O que se caracteriza atos inseguros e condições inseguras no ambiente de trabalho?

1053 palavras 5 páginas

TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO –
ATOS INSEGUROS E CONDIÇÕES INSEGURAS NAS ATIVIDADES EM
ALTURA.

Disciplina: Higiene do Trabalho
Professora: Eliane de Fátima Souza
Aluna: Natanaele Gonçalves de Lima

São José dos Campos – SP
Novembro / 2013

CAUSAS DE ACIDENTES NO TRABALHO

Os acidentes de trabalho são classificados como ato inseguro ou condição insegura de acordo com a NBR 14280 da ABNT (Associação Brasileira de Normas
Técnicas). Levantamentos realizados pelos órgãos competentes e institutos, mostraram que a proporção das causas de acidentes é de aproximadamente 80% cometidas por atos inseguros e 20% por condições inseguras.
Para entender melhor os fatores causadores é necessário entender os conceitos:

Atos inseguros

É a maneira como o trabalhador se expõe, consciente ou inconscientemente, a riscos de acidentes, podendo comprometer também seus companheiros, máquinas, materiais ou equipamentos. São fatores importantes que colaboram para a ocorrência de acidentes do trabalho e que são definidos como causas de acidentes provocados exclusivamente pelo fator humano. Isto é, aqueles que decorrem da execução das tarefas de forma contrária às normas de segurança, de forma a violar um procedimento aceito como seguro.
São esses os atos responsáveis por muitos dos acidentes de trabalho atualmente e que estão presentes na maioria dos casos em que há feridos.
Exemplo de atos inseguros:

Trabalhos em altura, sem o uso do cinto de segurança;


Relacionados

  • Atos e Condições Inseguras

    1646 palavras | 7 páginas

    ATOS E CONDIÇÕES INSEGURAS 1) INTRODUÇÃO: Todo acidente é causado, e não simplesmente acontece, é por isso que toda vez que ocorre um acidente, por mais simples que possa parecer, faz-se a investigação e análise, com a finalidade de encontrar as causas e, em consequência, encontrar as providências ou recomendações necessárias, para evitar a repetição de acidentes semelhantes. Os acidentes ocorrem por falta cometida pelo empregado contra as regras de segurança ou por condições de insegurança….

  • Psicologia do Trabalho - Ato Inseguro

    1209 palavras | 5 páginas

    TRABALHO DE PSICOLOGIA DO TRABALHO Eduarda Lemos Turma 015 – Técnica em Segurança do Trabalho 2014 INTRODUÇÃO O ato inseguro pode ser definido como, comportamento onde as pessoas, consciente ou inconscientemente, a riscos de acidentes. Os mesmos são responsáveis por muitos dos acidentes de trabalho e que estão presentes na maioria dos casos em que há alguém ferido. Podem ocorrer por diversas causas, e todas elas são provenientes do homem….

  • Técnico em Segurança do Trabalho

    2694 palavras | 11 páginas

    departamentos da empresa, procurando representar as diversas operações da mesma dentro das diferentes categorias de risco. Um entrevistador os interroga e os incita a recordar e descrever os incidentes críticos, ou seja, os atos inseguros que tenham cometido ou observado, e ainda condições inseguras que tenham lhes chamado a atenção. Os observadores-participantes devem ser estimulados a descrever tantos incidentes críticos quantos possam recordar, sendo necessário para tal colocar a pessoa à vontade procurando….

  • Acidente de trabalho sob aspectos técnicos e legais

    1439 palavras | 6 páginas

    Unidade VI – ACIDENTE DE TRABALHO SOB OS ASPECTOS TÉCNICO E LEGAL ACIDENTE DO TRABALHO – Conceito Legal: O conceito definido pela lei 8.213, de 24 de julho de 1991, Lei Básica da Previdência Social, determina, em seu capítulo II, Seção I, artigo 19, que “acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do artigo 11 desta Lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte….

  • Matematica para negocios

    1025 palavras | 5 páginas

    Exercícios 01: 1 – É o estudo e a execução de medidas que visam à remoção das condições inseguras, dos atos inseguros e dos riscos de trabalho, a fim de eliminar ou reduzir o número e/ou a gravidade dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais. A descrição conceitual deste enunciado refere-se ao objetivo de qual subsistema de RH? R = Segurança do trabalho. 2 – Após uma entrevista de seleção para Empresa Saluti S/A, Henrique foi informado de que não seria contratado para o cargo de gerente….

  • Higiene, segurança e qualidade de vida

    2756 palavras | 12 páginas

    SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO. INTRODUÇÃO Neste trabalho vamos discorrer sobre a temática higiene, segurança e qualidade de vida no trabalho, na qual higiene esta ligado ao ambiente de trabalho, e suas condições tem que assegurar a saúde dos colaboradores tanto física quanto mental. Segurança no trabalho se relaciona com as áreas que apresentam maiores riscos para a organização e para os seus colaboradores, com isso trabalha as questões envolvendo a prevenção….

  • Saúde e segurança no trabalho da indústria gráfica

    2808 palavras | 12 páginas

    Saúde e Segurança no trabalho da Indústria Gráfica Doenças ocupacionais e/ou profissionais São aquelas decorrentes da exposição a agentes ou condições perigosas inerentes a processos e atividades profissionais ou ocupacionais. Exemplo: ruído (máquinas em funcionamento). Doenças do Trabalho São aquelas adquiridas ou desencadeadas pelas condições inadequadas em que o trabalho é realizado, expondo o trabalhador a agentes nocivos a sua saúde. Exemplo: dores na coluna (na realização de atividades….

  • Higiene e segurança no trabalho

    9624 palavras | 39 páginas

    Higiene e segurança no trabalho 2. Segurança no trabalho 3. Norma regulamentadora (NR) 4. Prevenção de acidentes 5. EPI´s 6. Classificação dos Acidentes 7. Causa dos Acidentes 8. Atos Inseguros 9. Condições Inseguras 10. CIPA 11. Prevenção de Acidentes 12. Ergonomia 13. 5 S´s 14. Normas de higiene e segurança no trabalho 15….

  • Prevenção de acidentes no trabalho

    1487 palavras | 6 páginas

    Chiavenato (2000), a segurança do trabalho busca minimizar os acidentes do trabalho, que, para o mesmo autor se caracterizam como: Decorrente do trabalho, provocando, direta ou indiretamente, lesão corporal, perturbação funcional ou doença que determine a morte, a perda total ou parcial permanente ou temporária da capacidade para o trabalho. A palavra acidente significa ato imprevisto e perfeitamente evitável na maioria dos casos. As estatísticas de acidentes do trabalho, por lei, englobam também os….

  • A causalidade dos acidentes de trabalho

    5883 palavras | 24 páginas

    4.3 A causalidade dos acidentes de trabalho A concepção do acidente do trabalho como fruto do azar, segundo Kouabenam (1999) apud Baumecker (2000), remonta a períodos muito antigos. O autor comenta que para Paracelso (1493 – 1541) os acidentes escapavam de qualquer causalidade e que eram fruto dos caprichos de demônios subterrâneos e que “tais explicações fatalistas se originam na própria história da humanidade, estando ancorada firmemente nas representações populares onde o acidente, a morte….

Trabalhos Populares

O que são os atos inseguros e as condições inseguras dentro do trabalho?

“O ato inseguro é uma violação de um procedimento de segurança aceito que poderia permitir a ocorrência de um acidente.” “A condição insegura é uma condição física perigosa ou circunstância que pode permitir diretamente a ocorrência de um acidente.”

O que são atos inseguros e condições inseguras exemplos?

São condutas nas quais os colaboradores se expõem aos riscos de acidentes de trabalho. Correspondem ao desrespeito a um procedimento ou ordem, sendo responsáveis por muitos dos acidentes laborais. Por exemplo: não utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI's);

Qual a diferença entre atos inseguros e condições inseguras?

Os riscos são a possibilidade de um evento acontecer, o perigo são condições que contribuem para o risco ocorrer. Ou seja, os atos inseguros oferecem riscos ao trabalhador, e as condições inseguras são perigos a eles.

O que é ato inseguro no ambiente de trabalho?

O ato inseguro é todo comportamento irregular que pode gerar problemas no local de trabalho ou acidentes mais graves. Normalmente, eles acontecem por falta de atenção durante as atividades naqueles lugares que tem alto índice de risco.