O que são satélites naturais e qual é o satélite natural da Terra?

Os satélites são corpos que orbitam ao redor de um corpo celeste. Eles podem ser classificados como:

  • Naturais: astros celestes que orbitam ao redor de um planeta, por exemplo, a Lua;

  • Artificiais: São objetos feitos pelo homem e colocados em órbita de um corpo celeste. Existem vários satélites artificiais ao redor do nosso planeta e com diversas funções, como satélites de comunicação, meteorológicos, militares e astronômicos.

O movimento dos satélites ao redor de um planeta obedece às Leis de Kepler e à Gravitação Universal. Observe a figura:

O que são satélites naturais e qual é o satélite natural da Terra?

A figura mostra um satélite em órbita circular em torno de um planeta

Considerando o planeta da figura com massa M e um satélite de massa m em órbita circular, de raio r, em torno desse planeta, podemos obter a velocidade do satélite com a Lei da gravitação universal e uma expressão para o período do satélite através da terceira Lei de Kepler.

A força de atração gravitacional entre o satélite e o planeta é centrípeta, assim, podemos obter duas equações:

F = G . M .m e F = m.v2
             r2                r

Sendo as duas forças iguais, podemos igualar as duas equações, obtendo a expressão:

G . M .m = m.v2
     r2          r

Simplificando as equações, encontramos uma expressão para a velocidade orbital do satélite:

v2 = G . M
       r

O que são satélites naturais e qual é o satélite natural da Terra?

Para calcular o período do satélite, que é o tempo que ele leva para dar uma volta ao redor do planeta, podemos utilizar a expressão encontrada para a velocidade:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

v2 = G . M
      r

e relacioná-la com a equação da velocidade no movimento circular:

v = ω . r

obtendo a expressão:

ω2. r2 = G . M
            r

sendo ω = 2π, substituindo na equação acima, temos que:
                    T

4π2. r2 = G . M
 T2                 r   

Podemos encontrar também o período da órbita do satélite:

T2 = 4π2.. r3
GM

Se definirmos K como 4π2, obteremos a Terceira Lei de Kepler ou Lei dos períodos:
                                      GM

T2 = k
r3       

Lua: Satélite natural da Terra

A lua é o satélite natural da Terra. A hipótese mais aceita para a sua formação é que ela tenha sido resultado de um choque entre um corpo do tamanho de Marte e a Terra há cerca de 4,4 bilhões de anos.

A Lua localiza-se a uma distância de 384.400 km da Terra e tem um período orbital de 27 dias. Sua massa é igual a 7,349 . 1022 kg.

A Lua sempre embelezou o nosso céu, porém existem estudos que indicam que, a cada ano, ela afasta-se cerca de 4 cm do nosso planeta, o que poderá causar futuramente mudanças no clima e nas estações do ano, gerando sérias mudanças no estilo de vida da população terrestre. Mas ainda não precisamos nos preocupar, pois essas alterações podem demorar até milhões de anos.

Земля

Os satélites são corpos celestes que giram em torno de planetas pela força da gravidade. Podem ser naturais como a Lua que gravita em torno da Terra ou artificiais que são veículos espaciais colocados na órbita de um planeta, de outro satélite ou do Sol.

Quantos satélites têm ao redor da Terra?

Há mais de 6.000 satélites a orbitar em torno da Terra, mas a maioria já é “lixo espacial”

Quantos satélites naturais existem na Terra como se chama?

No total o nosso sistema solar possui mais de 200 satélites naturais. As mais interessantes são as que conseguiram tomar um formato esférico sobre influência de sua própria força gravitacional, como a lua da Terra (1), e as de Júpiter (4), Saturno (7), Urano (5), Netuno (1) e Plutão (1).

Quais são os maiores satélites?

Por ordem decrescente, as cinco maiores são: Ganimede, Titan, Calisto, Io e a Lua “original”, a da Terra. As luas, ou satélites naturais, são astros que circulam em torno de um planeta.

Quais são os tipos de satélites naturais?

Ele é classificado em dois tipos: satélite natural e satélite artificial. Um satélite natural ou lua (em letra minúscula) ou ainda planeta secundário é um astro que circula em torno de um planeta principal, isto é, não orbita em torno de uma estrela. Por exemplo, a Lua é um satélite natural da Terra.

Quais são as características dos satélites?

Os satélites naturais são corpos celestes que possuem órbita atrelada a um planeta. Ou seja, enquanto os planetas orbitam em torno de uma estrela, os satélites naturais fazem o mesmo movimento só que em torno de um planeta. Eles não possuem luz própria e são informalmente chamados de luas (com a inicial de minúscula).

Quantos satélites inativos temos na órbita da Terra 2020?

Cerca de 2.100 satélites ativos orbitam a Terra hoje, de cerca de 23.000 objetos em órbita que foram catalogados (satélites inativos, estágios de foguetes, detritos espaciais, entre outros). A perspectiva de adicionar mais 42.000 objetos gera preocupação.

Qual o país que tem mais satélites?

Quando falamos de satélites operacionais em órbita, o ranking mundial é liderado por Estados Unidos, Rússia e China. Se incluirmos nesse grupo o Reino Unido e o Japão, os cinco países detém juntos cerca de 76% dos satélites que estão em atividade atualmente.

Qual o tamanho de satélite?

Em vez de ter o tamanho de um caminhão de lixo e custar até US$ 400 milhões, os satélites agora geralmente não são maiores do que um micro-ondas ou um pão de forma.

Quantas luas tem na Via Láctea?

Via Láctea
Estrada de Santiago, Caminho de Santiago
Outros dados
Quantidade de estrelas entre 100 e 400 bilhões
Período de translação do Sol ao redor do centro 225 milhões de anos

Qual dessas opções não é uma lua do planeta?

Mercúrio e Vênus não têm luas

Vênus também está bastante perto do Sol, mas sua gravidade é forte o suficiente para ser capaz de sustentar uma lua.

Quantas luas tem todos os planetas do Sistema Solar?

Assim são conhecidas, até a data: uma na Terra, duas em Marte, 63 em Júpiter, 49 em Saturno, 27 em Urano e 13 em Neptuno. De facto, Mercúrio e Vénus não têm satélites naturais. Um total de 158 satélites em todo o sistema solar.

Quem é maior planetas ou satélites?

No Sistema Solar temos luas maiores que planeta, como o caso de Ganimedes e Titã, satélites naturais de Júpiter e Saturno respectivamente, e que são maiores que o planeta Mercúrio. Os satélites naturais dos planetas do Sistema Solar possuem dimensões muito diferentes.

Qual é o maior satélite do sistema solar?

Ganimedes é não só a maior delas como também a maior de todo o Sistema Solar. Com um raio de 2.634 km, Ganimedes é maior até que Mercúrio, que tem 2.440 km de raio. Ela é a única lua grande o suficiente para gerar sua própria magnetosfera, uma bolha de partículas eletricamente carregadas que reveste o corpo celeste.

O que são os satélites?

Um satélite é um objeto no espaço que orbita ou circunda um objeto maior; entretanto, existem dois tipos de satélites: os naturais, que, como o nome sugere, provém da natureza (como a Terra orbitando o sol ou como a lua orbitando a Terra) ou os artificiais, que são criados pelo homem (como a Estação Espacial …

Que são satélites naturais?

Os satélites naturais são corpos celestes que possuem órbita atrelada a um planeta. Ou seja, enquanto os planetas orbitam em torno de uma estrela, os satélites naturais fazem o mesmo movimento só que em torno de um planeta. Eles não possuem luz própria e são informalmente chamados de luas (com a inicial de minúscula).

Qual o satélite natural da Terra?

Lua

O que são satélites naturais qual é o único satélite natural da Terra?

A Lua é o único satélite natural da Terra, enquanto outros planetas são cercados por diversos desses astros. Júpiter, por exemplo, possui 62 luas, enquanto Saturno tem 48 e Netuno conta com 38.

O que é um satélite natural resposta?

A Lua é o único satélite natural do planeta Terra.