O que significa divisão por mitose

If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se você está atrás de um filtro da Web, certifique-se que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

A mitose é um processo de divisão celular no qual uma célula dá origem a outras duas, as três com o mesmo material genético (e número de cromossomos). Ocorre em casos de reprodução assexuada, crescimento de organismos e regeneração de tecido.

O período compreendido entre uma divisão e outra é denominado interfase, que ocupa aproximadamente 95% do tempo do ciclo celular. Neste, há três fases:

- G2: fim da duplicação do DNA, antecedendo a mitose propriamente dita.

A mitose dura aproximadamente 45 minutos e é convencionalmente dividida em: prófase, metáfase, anáfase e telófase, sendo o último evento a citocinese, que corresponde à divisão do citoplasma.

Na prófase há a condensação dos cromossomos, tornando-os cada vez mais curtos e grossos. Estes - duplicados na interfase e denominados, agora de cromátides-irmãs, unidos pelo centrômero - passam a ser visíveis ao microscópio. Os nucléolos desaparecem; o fuso mitótico, um conjunto de microtúbulos localizados nos pólos da célula, formando fibras, começa a ser formado. Ao fim da prófase, a carioteca é rompida e as cromátides são espalhadas pelo citoplasma.

Na metáfase, as fibras alcançam a região ocupada pelo núcleo. Alguns microtúbulos das fibras polares se ligam a estruturas protéicas presentes na região do centrômero, denominadas cinetócoros. Assim, há um deslocamento progressivo das cromátides para a região equatorial da célula, formando a placa metafásica, ou placa equatorial, onde estas ficam alinhadas.

A anáfase consiste na separação dos centrômeros, separando duas cromátides de cada cromossomo sendo, assim, denominados cromossomos-irmãos. Estes vão para os pólos opostos da célula, com a ajuda das fibras do fuso, uma vez que seus microtúbulos se encurtam.

Na telófase, há novamente a condensação dos cromossomos e reorganização do nucléolo e carioteca - está situando ao redor de cada conjunto cromossômico, que se descondensam.

Começa a citocinese. Em células animais, a divisão se dá de fora para dentro das células – citocinese centrípeta. Nas células vegetais, a citocinese é centrífuga, de dentro para fora: há a formação de uma lamela, que cresce do centro para a periferia e separa as duas células.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Índice:

  1. O que significa a divisão por mitose nos organismos unicelulares e multicelulares?
  2. O que é divisão por mitose significa?
  3. O que é mitose e qual a sua função?
  4. Qual o papel da divisão celular nos organismos unicelulares e nos pluricelulares Brainly?
  5. Qual é a principal função da meiose?
  6. Qual o objetivo da mitose nos organismos celulares?
  7. Quais as fases da mitose?
  8. Qual a resposta correta para a mitose?
  9. Como se dividem os organismos celulares?

O que significa a divisão por mitose nos organismos unicelulares e multicelulares?

A mitose é um tipo de divisão celular que ocorre em todas as células eucarióticas e garante a formação de duas células-filhas. É um processo importante para o crescimento e regeneração de organismos multicelulares e para a reprodução assexuada de organismos unicelulares.

O que é divisão por mitose significa?

Mitose, também conhecida como cariocinese e cariomitose, é um conceito relacionado com biologia que representa o processo de divisão celular indireta pela diferenciação dos cromossomos e sua distribuição em duas partes iguais. É o processo normal de divisão do núcleo celular em dois que precede a divisão celular.

O que é mitose e qual a sua função?

O processo em que uma célula consegue, a partir de si mesma, gerar outras células é conhecido como Divisão Celular. ... A mitose é o tipo de divisão celular em que uma célula-mãe gera duas células-filhas idênticas (entre si e entre a célula-mãe).

Qual o papel da divisão celular nos organismos unicelulares e nos pluricelulares Brainly?

Podemos informar que o papel da divisão celular em organismos unicelulares está diretamente relacionado a reprodução. Em contrapartida, em organismos multicelulares a divisão celular diz respeito a uma série de acontecimentos, tais como crescimento, reparo, geração de gametas.

Qual é a principal função da meiose?

Meiose é o processo de divisão celular através do qual uma célula tem o seu número de cromossomos reduzido pela metade. ... A meiose permite a recombinação gênica, de tal forma que cada célula diplóide é capaz de formar quatro células haplóides (três no caso da oogênese) geneticamente diferentes entre si.

Qual o objetivo da mitose nos organismos celulares?

  • Dessa forma, o principal objetivo da mitose nos organismos celulares é se manter nos ecossistemas, além de regenerarem as condições de nutrição, ou seja, permitindo a homeostase, de uma forma geral nestas condições.

Quais as fases da mitose?

  • Apesar de ser um processo contínuo, a mitose pode ser dividida em quatro fases distintas: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Esse processo inicia-se após o período de interfase, que compreende o momento entre duas fases de divisão celular.

Qual a resposta correta para a mitose?

  • A resposta correta é a letra D), pois a mitose não é nada mais do que uma reprodução celular, no caso uma divisão de uma célula em duas De nada. Estou aqui para o que precisar, desde que eu saiba a resposta

Como se dividem os organismos celulares?

  • Organismos celulares, diferentemente dos pluricelulares, não se dividem para formar células-filhas, m as sim para a própria reprodução, que permite que as células se mantenham por décadas.

O que é divisão por mitose?

Apesar de ser um processo contínuo, a mitose pode ser dividida em quatro fases distintas: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Esse processo inicia-se após o período de interfase, que compreende o momento entre duas fases de divisão celular.

O que significa divisão celular por meiose?

A meiose é um tipo de divisão celular em que há formação de quatro células-filhas com metade do número de cromossomos da célula-mãe. Nesse processo, ocorrem duas divisões celulares consecutivas, as quais são chamadas de meiose I e meiose II.

Qual é a finalidade da mitose?

Mitose — regeneração e crescimento dos tecidos, formação de gametas nos vegetais, cicatrização e divisões do zigoto no desenvolvimento do embrião; Meiose — na meiose, há a garantia de diversidade genética a partir da reprodução sexual; nos animais, formam-se os gametas; nos vegetais, a formação de esporos.

Quem faz a mitose?

Organismo constantemente realiza divisões celulares A mitose, também chamada de cariocinese, consiste no processo de divisão celular, em que a célula-mãe gera duas células-filhas. Os seres vivos eucariontes, entre eles o ser humano, realizam a mitose de forma contínua, desde o nascimento até a morte.