O que significa amar a Deus é ao próximo?

Amar a Deus acima de tudo é ter a mentalidade correta e o agir correto, juntos, segundo a Bíblia!

É muito comum ouvirmos que devemos amar a Deus, ainda mais quando percebemos que a Bíblia dá muita ênfase nesse assunto. Diante disso, é natural se perguntar como podemos amar a Deus acima de todas as coisas, de todo coração, alma e forças.

Por ser um tema tão importante, a Bíblia também nos ensina de que maneira podemos amá-lo!

O maior mandamento

Jesus, o Filho de Deus, uma vez foi perguntado sobre o maior mandamento na Bíblia. Essa pergunta foi feita para por Jesus a prova, porque esperavam que ele fosse responder algo errado.

O que eles não esperavam é que o próprio Deus estava diante deles e lhes deu a melhor resposta possível.

"Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?"
Respondeu Jesus: " 'Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento'.
- Mateus 22:36-37

A razão que Jesus dá para colocar este como o maior mandamento, e amar o próximo como a si mesmo como o segundo, é que toda a Lei e os Profetas de Israel se baseavam nesse princípio.

A grande surpresa para nós é que o maior mandamento não é um mandamento negativo (como "não faça isso"), mas ao contrário, o maior mandamento nos diz justamente o que devemos fazer. Jesus está citando Deuteronômio 6:5.

O problema é que amar a Deus de todo coração, alma e entendimento pode parecer muito subjetivo para muitas pessoas.

Veja também os 2 maiores mandamentos segundo Jesus Cristo.

A mentalidade correta

Para entendermos bem o amor de Deus, e o maior motivo que temos para amá-lo, devemos nos atentar a sua obra.

Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.
- 1 João 4:10

O maior motivador que temos para amar a Deus está no fato de que ele nos amou primeiro, e desse amor veio Jesus Cristo e seu sacrifício na Cruz em nosso lugar. Jesus Cristo é o próprio Deus, a segunda pessoa da Trindade, que se despiu de sua forma divina e incorporou a forma humana.

Jesus encarnou como homem, igual todos nós. Passou e venceu as tentações carnais e foi morto injustamente. Deus fez de Jesus propiciação pelo pecado da humanidade, e agora somos aceitos diante de Deus e entramos para a vida eterna!

Uma vez que entendemos a dimensão desse sacrifício, podemos confiar de que podemos amar livremente esse Deus. A partir disso, devemos encher nossos pensamentos das coisas do alto (como diz Paulo em Colossenses 3:1) e nutrirmos amor por Deus em nossos sentimentos.

O agir correto

A mentalidade correta precede o amor sincero por Deus. Mas o agir correto vem depois de amarmos a Deus, isso porque Jesus disse que:

"Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.
- João 14:15

Dessa forma podemos entender que para agirmos corretamente no Reino de Deus, devemos amá-lo acima de todas as coisas.

Uma vez que amamos a Deus, poderemos cumprir seus mandamentos de maneira mais leve e pura, e menos de uma maneira religiosa e robótica.

É por isso que Jesus colocou o amor a Deus como maior mandamento, porque ele é a base para cumprirmos todos os outros.

Você também pode gostar:

  • Mensagens de Deus - Palavras com imagens para compartilhar o amor de Deus;
  • Origem e o significado das 12 tribos de Israel;
  • O verdadeiro significado da Páscoa.

“Amar a Deus, amar ao próximo”, Força dos Jovens: Um Guia para Fazer Escolhas, 2022

Mateus 22:37–40

Para ajudá-lo a fazer boas escolhas, Deus dá mandamentos. Ele faz isso porque ama você. E a melhor razão para obedecer aos mandamentos de Deus é que você O ama. O amor é o coração dos mandamentos de Deus.

Verdades eternas

Deus ama você. Ele é seu Pai. Seu perfeito amor pode inspirá-lo a amá-Lo. Quando seu amor pelo Pai Celestial é a influência mais importante em sua vida, muitas decisões se tornam mais fáceis.

Os dois grandes mandamentos, ensinou Jesus, são amar a Deus e amar ao próximo. E quem é o seu próximo? Todas as pessoas! Todas as outras coisas ensinadas nas escrituras e pelos profetas estão relacionadas a esses dois mandamentos.

Todas as pessoas são seus irmãos e irmãs — incluindo, evidentemente, pessoas que são diferentes de você ou discordam de você. O Pai Celestial deseja que Seus filhos amem uns aos outros. Quando você serve a Seus filhos, está servindo a Deus.

Convites

Demonstre amor por Deus ao guardar Seus mandamentos. Por exemplo, ao santificar o Dia do Senhor, inclusive se preparando fielmente e tomando o sacramento, você mostra a Deus que está disposto a dedicar um dia por semana a Ele. Ao jejuar e pagar dízimos e ofertas, você mostra a Deus que Sua obra é mais importante para você do que as coisas materiais. Quando usa os nomes de Deus e de Cristo com reverência, nunca de maneira vã ou casual, mostra sua gratidão por tudo o que Eles fizeram por você.

Trate todos como filho ou filha de Deus. Como discípulo de Jesus Cristo, você pode ser um exemplo ao tratar pessoas de todas as raças e religiões e de quaisquer outros grupos com amor, respeito e inclusão — especialmente aqueles que às vezes são vítimas de palavras e ações ofensivas. Estenda a mão àqueles que se sentem solitários, isolados ou indefesos. Ajude-os a sentir o amor do Pai Celestial por seu intermédio.

Certifique-se de que sua linguagem reflita o amor a Deus e ao próximo — seja pessoal ou virtualmente. Diga coisas que sejam edificantes — nada que possa causar desunião, ser doloroso ou ofensivo, mesmo que seja uma piada. Suas palavras podem ser poderosas. Deixe que elas sejam poderosas para o bem.

Amar todos os filhos de Deus começa em casa. Faça sua parte para tornar seu lar um lugar onde todos possam sentir o amor do Salvador.

Bênçãos prometidas

Seu relacionamento com Deus se aprofundará à medida que você expressar seu amor obedecendo a Seus mandamentos e guardando seus convênios com Ele.

Seu relacionamento com outras pessoas se aprofundará ao expressar seu amor por meio do serviço cristão. Você encontrará alegria ao tornar o mundo um lugar mais amoroso.

Perguntas e respostas

Como posso sentir o amor de Deus? O amor do Pai Celestial está sempre disponível. Converse com Ele com frequência por meio da oração. Compartilhe seus sentimentos com Ele e ouça as impressões Dele. Leia Suas palavras nas sagradas escrituras. Pense em tudo o que Ele fez por você. Passe um tempo em lugares e atividades em que Seu Espírito esteja presente.

O Senhor espera que eu ame a todos, mesmo aqueles que me tratam mal? O Senhor espera que você ame seus inimigos e ore por aqueles que o maltratam. No entanto, isso não significa que você deve permanecer em uma situação que lhe cause danos emocionais, físicos ou espirituais. Estabeleça limites saudáveis para manter-se seguro. Se você está sofrendo bullying ou abuso — ou se sabe que isso está acontecendo com outra pessoa — converse com um adulto de sua confiança.

Quando e como devo conhecer membros do sexo oposto? A melhor maneira de conhecer as pessoas é por meio da amizade genuína. Enquanto você é jovem, edifique boas amizades com muitas pessoas. Em algumas culturas, os jovens conhecem membros do sexo oposto por meio de atividades salutares em grupo. Para seu desenvolvimento emocional e espiritual e segurança, as atividades individuais devem ser adiadas até que você esteja maduro — 16 anos é uma boa diretriz. Aconselhe-se com seus pais e líderes. Deixe os relacionamentos amorosos para quando for mais velho. Passe um tempo com aqueles que o ajudam a cumprir seus compromissos com Jesus Cristo.

O que posso fazer caso meu lar não seja um lugar de amor? Seu Salvador conhece sua situação, e Ele o ama. Seja paciente, continue guardando os mandamentos de Deus e seja um bom exemplo para sua família. Desenvolva relacionamentos dentro de sua família na ala. Prepare-se agora para edificar sua própria família alicerçada nos ensinamentos de Jesus Cristo.

Ver Isaías 58:3–11 (propósitos do jejum); 58:13–14 (bênçãos de se honrar o Dia do Senhor); Malaquias 3:8–10 (bênçãos de pagar o dízimo); Lucas 6:27–28 (amai seus inimigos); 10:25–37 (quem é o meu próximo?); João 3:16–17 (Deus nos amou, por isso enviou Seu Filho); 14:15 (guardamos os mandamentos porque amamos a Deus); 1 João 4:19 (amamos a Deus porque Ele nos ama); Mosias 2:17 (quando servimos ao próximo, estamos servindo a Deus).

Perguntas da recomendação para o templo

Você segue os ensinamentos da Igreja de Jesus Cristo em seu comportamento privado e público com os membros de sua família e com outras pessoas?

Você se esforça para santificar o Dia do Senhor, tanto em casa quanto na igreja, assiste às reuniões da Igreja, prepara-se para o sacramento e o toma dignamente, e vive em harmonia com as leis e os mandamentos do evangelho?

Você é dizimista integral?

O que significa amar a Deus e ao próximo?

O amor ao próximo é o ensinamento mais forte vindo de Jesus Cristo. Pois, por meio dele é possível colocar em prática todos os outros ensinamentos. Afinal, quando amamos o próximo, fazemos ao outro tudo o que gostaríamos que fizessem conosco, como respeitar, acolher e ter empatia.

O que realmente significa amar ao próximo?

O amor ao próximo envolve entrega, atenção às suas necessidades, tolerância. Demonstrar amor ao próximo é ter empatia, ou seja, se colocar no lugar da outra pessoa, entender suas dificuldades e oferecer ajuda. Resumindo, amar ao próximo é agir para o bem daquela pessoa sem esperar nada em troca.

O que é amar a Deus?

Amar a Deus é garantir que Ele vai ocupar sempre o primeiro lugar. Quando conseguimos amar a Deus de todo o coração, alma e pensamento, é muito difícil sermos abalados pelas adversidades da vida. As coisas deste mundo acabam não nos afetando tanto, porque nos tornamos plenamente satisfeitos nEle.

O que quer dizer o segundo mandamento?

O segundo, que fala do amor ao próximo também é muitas vezes descrito como o novo mandamento, graças à passagem bíblica em João 13:34: Um novo mandamento dou a vocês: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros.