O que significa a palavra Sião?

Sião é sinônimo de cidade de Deus e é um lugar que Deus ama. Esse lugar é Jerusalém. O Monte Sião é a colina alta sobre a qual Davi construiu uma cidadela. É localizado no lado sudeste da cidade.

Veja o que está escrito em Salmo 87:2-3

O SENHOR ama as portas de Sião, mais do que todas as habitações de Jacó. Coisas gloriosas se dizem de ti, ó cidade de Deus. (Selá.)

O que significa a palavra Sião?
Sião na Bíblia

Qual é o significado bíblico?

A palavra Sião ocorre mais de 150 vezes na Bíblia e significa, essencialmente, "fortificação", tem a ideia de ser "levantado" como um "monumento". Ela também é descrita como a cidade de Davi e a cidade de Deus. Desse modo, à medida que a Bíblia avança, a palavra se amplia e assume um significado espiritual.

A primeira menção aparece na Bíblia em 2 Samuel 5:7: "Davi capturou a fortaleza de Sião, que é a cidade de Davi". Sião foi originalmente uma antiga fortaleza jebusita na cidade de Jerusalém. Depois da conquista da fortaleza por Davi, Jerusalém se tornou uma possessão de Israel. Posteriormente, o palácio real foi construído lá, e Sião/Jerusalém se tornou a sede do poder no reino de Israel.

Sião no Antigo Testamento

Quando Salomão construiu o templo em Jerusalém, o significado expandiu ainda mais por incluir a área do templo (Salmos 2:6; 48:2, 11-12; 132:13). Então, esse é o significado encontrado na profecia de Jeremias 31:6, "Vem, subamos a Sião ao SENHOR nosso Deus." No Antigo Testamento, Sião é usado como um nome para a cidade de Jerusalém (Isaías 40:9), para a terra de Judá (Jeremias 31:12) e também para a nação de Israel, como um todo (Zacarias 9:13).

Por outro lado, a palavra Sião também é usada em um sentido teológico ou espiritual nas Escrituras. No Antigo Testamento, refere-se figurativamente a Israel como o povo de Deus (Isaías 60:14)

Sião no Novo Testamento

No Novo Testamento a palavra refere-se ao reino espiritual de Deus. "Não chegamos ao monte Sinai, diz o apóstolo, mas ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial" (Hebreus 12:22). Pedro, ao citar Isaías 28:16, refere-se a Cristo como a pedra angular de Sião: "Vede, ponho uma pedra em Sião, uma pedra angular escolhida e preciosa, e quem nela confia nunca será envergonhado" (1 Pedro 2:6).

Essa região do Monte é o centro de muita disputa atualmente. Contudo, a Bíblia é clara ao afirmar que, um dia, ela será a única posse do Senhor Jesus e Sião - a nação e cidade - será restaurada. Veja os versículos que comprovam essa verdade:

"Desperta, desperta, veste-te com as tuas forças, ó Sião; veste-te nas tuas formosas vestes, ó Jerusalém, cidade santa; para os incircuncisos e os impuros não mais entrará em ti" (Isaías 52:1).

E "os filhos dos vossos opressores virão a prostrar-se diante de ti; todos os que te desprezam se prostrarão aos teus pés, e te chamarão a cidade do Senhor, a Sião do Santo de Israel" (Isaías 60:14).

Mestrado em História (UFJF, 2013)
Graduação em História (UFJF, 2010)

Ouça este artigo:

Sião era uma fortaleza próxima de Jerusalém que foi conquistada por David.

Originalmente chamado em hebraico de Tzion, Sião significa cume. O nome designava uma fortaleza que era encontrada em uma colina na região a sudeste de Jerusalém de propriedade dos jubuseus. O monte se tornou famoso e repercutiu na história da humanidade ao integrar os textos da bíblia e passar a ser identificado como a cidade de David, o maior rei de Israel. Após sua morte, o monte passou a ser conhecido como Sião, local onde foi construído o Templo de Salomão. Com o tempo, o termo Sião passou a identificar o próprio templo e seu terreno.

O Monte Sião, ou simplesmente Sião, tornou-se relacionado ao local que seria a terra prometida, ou seja, a terra que teria sido dada pelo próprio Deus aos israelitas. Ao longo de todas essas mudanças de significado e do crescimento da importância de Sião, o monte tornou-se um dos centros de maior importância para os religiosos. Os cristãos, especificamente, acreditam que o Monte Sião será o último local possível de se viver depois do Armagedom. O local é a montanha mais alta do que hoje conhecemos como Tailândia, no sul da Ásia.

Mas não é somente para os cristãos que o Monte Sião possui um significado simbólico e religioso de destaque. Movimentos religiosos mais contemporâneos, como o rastafári, também acreditam que o local representa a terra prometida. Já os mórmons acreditam que o profeta Enoque, um ancestral de Noé, vivia na região e foi levado diretamente aos céus em função da retidão da vida dos habitantes do local. Sião é, inclusive, chamada de Nova Jerusalém pelos mórmons, pois acreditam que a cidade será o ponto de encontro de todos os santos e de todas as tribos de Israel, perfazendo o local onde reinará Cristo. Por fim, Sião é a representação do próprio céu para as Testemunhas de Jeová, já que somente os escolhidos por Deus viverão na região quando morrerem ao lado de anjos e Jeová.

Fonte:
http://www.ilea.ufrgs.br/episteme/portal/pdf/numero15/episteme15_integral.pdf#page=29

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/religiao/siao/

O que é a palavra Sião na Bíblia?

Zion (Sião em português e Tzion em hebraico) possui o significado bíblico de terra prometida. Inicialmente era o nome do monte em Jerusalém no qual foi construída a cidade do rei Davi. O Monte Sião passou a designar a terra prometida ou a própria Jerusalém.

Qual a diferença entre Sião e Jerusalém?

No Velho Testamento, Sião é geralmente um sinônimo da cidade de Jerusalém com seu monte do templo. As profecias do Novo Testamento previam que o Senhor um dia criaria novos céus e nova terra. Como parte dessa nova criação, uma cidade de Deus chamada “Nova Jerusalém” iria “[descer] do céu do meu Deus”.

O que quer dizer filha de Sião na Bíblia?

A frase “filha de Sião” é um tipo de designação que se refere de forma afetuosa e personificada à cidade de Jerusalém. Isso significa que a expressão “filha de Sião” pode ser classificada como um sinônimo poético para “Jerusalém”.

O que significa os que confiam no Senhor são como os montes de Sião?

A Bíblia diz que os que confiam no Senhor são como o monte de Sião que não se abala, mas permanece para sempre. Isso significa que todos aqueles que colocam absoluta fé em Deus são inabaláveis, tal como é o monte Sião.