o Cerrado e a Mata Atlântica.

O que é um hotspot de biodiversidade Brainly?

Hotspots da Biodiversidade são áreas de conservação priorizadas e monitoradas, com grande biodiversidade, extremamente importantes para o meio ambiente. São muito ricas em espécies únicas e espécies que estejam a beira da extinção. A área dever ter ao menos 1.500 espécies de plantas endêmicas.

O que é o hotspot?

O hotspot nada mais é do que um ponto onde a internet está disponível para o usuário através de tecnologia Wi-fi. É comum que estabelecimentos comerciais e pontos como rodoviárias e aeroportos sejam hotspots de internet.