O que se sabe sobre o Sítio do Picapau Amarelo e seus personagens?

A intenção aqui não é revelar a idade de ninguém… mas a verdade é que muita gente, de diferentes gerações, têm guardada, nas memórias de sua infância, uma versão dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo. Emília, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho, Saci, Cuca, Rabicó, Tia Nastácia, Dona Benta e por aí… Quantas lembranças!

Para revivê-las cada um ao seu gostinho, reunimos em uma galeria de imagens, as diferentes versões do Sítio do Picapau Amarelo. Qual versão dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo representa melhor a sua infância?

A menina do Narizinho Arrebitado

A Menina do Narizinho Arrebitado foi o primeiro livro infantil do escritor brasileiro Monteiro Lobato. Publicado no Natal de 1920,  a primeira edição de A Menina do Narizinho Arrebitado alcançou a tiragem de 20 mil exemplares considerada extraordinária para a época. Esta é uma obra com duas personagens: Narizinho e a boneca de pano Emília.

O que se sabe sobre o Sítio do Picapau Amarelo e seus personagens?

Primeira edição do livro ‘A Menina do Narizinho Arrebitado’.

Logo no ano seguinte, em 1921, o escritor publica Narizinho Arrebitado com o subtítulo de Segundo livro de leitura para uso das escolas primárias. Esta obra, traz uma história mais contextualizada e com mais episódios. Os dois títulos, foram ilustrados por Lemmo Lemmi, mais conhecido por sua personagem “Voltolino”.

O que se sabe sobre o Sítio do Picapau Amarelo e seus personagens?

‘Narizinho Arrebitado: Segundo livro de leitura para uso das escolas primárias’.


As duas obras dizem sobre Lúcia, apelidada de Narizinho, a neta da dona Benta e vive, junto com seu irmão e amigos, no fantástico Sítio do Picapau Amarelo.

O que se sabe sobre o Sítio do Picapau Amarelo e seus personagens?

Primeira publicação interativa brasileira, pela editora Globo Livros.

Em 2010, o livro A menina do narizinho arrebitado foi lançado como a primeira publicação interativa brasileira para o iPad, pela editora Globo Livros. Este lançamento aconteceu  90 anos após a primeira edição. Esta versão digital, permite que os pequenos leitores interaja com elementos na tela.

Leia mais: 

  • Amizade entre primos: um laço que resiste ao tempo e à distância
  • A importância da imaginação para nossos pequenos
  • Cordel para crianças: uma releitura de Alice no País das Maravilhas

O que se sabe sobre o Sítio do Picapau Amarelo e seus personagens?

O que você sabe sobre o Sítio do Picapau Amarelo e seus personagens?

Por ser nacionalista convicto, Lobato criou aventuras com personagens bem ligados à cultura brasileira, recuperando inclusive costumes da roça e lendas do folclore, introduzindo outros personagens: Dona Benta, Pedrinho, Tia Nastácia, Visconde de Sabugosa e Emília, boneca de pano.

O que vc sabe sobre o Sítio do Picapau Amarelo?

O cenário principal é um sítio, batizado com o nome de Picapau Amarelo, de onde vem o título da série, onde mora Dona Benta, uma idosa de mais de sessenta anos que vive em companhia de sua neta Lúcia, ou Narizinho como todos dizem e a empregada, Tia Nastácia.

Como surgiu a Emília do Sítio do Picapau Amarelo?

Emília, na trama criada por Lobato, foi feita por Tia Nastácia para a menina Narizinho. Nasceu muda e é curada pelo dr. Caramujo, que lhe receitou uma "pílula falante". Emília, então, desembesta a falar.

Qual a importância do Sítio do Picapau Amarelo?

Entende-se que em O Picapau Amarelo representa a diversidade cultural proposta pelo currículo, apontando para conceitos trabalhados em várias disciplinas e melhorando o trabalho com a leitura, levando o aluno para o centro de todo processo.

Que tipo de texto e a música do Sítio do Picapau Amarelo?

Texto expositivo-argumentativo: foca na exposição de tema com defesa de opinião.

Porque Monteiro Lobato criou o Sítio do Picapau Amarelo?

Todas elas conviviam harmonicamente com personagens do mundo da imaginação, além de personagens que Lobato resgatava da mitologia grega. Dessa maneira, o escritor tinha como principal intenção divertir e educar por intermédio da leitura, incentivando nos pequenos a vontade de conhecer.

Quem interpretava a Emília no Sítio do Picapau Amarelo?

Dirce Migliaccio A produção fez muito sucesso na Globo e eternizou a personagem Emília, a boneca de pano. O papel foi interpretado por três atrizes: Dirce Migliaccio (), Reny de Oliveira e Suzana Abranches. O Sítio do Picapau Amarelo mostra a vida de Dona Benta, dos seus netos Pedrinho e Narizinho e da cozinheira Tia Nastácia.

Quem foi o primeiro Pedrinho do Sítio do Picapau Amarelo?

Cesar Cardadeiro foi o primeiro Pedrinho da segunda versão do 'Sítio do Picapau Amarelo'. Na foto, o ator aparece ao lado de Isabelle Drummond, Lara...

Quem fez a segunda Emília do Sítio do Picapau Amarelo?

Dirce Migliaccio interpretou emília por apenas um ano de 19. Depois foi a vez de Reny de Oliveira, que até 1983 brincou de ser a boneca de pano. Suzana Abranches assumiu o cargo e foi até 1986, ano que encerrou a série. “O cerne do Sítio é a Emília.

O que você sabe sobre o Sítio do Picapau Amarelo e seu personagem?

Por ser nacionalista convicto, Lobato criou aventuras com personagens bem ligados à cultura brasileira, recuperando inclusive costumes da roça e lendas do folclore, introduzindo outros personagens: Dona Benta, Pedrinho, Tia Nastácia, Visconde de Sabugosa e Emília, boneca de pano.

Quem são os personagens do sítio?

Comecemos pelas principais:.
Dona Benta..
Visconde de Sabugosa..
Narizinho..
Pedrinho..
Tia Nastácia..
Tio Barnabé.
Saci Pererê.

Como é a história do Picapau Amarelo?

Novela conta a história de uma jovem que, desde os 11 anos, planeja acerto de contas com a madrasta. Aos 11 anos, Rita sofreu com a madrasta Carminha, que, com a ajuda do amante, armou para Genésio, pai da menina. Após ser abandonada pelos vilões em um lixão, Rita foi adotada por um um casal de argentinos.

Qual o nome dos personagens de maior sucesso da obra do Sítio do Picapau Amarelo?

Dentre os personagens mais conhecidos, temos:.
Narizinho é a menina de nariz arrebitado, cujo nome é Lúcia. ... .
Pedrinho é primo de Narizinho e neto de D. ... .
Emília é uma boneca de pano que fala. ... .
Dona Benta é a dona do sítio do Picapau amarelo. ... .
Tia Anastácia é a empregada do sítio e cozinha muito bem..